Questões de Concursos: Analise Clínica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Analise Clínica. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q478479 | Farmácia, Analise Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Em um paciente adulto, sexo masculino, uma taxa de hemoglobina de 10,8 g/dL, VCM de 118 fL e a presença de neutrófilos contendo mais de cinco lóbulos na extensão sanguínea são sugestivos de:

32 Q478986 | Farmácia, Analise Clínica, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Um técnico de laboratório recebeu amostras de sangue para a realização de diferentes ensaios e dosagens bioquímicas, tais como perfil lipídico, glicemia, hemossedimentação e hemograma. Antes de iniciar os trabalhos com as amostras, ele preparou os materiais, as vidrarias, os equipamentos e as soluções necessárias.

Considerando-se os corretos procedimentos de preparação apresentados na situação hipotética acima, é correto afirmar que o técnico deverá

repor a solução de ajuste de pH que tenha acabado, utilizando uma solução de HCl concentrado sendo sua manipulação realizada em capela de exaustão.

33 Q474946 | Farmácia, Analise Clínica, Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 40 a 45

 

Um paciente com suspeita de processo infeccioso que atinge a cavidade pleural teve uma amostra de líquido pleural colhida por punção e aspiração com seringa. A amostra foi armazenada em um tubo e enviada para análises laboratoriais, tendo sido submetida a métodos de coloração, bacterioscopia, cultura e análises bioquímicas.

Considere que, para a preparação do meio de cultura da amostra mencionada no texto, as instruções disponíveis no laboratório recomendem o preparo de uma solução que contenha 0,03 mol/L de asparagina (massa molar igual a 132 g/mol) e 0,6 g/L de alanina (massa molar igual a 89 g/mol). Considere, ainda, que seja necessário preparar 1 L da referida solução. Acerca dessa situação, assinale a opção correta.

34 Q478906 | Farmácia, Analise Clínica, Biomédico, Prefeitura de Feliz RS, FUNDATEC

A cor da urina pode apresentar variações decorrentes de funções metabólicas normais, atividade física, substâncias ingeridas ou condições patológicas. Dentro deste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:

35 Q477807 | Farmácia, Analise Clínica, Técnico, HEMOPE PE, IPAD

Em relação aos meios de cultura, assinale a alternativa incorreta.

36 Q480655 | Farmácia, Analise Clínica, Professor de Ensino Técnico Núcleo Técnico, CPRH PE, FCC

Em relação à pré-coleta para a prevenção de hemólise, deve-se

37 Q476001 | Farmácia, Analise Clínica, Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 36 a 42 

 

De acordo com dados epidemiológicos recentes, cerca de 8% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade é portadora de diabetes. Esse índice aumenta para 17% para os brasileiros com mais de 60 anos de idade. Como uma significativa proporção de diabéticos do tipo 2 é formada por assintomáticos ou oligossintomáticos, o diagnóstico da doença é, em geral, feito tardiamente. Assim, complicações macro e microvasculares estão freqüentemente presentes quando se detecta a hiperglicemia. Entre as alterações microvasculares, a retinopatia e a nefropatia constituem as principais causas de perda visual e de diálise. A neuropatia periférica e o comprometimento vascular periférico causado pela macroangiopatia e o surgimento de infecções favorecem o aparecimento de úlceras do chamado pé diabético.

O teste oral de tolerância à glicose (TOTG) apresenta como vantagem a possibilidade de se realizar o diagnóstico de diabetes em suas fases mais precoces, quando o tratamento é mais eficaz. Ainda acerca do tema abordado no texto e acerca dos aspectos relacionados a esse teste, assinale a opção correta.

38 Q476655 | Farmácia, Analise Clínica, Professor, Prefeitura de São Paulo SP, VUNESP

O diagnóstico laboratorial do Infarto Agudo do Miocárdio poderá ser feito, nas primeiras doze horas após o início da dor, por meio das determinações sangüíneas de

39 Q476934 | Farmácia, Analise Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.

No algoritmo para a testagem e liberação de bolsas de sangue, os marcadores sorológicos para triagem de hepatite B a serem pesquisados são HBsAg e anti-HBc, que podem ser realizados por métodos imunoenzimáticos ou por quimioluminescência, ou outras metodologias previamente validadas.

40 Q480328 | Farmácia, Analise Clínica, Farmacêutico, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Quanto aos quesitos referentes à garantia da qualidade em laboratórios de análises clínicas, numere as lacunas a seguir de acordo com o código:

1. controle interno da qualidade

2. controle externo da qualidade

( ) O laboratório clínico deve utilizar amostras controle comerciais, regularizados junto a ANVISA/MS de acordo com a legislação vigente.

( ) O laboratório clínico deve participar de Ensaios de Proficiência para todos os exames realizados na sua rotina.

( ) A participação em Ensaios de Proficiência deve ser individual para cada unidade do laboratório clínico que realiza as análises.

( ) As amostras controle devem ser analisadas da mesma forma que as amostras dos pacientes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.