Questões de Concursos: Análise combinatória ou princípio da contagem

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Análise combinatória ou princípio da contagem. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q170810 | Matemática, Análise combinatória ou princípio da contagem, Cargos de Nível Superior, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que, em uma empresa, haja 5 candidatos, de nomes
distintos, a 3 vagas de um mesmo cargo, julgue os próximos itens.

Considere todas as listas possíveis formadas por 3 nomes distintos dos candidatos. Nessa situação, se Alberto, Bento e Carlos forem candidatos, 3 dessas listas conterão apenas um desses nomes.

82 Q205009 | Matemática, Análise combinatória ou princípio da contagem, Escrivão da Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A Polícia Federal brasileira identificou pelo menos
17 cidades de fronteira como locais de entrada ilegal de armas;
6 dessas cidades estão na fronteira do Mato Grosso do Sul (MS)
com o Paraguai.

Considerando as informações do texto acima, julgue o próximo
item.

Se uma organização criminosa escolher 6 das 17 cidades citadas no texto, com exceção daquelas da fronteira do MS com o Paraguai, para a entrada ilegal de armas no Brasil, então essa organização terá mais de 500 maneiras diferentes de fazer essa escolha.

83 Q116139 | Matemática, Análise combinatória ou princípio da contagem, Analista de Relações Públicas, Senado Federal, FGV

Oito dúzias de laranjas serão colocadas em cinco caixas e, em cada caixa, cabem, no máximo, 25 laranjas. Então, é correto afirmar que:

84 Q169563 | Matemática, Análise combinatória ou princípio da contagem, Bombeiro, CBM DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para atender uma grave ocorrência, o comando do corpo
de bombeiros acionou 15 homens: 3 bombeiros militares condutores
de viatura e 12 praças combatentes, que se deslocaram em três
viaturas: um caminhão e duas caminhonetes. Cada veículo
transporta até 5 pessoas, todas sentadas, incluindo o motorista, e
somente os condutores de viatura podem dirigir uma viatura.

Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes.

Escolhidos o condutor da viatura e os 4 praças que seguirão em determinada viatura, a quantidade de maneiras distintas de eles ocuparem os assentos dessa viatura será inferior a 25.

85 Q200353 | Matemática, Análise combinatória ou princípio da contagem, Analista, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A análise de requerimentos de certificação de entidades educacionais, no âmbito do Ministério da Educação, será realizada por uma equipe formada por, no mínimo, um analista contábil, um analista educacional e um analista processual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

A partir de cinco analistas contábeis, sete analistas educacionais e seis analistas processuais, é possível formar mais de 300 equipes distintas com exatamente um analista de cada especialidade em cada equipe.

86 Q239321 | Matemática, Análise combinatória ou princípio da contagem, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a contagem.

Considere que dos quatro soldados melhores classificados nesse concurso, três serão escolhidos para capitanear as três equipes nos treinamentos de tiro e defesa pessoal; cada soldado escolhido será o capitão de uma única equipe. Nessa situação, a quantidade de possibilidades de se escolher esses três soldados é superior a 20.

87 Q102958 | Matemática, Análise combinatória ou princípio da contagem, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

Os pintores Antônio e Batista farão uma exposição de seus quadros. Antônio vai expor 3 quadros distintos e Batista 2 quadros distintos. Os quadros serão expostos em uma mesma parede e em linha reta, sendo que os quadros de um mesmo pintor devem ficar juntos. Então, o número de possibilidades distintas de montar essa exposição é igual a:

88 Q242336 | Matemática, Análise combinatória ou princípio da contagem, Técnico Administrativo, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens 21 e 22, considerando que planos previdenciários
possam ser contratados de forma individual ou coletiva e possam
oferecer, juntos ou separadamente, os cinco seguintes tipos básicos
de benefícios: renda por aposentadoria, renda por invalidez, pensão
por morte, pecúlio por morte e pecúlio por invalidez.

Suponha que os funcionários de uma empresa se organizem em 10 grupos para contratar um plano previdenciário com apenas um benefício em cada contrato, de modo que a renda por invalidez seja contratada por 3 grupos, a pensão por morte, o pecúlio por morte e o pecúlio por invalidez sejam contratados por 2 grupos cada, e a renda por aposentadoria seja contratada por 1 grupo. Nessas condições, a quantidade de maneiras em que esses 10 grupos poderão ser divididos para a contratação dos 5 benefícios básicos será inferior a 7 × 104 .

89 Q205021 | Matemática, Análise combinatória ou princípio da contagem, Escrivão da Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que, em um torneio de basquete, as 11 equipes
inscritas serão divididas nos grupos A e B, e que, para formar o
grupo A, serão sorteadas 5 equipes, julgue os itens que se
seguem.

A quantidade de maneiras distintas de se escolher as 5 equipes que formarão o grupo A será inferior a 400.

90 Q116948 | Matemática, Análise combinatória ou princípio da contagem, Analista de Sistemas, CAPES, CESGRANRIO


No rio Heródoto, há duas ilhas: Alfa e Beta. A ilha Alfa é ligada à margem direita pela ponte 1 e à margem esquerda pela ponte 2. A ilha Beta é ligada à margem direita pelas pontes 3 e 4, mas não é ligada à margem esquerda. Há ainda as ponte 5 e 6, que ligam uma ilha à outra.

Percursos diferentes passando pelas pontes são caracterizados por seqüências diferentes formadas com números do conjunto {1, 2, 3, 4, 5, 6}. Por exemplo, (1,2) é um percurso que começa na margem direta, passa pela ponte 1, atravessa a ilha Alfa e, passando pela ponte 2, termina na margem esquerda. Note ainda que (1,5,3), (1,5,4) e (3,5,1) são diferentes percursos que saem da margem direita e chegam a essa mesma margem, passando pelas duas ilhas. O nº de percursos diferentes que podem ser feitos, começando na margem esquerda e terminando na margem direita, visitando necessariamente as duas ilhas sem que se passe por uma mesma ponte duas vezes, é

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.