Questões de Concursos Alfabetização e Letramento

Resolva questões de Alfabetização e Letramento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q900083 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual é a principal diferença entre alfabetização e letramento no contexto do ensino de Língua Portuguesa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q893689 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Cecilia Goulart considera que a importância da alfabetização, em uma perspectiva discursiva, pode ser compreendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q898115 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O papel do professor na alfabetização vai além da simples transmissão de conhecimento, pois, querendo ou não, o professor não ensina apenas assuntos referentes ao currículo. Ultrapassando conteúdos e matérias, trata-se de um profissional cujas ações influenciam os educandos. Ele deve atuar como mediador no processo de aprendizagem. Nesse contexto, qual das alternativas a seguir melhor define a mediação pedagógica durante a alfabetização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q894021 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A alfabetização promove ao indivíduo a capacidade de ler e escrever, sendo um processo pelo qual a pessoa adquire o conhecimento de um código e habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, domina técnicas para exercer a arte e a ciência da escrita e também o desenvolvimento de novas formas de compreensão, interpretação e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização deve seguir juntamente com o letramento, apesar de serem dois processos de significados diferentes. O letramento abrange o conjunto de habilidades relacionadas à leitura e escrita, como também reconhecimento de letras e palavras, compreensão de textos, habilidades gramaticais e ortográficas, dentre outros. Sobre as estratégias que possam ser utilizadas para estimular o letramento infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Usar livros é essencial para estimular a leitura. Permitir que as crianças escolham os livros que desejam ler e reservar um lugar tranquilo destinado à leitura é fundamental para incentivar o letramento. É importante deixá-los ao alcance das crianças, sendo possível manuseá-los e explorá-los sempre que quiserem.


( ) A leitura é uma das atividades mais importantes para o incentivo do letramento infantil. Portanto, ler para as crianças todos os dias, torna-se uma maneira cansativa de estimular o interesse pela leitura e o vocabulário. Além disso, a leitura compartilhada pode tirar a independência e autonomia da criança.


( ) Além da leitura, a escrita é uma habilidade essencial do letramento. Estimular a criança escrever desde cedo, mesmo que seja apenas rabiscos ou letras soltas, se torna um método conjunto, auxilia o entendimento e desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas, assim como o pensamento crítico e a interpretação de texto.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q954711 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Em uma escola da rede pública municipal, a professora solicitou ao aluno João (6 anos de idade), em processo de alfabetização, que escrevesse algumas palavras ditadas por ela. Na tentativa de escrever “gato”, o menino acabou escrevendo “gto”; na tentativa de escrever “boneca”, acabou escrevendo “bonca”; e, na tentativa de escrever “peixe”, acabou escrevendo “pece”.

Com base em Ferreiro (1993), pode-se afirmar corretamente que a escrita de João apresenta características da escrita
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q898913 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° ano, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No contexto da alfabetização, a leitura e a escrita têm uma função social importante. Qual das alternativas a seguir melhor descreve essa função?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q900217 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A alfabetização envolve uma série de processos cognitivos complexos que possibilitam o reconhecimento de sons, símbolos e sua combinação para formar palavras e textos. Qual dos processos cognitivos abaixo está diretamente relacionado à habilidade de uma criança identificar e conectar os sons das palavras faladas com suas representações gráficas durante a alfabetização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q953481 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

“Assim, por um lado, é necessário reconhecer que alfabetização – entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita – distingue-se de letramento – entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais: distinguem-se tanto em relação aos objetos de conhecimento quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, também de ensino desses diferentes objetos. [...] Por outro lado, também é necessário reconhecer que, embora distintos, alfabetização e letramento são interdependentes e indissociáveis: a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento; este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do sistema de escrita.” (Soares, Magda. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 08 set. 2024).

Considerando o texto que aborda os conceitos de alfabetização e de letramento, avalie as proposições a seguir:

I - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental reconhecem que a alfabetização é responsabilidade da educação infantil e o letramento digital é obrigatório nos anos finais do ensino fundamental.

II - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental reconhecem a complexidade do processo de alfabetização como um fator que pode prejudicar a continuidade da aprendizagem.

III - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental indicam que a alfabetização e o letramento devem estar assegurados nos três primeiros anos do ensino fundamental.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q903058 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma iniciativa que visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Considerando as finalidades e os objetivos do PAIC, podemos concluir que o programa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q988610 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As concepções de linguagem, alfabetização e letramento são fundamentais para a prática docente e influenciam diretamente o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. Compreender a relação entre esses conceitos e suas implicações para a educação é essencial para que os professores possam criar estratégias pedagógicas que favoreçam uma formação integral dos alunos.
Considerando as práticas de letramento, avalie as afirmativas assinalando (V) verdadeira e (F) falsa.
( ) O letramento implica apenas na capacidade de ler e escrever palavras;
( ) O letramento crítico leva o aluno a refletir sobre o uso da linguagem em contextos sociais;
( ) O processo de letramento está relacionado ao desenvolvimento da interpretação textual;
( ) Alfabetização e letramento são termos intercambiáveis e significam o mesmo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q898524 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

O desenvolvimento das habilidades de ler e escrever é um processo que precisa ser organizado, pois é a etapa básica das formações escolar e social das crianças e o que possibilita as aprendizagens posteriores.

https://sae.digital/habilidades-de-ler-e-escrever/

Para organizar o processo de alfabetização, pode-se considerar quatro eixos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q898810 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

No processo de alfabetização e letramento, a consciência fonológica é considerada um dos pilares fundamentais. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q889681 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Para compreender os aspectos diferenciais presentes nos processos de alfabetização e letramento, é possível analisar cinco variáveis: conceito, uso, indivíduo, atividades envolvidas e ensino. A seguir, foram sequenciadas essas variáveis, em relação ao letramento. Destaque a alternativa incorreta, ou seja, que se refere ao processo de alfabetização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q901528 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Sendo práticas que se relacionam e complementam a formação de um leitor competente, é o objetivo maior da escola. Despertar no aluno o interesse pela leitura é o maior legado de uma prática constante da leitura de textos variados. Nesse contexto, podemos definir leitura e escrita como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q899482 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em relação à alfabetização, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


Na pré-escola, as crianças pequenas (de 4 a 5 anos e 11 meses) começam a ser __________ para a alfabetização. Nesse sentido, a pré-escola pode ser entendida como uma etapa que __________ as crianças em relação ao processo de alfabetização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q987594 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Diante das diversas abordagens de alfabetização, assinale a alternativa que indica qual característica fundamental do Método Fônico o distingue dos demais métodos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q988622 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Ao trabalhar com práticas de letramento, o professor busca expandir o uso da leitura e da escrita para além das normas gramaticais, promovendo o uso funcional da língua. Qual das alternativas exemplifica uma atividade que promove o letramento dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q952339 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O planejamento pedagógico é fundamental para criar ambientes de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos. No contexto da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, qual das alternativas a seguir apresenta uma característica essencial desse processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q892464 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Monitor Escolar, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

De acordo com Jacqueline Held, como as crianças devem se sentir em relação à literatura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q994946 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com Emília Ferreiro, o processo de alfabetização deve ser compreendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.