Início

Questões de Concursos Administração e Economia Farmacêutica

Resolva questões de Administração e Economia Farmacêutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q476330 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Analista de Gestão Corporativa, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, CESPE CEBRASPE

O plano de qualidade total é uma filosofia e um conjunto de princípios orientadores que conduzem à melhoria contínua dos processos. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

O procedimento, usualmente, especifica o objeto e o campo de aplicação de sua atividade, o que deve ser feito, que materiais, equipamentos e documentação devem ser usados e como deve ser controlado e registrado.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q478042 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Na organização de almoxarifados, os procedimentos de verificação para se checar se as condições de rotulagem, das embalagens e das especificações dos produtos estão de acordo com o pedido de uma farmácia, são relacionados à seguinte atividade de estoque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q477552 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, SES CE, UECE

Analise os dados abaixo para produção de comprimidos que contenham 200mg de Vitamina B6:

Vitamina B6...................................... 600g

Amido............................................... 400g

Goma Arábica................................... 25g

Talco............................................... 1.601g

Estearato de Magnésio.................... 15g

Após a análise dos dados, marque a alternativa verdadeira

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q478041 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

O instrumento administrativo que permite confrontar o estoque registrado em ficha ou computador, com o estoque real ou físico, é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q474923 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Analista de Gestão Corporativa, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, CESPE CEBRASPE

Produzir é algo complexo. Algumas empresas fabricam poucos produtos diferentes, enquanto outras fabricam muitos produtos. Entretanto, cada uma utiliza diversos processos, maquinários, equipamentos, habilidades de trabalho e materiais. Para ser lucrativa, a empresa deve organizar todos esses fatores para fabricar os produtos certos, no tempo certo, com o mais alto nível de qualidade e fazê-lo tão economicamente quanto possível. Isso constitui um problema complexo, sendo essencial ter-se um bom planejamento estratégico e controle de produção. Com relação a esses assuntos, julgue os itens subseqüentes.

O plano estratégico de negócios fornece o direcionamento e a coordenação entre os planos de marketing, de produção, o financeiro e de engenharia.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q476816 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Professor, Prefeitura de São Paulo SP, VUNESP

A empresa farmacêutica BRASILTOTAL vem enfrentando nos últimos meses problemas de competitividade. Como alternativa para diminuir seus custos, optou por trocar seus fornecedores, adquirindo insumos farmacêuticos a menor custo. Os custos de produção diminuíram, porém as reclamações referentes à queda de qualidade dos produtos aumentaram, ficando ainda mais comprometida a posição da empresa no mercado. Foi proposto pela área de recursos humanos um programa interno de treinamento, para solucionar o problema de qualidade dos produtos. A decisão tomada foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q476963 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Para que o serviço de farmácia hospitalar atinja seus objetivos e tenha excelência e eficácia na qualidade dos serviços prestados, o farmacêutico hospitalar deve possuir capacidade de gerir pessoas e, neste aspecto, torna-se essencial conhecer algumas noções básicas de administração. Neste sentido, analise as afirmativas abaixo referentes a filosofias administrativas:

1. No início do século XX, originou-se o taylorismo, caracterizado basicamente, pela divisão do trabalho, disciplina, racionalização das tarefas, especialização e padronização da produção, da tecnologia e do processo de trabalho.

2. No período pós-guerra, surge o fordismo, caracterizado pela incorporação de produtividade aos salários, maior preocupação com o trabalhador e uma forma de gestão mais participativa.

3. A rigidez taylorista é preservada no fordismo, evidenciada, entre outros, por meio da divisão do trabalho não comunicativa e formas de controle de qualidade externa à produção.

4. A partir da década de 1970, surgem novos estilos e práticas de gestão, pautada em uma administração flexível que é compreendida como o processo de gestão que leva a empresa a adquirir sensibilidade e capacidade de resposta, no curto prazo, para as alterações no ambiente externo.

 São verdadeiras as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q478087 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Analista de Gestão Corporativa, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, CESPE CEBRASPE

Para que os processos sejam eficazes é necessário a liderança de pessoas constantemente atentas ao desempenho de pessoal de e de outros recursos. O líder do processo estabelece, junto com os demais componentes, a cadeia cliente/fornecedor, verificando se está recebendo os insumos de forma adequada e estabelecendo uma relação com o cliente do processo. Com base no tema cadeia cliente/fornecedor, julgue os itens seguintes.

Fornecedores e clientes internos são os membros da equipe da própria unidade gerencial básica.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q475486 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Analista de Gestão Corporativa, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, CESPE CEBRASPE

A respeito de controle de estoques, julgue os itens que se seguem.

O estoque mínimo destina-se a cobrir eventuais atrasos no suprimento de forma a garantir o funcionamento ininterrupto e eficiente do processo produtivo, sem o risco de faltas.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q477405 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Assistente de Farmácia, Secretaria Municipal de Saúde SEMUS ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à área de armazenamento, que é de extrema importância para a integridade das propriedades farmacológicas e físico-químicas dos medicamentos, julgue os itens que se seguem.

O local de armazenamento dos medicamentos deve estar em temperatura ambiente, com temperatura de 10 ºC, com variação máxima de 2 ºC.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q475494 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação a armazenamento e transporte de fármacos.

A etapa do transporte de fármacos e medicamentos é uma atividade de logística que não faz parte da cadeia dos produtos farmacêuticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q475590 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A incorporação de novas tecnologias nos atendimentos de saúde da população brasileira aumentou o custo desses atendimentos. No entanto, o aumento dos gastos gerados não resulta em melhora proporcional das condições de vida e de saúde da população. Com relação a avaliação e gestão econômica de atividades, produtos e serviços prestados pela farmácia hospitalar, julgue os itens de 66 a 71.

O nível do estoque que indica o momento de se fazer uma nova solicitação de compras para evitar a falta de material é chamado nível de ressuprimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q479622 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Com o surgimento do perfil de farmacêutico generalista, desde 2002, houve o fortalecimento da farmácia clínica, que atualmente exige dos profissionais farmacêuticos atuação de forma sistemática para o acompanhamento e a avaliação da farmacoterapia. Há algumas ferramentas de trabalho para essa atuação: a farmacovigilância, ciência, ou o conjunto de atividades relativas à detecção, à avaliação, à compreensão e à prevenção dos efeitos adversos ou qualquer outro possível problema relacionado ao medicamento. A farmacoepidemiologia é definida como o estudo da utilização e dos efeitos de medicamentos em um grande número de pessoas. E a farmacoeconomia é considerada a aplicação de economia da saúde especificamente aos medicamentos, mediante análises econômicas; não pode ser considerada uma ciência individualizada, pois são utilizadas metodologias derivadas das áreas de economia, epidemiologia, farmácia, medicina e ciências sociais.

BISSON, M. P. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 3. ed. Barueri: Manole, 2016, com adaptações.

Considerando os conceitos apresentados, julgue os itens a seguir.

A análise custo-efetividade é um estudo comparativo de custos, envolvendo dois ou mais tratamentos considerados efetivos em termos clínicos e com resultados de qualidade de vida, diferenciando-se apenas nos valores econômicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q474947 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A compra de medicamentos no setor público representa uma das mais importantes atividades que contribuem para um melhor desempenho e a credibilidade dos serviços farmacêuticos. Neste sentido, no processo de planejamento de compras de medicamentos, o laudo de análise apresentado pelos fornecedores e emitido por laboratório integrante da Rede Brasileira de Laboratórios Analítico-Certificadores em Saúde deve, entre outras, contemplar:

1. Identificação do laboratório.

2. Lote e data de fabricação.

3. Assinatura do responsável.

4. Identificação do responsável técnico.

5. Peso da amostra.

Está (ão) correta(s) as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q478198 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Entre as etapas da gestão dos produtos farmacêuticos, o controle de estoque é um passo fundamental para se evitar o desabastecimento da unidade de saúde. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

I O estoque de segurança corresponde à quantidade de cada medicamento que deve ser mantida como reserva para garantir a continuidade do atendimento em situações imprevistas.

II O inventário serve para se comparar o estoque registrado em ficha (manual ou eletrônica) com o estoque real.

III O controle de entrada e saída dos medicamentos é um passo importante no gerenciamento dos materiais farmacêuticos.

IV A definição de estoque máximo varia de uma unidade de saúde para outra.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q476671 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Almoxarifados dedicados exclusivamente à armazenagem de medicamentos têm sido denominados centrais de abastecimento farmacêutico (CAF). No armazenamento, a principal preocupação é garantir a qualidade dos medicamentos sob condições adequadas e o controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos produtos em todos os locais de atendimento e assegurar sua qualidade desde o recebimento até a entrega ao usuário. No que se refere a armazenagem de medicamentos, julgue os itens seguintes.

O controle de estoque é importante porque proporciona subsídios para determinar as necessidades de aquisição, garantir a regularidade do abastecimento, diminuir perdas e desperdícios e facilitar a informatização das demais atividades ligadas ao gerenciamento de materiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q476391 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

A administração de estoques de medicamentos compreende gerar estoques essenciais e padronizados, exigindo, para sua especialidade, a atuação de profissional qualificado e que conheça bem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q476153 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, Fundação de Saúde Parreiras Horta SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação a armazenamento e transporte de fármacos.

Para obter autorização como distribuidor de fármacos e medicamentos, o estabelecimento requerente deve demonstrar que utiliza serviços de transporte legalmente autorizados pela autoridade sanitária.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q475747 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Os estoques são quantidades de produtos mantidos em disponibilidade para serem utilizados de acordo com as necessidades. Os dois métodos básicos de reposição de estoques para manter um nível de estoque que atenda às necessidades, com regularidade no abastecimento contínuo da rede de serviços farmacêuticos são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.