Questões de Concursos Adoção

Resolva questões de Adoção comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q372362 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, FGV

Dona Maria cuida do neto Paulinho, desde o nascimento, em razão do falecimento de sua filha, mãe do menino, logo após o parto. João, pai de Paulinho, apenas registrou a criança e desapareceu, sem nunca prestar ao filho qualquer tipo de assistência. Paulinho está tão adaptado ao convívio com a avó materna, que a chama de mãe.

Passados dez anos, João faz contato com Maria e diz que gostaria de levar o filho para morar com ele. Maria, desesperada, procura um advogado para obter orientações sobre o que fazer, já que João é foragido da Justiça, com condenação por crime de estupro de vulnerável, além de nunca ter procurado o filho Paulinho, que não o reconhece como pai.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção que indica a ação mais indicada para regularizar de forma definitiva o direito à convivência familiar da avó com o neto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q840308 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

Assinale (V) ou (F) nos parênteses conforme a afirmativa seja verdadeira ou falsa, de cima para baixo, respectivamente, conforme a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente no tocante à adoção:
( ) A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando. ( ) O vínculo da adoção constitui-se por sentença judicial, que será inscrita no registro civil mediante mandado do qual não se fornecerá certidão. ( ) Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, dependendo do estado civil. ( ) É recíproco o direito sucessório entre o adotado, seus descendentes, o adotante, seus ascendentes, descendentes e colaterais até o 3º grau, observada a ordem de vocação hereditária. ( ) Se um dos cônjuges ou concubinos adota o filho do outro, não mantêm-se os vínculos de filiação entre o adotado e o cônjuge ou concubino do adotante e os respectivos parentes.
Analisando as afirmativas acima, marque a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q100890 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Analista Processual, MPE RJ, NCE UFRJ

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q841409 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Assistente Social, GUALIMP, 2020

Marque a assertiva correta com base no que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q839829 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Prefeitura de Iporã do Oeste SC Professor de Geografia, AMEOSC, 2020

De acordo com a Lei nº 8.069/90, é certo dizer que a guarda se destina a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q137803 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, com base no ECA.

A adoção será precedida de estágio de convivência com a criança ou adolescente, pelo prazo que a autoridade judiciária fixar, não podendo tal estágio ser dispensado.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q236701 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Promotor de Justiça, MPE PE, FCC

Tendo em vista o instituto da adoção, observa-se que, dentre outras situações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q172649 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Defensor Público, DPE MA, FCC

A colocação em família substituta, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q370987 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, FGV

Acerca do estágio de convivência precedente a adoção, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q372038 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, FGV

Casal de brasileiros, domiciliado na Itália, passa regularmente férias duas vezes por ano no Brasil. Nas férias de dezembro, o casal visitou uma entidade de acolhimento institucional na cidade do Rio de Janeiro, encantando-se com Ana, criança de oito anos de idade, já disponível nos cadastros de habilitação para adoção nacional e internacional. Almejando adotar Ana, consultam advogado especialista em infância e juventude.


Assinale a opção que apresenta a orientação jurídica correta pertinente ao caso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q371455 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, FGV

Tendo por substrato legal as alterações promovidas pela Lei n. 12.010, de 2009 no tocante à adoção, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q235214 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Promotor de Justiça, MPE AC, CESPE CEBRASPE

A respeito da adoção, da guarda e da perda do poder familiar, assinale a opção correta de acordo com o disposto no ECA e com a jurisprudência do STJ

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q101863 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Analista Processual, MPE RO, FUNCAB

José e Maria foram destituídos do poder familiar com relação ao seu filho João, de 13 anos. A adoção de João, por outro casal depende da concordância:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q178405 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Defensor Público, DPE GO, INSTITUTO CIDADES

Em relação a colocação de criança e adolescente em família substituta (guarda, tutela e adoção), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q176209 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Defensor Público, DPE RS, FCC

Analise as seguintes afirmativas, todas relativas ao Estatuto da Criança e do Adolescente:

I. O adotado tem direito de conhecer sua origem biológica, bem como de obter acesso irrestrito ao processo no qual a medida foi aplicada e seus eventuais incidentes, após completar 18 (dezoito) anos.

II. Podem adotar os maiores de 21 (vinte e um) anos, independentemente do estado civil.

III. Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses.

IV. A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 3 (três) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.

V. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão corretas APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q230479 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Promotor de Justiça, MPE AP, FCC

A adoção, segundo o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q234697 | , Adoção, Promotor de Justiça, MPE BA, MPE BA, 2018

Considerando as disposições contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é incorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q153168 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Analista Judiciário Serviço Social, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes com base no Estatuto da Criança e
do Adolescente.

O consentimento dos pais ou do representante legal é dispensado em casos de adoção de criança e de adolescente quando o adotando tiver mais de 12 anos de idade.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q845234 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Prefeitura de Itajaí SC Assistente Jurídico, FEPESE, 2020

Assinale a alternativa correta com base na Lei nº 8.069, de 13 julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q237002 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Adoção, Promotor de Justiça, MPE PR, MPE PR

ANALISANDO AS SEGUINTES ASSERTIVAS:

I Podem adotar apenas as pessoas maiores de 21 (vinte e um) anos, independentemente do estado civil, e desde que haja, pelo menos, 16 (dezesseis) anos de diferença de idade entre adotante e adotado. Para a adoção conjunta, no entanto, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família;

II A adoção depende do consentimento dos pais ou do responsável legal do adotando, dispensado em relação à criança ou adolescente cujos pais sejam desconhecidos ou tenham sido destituídos do poder familiar; e será precedida de estágio de convivência, não suprido pela anterior guarda de fato;

III Enquanto não localizada pessoa ou casal interessado em sua adoção, a criança ou o adolescente, preferencialmente, será colocado em entidade de acolhimento institucional. Em não havendo entidade adequada na Comarca, ou inexistindo vaga, a criança ou o adolescente será colocado sob a guarda de família cadastrada em programa de acolhimento familiar. Tal regra tem como objetivo evitar a formação de laços afetivos que venham a dificultar a adoção;

IV Na adoção internacional, os pedidos de habilitação à adoção podem ser intermediados por organismos credenciados, desde que a legislação do país de acolhida assim o autorize. Para o credenciamento perante a Autoridade Central Federal Brasileira, válido por 02 (dois) anos, tais organismos devem ser oriundos de países que ratificaram a Convenção de Haia e cumprirem os requisitos exigidos pelo ordenamento jurídico brasileiro, dentre outros, admitindo-se que cobrem valores para a execução de suas atividades, desde que não abusivos e devidamente comprovados;

V Quando o Brasil for o país de acolhida, nas adoções internacionais, para fins de resguardar os interesses da criança ou do adolescente, o processo de adoção seguirá as regras da adoção nacional, vedando-se o mero reconhecimento dos efeitos de decisão da autoridade competente do país de origem do adotando.

É POSSÍVEL AFIRMAR:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.