Início

Questões de Concursos Análise Combinatória em Raciocínio Lógico

Resolva questões de Análise Combinatória em Raciocínio Lógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1026418 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Técnico em Informática, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

Durante um rodízio de pizza, são servidos 5 sabores de pizzas salgadas e 2 sabores de pizzas doces. João vai ao rodízio e quer comer pizza salgada nas 4 primeiras fatias e 1 fatia de pizza doce para finalizar. Sendo assim, considerando-se que ele não quer repetir nenhum sabor, de quantos modos distintos ele pode escolher a sequência de sabores que irá comer?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q1026440 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Artes, Prefeitura de Turuçu RS, OBJETIVA, 2024

Ricardo foi em uma loja de roupas e comprou 3 camisas, 4 calças, 6 pares de meias e 2 pares de sapatos novos. Sendo assim, considerando que ele usará 1 camisa, 1 calça, 1 par de meias e 1 par de sapatos, de quantas maneiras diferentes ele pode se vestir?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q1026954 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Matemática, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Em quantos anagramas da palavra AMOR nenhuma letra ocupa sua posição de origem? Ou seja, o A não pode ocupar a primeira posição, o M não pode ocupar a segunda posição e assim sucessivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q1027237 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Auditor, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2024

João tem uma grande folha de cartolina, cuja espessura é de um milímetro. Ele começa com apenas essa folha. No primeiro passo, ele corta a folha exatamente ao meio e coloca uma das metades em cima da outra (formando uma pilha com os 2 pedaços de cartolina). No segundo passo, ele corta ao meio cada pedaço obtido no passo anterior e os empilha (formando uma pilha com 4 pedaços de cartolina). E assim sucessivamente. Após qual passo João terá pela primeira vez uma pilha de papel de altura maior do que 1 metro (ou seja, 1000 milímetros)? Observação: desconsidere o espaço entre uma folha de papel e outra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q1026986 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Entre os 12 professores de história de um colégio, 4serão escolhidos para corrigir a olimpíada de história.
Sabendo que existem dois, e somente dois, professores que não podem ser escolhidos juntos, quantos grupos podem ser formados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q1028530 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Técnico do Ministério Público Área Administrativa, MPE RJ, FGV, 2025

Em um pote há cinco balas sendo duas de menta e três de morango, todas de mesmo aspecto e tamanho. Joãozinho retira, ao acaso, duas balas desse pote.

A probabilidade de que Joãozinho tenha retirado duas balas do mesmo sabor é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q1025055 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Especialidade Engenharia Agrônoma, MPE GO, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.
Oito times de futebol disputam um torneio em que cada time joga exatamente uma vez com cada um dos outros times. Cada vitória vale 3 pontos, uma derrota vale 0 ponto e, em caso de empate, cada time ganha 1 ponto. Vence o torneio o time com maior pontuação ou, como critérios de desempate, 1.º – maior número de vitórias; 2.º – maior saldo de gols; 3.º – maior número de gols pró; 4.º – sorteio.

Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

Se exatamente seis times tiverem empatado todos os seus jogos, então, o torneio teve de ser decidido por sorteio.

  1. ✂️
  2. ✂️

271Q1028669 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, CRMV TO, Quadrix, 2025

Bárbara deseja pintar um mapa do Brasil, utilizando cores distintas para cada uma das cinco regiões (Norte, Nordeste, Centro‑Oeste, Sudeste e Sul). Para isso, ela tem à disposição 6 lápis de cor diferentes.
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a quantidade de maneiras como Bárbara pode colorir o mapa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q1026121 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Engenheiro Civil, Prefeitura de Mirante da Serra RO, MS CONCURSOS, 2024

Um colecionador de cristais vai enfileirar, numa prateleira, 10 cristais de cores diferentes, sendo: 4 azuis, 3 verdes, 2 vermelhos e 1 incolor. De quantas formas ele pode enfileirar esses cristais para que os de cores iguais sempre fiquem juntos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q1026126 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Matemática, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Realizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), a Copa do Mundo de Futebol Masculino (CMFM), cuja primeira edição ocorreu em 1930, vem sendo reeditada a cada 4 anos, desde então. Porém, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, não aconteceram torneios nos anos de 1942 e 1946. Assim, a 4.ª edição da CMFM ocorreu somente em 1950, com a seleção do Uruguai conquistando o bicampeonato.


Com base nessas informações, julgue o item que se segue.


A diferença entre as quantidades de anagramas distintos da palavra URUGUAI e da sigla FIFA é igual a 828.

  1. ✂️
  2. ✂️

275Q1026417 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Medico Radiologista, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

Certa senha é formada por 5 algarismos de 0 a 9, de modo que a única condição é que não se pode ter algarismos repetidos. Sendo assim, ao todo, quantas senhas distintas podem ser criadas de acordo com essa condição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q1028029 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Uma costureira tem 6 botões de cores diferentes. Ela deseja pregar todos eles em uma fileira, lado a lado. De quantas maneiras diferentes ela pode pregar esses botões, considerando-se a alternância das cores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q1026244 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Administrador, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Um lojista pretende expor 10 camisetas diferentes na vitrine, uma ao lado da outra, sendo 4 azuis, 3 vermelhas e 3 brancas.
De quantas maneiras é possível expor as camisas, de modo que camisetas de mesma cor fiquem juntas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q1033938 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Cursos técnicos de Eletrotécnica e Mecatrônica Nível Médio, Prefeitura de Itatiaiuçu MG, FCM, 2024

Roberto e Marina são os primeiros a entrar em uma sessão de cinema e decidem sentar-se em uma fileira contendo cinco cadeiras, alinhadas e consecutivas.
Assim, o número de maneiras diferentes que eles podem ocupar dois dos lugares nessa fileira, de modo que fiquem um ao lado do outro, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q1087194 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Análise de Sistemas, TJ RJ, FCC

A câmara municipal de uma cidade é composta por 21 vereadores, sendo 10 do partido A, 6 do partido B e 5 do partido C. A cada semestre, são sorteados n vereadores, que têm os gastos de seus gabinetes auditados por uma comissão independente. Para que se garanta que, em todo semestre, pelo menos um vereador de cada partido seja necessariamente sorteado, o valor de n deve ser, no mínimo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.