Início

Questões de Concursos Advocacia e Defensoria Pública

Resolva questões de Advocacia e Defensoria Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q442751 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Acerca das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q446141 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Defensor Público Substituto, DPE SC, FCC

A Defensoria Pública, com a Emenda Constitucional no 80, de 2014, ganhou Seção própria no Capítulo IV do Título IV da Constituição Federal. Dentre as alterações promovidas, tornou-se indiscutível a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q449554 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Defensor Público, DPE PR, FCC

Acerca das prerrogativas da Defensoria Pública e a jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre a Defensoria Pública,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q422893 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Analista Judiciário, TRE BA, FCC

Considere as afirmações:

I. A Defensoria Pública da União é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, assegurada a seus integrantes a garantia de inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais.

II. O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador- Geral da República, nomeado pelo Presidente da República, dentre integrantes da carreira, maiores de 35 anos, para mandato de 2 anos, incumbindolhe, dentre outras atividades, a de consultoria e a de assessoramento jurídico do Poder Executivo.

III. A Advocacia Geral da União tem por chefe o Advogado- Geral da União, de livre nomeação pelo Presidente da República, dentre cidadãos maiores de 35 anos, incumbindo-lhe, dentre outras atribuições, a defesa dos interesses sociais e a dos individuais indisponíveis.

IV. O Ministério Público dos Estados e do Distrito Federal formarão lista tríplice, dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de 2 anos, permitida a recondução, incumbindo-lhe, dentre outras atribuições, a defesa do regime democrático.

Estão corretas APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q428829 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Técnico Judiciário, TRT 9a, CESPE CEBRASPE

Quanto aos poderes, julgue os próximos itens.

Às defensorias públicas da União e dos estados são asseguradas autonomia funcional e administrativa bem como a iniciativa de sua proposta orçamentária, dentro dos limites traçados pela Constituição Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q442319 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

A defensoria pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado e tem previsão expressa na CF e na CEES. Considerando as referidas normas fundamentais, julgue os itens que se seguem. Após três anos de efetivo exercício, é assegurada a estabilidade aos defensores públicos do estado, que somente perderão o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado, mediante processo administrativo em que lhes seja assegurada ampla defesa, por ato do defensor público geral do estado, ou em virtude da reprovação no procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, facultados, igualmente, a ampla defesa e o contraditório.
  1. ✂️
  2. ✂️

89Q447053 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Advogado, COSANPA PA, FADESP

A estruturação da defensoria pública, prevista na Constituição Federal de 1988, sofreu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q448317 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Defensor Público, Defensoria Pública do Estado do Acre AC, CESPE CEBRASPE

De acordo com a CF e a legislação pertinente, constitui, entre outras, função institucional da DP
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q438653 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Defensor Público Substituto, DPE CE, CESPE CEBRASPE

A respeito da responsabilidade civil, julgue os itens a seguir. O fornecedor não será responsabilizado pela introdução do produto defeituoso no mercado por preposto ou mesmo representante autônomo, se provar que a colocação do produto defeituoso se deu contra a sua vontade, em decorrência de culpa exclusiva de terceiro, ou que o produto ainda se encontrava em fase de teste, tratando-se, portanto, de amostra grátis do produto.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q440157 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

A respeito dos Poderes Executivo e Legislativo e das funções essenciais à justiça, julgue os itens que se seguem. Essencial à justiça, a defensoria pública é competente para a defesa dos necessitados, não havendo, porém, óbice a que a legislação infraconstitucional amplie essa competência para defesa de sujeitos não hipossuficientes.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q434303 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Estagiário, DPE SP, CESPE CEBRASPE

A CF determina que à Defensoria Pública, instituição essencial à função jurisdicional do Estado, cabe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados. Às defensorias públicas estaduais a CF assegura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q447909 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Procurador Previdenciário I, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica ES, IDECAN, 2018

Acerca do regime constitucional-administrativo da Advocacia Pública, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q443199 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Defensor Público de Segunda Categoria, DPDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que versam sobre o Poder Judiciário, o MP e a DP, conforme o disposto na CF. Segundo o STF, as DPs dos estados podem ter relação de vinculação, mas não de subordinação, a órgãos do Poder Executivo, desde que o vínculo seja estabelecido pela própria Constituição estadual e não afete sua autonomia funcional e administrativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.