Questões de Concursos Alfabetização e Letramento

Resolva questões de Alfabetização e Letramento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q989936 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente qual é uma crítica comum às abordagens tradicionais de alfabetização, àluzdas tendências atuais sobre alfabetização e habilidades preditoras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q902968 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia a situação hipotética a seguir.

As professoras Carla e Ana, estão desenvolvendo um plano de atividades para estimular a leitura entre as crianças da educação infantil. Carla planeja atividades de leitura compartilhada, lê livros em voz alta, usando entonação expressiva e incentivando as crianças a interagirem com a história, apontando figuras e fazendo previsões sobre o enredo. Ela organiza atividades lúdicas que envolvem rimas, poesias e canções, encorajando as crianças a cantarem e criarem suas próprias rimas e Ana planeja um cantinho de leitura na sala de aula que imita um cenário de um livro popular, equipado com almofadas, miniaturas e materiais relacionados ao tema do livro. Ali, as crianças, sem a mediação da professora, têm a oportunidade de escolher e compartilhar suas histórias favoritas.

Com base nas práticas planejadas por Carla e Ana, assinale a afirmação CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q902969 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia o seguinte fragmento.

[...] se queremos que nossas crianças leiam e escrevam bem e se tornem, de fato, leitoras e produtoras de texto, [...] é necessário que trabalhemos profundamente o desejo e o exercício da expressão por meio de diferentes linguagens.
Mello (2007).

Considerando os argumentos do fragmento de texto, é CORRETO afirmar que, as múltiplas linguagens na educação infantil

I. são um complemento opcional para o ensino de leitura e escrita e não têm impacto direto no desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura das crianças.

II. devem ser evitadas no contexto da alfabetização, pois a linguagem musical e a dança desviam o foco das crianças para o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais.

III. como a música, a dança e o teatro, contribuem significativamente para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, enriquecendo a capacidade de expressão e compreensão do mundo ao seu redor.

IV. ajudam no desenvolvimento das crianças, na capacidade de produzir textos, contribuindo para uma compreensão mais profunda e significativa da linguagem escrita.

V. proporcionam o desenvolvimento da identidade da criança, sua capacidade de se relacionar com os outros, através da expressão de suas emoções e pensamentos de forma integrada.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q903265 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Na obra de Magda Soares “Alfabetização: a questão dos métodos” (2018), a autora aborda os processos e fases da alfabetização das crianças de acordo com estudos desenvolvidos sobre o tema. Nesse livro, observa-se a contribuição de Emília Ferreiro (1937-2023), grande estudiosa do desenvolvimento da leitura e escrita, que revolucionou as práticas pedagógicas neste campo. De acordo com Emília Ferreiro, são níveis de desenvolvimento da escrita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q909938 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Nível I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Emília Beatriz Maria Ferreiro Schavi é uma pesquisadora, escritora e psicóloga que, sob as lentes da psicolinguística, compreende os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e a escrever. Emília Ferreiro é, indiscutivelmente, um nome extremamente importante para a educação mundial, ela afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo. De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita de sua autoria, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada, são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q903812 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A pesquisadora Magda Soares, uma das referências no campo educacional que estuda os aspectos relacionados à alfabetização, destaca que o processo de letramento se refere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q901523 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Em se tratando de métodos de alfabetização, pesquisas mostram que o método fônico é mais eficiente para ensinar-se a ler e a escrever em sistemas alfabéticos. O método fônico consiste em conhecer a consciência fonêmica. Marque a alternativa que define a consciência fonêmica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q898966 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No processo de aprendizagem da leitura, uma das etapas essenciais é a decodificação, ou seja, a conversão das letras em sons, transformando a imagem visual em uma unidade auditiva compreensível. Este processo é crucial, pois permite que a criança, ao automatizar a decodificação, consiga focar-se mais na compreensão do significado do texto. À medida que a leitura se torna mais fluente e rápida, a criança pode direcionar maior atenção ao conteúdo e à interpretação das informações.

Posto isso, a leitura contempla dois aspectos fundamentais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q987585 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando a complexidade dos programas de alfabetização, assinale a alternativa que indica a afirmativa correta sobre a abordagem fônica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q994541 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia o fragmento de texto abaixo.
As cartilhas que, por muito tempo, sobretudo nas décadas de 70 e 80, fizeram parte do processo de alfabetização, eram livros com leituras restritas que partiam de palavras-chave, principalmente substantivos. O que se tem de certo é que o conceito de pessoa alfabetizada hoje se diferencia muito de anos atrás e preenche vários requisitos que até algum tempo passava despercebido.
(Fonte:https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/alfabetizacao-)

Considerando o fragmento de texto acima, hoje não basta o aluno saber apenas codificar e decodificar sinais. É necessário que o aluno:

I. compreenda apenas que as letras formam palavras e a reunião de palavras compõem as frases.

II. escreva de forma mecânica, garantindo uma interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade.

III. decodifique os sons e entenda os significados do uso da leitura e da escrita em diferentes contextos.

IV. interaja com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências atuais da sociedade.

V. desenvolva habilidades, comportamentos e práticas de uso do sistema convencional da escrita na produção e compreensão de textos inseridos nas práticas sociais.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q907297 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

A construção e o desenvolvimento da leitura e da escrita na alfabetização são processos fundamentais no desenvolvimento educacional das crianças, surgindo a partir do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q899364 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Anos Inciais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a perspectiva de Miriam Lemle sobre o que são as capacidades necessárias para a alfabetização, analisar os itens.

I. Discriminação das formas das letras. II. Discriminação morfológica das palavras. III. Discriminação dos sons da fala. IV. Organização da página escrita.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q906789 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Complete o excerto a seguir, extraído dos Parâmetros curriculares: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental.

“Uma vez que as práticas de linguagem são uma totalidade e que o sujeito expande sua capacidade de uso da linguagem e de reflexão sobre ela em situações significativas de interlocução, as propostas didáticas de ensino de Lingua Portuguesa devem organizar-se tomando o texto (oral ou escrito) como unidade básica de trabalho [...]. Propõe-se que as atividades planejadas sejam organizadas de maneira a tornar possível a/o __________ dos discursos para que o aluno possa identificar pontos de vista, valores e eventuais preconceitos neles veiculados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q908936 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Prefeitura de Catuípe RS, OBJETIVA, 2024

Sobre a linguagem pictórica das crianças, assinalar a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q900237 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

É inegável que todo professor alfabetizador precisa conhecer o trabalho de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky que mudaram a forma como a escola desenvolvia o processo de aquisição da leitura e da escrita no país, bem como a função social da alfabetização. Sobre as reflexões acerca da alfabetização das autoras, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q901554 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Com base nos estudos sobre a alfabetização na Educação Infantil e seu impacto no desenvolvimento da criança, julgue as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) A alfabetização na Educação Infantil atrapalha o desempenho escolar e social do aluno no futuro.
(__) A antecipação do processo de alfabetização respeitando as etapas do desenvolvimento cognitivo é prejudicial para a criança.
(__) A interação lúdica com a linguagem escrita na pré-escola é mais importante do que ensinar formalmente as letras do alfabeto.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q989878 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Na escolha de métodos de alfabetização, um enfoque que se destaca por incentivar a aprendizagem significativa e a compreensão profunda do sistema alfabético é o Método Fônico. Assinale a alternativa que melhor caracteriza uma prática essencial desse método:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q890069 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, PEB, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Muitas vezes, à própria menção da palavra método, temos um comportamento intolerante, porque pensamos que essa palavra se refere a apenas um caminho para alfabetizar ou a uma fórmula inflexível. E pode ser por essa razão que tendemos a associar erroneamente a discussão de métodos a uma visão “conservadora” dos problemas. Assim, ao retomar essa discussão, corremos o risco de parecer estar na contramão das questões atuais.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/ UFMG, 2005. p. 15.


Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Lembrar-se de cartilhas ou pré-livros e outros materiais que circulavam em sala de aula, traz à tona um conjunto de informações sobre as didáticas utilizadas. É possível que quem foi alfabetizado há mais tempo guarde lembranças nítidas do período de alfabetização,

PORQUE

II. Naquela época havia uma definição sobre o momento certo do aprendizado, porque os métodos de alfabetização eram mais explícitos, porque a cartilha ou pré-livro eram os primeiros materiais impressos a que tiveram acesso.


Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q992991 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que indica qual é a principal crítica ao método fônico tradicional nas práticas pedagógicas em alfabetização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q896747 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de 3º, 4º, 5º ano e EJA, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O fragmento abaixo compõe o texto “Letramento e Alfabetização: as muitas facetas”, de Magda Soares (2004).

Para essa autora, alfabetização e letramento:

Não são processos ........................., mas .............................. e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas ................................ de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema–grafema, isto é, em dependência da alfabetização.


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.