Início

Questões de Concursos Alfabetização e Letramento

Resolva questões de Alfabetização e Letramento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q906788 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

De acordo com Marcuschi (2001), “as atividades de transformação, que constituem a retextualização em sentido estrito, dizem respeito a operações que vão além da simples regularização linguística, pois envolvem procedimentos de substituição, reordenação, ampliação/redução e mudanças de estilo [...]”. Posteriormente, o referido autor analisa alguns estudo de caso, um deles é sobre a geração de narrativas escritas com a estrutura monológica pelos suecos Jonsson e Linell. O referido estudo apontou seis achados de pesquisa principais. A seguir, foram elencados alguns desses achados, no entanto um está incorreto, assinale-o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q898249 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A educação infantil é a base do ensino básico, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais. Sobre a importância da leitura e da escrita como práticas sociais nesse contexto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A educação infantil deve proporcionar experiências significativas, onde a criança interaja com diversos gêneros textuais, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.
(__)A leitura e escrita na educação infantil devem seguir uma abordagem restrita aos conteúdos formais, reservando as práticas lúdicas para etapas posteriores do ensino.
(__)O estímulo à leitura e escrita com sentido social na infância favorece a construção da identidade da criança, permitindo o protagonismo na aprendizagem.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q894221 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

“Nos anos 1980, os limites do ensino e da aprendizagem da língua escrita se ampliam: em decorrência do desenvolvimento social, cultural, econômico, político em nosso país durante o século XX, ganham cada vez maior visibilidade as muitas e variadas demandas de leitura e de escrita nas práticas sociais e profissionais, gerando a necessidade de mais avançadas e diferenciadas habilidades de leitura e de escrita, o que exigiu, consequentemente, reformulação de objetivos e introdução de novas práticas no ensino da língua escrita na escola, de que é exemplo a grande ênfase que se passa a atribuir ao desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e de produção de textos de uma gama ampla e variada de gêneros textuais e de usos sociais da língua escrita”.
Frade, Isabel C. A. S.; Val, Maria G. C.; Bregunci, Maria G. C. (Orgs.). Glossário Ceale* Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale. Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte: 2014
A esse respeito, associe corretamente a palavra ao seu respectivo significado.
PALAVRAS
1 - Alfabetização 2 - Letramento 3 - Letramento digital 4 - Multimodalidade
SIGNIFICADOS
( ) Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de forma adequada, eficiente e situada. ( ) Práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais. ( ) Processo de aprendizagem de um sistema notacional e representativo. ( ) Variedade dos modos de comunicação existentes em relação às habilidades de leitura e escrita.
A sequência correta para essa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q892556 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Séries Iniciais, Prefeitura de Vila Lângaro RS, FUNDATEC, 2024

Sobre alfabetização e letramento, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q882194 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Alfabetização e letramento são processos distintos que se complementam; antes de aprender a escrever é necessário aprender a ler. Dessa forma, considera-se que ambos são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita. Reconhecendo tais considerações, os monitores de creche da Prefeitura de Além Paraíba estimulam a leitura, para que ela seja base para o processo de alfabetização. Assim, as crianças iniciam o seu contato com os elementos gráficos através dos métodos analítico e sintético. São considerados métodos sintéticos de alfabetização, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q898015 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Segundo Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Os processos de alfabetização e letramento envolvem não apenas a aprendizagem do sistema de escrita e leitura, mas também a compreensão crítica do uso da linguagem em contextos sociais. Esses processos capacitam o indivíduo a ler e escrever de forma funcional, refletindo sobre seu papel na sociedade. Qual é a diferença fundamental entre alfabetização e letramento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q908949 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Sobre a construção e o desenvolvimento da leitura e escrita, observa-se a possibilidade de se empregar uma série de estratégias voltadas para esse fim. Um aspecto importante a ser observado é que a leitura e a escrita são atividades construtivas e criativas que possuem quatro características fundamentais: (a) objetiva; (b) seletiva; (c) antecipatória; e (d) baseada na compreensão. Leia as asserções seguintes e assinale a alternativa que ratifica a quarta característica elencada anteriormente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q894019 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A teoria em que se estuda a organização do pensamento das crianças durante a aprendizagem da leitura e escrita, tornando-as como protagonistas desse processo é denominada psicogênese da língua escrita. Esse termo designa a análise de como a nossa mente se comporta rente aos fatos, atividades e experiências psicológicas, sendo de suma importância, pois ao identificar etapas de desenvolvimento da leitura nas crianças, os educadores são capazes de utilizarem ferramentas pedagógicas específicas para cada uma dessas fases, fazendo-os progredir de forma eficiente e personalizada. Há diversos níveis na Psicogênese da Língua Escrita, esses níveis têm como objetivo identificar o patamar de habilidades para a leitura e escrita demonstrado por essa criança. Leia o fragmento a seguir.


“A fase _______________ tem como foco principal fazer com que as crianças relacionem o som das sílabas com a formação e a escrita das palavras, elas conseguem compreender que para escrever se usarão de letras, podendo ocorrer delas escreverem o próprio nome, por exemplo, com traços e símbolos no lugar das letras, mas faz parte do processo. Já na fase _______________, a criança passa a assimilar que as sílabas possuem mais de uma letra; no entanto, pode ocorrer a escrita de uma só letra para representar a sílaba inteira, como, por exemplo, fazer uso da letra ‘K’, para descrever a sílaba ‘CA’ em uma palavra, por conter semelhança no som emitido. ”


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q984668 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A leitura é uma atividade bastante complexa, pois envolve um conjunto de habilidades que o leitor precisa acionar simultaneamente enquanto lê. Nesse sentido, sobre a fluência em leitura, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q906802 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Sobre alfabetização e letramento, observe a ideia apresentada em cada enunciado a seguir e destaque a alternativa elaborada corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q954710 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Para a área da alfabetização, a perspectiva psicogenética representou uma mudança significativa e alterou profundamente a concepção do processo de construção da representação da língua escrita, pela criança. Conforme Soares (2004), na perspectiva psicogenética,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q905481 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Entendendo a alfabetização como um processo que possui uma interdependência com o letramento, assinale a definição correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q907296 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Quanto às diferentes fases de alfabetização pelas quais as crianças passam antes de compreender o sistema de escrita alfabética, pode-se afirmar que, no nível

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q903268 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Relacione os métodos de alfabetização às suas respectivas características, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Método alfabético; 2. Método fônico; 3. Método silábico; 4. Método de palavração; 5. Método global de contos.

( ) Neste método, elege-se como unidade o texto, por considerá-lo uma unidade que leva à compreensão. ( ) Neste método, a principal unidade é o fonema, ressaltando as relações diretas entre a cadeia sonora e a representação escrita. ( ) Neste método, a principal unidade a ser analisada pelo aluno é a sílaba. O trabalho inicial, em algumas cartilhas, centra-se nas vogais e seus encontros como uma das condições para a aprendizagem posterior das sílabas. ( ) Neste método, as palavras são apreendidas globalmente no início do processo e posteriormente são decompostas em sílabas. ( ) Neste método, prioriza-se o ensino do alfabeto e a identificação de letra por letra para o reconhecimento de sílabas e palavras.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q897191 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Português, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

A linguista brasileira Roxane Rojo concebe o letramento como um processo de aprendizagem que está intimamente ligado ao uso social da linguagem, de forma que o ensino da leitura deve estar em sintonia com os propósitos do letramento. No processo de ensino e aprendizagem do português, a prática do letramento favorece
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q893927 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da escola. A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma.

(Cagliari, 2009, p. 87.)

Sobre a aprendizagem da leitura na alfabetização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As leituras curtas e rápidas são importantes para que o aluno desenvolva o gosto pela leitura.
( ) Quanto menos as crianças são expostas à leitura, maiores as chances de que a atividade se torne hábito e faça parte de sua vida diária.
( ) Fazer com que as crianças se familiarizem com os livros de uma forma “física” tornará muito mais provável que a leitura seja percebida de forma agradável e como uma atividade diária.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q894188 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A alfabetização e o letramento, como processos interdependentes e simultâneos, não consistem em prerrequisito de um para o outro. No entanto, uma criança, para ser alfabetizada, precisa envolver-se em situações de letramento.

(Oliveira, 2021, p. 157.)

Considerando a teoria da psicogênese da língua escrita e o letramento, analise as afirmativas a seguir.

I. A alfabetização é a apropriação da escrita, utilizando habilidades motoras e procedimentos para a sua utilização na prática de leitura e escrita.
II. A alfabetização e o letramento, como processos interdependentes e simultâneos, não consistem em prerrequisito de um para o outro.
III. Acredita-se que a criança traz consigo conhecimentos prévios e não é somente no ambiente escolar que ela aprende, pois, antes mesmo de reproduzir a grafia correta de uma palavra, a criança desenha, faz traços, formas, linhas.
IV. Consciência fonológica no processo de apropriação da escrita consiste nas crianças entenderem que a escrita presente em um livro lido em voz alta para ela representa aquilo que ela ouve.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q901650 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Ensino Fundamental 1° Ao 5° Ano, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Informado de que, para Magda Soares (Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 49), letramento é palavra recém-chegada ao vocabulário da educação e das ciências linguísticas, precisamos de uma definição bem precisa, capaz de distingui-la da alfabetização, com a qual tem uma relação de proximidade, mas não de identidade. Diante desse fato, analise as opções abaixo e sinalize a alternativa que melhor define o conceito aqui enfocado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q909938 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Emília Beatriz Maria Ferreiro Schavi é uma pesquisadora, escritora e psicóloga que, sob as lentes da psicolinguística, compreende os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e a escrever. Emília Ferreiro é, indiscutivelmente, um nome extremamente importante para a educação mundial, ela afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo. De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita de sua autoria, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada, são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q898186 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A alfabetização um conjunto de técnicas necessárias para a prática de leitura e de escrita, e enquanto processo, deve ser considerada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.