Questões de Concursos Análise das Preposição Categóricas

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q340819 | Raciocínio Lógico, Análise das Preposição Categóricas, Técnico, BACEN, CESGRANRIO

Analise as afirmativas abaixo.

I - A parte sempre cabe no todo.

II - O inimigo do meu inimigo é meu amigo.

III - Um professor de matemática afirma que todos os professores de matemática são mentirosos.

Do ponto de vista da lógica, é(são) sempre verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32 Q339877 | Raciocínio Lógico, Análise das Preposição Categóricas, Agente Fiscal de Rendas, SEFAZ SP, FCC

Considere a afirmação:

Pelo menos um ministro participará da reunião ou nenhuma decisão será tomada.

Para que essa afirmação seja FALSA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33 Q339289 | Raciocínio Lógico, Análise das Preposição Categóricas, Analista Judiciário, TRE PR, CESPE CEBRASPE

            A lógica sentencial, ou proposicional, trata do raciocínio expresso por sentenças, ou proposições, que podem ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsa (F), mas que não admitem os julgamentos V e F simultaneamente. A lógica de primeira ordem também trata do raciocínio expresso por sentenças, ou proposições, que são julgadas como V ou F dependendo do conjunto, ou domínio, ao qual pertencem os objetos referenciados nas sentenças e das propriedades, ou predicados, associadas a esses objetos. Na lógica de primeira ordem, os objetos de um domínio são quantificados por todos, alguns, nenhum etc. As deduções da lógica proposicional ou da lógica de primeira ordem têm uma estrutura cuja análise permite decidir se o raciocínio expresso está correto ou não, isto é, se a conclusão é uma consequência verdadeira das proposições que são colocadas como premissas, sempre consideradas verdadeiras.

Com base nas informações do texto acima, julgue os itens de 11 a 14.

A dedução expressa por "Todos os dinossauros são animais extintos; existem mamíferos que são animais extintos; portanto, existem mamíferos que são dinossauros" é um raciocínio correto.

  1. ✂️
  2. ✂️

34 Q342002 | Raciocínio Lógico, Análise das Preposição Categóricas, Analista de Sistemas Prova 2, CVM, FCC

Considere as seguintes premissas relativas a um dia de operação no mercado de ações:

? Existem ações de empresas do setor de comércio que se valorizaram mais de 1% no pregão de hoje.

? Todas as ações que se valorizaram mais de 1% no pregão de hoje são de empresas que divulgaram ontem o seu balanço.

Se as duas premissas são verdadeiras, em relação ao pregão de hoje, podemos concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35 Q342863 | Raciocínio Lógico, Análise das Preposição Categóricas, Advogado, AFERJ INVESTERIO RJ, FUNRIO

Ao informar mudanças nas normas para dirigir ciclomotores em certo país, a apresentadora de um noticiário de TV disse: “Agora maiores de 14 anos estão proibidos de dirigir ciclomotores. Para os menores de 14 anos, as regras não foram modificadas.” Tomando-se por base unicamente esta informação, das conclusões abaixo, está correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36 Q340363 | Raciocínio Lógico, Análise das Preposição Categóricas, Analista Administrativo, IAMSPE SP, VUNESP

Alguns trens do metrô trafegam sem que seus condutores estejam embarcados no próprio trem. A partir dessa afirmação, pode-se concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37 Q342477 | Raciocínio Lógico, Análise das Preposição Categóricas, Agente Administrativo, MAPA, Dom Cintra Fundação

Suponha que todos os professores sejam supersticiosos e que todos os supersticiosos sejam inteligentes. Pode-se concluir que, se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38 Q342744 | Raciocínio Lógico, Análise das Preposição Categóricas, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Dada a proposição: “Todo administrador é feliz” e considerando-a como uma proposição verdadeira, é correto inferir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39 Q342198 | Raciocínio Lógico, Análise das Preposição Categóricas, Analista Gerencial, CENSIPAM AM, CESPE CEBRASPE

Uma noção básica da lógica é a de que um argumento é composto de um conjunto e de sentenças denominadas premissas e uma outra sentença chamada de conclusão. Um argumento é válido se, sempre que as premissas forem verdadeiras, a conclusão, necessariamente, for verdadeira. Com o auxílio dessas informações, julgue os itens a seguir.

Em “Eu sou bom, pois todo homem é bom”, a sentença “todo homem é bom” é a premissa do argumento.

  1. ✂️
  2. ✂️

40 Q339412 | Raciocínio Lógico, Análise das Preposição Categóricas, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Certo mês, alguns analistas do Ministério Público do Estado de Sergipe executaram as seguintes atividades: elaboração de pareceres técnicos, implantação e auditoria de projetos. Relativamente às atividades executadas por tais analistas, observou-se que:

 ? todos os que implantaram projetos também elaboraram pareceres técnicos;

? alguns, que executaram a auditoria de projetos, também elaboraram pareceres técnicos.

Com base nessas observações, é correto afirmar que, com certeza,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.