Início

Questões de Concursos Algebra das Proposições

Resolva questões de Algebra das Proposições comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q340738 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Advogado, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

A) Se Jorge estuda muito, então ele faz boa prova.

B) Se Jorge não faz boa prova, o professor é ruim.

C) Se Jorge faz boa prova, sua mãe está feliz.

D) Se sua mãe está feliz, Jorge está tranquilo.

Considerando as proposições acima apresentadas, julgue os itens que se seguem.

Se a mãe de Jorge não está feliz, então o professor é ruim.
  1. ✂️
  2. ✂️

222Q339547 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Agente Administrativo, Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal DF, Instituto Quadrix, 2018

A: Se a umidade do ar está baixa, então a noite é fria.

B: Ou a noite é fria, ou o ar?condicionado está ligado.

C: Se o ar?condicionado está ligado, então a conta de luz aumenta.

Com base nas sentenças acima, julgue os itens a seguir.

Se a umidade do ar está baixa, então a conta de luz não aumenta.
  1. ✂️
  2. ✂️

223Q339442 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Analista, Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal DF, Instituto Quadrix, 2018

P: Lucas foi aprovado em seu exame de cálculo.

Q: Lucas estuda muitas horas sobre cálculo.

R: Se alguém estuda muitas horas sobre cálculo, então é aprovado em seu exame de cálculo.

Considerando as sentenças apresentadas acima, julgue os itens que se seguem.

A sentença R significa que estudar muitas horas sobre cálculo é condição necessária para ser aprovado em seu exame de cálculo.
  1. ✂️
  2. ✂️

225Q341242 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Soldado Combatente, Polícia Militar PM RR

Uma sentença aberta pode ser transformada numa proposição se for atribuído valor a uma variável. Dada a sentença aberta p(y): y2 > 10, assinale o valor a ser atribuído para tornar a proposição p(y) verdadeira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q339577 | Raciocínio Lógico, Álgebra das Proposições, Auxiliar de Laboratório, IGP SC, IESES

Todos os administradores que trabalham em Biguaçu formaram-se na Faculdade ABC. Sabe-se que alguns funcionários da Prefeitura de Biguaçu são administradores, logo, é possível concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q342602 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico de Projetos Civis I, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Analise os seguintes argumentos:

I. Se estudasse todo o conteúdo, então seria aprovado em Estatística. Fui reprovado em Estatística. Concluímos que não estudei todo o conteúdo.

II. Todo estudante gosta de Geometria. Nenhum atleta é estudante. Concluímos que ninguém que goste de Geometria é atleta.

III. Toda estrela possui luz própria. Nenhum planeta do sistema solar possui luz própria. Concluímos que nenhuma estrela é um planeta.

Considerando os argumentos I, II e III, é CORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q341111 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Analista Judiciário I, Tribunal de Justiça nbsp AM, FGV

Certo casal teve um único filho. Quando o filho fez 6 anos o pai disse para sua esposa: “Hoje, a minha idade é 5 vezes a idade do meu filho”. Anos depois, no dia do aniversário do filho, o pai disse para sua esposa: “Hoje, a minha idade é o dobro da idade do meu filho”. O número de anos decorridos da primeira declaração para a segunda foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q341180 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Analista em Tecnologia da Informação, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Considere a sentença: “Se Emília é capixaba, então ela gosta de moqueca”. Um cenário no qual a sentença dada é falsa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q341197 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Administrativo, DPE RR, FCC

Considere verdadeiras as afirmações:

? Se José acordar cedo, então Maria poderá dormir mais.

? Se Denise for à feira, então Marcos ficará cuidando do filho.

? Marcos não ficou cuidando do filho e João acordou cedo.

A partir dessas afirmações, é possível concluir corretamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q340991 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Analista de Sistemas, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018

Analise as afirmativas a seguir

I. Um ângulo agudo e um ângulo obtuso de um paralelogramo sempre são complementares.

II. Toda propriedade do losango vale para o quadrado.

III. Toda propriedade do losango vale para o paralelogramo.

IV. O quadrado tem as propriedades do paralelogramo, do retângulo e do losango.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q342542 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Auxiliar de Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Considere verdadeiras as afirmações:

? Daniel não bebe cerveja.

? Se André prefere doces, então Bernardo bebe água.

? Se Caio gosta de feijoada, então Daniel bebe cerveja.

? Bernardo bebe água ou Caio gosta de feijoada.

A partir dessas afirmações é possível concluir, corretamente, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q341504 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Fiscal Biomédico, Conselho Regional de Biomedicina da 6a Região PR, Instituto Quadrix, 2018

1) Quem rasga dinheiro é louco.

2) Todos os loucos devem receber tratamento psicológico.

3) Todos os psicólogos tratam loucos.

4) Alguns psicólogos são loucos.

Com base nas premissas apresentadas acima, julgue os itens que se seguem.

Quem rasga dinheiro deve receber tratamento psicológico.
  1. ✂️
  2. ✂️

234Q340150 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Motorista, Conselho Regional de Educação Física da 13a Região BA, Instituto Quadrix, 2018

Para escolher uma equipe com 2 gerentes, 4 técnicos e 3 auxiliares, existem 5 candidatos para gerente, um deles se chama Júlio, 7 candidatos para técnico e 4 candidatos para auxiliar.

Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O número de equipes diferentes que podem ser escolhidas é maior que 2.000.
  1. ✂️
  2. ✂️

235Q340047 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Revisor de Texto, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 114 a 117, relativos a dedução e indução. A conclusão de um argumento indutivo é meramente provável, de modo que premissas verdadeiras não implicam necessariamente uma conclusão verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️

236Q340126 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições

O apresentador de um programa de auditório mostra no palco três portas, numeradas com 1, 2 e 3, e diz que atrás de cada uma delas há um prêmio: uma bicicleta, uma geladeira e um computador, não necessariamente nessa ordem. O apresentador sorteará uma pessoa do auditório, que deve escolher uma das portas e levar o seu prêmio. Entretanto, se com as informações recebidas do apresentador a pessoa puder deduzir que objeto há atrás de cada porta, ela ganhará todos os prêmios.

As informações do apresentador são:

- A geladeira não está na porta 1.

- A bicicleta e a geladeira não estão em portas com números consecutivos.

Então, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q343091 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico Tributário da Receita Estadual, Secretaria da Fazenda do Estado RS, CESPE CEBRASPE, 2018

A negação da proposição “O IPTU, eu pago parcelado; o IPVA, eu pago em parcela única” pode ser escrita como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q339951 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Médico, Fundação Pró Sangue Hemocentro de São Paulo SP, Instituto Quadrix, 2018

Na coordenação de uma equipe hospitalar, o chefe ordena que, em qualquer horário, sempre haja pelo menos dois profissionais no guichê externo, um profissional só saia para comer se o horário não for de pico e, em horários de pico, haja distribuição de senhas.

Depois de alguns dias, o chefe concluiu que a equipe não estava cumprindo todas as suas ordens.

Considerando esse caso hipotético, julgue os itens subsequentes.

Se havia quatro profissionais no guichê externo e apenas um deles saiu para comer, então as ordens foram cumpridas.
  1. ✂️
  2. ✂️

239Q341520 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Contador, Secretaria de Estado de Finanças RO, FGV, 2018

Considere a sentença

“Se Arquimedes é torcedor do Ji-Paraná, então Sócrates é torcedor do Rondoniense”.

A negação lógica dessa sentença é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q339408 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições

Considere verdadeiras as afirmações I, II, III e falsa a afirmação IV.

I. Se como, então não sinto fome.

II. Não sinto fome ou choro.

III. Se choro, então não sorrio.

IV. Não sinto fome ou grito.

A partir dessas afirmações, é verdade que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.