Questões de Concursos Alfabetização e Letramento

Resolva questões de Alfabetização e Letramento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q883286 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Alfabetizar é trabalhar com a apropriação pelo aluno da ortografia do português do Brasil escrito, compreendendo como se dá este processo (longo) de construção de um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento fonológico da língua pelo estudante.
Documento oficial Base Nacional Comum Curricular, p. 90. (Adaptado).

A respeito da importância da consciência fonológica na alfabetização, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q906788 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

De acordo com Marcuschi (2001), “as atividades de transformação, que constituem a retextualização em sentido estrito, dizem respeito a operações que vão além da simples regularização linguística, pois envolvem procedimentos de substituição, reordenação, ampliação/redução e mudanças de estilo [...]”. Posteriormente, o referido autor analisa alguns estudo de caso, um deles é sobre a geração de narrativas escritas com a estrutura monológica pelos suecos Jonsson e Linell. O referido estudo apontou seis achados de pesquisa principais. A seguir, foram elencados alguns desses achados, no entanto um está incorreto, assinale-o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q906802 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Sobre alfabetização e letramento, observe a ideia apresentada em cada enunciado a seguir e destaque a alternativa elaborada corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q905092 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Infantil Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Ferreiro e Teberosky(p. 31, 1999) procuraram dentro da teoria de Piaget pesquisar sobre o processo de aquisição da língua. Defenderam que o processo da escrita é um modelo a ser seguido, e nunca a ser copiado, que a escrita deve ser objeto. Às vezes é sujeito de conhecimento cultural que está sempre a descobrir e a buscar outras formas ainda não apresentadas de conhecimento, respeitando sempre seu tempo e observado pelos seus níveis. Segundo as autoras, nos estágios de desenvolvimento de acordo com a teoria de Piaget, é que o professor deve introduzir no cotidiano da criança a linguagem oral e escrita de forma evolutiva, pois a criança necessita ser mediada e acompanhada no processo de aquisição da escrita: “a teoria de Piaget nos permite introduzir a escrita enquanto objeto de conhecimento, e o sujeito de aprendizagem enquanto sujeito de cognoscente”. Sobre o exposto e considerando as hipóteses da aprendizagem da escrita citados a seguir, relacione-os adequadamente às suas respectivas características.

1. Pré-silábica.
2. Silábica.
3. Silábico-alfabética.
4. Alfabética.
( ) Domina o valor das letras e sílabas.
( ) Não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada.
( ) Atribui o valor a cada sílaba, fazendo a identificação de algumas.
( ) Interpreta a letra à sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q894404 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

De acordo com a atual Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, no tocante aos eixos que configuram o componente curricular Língua Portuguesa, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se faz necessário sistematizar a alfabetização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q898015 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Segundo Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Os processos de alfabetização e letramento envolvem não apenas a aprendizagem do sistema de escrita e leitura, mas também a compreensão crítica do uso da linguagem em contextos sociais. Esses processos capacitam o indivíduo a ler e escrever de forma funcional, refletindo sobre seu papel na sociedade. Qual é a diferença fundamental entre alfabetização e letramento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q896745 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de 3º, 4º, 5º ano e EJA, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

No texto “Criar leitores para uma sociedade democrática”, José Morais (2013) discorre sobre as linhas gerais do processo de alfabetização. Para tanto, começa por definir o que é o alfabeto.


Assinale a alternativa correta com base no texto supracitado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q908949 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Sobre a construção e o desenvolvimento da leitura e escrita, observa-se a possibilidade de se empregar uma série de estratégias voltadas para esse fim. Um aspecto importante a ser observado é que a leitura e a escrita são atividades construtivas e criativas que possuem quatro características fundamentais: (a) objetiva; (b) seletiva; (c) antecipatória; e (d) baseada na compreensão. Leia as asserções seguintes e assinale a alternativa que ratifica a quarta característica elencada anteriormente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q898249 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A educação infantil é a base do ensino básico, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais. Sobre a importância da leitura e da escrita como práticas sociais nesse contexto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A educação infantil deve proporcionar experiências significativas, onde a criança interaja com diversos gêneros textuais, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.
(__)A leitura e escrita na educação infantil devem seguir uma abordagem restrita aos conteúdos formais, reservando as práticas lúdicas para etapas posteriores do ensino.
(__)O estímulo à leitura e escrita com sentido social na infância favorece a construção da identidade da criança, permitindo o protagonismo na aprendizagem.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q907295 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Desenvolvendo habilidades de comunicação escrita que serão essenciais ao longo da vida, o ensino de produção textual é parte fundamental da educação básica. Nesse sentido, a fim de desenvolver habilidades efetivas em seus alunos, o professor deve adotar uma abordagem de ensino que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q894019 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A teoria em que se estuda a organização do pensamento das crianças durante a aprendizagem da leitura e escrita, tornando-as como protagonistas desse processo é denominada psicogênese da língua escrita. Esse termo designa a análise de como a nossa mente se comporta rente aos fatos, atividades e experiências psicológicas, sendo de suma importância, pois ao identificar etapas de desenvolvimento da leitura nas crianças, os educadores são capazes de utilizarem ferramentas pedagógicas específicas para cada uma dessas fases, fazendo-os progredir de forma eficiente e personalizada. Há diversos níveis na Psicogênese da Língua Escrita, esses níveis têm como objetivo identificar o patamar de habilidades para a leitura e escrita demonstrado por essa criança. Leia o fragmento a seguir.


“A fase _______________ tem como foco principal fazer com que as crianças relacionem o som das sílabas com a formação e a escrita das palavras, elas conseguem compreender que para escrever se usarão de letras, podendo ocorrer delas escreverem o próprio nome, por exemplo, com traços e símbolos no lugar das letras, mas faz parte do processo. Já na fase _______________, a criança passa a assimilar que as sílabas possuem mais de uma letra; no entanto, pode ocorrer a escrita de uma só letra para representar a sílaba inteira, como, por exemplo, fazer uso da letra ‘K’, para descrever a sílaba ‘CA’ em uma palavra, por conter semelhança no som emitido. ”


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q894055 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Sobre alfabetização e letramento, analise as afirmativas a seguir.


I. Enquanto a alfabetização desenvolve a aprendizagem das letras e símbolos escritos, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever.

II. A memorização do alfabeto, o reconhecimento das letras, a ligação entre sílabas e a formação de palavras são competências desenvolvidas pelas crianças durante a sua alfabetização.

III. A alfabetização é o processo inicial de transmissão de leitura e escrita.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q900220 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

O ambiente alfabetizador desempenha um papel fundamental na superação de dificuldades de aprendizagem durante o processo de alfabetização. Considerando os fatores que favorecem esse processo, qual característica do ambiente escolar pode promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e ajudar os alunos a superarem dificuldades?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q894188 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A alfabetização e o letramento, como processos interdependentes e simultâneos, não consistem em prerrequisito de um para o outro. No entanto, uma criança, para ser alfabetizada, precisa envolver-se em situações de letramento.

(Oliveira, 2021, p. 157.)

Considerando a teoria da psicogênese da língua escrita e o letramento, analise as afirmativas a seguir.

I. A alfabetização é a apropriação da escrita, utilizando habilidades motoras e procedimentos para a sua utilização na prática de leitura e escrita.
II. A alfabetização e o letramento, como processos interdependentes e simultâneos, não consistem em prerrequisito de um para o outro.
III. Acredita-se que a criança traz consigo conhecimentos prévios e não é somente no ambiente escolar que ela aprende, pois, antes mesmo de reproduzir a grafia correta de uma palavra, a criança desenha, faz traços, formas, linhas.
IV. Consciência fonológica no processo de apropriação da escrita consiste nas crianças entenderem que a escrita presente em um livro lido em voz alta para ela representa aquilo que ela ouve.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q905481 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Entendendo a alfabetização como um processo que possui uma interdependência com o letramento, assinale a definição correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q906803 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Para compreender a complexidade que caracteriza a concepção dos diferentes gêneros discursivos, é preciso saber discernir alguns conceitos. Assim, complete o enunciado abaixo com o termo corresponde:

_________________ corresponde à esfera de atividade humana e indica as instâncias discursivas, por exemplo o discurso religioso, o discurso político etc.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q897789 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor II T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Compreende-se CORRETAMENTE sobre o conceito de analfabeto funcional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q901650 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Ensino Fundamental 1° Ao 5° Ano, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Informado de que, para Magda Soares (Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 49), letramento é palavra recém-chegada ao vocabulário da educação e das ciências linguísticas, precisamos de uma definição bem precisa, capaz de distingui-la da alfabetização, com a qual tem uma relação de proximidade, mas não de identidade. Diante desse fato, analise as opções abaixo e sinalize a alternativa que melhor define o conceito aqui enfocado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q892465 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Monitor Escolar, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Qual é a diferença entre um texto de prazer e um texto de fruição, de acordo com Roland Barthes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q984668 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A leitura é uma atividade bastante complexa, pois envolve um conjunto de habilidades que o leitor precisa acionar simultaneamente enquanto lê. Nesse sentido, sobre a fluência em leitura, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.