Início

Questões de Concursos Algebra das Proposições

Resolva questões de Algebra das Proposições comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q342371 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Ana tem um par de sandálias, um par de botas e um par de tênis. Um dos pares é azul, o outro é marrom e o outro é verde, não necessariamente nessa ordem. Apenas uma das declarações abaixo é verdadeira.

1. O par de sandálias é azul.

2. O par de botas não é azul.

3. O par de tênis não é verde.

Nessas condições, é correto afirmar que o par de sandálias, o par de botas e o par de tênis são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q340726 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Analista Judiciário, TRT 12a, FGV

Considere como verdadeiras as afirmativas: ?

 Se Jorge é francês, então Denise é espanhola. ?

Denise não é espanhola ou Beatriz é brasileira.

Sabe-se que Beatriz não é brasileira. Logo, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q341012 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Administrador, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Pedro, um jovem empregado de uma empresa, ao receber a proposta de novo emprego, fez diversas reflexões que estão traduzidas nas proposições abaixo.

• P1: Se eu aceitar o novo emprego, ganharei menos, mas ficarei menos tempo no trânsito.

• P2: Se eu ganhar menos, consumirei menos.

• P3: Se eu consumir menos, não serei feliz.

• P4: Se eu ficar menos tempo no trânsito, ficarei menos estressado.

• P5: Se eu ficar menos estressado, serei feliz.

A partir dessas proposições, julgue os itens a seguir.

A proposição “Se eu aceitar o novo emprego, então serei feliz e não serei feliz” é logicamente falsa, isto é, ela será sempre falsa, independentemente dos valores lógicos das proposições “Eu aceito o novo emprego” e “Eu serei feliz”.
  1. ✂️
  2. ✂️

584Q339054 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Administrador, Conselho Regional de Medicina DF, Instituto Quadrix, 2018

No que se refere a estruturas lógicas e à lógica de argumentação, julgue os itens seguintes.

Considerem-se as seguintes proposições.

A: Todo empregado do CRM-DF é celetista.

B: Todo empregado celetista foi aprovado em concurso público.

C: Todo empregado do CRM-DF foi aprovado em concurso público.

Nesse caso, se A e B forem as premissas de um argumento e C for a conclusão, então esse argumento é um argumento válido.

  1. ✂️
  2. ✂️

585Q342483 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca da seguinte proposição:

P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.

Escolhendo aleatoriamente uma linha da tabela verdade da proposição P, a probabilidade de que todos os valores dessa linha sejam F é superior a 1/3.
  1. ✂️
  2. ✂️

586Q342383 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Considerando a proposição P: “Se estiver sob pressão dos corruptores ou diante de uma oportunidade com baixo risco de ser punido, aquele funcionário público será leniente com a fraude ou dela participará”, julgue os itens seguintes relativos à lógica sentencial. A proposição P é equivalente a “Se aquele funcionário público foi leniente com a fraude ou dela participou, então esteve sob pressão dos corruptores ou diante de uma oportunidade com baixo risco de ser punido”.
  1. ✂️
  2. ✂️

587Q341139 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente de Alunos, CEFET RJ, CESGRANRIO

Se chovesse e ventasse, então teria feito frio e, se tivesse feito frio, eu não teria viajado. Ora, como viajei, então
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q342113 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESES

Uma empresa aplica uma prova em todos seus funcionários e adota a seguinte política em relação ao resultado: “Se um funcionário obter 18 (ou mais pontos) no exame então ele receberá um aumento salarial”. Logo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

589Q339340 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca da seguinte proposição:

P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.

A proposição P é logicamente equivalente à proposição: “Se não for para reposição de vacância em área essencial, então o candidato aprovado não será nomeado”.
  1. ✂️
  2. ✂️

590Q342415 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Farmacêutico, Prefeitura de Manaus AM, CETRO

Quem não pergunta fica com dúvidas. Nenhum adolescente pergunta. Logo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q340635 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Analista Técnico II, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, CESPE CEBRASPE

Proposições simples são simbolizadas por letras maiúsculas, e as proposições compostas são construídas com o uso de conectivos. Uma proposição composta, da forma AvB, é lida como "A e B" e é avaliada como V quando A e B são ambas V, e, nos demais casos, é F, uma proposição composta, da forma A÷B, é lida como "se A, então B" e é avaliada como F quando A é V e B é F, e, nos demais casos, é V. Uma proposição composta, da forma ¬A, é a negação de A e é V quando A é F, e é F quando A é V. Parênteses podem ser usados para agrupar as proposições e evitar ambigüidades. A partir dessas definições, julgue os itens a seguir. Se as proposições "Se um artesão recebe o prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato, então ele fica feliz" e "Se um artesão recebe o prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato, então ele produz mais" forem avaliadas como V, a proposição "Se um artesão fica feliz, então ele produz mais" também será avaliada como V.
  1. ✂️
  2. ✂️

592Q342948 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Administrador de Banco de Dados, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS, 2018

No setor de Tecnologia da Informação de um banco, estão trabalhando quatro técnicas, Ana, Bia, Eva e Lia, cada uma atuando em uma das seguintes áreas: Desenvolvimento de Sistemas, Administração de Bancos de Dados, Teste de Software e Gestão de TI, não necessariamente nessa ordem. Considerando que:

I - Ana e a técnica que trabalha em Desenvolvimento de Sistemas nasceram na mesma cidade que Lia;

II - a técnica que trabalha em Teste de Software é amiga de Eva e da técnica que trabalha em Gestão de TI;

III - Ana trabalha em Administração de Bancos de Dados;

IV - Bia é mais jovem do que a técnica que trabalha em Gestão de TI;

V - a técnica que trabalha em Administração de Bancos de Dados é irmã de Lia;

é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q341220 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Médico, Fundação Pró Sangue Hemocentro de São Paulo SP, Instituto Quadrix, 2018

Em uma sala de espera, se um paciente tem prioridade, ele recebe uma pulseira amarela, se um paciente tem dores fortes, ele recebe uma pulseira vermelha, se um paciente não está chorando, então ele não tem dores fortes e, se um paciente recebe pulseiras vermelha e amarela, ele é atendido imediatamente.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens seguintes.

Todos os pacientes que têm dores fortes recebem uma pulseira vermelha e estão chorando.
  1. ✂️
  2. ✂️

594Q342319 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico de Tecnologia da Informação, UFSB BA

Quatro alunos vão a um congresso de artes em uma grande universidade. Na hora do almoço, vão ao restaurante universitário e um deles resolve entrar sem pagar. Aparece um técnico-administrativo do restaurante que quer saber qual deles entrou sem pagar.

? Foi o José, diz o João.

? Foi o Antônio, diz o José.

? Não fui eu, diz o Francisco.

? O João não falou a verdade, diz o Antônio. Sabe-se que só um dentre eles mentiu.

Pode-se afirmar que o aluno que entrou sem pagar foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

595Q339837 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca dos conceitos básicos de informática, de processamento de dados, sistemas de numeração e aritmética de complemento de dois.

Considerando que A e B sejam duas proposições, então, se ambas forem falsas, a assertiva A implica B também será falsa.

  1. ✂️
  2. ✂️

596Q341646 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições

A posse para os aprovados em um concurso ocorreu 130 dias após a última prova que foi realizada em um último domingo do mês de maio. Assim, a posse ocorreu em uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q340684 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Saneamento, CAGECE CE, FUNCAB

Considerando que as seguintes afirmações são verdadeiras: “Algum técnico é engenheiro”. “Todo técnico é especialista”. Assim sendo, a afirmação verdadeira é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q340029 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Bombeiro, Bombeiro Militar RN, CONSULTEC

Considerem-se verdadeiras as seguintes afirmações:

    · Existem índios da comunidade pataxó que vivem hoje no extremo sul do Estado da Bahia e sobrevivem da produção do artesanato de madeira.

    · Toda a produção do artesanato de madeira é ilegal, por utilizar mata nativa ameaçada de extinção, e será substituída pelo artesanato de sementes.

Pode-se concluir que a afirmação que é sempre verdadeira é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q342251 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Fiscal, Conselho Regional de Medicina Veterinária AC, Instituto Quadrix, 2018

A: Se Marcelo compra um sorvete, ele está acompanhado.

B: Se Vânia acompanha Marcelo, ela toma um café.

C: Se alguém toma um café, paga o consumo de todos.

Com base nas proposições acima, julgue os próximos itens.

Se Marcelo toma um sorvete, ele não paga.
  1. ✂️
  2. ✂️

600Q341514 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, VUNESP

Os conectivos ou operadores lógicos são palavras (da linguagem comum) ou símbolos (da linguagem formal) utilizados para conectar proposições de acordo com regras formais preestabelecidas. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de conjunção, negação e implicação, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.