Questões de Concursos: Advérbios

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Advérbios. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

52 Q906910 | Português, Advérbios, Médico Veterinário, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADMeTEC, 2024

Texto associado.

Escolas do futuro são escolas 'low tech'

Materiais físicos impulsionam habilidades motoras, criatividade e imaginação

2. mai. 2024 | José Ruy Lozano

Chamou a atenção da imprensa, no ano passado, o fato de que o sistema público1 de educação da Suécia decidiu voltar a usar livros e cadernos físicos2, como material didático obrigatório, no lugar de tablets e lap tops. As razões apresentadas pelos suecos3 são várias, mas passam pela aprendizagem da leitura e pela manutenção da capacidade de concentração dos estudantes4. Em ambos os casos, os materiais físicos apresentam resultados muito melhores.

Os escandinavos não estão sozinhos. Já forma uma longa fileira a lista de países desenvolvidos que ________ [vem/vêm] progressivamente abandonando equipamentos digitais e retornando ao papel e à caneta. As autoridades educacionais desses países baseiam-se em pesquisas científicas recorrentes, que apontam não só a melhoria do rendimento acadêmico como também o desenvolvimento mais adequado de habilidades motoras e o impulso à criatividade e à imaginação, sempre mais bem estimuladas pelo uso de materiais físicos nas escolas.

Não há que se imaginar a escola contemporânea totalmente desconectada do mundo digital. Evidentemente, salas de aulas com computador e conexão à internet, que permitam a exibição de materiais visuais diversos, além de espaços com equipamentos digitais para pesquisa online, mostram-se indispensáveis no mundo de hoje. A tecnologia digital, no entanto, não é fetiche ou panaceia. Ela não só não é capaz de solucionar problemas, como, por vezes, termina por ampliá-los.

Jonathan Haidt, professor da Universidade de Nova York, publicou dados alarmantes em seu novo livro, "The Anxious Generation" (A Geração Ansiosa”), que aborda a deterioração da saúde mental de crianças e adolescentes a partir de 2010. Quadros de depressão, ansiedade, automutilação e suicídio ________ [tem/têm] aumentado dramaticamente desde então. Não à toa, é justamente a partir de 2010 que se dá a generalização do uso das redes sociais, notadamente o Instagram, difundindo-se entre os mais jovens.

Ao largo das pressões negativas do mundo virtual, que captura a atenção dos mais jovens, corrói sua capacidade de concentração e os transforma em objetos manipulados por algoritmos, educadores_________ [tem/têm] reiterado a necessidade da redescoberta das relações de proximidade e do mundo físico. Nas mais renomadas escolas do Vale do Silício, na Califórnia, onde estudam os filhos dos executivos das grandes corporações mundiais de tecnologia, há poucas telas de LED e muitas ferramentas. No lugar do computador, lápis e caneta, mas também martelo, chave de fenda, pincel. A educação "mão na massa", com objetos e materiais físicos, predomina em relação a dispositivos eletrônicos.

Diante da revolução representada pelo Big Data e pelas inteligências artificiais, devemos nos manter firmes como educadores que visam produzir conhecimento, não apenas reproduzir o que está armazenado nas bases de dados de governos e de empresas. Afinal, a educação não é apenas dar acesso a informações, mas principalmente fazer refletir e questionar a partir das informações que acessamos.

José Ruy Lozano - Sociólogo e educador, é autor de livros didáticos e membro da Comunidade Reinventando a Educação (Core).

LOZANO, José Ruy. Escolas do futuro são escolas "low tech”. Folha de São Paulo, 02 de maio de 2024. Disponível em: htips://wwwT folha.uol.com.br/opiniao/2024/05/escolasdo-futuro-sao-escolas-low-tech.shtml. Acesso em: 05 mai. 2024. Adaptado.

Os advérbios presentes na expressão “sempre mais bem estimuladas" veiculam, respectivamente, as ideias

53 Q913875 | Português, Advérbios, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

Texto associado.
Texto 2


No dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, uma data que serve para a reflexão sobre a situação do Brasil e do mundo quando o assunto é comida no prato. Infelizmente, a fome cresceu no planeta e atingiu 9,8% da população global em 2021, segundo um relatório lançado pela Organização das Nações Unidas. No Brasil, os dados também são chocantes. O 2° Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no país apontou que 33,1 milhões – cerca de 15,5% dos brasileiros – vivem em situação de insegurança alimentar grave.
Em um cenário assim, o trabalho de organizações da sociedade civil se torna essencial para combater a fome hoje, neste momento, e também para promover mudanças sistêmicas que construam um amanhã mais digno e justo. Para transformar essa trágica realidade, é preciso mobilização e apoio. [...]

Disponível:
https://movimentobemmaior.org.br/5-iniciativas-que-atuam-pela-
seguranca-alimentar-no-brasil/?gclid=CjwKCAjwr_CnBhA0Ei-
wAci5siv2Z6jszwmp1Y3rIfhIA0AtEqlmYJi1lYz1otCOT-
qpkZFRTXB4dy3BoCvk0QAvD_BwE . (Adaptado) Acesso em 10/08/2023.
No enunciado ‘9,8% da população global em 2021’, o termo destacado é denominado de adjetivo, cuja função é caracterizar o nome. Assinale a alternativa em que o vocábulo grifado não é adjetivo.

54 Q952101 | Português, Advérbios, Eletricista, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Não se usa crase em qual das alternativas abaixo?

55 Q911969 | Português, Advérbios, Jardineiro, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.
O que é o Dia Internacional da Mulher e como começou a ser comemorado?

Por mais de um século, o dia 8 de março é identificado ao redor do mundo como uma data especial para as mulheres.

O Dia Internacional da Mulher teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas, a ONU.

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York, exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional da Mulher.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

Ela sugeriu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, na Dinamarca. Havia 100 mulheres presentes de 17 países, e elas concordaram com a sugestão de Zetkin por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 - então, neste ano, estamos, tecnicamente, comemorando o 112º Dia Internacional da Mulher.

Mas a data somente foi oficializada em 1975, quando a ONU começou a comemorá-la. E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional da Mulher não tinha uma data fixa. A data formalizou-se após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" sendo que, quatro dias após a greve, o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia naquela época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, o calendário que utilizamos atualmente.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646605. Adaptado.
[...] então, neste ano, estamos, 'tecnicamente', comemorando o 112º Dia Internacional da Mulher.
A palavra destacada, morfologicamente, trata-se de:

56 Q907215 | Português, Advérbios, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Texto associado.

O olhar de mil jardas do gaúcho é de quem não acredita em tudo o que foi obrigado a enfrentar

Por Fabrício Carpinejar

  1. O olhar do gaúcho mudou depois de maio. Pois ______ um outro olhar antes de maio. Não
  2. se nota mais aquela nossa confiança do inesperado, aquela nossa esperança curiosa, aquele
  3. nosso brilho da atenção, aquele nosso humor implicante.
  4. Talvez seja o que o escritor Salman Rushdie concluiu a respeito de Nova York, com o
  5. ataque terrorista .... torres gêmeas em 11 de setembro de 2001: todo mundo, na cidade, tentava
  6. lembrar como era a sua vida em 10 de setembro.
  7. Ao falar com as pessoas no meu Rio Grande, parecia que elas me escutavam e não me
  8. registravam. Tampouco eu .... registrava. Fazíamos uma conversa sem memória presente. Como
  9. se toda a memória já estivesse abarrotada, ocupada de cenas violentas, de enchente e despejo,
  10. de gritos e resgates, de socorros e sustos. Como se não ______ mais espaço na memória para
  11. acrescentar novos fatos, novos acontecimentos. Você está ali, mas não consegue estar
  12. inteiramente ali. Existe uma dispersão estranha, fixa, fantasmagórica.
  13. Não diria que é um olhar vazio, mas um olhar cheio, nublado, turvo. Um olhar
  14. traumatizado pelos impactos e consequências do maior desastre ambiental da história do país.
  15. Procurava definir o olhar. Recordava algo que tinha folheado nos livros de arte.
  16. E o promotor de Justiça Diego Pessi me deu a senha: disse que experimentamos um ângulo
  17. de visão de “mil jardas”. Veio-me à mente de imediato o quadro de Thomas Lea, de 1944, That
  18. 2,000-Yard Stare (O Olhar de Duas Mil Jardas), que retrata um fuzileiro naval atônito, na Batalha
  19. de Peleliu, durante a Segunda Guerra Mundial.
  20. O combatente ______ um olhar arregalado, desligado do que vem ocorrendo ao seu lado,
  21. em meio a caças atirando e canhões respondendo, em meio a explosões e colegas feridos. Ele
  22. fica temporariamente insensível para se proteger do horror.
  23. A pintura icônica, que foi capa da revista Life, cunhou a expressão “olhar de mil jardas”.
  24. A jarda corresponde a noventa e um centímetros. A Inglaterra e os Estados Unidos,
  25. diferentemente do Brasil, utilizam-na como medida de comprimento. Essa aferição consiste na
  26. distância entre o nariz e a ponta do polegar, com o braço esticado. Nos jogos de futebol
  27. americano, a jarda serve para o juiz marcar a distância entre a bola e a barreira, a partir da sua
  28. contagem por passos.
  29. O olhar de mil jardas ou de quase mil metros é, portanto, uma mirada distante, com um
  30. traço de dissociação que costuma atingir vítimas de acidentes, conflitos armados e catástrofes.
  31. A tragédia no Rio Grande do Sul, que afetou 458 dos 497 municípios, produziu um lastro
  32. de destruição sem precedentes, com meio milhão de desabrigados, mais de 150 mortes e
  33. dezenas de desaparecidos. Estamos anestesiados. Sabemos a gravidade da fatalidade, mas ainda
  34. não podemos calcular os danos.
  35. O olhar de mil jardas do gaúcho é de quem não acredita em tudo o que foi obrigado ....
  36. enfrentar nas últimas semanas. O cérebro congelou, não aguenta mais tanta tristeza.

(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/05/o-olhar-de-mil-jardas-do-gaucho-e-de-quem-nao-acredita-em-tudo-o-que-foi-obrigado-a-enfrentar.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando o fragmento “Não diria que é um olhar vazio”, retirado do texto, assinale a alternativa que classifica corretamente o vocábulo sublinhado.

58 Q895613 | Português, Advérbios, Assistente Social, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Classifique os advérbios destacados nos períodos:

I. Aqui é o meu lugar!

II. O candidato levantou rapidamente e correu muito.

III. Estarei sempre ao teu lado.

59 Q889496 | Português, Advérbios, Agente de Zeladoria, Câmara Municipal de Itatiba SP, Avança SP, 2024

Analise as sentenças apresentadas a seguir. Assinale a alternativa em que o advérbio indicado entre parênteses corresponde à locução destacada na sentença em que ocorre.

60 Q908757 | Português, Advérbios, Médico Dermatologista, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024

Texto associado.

Maioria dos homens reconhece que precisa cuidar melhor da saúde

  1. De cada dez homens, oito (83%) reconhecem que precisam cuidar mais da própria saúde,
  2. mas parcelas significativas ainda identificam, no dia a dia, empecilhos. De acordo com a pesquisa
  3. A Saúde do Brasileiro, do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com o QualiBest, 51%
  4. deles apontam a rotina estressante como o principal obstáculo e 32%, o acesso .... saúde. Ao
  5. todo, 63% disseram que se preocupam muito com a própria saúde.
  6. Para conhecer a percepção do grupo, a entidade entrevistou 815 pessoas, das quais mais
  7. da metade (52%) é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), pouco mais de um quarto (27%)
  8. utiliza o sistema suplementar (planos e seguros de saúde) e cerca de um quinto (21%) usa
  9. ambos os sistemas de saúde.
  10. A equipe de sondagem apurou, ainda, que a proporção de homens que dizem ir ao médico
  11. ao menos uma vez ao ano é significativa, de 88%. Um ponto que se destaca é o fato de que
  12. 84% dos entrevistados disseram que quem agenda as próprias consultas médicas são eles
  13. mesmos, restando 10% que ainda dependem das companheiras para realizar essa tarefa em seu
  14. lugar.
  15. Embora ____ os que permanecem delegando a responsabilidade, a presidente do Instituto
  16. Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, avalia que o que se viu, ao longo dos anos, foi progresso
  17. em relação a isso. “É que a gente fala do Brasil, que tem dimensão continental. Tem regiões em
  18. que o homem ainda ____ preconceito muito forte e não se cuida. Mas a campanha Novembro
  19. Azul tem cumprido seu papel, que é de orientação”, explicou.
  20. Muitas vezes, como ressalta Marlene, os homens acabam agravando quadros de saúde
  21. que poderiam ter sido diagnosticados precocemente, o que, inclusive, onera as redes de saúde,
  22. já que os tratamentos acabam custando mais em fases mais avançadas. “Nós temos um dado
  23. do ano passado (2022), de uma pesquisa que fizemos, que é o de que 62% dos homens só
  24. procuram o sistema de saúde se estão sentindo algo insuportável”, revelou.
  25. Dos homens que participaram da pesquisa e demonstraram preocupação com o corpo,
  26. 42% deles assumiram estar acima do peso indicado. Desse total, 31% têm sobrepeso de 6 a 10
  27. quilos, enquanto um quarto dos entrevistados (25%) pesa, atualmente, 15 quilos .... mais do
  28. que o ideal.
  29. A pesquisa identificou ainda alguns tipos de tratamento que os homens ____ feito. No
  30. total, 16% dos respondentes informaram tratamento de doenças do coração realizado nos
  31. últimos 5 anos; 15% trataram .... obesidade, e 14%, as doenças respiratórias. Uma porcentagem
  32. bastante inferior, de apenas 3%, tratou algum tipo de câncer.

(Disponível em: www.exame.com/brasil/maioria-dos-homens-reconhece-que-precisa-cuidar-melhor-da-saude/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

O termo “muito” é classificado morfologicamente como advérbio de:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.