Questões de Concurso Agricultura Agropecuária

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q600138 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Técnico de Fiscalização Agropecuário, Secretaria de Estado da Gestão e Previdência MA, FCC, 2018

Sobre o trânsito de frutas hospedeiras da mosca da carambola (Bactrocera carambolae), é correto afirmar:

22 Q600594 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Técnico em Agropecuária, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

No Rio Grande do Sul, no período quente (primavera e verão), as pastagens são de muito boa qualidade. Porém, nos últimos anos observou-se que o potencial dessas pastagens é muito maior do que se imaginava e que o manejo correto pode produzir resultados ainda melhores, tanto no período quente como no período frio.

Qual prática a seguir NÃO é uma prática de manejo e melhoramento de pastagens naturais para aumentar a produção no campo nativo a baixo custo?

23 Q600583 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Técnico em Agropecuária, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

A rotação de culturas consiste na alternância de espécies vegetais na mesma área e na mesma estação estival, observando-se um período mínimo sem o cultivo da mesma espécie. Sobre a rotação de culturas, assinale a alternativa correta.

24 Q599831 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

O uso adequado do solo e a adoção de um conjunto de práticas e procedimentos conservacionistas visam, não somente diminuir as forças do processo erosivo, mas também propiciar um melhor manejo do solo, para recuperar ou manter sua capacidade produtiva para a obtenção de melhor viabilidade econômica.

Tendo o texto precedente como referência e considerando os vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A drenagem natural de solos degradados por salinização é reduzida devido à dispersão das argilas, podendo-se utilizar gesso e enxofre elementar para auxiliar na remoção de sais desses solos.

25 Q600154 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de irrigação e barragem, julgue os itens que se seguem. Em um sistema de aspersão convencional com diâmetro único, para a obtenção de pressão no início de uma lateral (parte da linha principal onde estão instalados os aspersores) disposta em declive sobre o terreno, deve-se somar à pressão de serviço a altura de elevação do aspersor, 75% da perda de carga na lateral e 50% do desnível ao longo da linha lateral.

26 Q600395 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Técnico Agrícola, Agência de Defesa Agropecuária do Estado CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação agropecuária do estado do Ceará, julgue os itens seguintes.

Cargas de frutas e hortaliças provenientes de estados hospedeiros de pragas quarentenárias devem ser submetidas a análise laboratorial sempre que necessário.

27 Q600102 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

O maracujazeiro tem grande importância econômica, social e alimentar no Brasil e em diversos países. Ele pode ser utilizado no consumo in natura e na indústria de sucos, sorvetes, doces, geleias, além de possuir larga utilização como alimento funcional e como planta ornamental em parques e jardins, em razão da grande variedade de cores e formatos de flores e folhas. No que se refere a propagação, sistema de condução e práticas culturais e fitossanitárias essenciais ao cultivo do maracujazeiro, julgue os próximos itens. Doenças fúngicas, bacterianas e viróticas podem causar severos danos aos pomares de maracujazeiro comercial, o que pode reduzir a vida útil desses pomares para cerca de dois anos; por isso, essas doenças devem ser controladas com o manejo preventivo, com o uso, por exemplo, de variedades tolerantes e rotação de cultura e a prática do controle curativo.

28 Q599943 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A presença de nascentes, perenes ou não, é grandemente influenciada pela capacidade de armazenamento de água da chuva no solo e pelas condições topográficas da bacia hidrográfica e é reflexo da existência de água armazenada em aquíferos. A manutenção da intensidade do seu fluxo e da qualidade da água depende, entre outros fatores, de medidas de proteção do solo e da vegetação em seu entorno. A água das nascentes, que serve para abastecer córregos e rios, pode ser utilizada para diversos fins. Para o consumo humano, é necessário armazená-la de maneira a garantir sua qualidade física, química e microbiológica.

Com relação ao tema tratado no texto, julgue os itens a seguir.

São consideradas nascentes de primeira magnitude aquelas que possuem taxa média de descarga pequena, mas que aumenta conforme aumenta a magnitude.

29 Q600462 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

O uso adequado do solo e a adoção de um conjunto de práticas e procedimentos conservacionistas visam, não somente diminuir as forças do processo erosivo, mas também propiciar um melhor manejo do solo, para recuperar ou manter sua capacidade produtiva para a obtenção de melhor viabilidade econômica.

Tendo o texto precedente como referência e considerando os vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O sistema de plantio direto, como prática conservacionista em solo com boa agregação, relaciona-se a maior emissão líquida de gases de efeito estufa quando comparado ao solo sob aração e gradagens.

30 Q600313 | Agricultura e Agropecuária, Agricultura Agropecuária, Técnico em Agropecuária, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

A colhedora de grãos é uma máquina complexa, pois possui muitas peças e regulagens. Entender seu funcionamento e as regulagens que possui é primordial para que, na hora da colheita, a retirada de grãos da lavoura seja realizada da melhor maneira possível, evitando perdas quantitativas e qualitativas aos grãos e/ou sementes. No momento da colheita, o operador da colhedora verifica que na plataforma da máquina está ocorrendo muita perda de grãos não trilhados.

Para evitar essa perda, ele deve

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.