Questões de Concursos: Análises Clínicas

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Análises Clínicas. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q60579 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), em relação à proteinúria de Bence Jones, marque a alternativa incorreta:

12 Q60578 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo WILLIAMSON, M. A. et al., a ferritina é a proteína de armazenamento celular do ferro, em que 1 nanograma de ferritina por mililitro indica uma reserva de ferro total de 10mg. No exame laboratorial, seus valores encontram-se elevados em algumas situações. Marque a alternativa abaixo que apresenta uma das situações na qual os valores de ferritina se encontram diminuídos:

13 Q60580 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), qual das alternativas abaixo apresenta a seguinte descrição: Glicoproteína constituída por duas subunidades α e β, ligadas de modo monocovalente. A subunidade α possui as mesmas sequências de aminoácidos que os hormônios LH, FSH e GCH. A subunidade β carrega a informação específica para a ligação aos receptores e consequente expressão das atividades hormonais?

14 Q60577 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo WILLIAMSON, M. A. et al., os exames laboratoriais são parte integrante da medicina moderna, sendo importantes na tomada de decisão por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde para o manejo geral em casos de doença. O Sistema de Saúde depende cada vez mais de serviços confiáveis dos laboratórios de análises clínicas. Assim sendo, antes que um método seja realizado rotineiramente, é indispensável que os protocolos de avaliação desse método assegurem que o procedimento de medida satisfaça critérios definidos. Para isto são utilizados alguns indicadores. Com base nos seus conhecimentos sobre os exames laboratoriais, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- Quatro indicadores são usados com frequência para determinar a fidedignidade de um exame laboratorial clínico. Dois deles, sensibilidade e especificidade, refletem o desempenho do método de teste no dia a dia do laboratório. Os outros dois, acurácia e precisão, indicam a capacidade do teste de distinguir entre doença e ausência de doença.
II- A sensibilidade é definida como a capacidade do exame de identificar corretamente as pessoas que não têm a doença.
III- A precisão é a capacidade de um exame de apresentar o mesmo resultado quando repetido no mesmo paciente ou na mesma amostra.
IV- A especificidade é definida como a capacidade do exame de identificar corretamente as pessoas que têm a doença.
V- A acurácia é a capacidade de um exame de medir o que afirma medir, e é definida como a proporção de resultados (positivos e negativos) corretos.

15 Q60573 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo WILLIAMSON, M. A. et al., o Fator Reumatoide auxilia no diagnóstico de Artrite Reumatoide, particularmente quando o diagnóstico clínico é difícil. Em relação ao Fator Reumatoide, marque abaixo a alternativa incorreta:

16 Q60581 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), o exame microscópico da urina, somado à análise bioquímica com vareta medidora de nível, auxilia na detecção de processos patológicos renais e do trato urinário. A microscopia possibilita a detecção dos elementos celulares e acelulares da urina que não produzem reações bioquímicas distintas. Para realizar uma avaliação microscópica de urina de forma competente é preciso reconhecer as inúmeras entidades morfológicas existentes como: organismos, células hematopoéticas e epiteliais, cristais e cilindros. Em relação ao exame microscópico de urina, assinale a alternativa incorreta:

17 Q842589 | Farmácia, Análises Clínicas, Prefeitura de São Francisco MG Farmacêutico, COTEC, 2020

A Resolução das Diretrizes de Colegiado (RDC) n.º 302 de 13 de outubro de 2005 dispõe sobre os requisitos para o funcionamento dos Laboratórios Clínicos e Postos de Coleta na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia. O item 5.4 dessa Resolução trata sobre os equipamentos e instrumentos laboratoriais que devem ser adequados à complexidade dos serviços e às metodologias necessárias ao atendimento de sua demanda. Na primeira coluna, foram descritos os nomes de algumas metodologias empregadas na instrumentação laboratorial. A segunda coluna refere-se às descrições de cada uma dessas técnicas específicas das análises clínicas necessárias para a realização dos exames em matrizes biológicas. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Espectrofotometria (2) Aglutinação de partícula (3) Imunofluorescência (4) ELISA - Imunoabsorção enzimática (5) Enzimaimunoensaio
( ) Técnica que utiliza fluorocromos, que são substâncias que absorvem luz em um comprimento de onda menor e, quando excitados com luz ultravioleta, emitem fluorescência. ( ) Método quantitativo em que a reação antígeno-anticorpo é monitorada pela medida da atividade enzimática. O ensaio mensura diretamente a interação antígeno-anticorpo e pode ser aplicado em testes simples, que vão de leituras visuais até a automação sofisticada. ( ) Metodologia desenvolvida para a detecção de antígenos e anticorpos com a imobilização de um dos reagentes (antígeno ou anticorpo) em uma fase sólida. A fase sólida pode ser partículas de agarose e poliacrilamida. Placas plásticas são as mais difundidas. ( ) Técnica que determina a quantidade de energia de luz absorvida e/ou transmitida por uma amostra para estabelecer (através de Lei de Beer-Lambert) a concentração de uma substância em uma amostra biológica. ( ) Ensaios utilizados para detectar anticorpos em amostras com antígenos específicos ligados a uma partícula. O método baseia-se na capacidade do anticorpo se ligar ao antígeno presente em uma superfície de grande partícula de tal forma que leva a uma alteração do estado fisco do antígeno que é denominada interação secundária.
A associação CORRETA do nome da técnica com a sua respectiva descrição, de cima para baixo, é:

18 Q845587 | Farmácia, Análises Clínicas, Prefeitura de São Francisco MG Farmacêutico, COTEC, 2020

Paciente IQA, mulher, 65 anos, obesa (IMC 33 kg/m2 ), portadora de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão, comparece ao serviço clínico farmacêutico para atendimento levando consigo seus resultados de exames laboratoriais. Resultados: Colesterol total 231 mg/dL (Normal: < 200mg/dL), HDL: 38 mg/dL (Normal: > 40 mg/dL), Triglicerídeos 587 mg/dL (Normal: < 150mg/dL), Glicemia em jejum 159 mg/dL (Normal: < 100mg/dL), HbA1c: 11,8 % (Normal para diabéticos: < 7%), Creatinina 0,8 mg/dL (Normal: < 1,2 mg/dL), Microalbuminúria: 140 mg/24 horas (Normal: < 30mg/24 horas). A partir da análise dos resultados, considere as afirmativas a seguir.

I - É possível afirmar que, nos últimos três meses anteriores à realização dos exames, a glicemia da paciente esteve descontrolada com base nos exames de hemoglobina glicosilada e glicemia em jejum.

II - Correlacionando os resultados dos exames referentes ao perfil lipídico e a microalbuminúria, pode-se verificar a presença de dislipidemia mista e fator preditivo de morbilidade e mortalidade cardiovascular aumentado.

III - O controle da pressão arterial, a orientação nutricional para adesão à dieta equilibrada e a perda de peso constituem-se como medidas necessárias para pormenorizar a resistência à insulina e às suas complicações.

IV - A partir da análise dos dados clínicos e laboratoriais, descarta-se a possibilidade de coexistência de síndrome metabólica e de disfunção das células beta pancreáticas nesta paciente.

V - A hemoglobina glicosilada oferece vantagens para avaliação dos níveis glicêmicos, 3 a 4 meses retrógrados, pois, independe do estado de jejum para a sua avaliação e possui menor variabilidade no dia a dia, sendo uma dosagem indireta da glicemia.

Estão CORRETAS apenas as afirmações:

19 Q843515 | Farmácia, Análises Clínicas, Prefeitura de São Francisco MG Farmacêutico, COTEC, 2020

O hemograma é um exame que utiliza o sangue venoso para uma avaliação dos parâmetros hematológicos. Adquirir conhecimentos sobre a origem do sangue, o domínio das etapas da hematopoiese e das alterações fisiológicas que ocorrem no organismo pode auxiliar o profissional de saúde a interpretar com mais facilidade os resultados obtidos em um hemograma. (Fonte: Alvarenga, F. Q., 2020. Adaptado)
Sobre o hemograma, foram feitas algumas afirmações relacionadas às possíveis alterações hematológicas e suas correlações clínicas. Analise-as e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Microcitose, anisocitose, poiquilocitose (incluindo células elípticas e alongadas) e graus variáveis de hipocromia geralmente estão associados às anemias por deficiência de ferro. ( ) Eosinopenia é uma alteração hematológica encontrada em várias doenças alérgicas, parasitárias e imunológicas, importante dado para o diagnóstico de diversas doenças sistêmicas. ( ) VCM elevado com predomínio de macro-ovalócitos, graus extremos de anisocitose e poiquilocitose e pancitopenia associam-se com achados laboratoriais da anemia megaloblástica. ( ) Leucocitose linfocítica persistente e desvio à esquerda (predomínio de bastonetes) correspondem a um padrão característico de alterações hematológicas e da resposta às infeções bacterianas.
A sequência correta de classificação, de cima para baixo, é:

20 Q840836 | Farmácia, Análises Clínicas, Prefeitura de São Francisco MG Farmacêutico, COTEC, 2020

A amostra de um paciente é parte do material biológico de origem humana utilizada para as análises laboratoriais. Podem ser líquidos, secreções e excreções do corpo humano. O sangue é a amostra mais utilizada, devendo esta ser obtida e preservada com maior cuidado possível para garantir exatidão nos resultados.

(MOTTA, V. T. Bioquímica Clínica para o laboratório princípios e interpretações, 2009).


Foram feitas algumas considerações de ordem geral à preparação de pacientes e coleta de amostras de sangue para as análises laboratoriais. Classifique-as com V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A amostra de sangue correta para realização dos exames hemograma e hemoglobina glicosilada é o sangue total colhido em tubo contendo o anticoagulante EDTA. ( ) A dosagem da glicemia em jejum deve ser realizada em amostra sanguínea (soro ou plasma fluoretado), com jejum prévio do paciente de no mínimo 8 horas. ( ) A dosagem de colesterol e triglicérides em qualquer situação deve ser realizada em amostra de soro e ser realizada obrigatoriamente com jejum mínimo de 12 horas. ( ) Durante o armazenamento, a concentração de um constituinte do sangue na amostra pode sofrer alteração como resultado de vários processos, incluindo a adsorção em tubo de plástico ou vidro, desnaturação de proteínas, evaporação de compostos voláteis. ( ) A lise dos eritrócitos durante o processo de coleta ou após a flebotomia, antes de ser realizada a análise, pode contaminar o soro (ou o plasma) e alterar os resultados dos analitos, como, por exemplo, ALT, AST e Potássio.

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.