Início

Questões de Concursos Alergia e Imunologia

Resolva questões de Alergia e Imunologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1005654 | Medicina, Alergia e Imunologia, Pneumologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma menina de 10 anos chega à emergência com edema de lábios e língua, broncoespasmo e vômitos. Os sintomas se iniciaram há 30 minutos, após uso de anti-inflamatório para cefaleia.

A hipótese diagnóstica e a conduta nesse caso são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1005659 | Medicina, Alergia e Imunologia, Pneumologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 20 anos, branca, encaminhada da unidade básica de saúde para consulta com pneumologista, apresenta falta de ar com opressão no peito e tosse com secreção mucoide. Relata chiado no peito durante a noite. Está em uso de beta 2 de longa ação e corticoide inalatório, salbutamol spray 100 mcg 4 puffs, de 4 em 4 horas. Fez uso de corticoide oral por 3 vezes no último ano. Há 3 meses, está sem corticoide oral. Refere uso de loratadina 10mg 1cp diariamente, por conta própria, para melhorar os sintomas da rinite alérgica. Nega febre. Pacientes portadores de asma alérgica com características como as acima ilustradas, têm os seguintes biomarcadores principais que caracterizam a inflamação Th2:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1068089 | Medicina, Alergia e Imunologia, Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Paciente masculino, 59 anos, com nódulo em parótida, com 3,5 cm de diâmetro, crescimento lento e consistência endurecida. Na microscopia observou-se bandas e fibrose entremeadas por plasmócitos, linfócitos e raros eosinófilos. O diagnóstico anatomopatológico foi doença associada à IgG4. Sobre essa condição, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q998465 | Medicina, Alergia e Imunologia, Hepatologia, EBSERH, FGV, 2024

Listeria monocytogenes é um bacilo gram-positivo que causa gastroenterite na maioria dos indivíduos que o ingerem em quantidade suficiente. O germe pode causar infecção grave, de origem alimentar, em indivíduos vulneráveis, como idosos, gestantes e imunossuprimidos. L. monocytogenes é um patógeno intracelular facultativo.
Com relação a esse patógeno, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q987497 | Medicina, Alergia e Imunologia, Médico, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Observa-se que, com a criação do Programa Nacional de Imunização (PNI), muitas doenças foram erradicadas, tendo em vista a forte política implantada de imunização em todo o País.

Nesse contexto, a alternativa que contem as pessoas que podem ser beneficiadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1068088 | Medicina, Alergia e Imunologia, Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

As doenças por hipersensibilidade são agrupadas em quatro categorias. Com relação a essas doenças, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q997975 | Medicina, Alergia e Imunologia, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 48 anos de idade comparece ao pronto-socorro devido a um grande edema de lábios superiores e inferiores, sendo este o primeiro episódio. O angioedema também foi observado na língua, porém com menor acometimento. Não havia sinais de obstrução laríngea. Não foram observadas reações cutâneas urticariformes. Prontamente foi administrado 0,3 ml de uma solução 1:1000 via intramuscular de epinefrina, 25 mg de prometazina e 500 mg de hidrocortisona por via venosa. Cerca de 1 hora após, não houve resposta clínico/terapêutica, permanecendo a paciente com o mesmo aspecto, porém com maior acometimento da língua, sem obstrução de vias aéreas. No pronto-socorro, havia disponíveis plasma fresco congelado e ácido tranexâmico, que foram administrados, resultando em excelente melhora.
A doença descrita acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q998269 | Medicina, Alergia e Imunologia, Alergia e Imunologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Das vacinas relacionadas abaixo, aquela cuja aplicação deve ser evitada em um recém-nascido em processo de investigação de imunodeficiência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1068034 | Medicina, Alergia e Imunologia, Sem especialidade, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em um adolescente, do sexo masculino, com 13 anos e 2 meses de idade, durante a verificação de sua situação vacinal, identificou-se que recebeu todas as vacinas contempladas no Programa Nacional de Imunização até os 6 anos de idade, ocasião em que recebeu o segundo reforço da vacina tríplice bacteriana. Aos 10 anos, recebeu uma dose da vacina quadrivalente contra o HPV e aos 7 anos, uma dose da vacina conjugada contra o meningococo C (em uma clínica privada).
Sobre as vacinas atuais indicadas de acordo com o Programa Nacional de Imunizações para esse adolescente, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1028460 | Medicina, Alergia e Imunologia, Medicina Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

A varicela é uma infecção viral, febril, aguda, altamente contagiosa e prevenível por vacinação.

Com relação as contraindicações da vacina contra a varicela, analise os itens a seguir.

I. Durante o período de três meses após a suspensão de terapia imunodepressora ou em caso de corticoterapia.
II. Imunodeficiência primária ou secundária em que haja comprometimento grave do componente celular do sistema imune (linfócitos T).
III. Gestação.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1008071 | Medicina, Alergia e Imunologia, Perito em Medicina do Trabalho, MPU, FGV, 2025

A miastenia gravis é uma patologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q976507 | Medicina, Alergia e Imunologia, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Na fisiopatogenia da asma, a estimulação das células B (linfócitos B) leva a liberação predominante de uma imunoglobulina do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q998262 | Medicina, Alergia e Imunologia, Alergia e Imunologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma proteína cuja mutação tem sido fortemente associada a quebra da barreira protetora da pele em pacientes com dermatite atópica é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1009550 | Medicina, Alergia e Imunologia, Homeopatia R3, EBSERH, FGV, 2024

Quando fica mais exposta ao sol, uma criança com 7 anos de idade vem apresentando placas urticariformes generalizadas caracterizadas por um edema vermelho róseo, de aparecimento rápido, com sensação de picar e arder nas regiões afetadas, que são aliviadas por aplicações frias. Esse quadro é, esporadicamente, acompanhado por um estado febril agudo sem sede, no qual sua pele fica quente e alterna entre transpirar e ficar seca.
O medicamento indicado para esse quadro agudizado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1084023 | Medicina, Alergia e Imunologia, Médico, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Em relação às reações anafiláticas, que consistem em uma resposta alérgica exacerbada e demandam tratamento imediato, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q998268 | Medicina, Alergia e Imunologia, Alergia e Imunologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um sinal precoce de imunodeficiência em recém-nascidos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1067741 | Medicina, Alergia e Imunologia, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2024

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele. Entretanto, os pacientes afetados por esse distúrbio frequentemente também sofrem, mais frequentemente, de qual das seguintes condições?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1088565 | Medicina, Alergia e Imunologia, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das emergências clínicas, julgue os itens
A dose preconizada de epinefrina, uma medicação adjuvante no tratamento da anafilaxia, é de 1 mg por via intramuscular, subcutânea ou intravenosa.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q1088566 | Medicina, Alergia e Imunologia, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das emergências clínicas, julgue os itens
Para pacientes que usam betabloqueadores e não respondem ao tratamento convencional da anafilaxia é indicado o uso de glucagon.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q1009571 | Medicina, Alergia e Imunologia, Alergia e Imunologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma menina de 4 anos, branca, natural do RJ, foi levada pelos pais a um serviço de pediatria apresentando placas eritematosas, não pruriginosas, de tamanhos variados, espalhadas principalmente pelos membros inferiores. Após 24 horas, as lesões progrediram e a criança passou a apresentar febre aferida de 37,8 °C, quando então foi internada para investigação diagnóstica. Na ocasião da internação, a menor encontrava-se com estado geral regular, discretamente hipocorada (+/4), hidratada, eupneica, acianótica, anictérica, com lesões maculopapulosas eritematosas, petéquias e equimoses disseminadas pelos membros, chegando até as regiões plantares. Apresentava, também, dores, com sinais de flogose, nos punhos e tornozelos, dificultando a movimentação no leito. Os pais informaram que, cerca de dez dias antes do início dos sintomas, a menina havia apresentado um quadro de resfriado, com coriza, tosse e febre baixa, tendo melhorado espontaneamente, sem tratamento. No hospital, a criança foi medicada com analgésicos, e os exames laboratoriais revelaram leucocitose, com discreto desvio para a esquerda, aumentos da proteína C reativa e da LDH, coagulograma dentro dos limites da normalidade e EAS sem alterações. Nos três dias subsequentes à internação, a paciente piorou das dores e do quadro cutâneo, tendo sido iniciado o tratamento com corticosteroide. No sétimo dia da internação, já havia sinais nítidos da melhora clínica, com a criança voltando a deambular, ainda que com alguma dificuldade.

No décimo segundo dia, a criança recebeu alta hospitalar para acompanhamento ambulatorial. HPP: Saudável até a internação, com o calendário de vacinas em dia.

Informações adicionais:

Criança nascida de parto normal, 38 semanas, 2320 g, estatura 47 cm, PC 35 cm, Apgar 9 e 10. Desenvolvimento psicomotor normal.

HGPN: mãe G2P2A0, 6 consultas no pré-natal, nega o uso de medicamentos, fumo ou drogas ilícitas.

H. Familiar: pais não consanguíneos. Mãe com história de hipertensão arterial leve e diabetes gestacional também leve.

A melhor hipótese diagnóstica e o mecanismo fisiopatológico envolvidos no caso clínico acima são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.