Início Questões de Concursos Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento Resolva questões de Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q840831 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020Durante o treinamento das capacidades coordenativas de um indivíduo é necessário considerar a complexidade deste conjunto de capacidades e a importância de cada um deles. Pode-se considerar componentes das capacidades coordenativas: ✂️ a) Capacidade de percepção, capacidade de reação, capacidade de visualização. ✂️ b) Capacidade de ritmo, capacidade de orientação espacial. ✂️ c) Capacidade de reação e capacidade de equilíbrio ✂️ d) Capacidade de equilíbrio, capacidade de adaptação motora e capacidade de reação. ✂️ e) Capacidade de visualização, capacidade de orientação espacial, capacidade de percepção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q846426 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020A Fisiologia caracteriza-se como o ramo da Biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos. Ela se utiliza dos conceitos da física e da química para explicar como ocorrem as funções vitais dos diferentes organismos e suas adaptações frente aos estímulos do meio ambiente. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício (ou Fisiologia do Esforço ou da Atividade Física) é uma área do conhecimento derivada da Fisiologia, que estuda como as funções orgânicas respondem e se adaptam ao estresse imposto pelo exercício físico. Assim, deve estar claro que o organismo humano encontra-se em constante atividade, sendo mantido por funções fisiológicas básicas mesmo quando o indivíduo está em repouso. A condição das funções corporais quando mantidas constantes ou inalteradas, fenômeno que se refere ao estado de equilíbrio dos líquidos e dos tecidos do organismo em relação às suas funções e composições químicas básicas, utilizadas para manter o funcionamento do corpo em perfeito equilíbrio, é denominada______________. Qual nome é dado a esse fenômeno do nosso organismo? ✂️ a) Sistema ATP-CP. ✂️ b) Homeostase. ✂️ c) Lipólise. ✂️ d) Gliconeogênese. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q836376 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021O processo de desenvolvimento motor pode ser dividido em fases, sendo cada fase possuir alguns estágios: Assinale a alternativa que corresponde a fase de movimentos rudimentares: ✂️ a) Estágio de inibição dos reflexos: movimentos influenciados pelo córtex em desenvolvimento, fazendo com que os reflexos sejam inibidos e gradualmente desapareçam. ✂️ b) Estágio elementar: maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos fundamentais, mas ainda são geralmente restritos e descoordenados. ✂️ c) Estágio transitório: início da combinação e aplicação das habilidades fundamentais ao desempenho das habilidades motoras especializadas. ✂️ d) Estágio de codificação de informações: atividade motora reflexa/involuntária observável. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q841160 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020De acordo com os estágios da Aprendizagem Motora, analise os itens:I. Estágio Cognitivo a criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seu erro nem corrigilo.II. Estágio Cinestésica considerado o estágio em que a criança percebe os movimentos musculares, o peso, a posição do corpo no espaço e a relação com o mundo à sua volta, apesar de que na maioria das vezes não consegue visualizar nem corrigir o erro. III. Estágio Associativo a criança efetua o movimento com erros grosseiros, visualiza o seu erro, mas não consegue corrigi-lo. IV. Estágio Autônomo considerado o terceiro estágio da aprendizagem motora pelo indivíduo, o indivíduo efetua os movimentos com erros grosseiros, visualiza seu erro, onde errou e consegue corrigi-lo. Estão CORRETAS: ✂️ a) I, II e III apenas. ✂️ b) II, III e IV apenas. ✂️ c) I, II e IV apenas. ✂️ d) I, III e IV apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q835692 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021Sobre o importante instituto da fisiologia do esforço analise a definição a seguir: Quando um músculo contrai-se e produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita: ✂️ a) Contração Excêntrica. ✂️ b) Contração Concêntrica. ✂️ c) Contração Isométrica. ✂️ d) Contração Estrutural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q843700 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020O Músculo Psoas Maior tem como função: ✂️ a) A flexão sutil da coluna vertebral lombar. ✂️ b) A flexão da coxa e articulação do quadril. ✂️ c) Puxar a caixa torácica em direção à pelve. ✂️ d) Tracionar a linha Alba. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q842408 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020Na aprendizagem motora, os órgãos proprioceptores são fundamentais na realização do movimento e aprendizagem da ação motora dentro do contexto da participação neural, respeitando os limites impostos pelo organismo. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Órgãos tendinosos de Golgi estão situados na cápsula e nos ligamentos. ✂️ b) Receptores articulares detectam alterações na tensão muscular. ✂️ c) Fusos musculares detectam alterações no comprimento do músculo. ✂️ d) A propriocepção não está ligada à localização no espaço. ✂️ e) A propriocepção é uma via só no sentido eferente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q835680 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021Na posição antropométrica, alguns pontos servem como referência para a mensuração das medidas antropométricas, sendo um deles o estiloidal assinale a alternativa correspondente ao mesmo : ✂️ a) Ponto médio, na superfície anterior do punho, da linha horizontal ao nível das epífises estiloides. ✂️ b) Ponto anatômico encontrado na extremidade inferior do esterno. ✂️ c) Localiza-se no ponto mais distal da apófise estilóide do rádio. ✂️ d) Ponto mais anterior dos dedos do pé. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q840571 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020No tocante ao desenvolvimento motor, mais precisamente sobre os tipos de motricidade, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I - Motricidade global. II - Motricidade fina. III - Motricidade esférica. ✂️ a) Apenas o item I é verdadeiro. ✂️ b) Apenas o item II é verdadeiro. ✂️ c) Apenas o item III é verdadeiro. ✂️ d) Apenas os itens I e II são verdadeiros. ✂️ e) Nenhum dos itens é verdadeiro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q845981 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Das capacidades físicas fundamentais, considere a alternativa que descreve a flexibilidade: ✂️ a) É a capacidade da musculatura de se contrair rapidamente. Depende da capacidade de reação, do tamanho do músculo, da viscosidade das fibras musculares e da frequência de impulsos nervosos (coordenação neuromuscular). ✂️ b) A capacidade de exercer tensão contra uma resistência. ✂️ c) Capacidade de utilizar completamente a extensão do movimento em uma articulação. ✂️ d) A capacidade de executar um movimento durante um longo tempo, sem perda aparente e da efetividade do movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q841991 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020Como se sabe, uma criança, em seu desenvolver, possui três eixos importantes que interferem direta ou indiretamente sobre ela: o ambiente, a tarefa e a própria criança. No que se refere ao desenvolvimento motor, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I - É a contínua alteração no comportamento motor ao longo do ciclo da vida. II - Trata-se de uma subárea de estudo da Aprendizagem Motora. III - Trata-se de uma subárea de estudo do Comportamento Motor. ✂️ a) Apenas o item I é verdadeiro. ✂️ b) Apenas o item II é verdadeiro. ✂️ c) Apenas o item III é verdadeiro. ✂️ d) Apenas os itens I e III são verdadeiros. ✂️ e) Todos os itens são verdadeiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q846407 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020O movimento de dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos é denominado: ✂️ a) Pronação. ✂️ b) Dorsiflexão ✂️ c) Plantiflexão. ✂️ d) Dorsiextensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q845168 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020As células da neuroglia cumprem a função de sustentar, proteger, isolar e nutrir os neurônios. Dos diversos tipos de células da neuroglia, as maiores células, e que estão associados à sustentação e à nutrição dos neurônios, são denominadas de: ✂️ a) Micróglias. ✂️ b) Astrócitos. ✂️ c) Neurolemócitos. ✂️ d) Oligodendrócitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q840314 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Considere a alternativa que descreve, corretamente, a função do Músculo Sartório: ✂️ a) Rotacionar lateralmente e aduzir a coxa. ✂️ b) Flexionar a perna e estender a coxa. ✂️ c) Flexionar a coxa e a perna, rodar lateralmente a coxa. ✂️ d) Tracionar a fáscia lata, auxiliar na flexão, abdução e rotação medial da coxa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q841396 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020A forma como as pessoas adquirem habilidades motoras, como elas desenvolvem e usam tais habilidades em várias situações são compreendidas através da aprendizagem motora. A habilidade consiste na capacidade de executar uma tarefa com a máxima certeza e o mínimo dispêndio de energia e/ou tempo. A tentativa do indivíduo de solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência denomina-se: ✂️ a) Acomodação. ✂️ b) Equilibração. ✂️ c) Assimilação. ✂️ d) Isoequilíbrio. ✂️ e) Reversão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q835641 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021O processo do desenvolvimento motor dos movimentos é dividido por fases sendo uma delas os movimentos fundamentais onde as crianças estão envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos desenvolvendo habilidades. Sobre o contexto acima assinale a alternativa que corresponde habilidades de estabilidade: ✂️ a) Engloba a manutenção do controle corporal em movimentos que exigem e equilíbrio corporal, uma vez que existe uma ação agindo no centro de gravidade da criança. ✂️ b) Engloba atividades de caminhar, correr, pular, escorregar e saltar obstáculos, onde permitem ao indivíduo se deslocar e movimentar-se no ambiente em que está inserido. ✂️ c) Engloba o relacionamento da criança com objetos, sendo caracterizada pela força que é aplicada neste objeto, tanto para recepção quanto para lançamentos. ✂️ d) Engloba os movimentos de arremessar, chutar, bater e rolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q846777 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020É correto afirmar que o Músculo Fibular Longo origina-se: ✂️ a) Em dois terços proximais da face lateral da fíbula. ✂️ b) Em dois terços distais da fíbula. ✂️ c) Na face lateral do 5° metatarsal. ✂️ d) Na face ventral do 1º metatarsal e do cuneiforme medial. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q831685 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Jacinto Machado SC Educador Físico, PS Concursos, 2021Devemos nos preocupar em colaborar com o desenvolvimento de três habilidades motoras fundamentais: Locomoção, Estabilidade e Manipulação. Relacione as colunas: Coluna 1 1. Locomoção 2. Estabilidade 3. Manipulação Coluna 2 ( ) Engloba a progressão dos atos de alcançar, segurar e soltar objetos. ( ) É a batalha travada diariamente contra a força da gravidade. ( ) Quando a criança explora os potenciais motores de seu corpo, movendo-se em relação aos espaços onde se encontra. ( ) Essa habilidade dá maior controle sob a musculatura e permite que o indivíduo fique de pé. Assinale a sequência CORRETA: ✂️ a) 3, 2, 1, 2 ✂️ b) 3, 1, 2, 2 ✂️ c) 1, 2, 3, 2 ✂️ d) 2, 1, 2, 3 ✂️ e) 3, 2, 2, 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q843819 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, CPCON, 2020Todo aprendizado de habilidades motoras envolve uma sequência hierárquica. A progressão sequencial no desenvolvimento e no refinamento de habilidades motoras pode ser classificada em três níveis gerais para Gallahue. Desta forma, em se tratando do nível intermediário, é CORRETO afirmar que ✂️ a) oferece sugestões e dicas de estratégia. ✂️ b) enfatiza o processo e não o desempenho. ✂️ c) permite que o aluno a submeta a teste. ✂️ d) fornece numerosas oportunidades para prática. ✂️ e) fornece informações específicas da habilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q842881 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020No tocante ao desenvolvimento motor, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I - Representa um aspecto do processo desenvolvimentista total. II - Está ligado ao campo cognitivo, mas não afetivo. III - Passou a ser valorizado a partir da abordagem eupidiana. ✂️ a) Apenas o item I é verdadeiro. ✂️ b) Apenas o item II é verdadeiro. ✂️ c) Apenas o item III é verdadeiro. ✂️ d) Apenas os itens I e III são verdadeiros. ✂️ e) Todos os itens são verdadeiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q840831 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020Durante o treinamento das capacidades coordenativas de um indivíduo é necessário considerar a complexidade deste conjunto de capacidades e a importância de cada um deles. Pode-se considerar componentes das capacidades coordenativas: ✂️ a) Capacidade de percepção, capacidade de reação, capacidade de visualização. ✂️ b) Capacidade de ritmo, capacidade de orientação espacial. ✂️ c) Capacidade de reação e capacidade de equilíbrio ✂️ d) Capacidade de equilíbrio, capacidade de adaptação motora e capacidade de reação. ✂️ e) Capacidade de visualização, capacidade de orientação espacial, capacidade de percepção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q846426 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020A Fisiologia caracteriza-se como o ramo da Biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos. Ela se utiliza dos conceitos da física e da química para explicar como ocorrem as funções vitais dos diferentes organismos e suas adaptações frente aos estímulos do meio ambiente. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício (ou Fisiologia do Esforço ou da Atividade Física) é uma área do conhecimento derivada da Fisiologia, que estuda como as funções orgânicas respondem e se adaptam ao estresse imposto pelo exercício físico. Assim, deve estar claro que o organismo humano encontra-se em constante atividade, sendo mantido por funções fisiológicas básicas mesmo quando o indivíduo está em repouso. A condição das funções corporais quando mantidas constantes ou inalteradas, fenômeno que se refere ao estado de equilíbrio dos líquidos e dos tecidos do organismo em relação às suas funções e composições químicas básicas, utilizadas para manter o funcionamento do corpo em perfeito equilíbrio, é denominada______________. Qual nome é dado a esse fenômeno do nosso organismo? ✂️ a) Sistema ATP-CP. ✂️ b) Homeostase. ✂️ c) Lipólise. ✂️ d) Gliconeogênese. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q836376 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021O processo de desenvolvimento motor pode ser dividido em fases, sendo cada fase possuir alguns estágios: Assinale a alternativa que corresponde a fase de movimentos rudimentares: ✂️ a) Estágio de inibição dos reflexos: movimentos influenciados pelo córtex em desenvolvimento, fazendo com que os reflexos sejam inibidos e gradualmente desapareçam. ✂️ b) Estágio elementar: maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos fundamentais, mas ainda são geralmente restritos e descoordenados. ✂️ c) Estágio transitório: início da combinação e aplicação das habilidades fundamentais ao desempenho das habilidades motoras especializadas. ✂️ d) Estágio de codificação de informações: atividade motora reflexa/involuntária observável. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q841160 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020De acordo com os estágios da Aprendizagem Motora, analise os itens:I. Estágio Cognitivo a criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seu erro nem corrigilo.II. Estágio Cinestésica considerado o estágio em que a criança percebe os movimentos musculares, o peso, a posição do corpo no espaço e a relação com o mundo à sua volta, apesar de que na maioria das vezes não consegue visualizar nem corrigir o erro. III. Estágio Associativo a criança efetua o movimento com erros grosseiros, visualiza o seu erro, mas não consegue corrigi-lo. IV. Estágio Autônomo considerado o terceiro estágio da aprendizagem motora pelo indivíduo, o indivíduo efetua os movimentos com erros grosseiros, visualiza seu erro, onde errou e consegue corrigi-lo. Estão CORRETAS: ✂️ a) I, II e III apenas. ✂️ b) II, III e IV apenas. ✂️ c) I, II e IV apenas. ✂️ d) I, III e IV apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q835692 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021Sobre o importante instituto da fisiologia do esforço analise a definição a seguir: Quando um músculo contrai-se e produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita: ✂️ a) Contração Excêntrica. ✂️ b) Contração Concêntrica. ✂️ c) Contração Isométrica. ✂️ d) Contração Estrutural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q843700 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020O Músculo Psoas Maior tem como função: ✂️ a) A flexão sutil da coluna vertebral lombar. ✂️ b) A flexão da coxa e articulação do quadril. ✂️ c) Puxar a caixa torácica em direção à pelve. ✂️ d) Tracionar a linha Alba. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q842408 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020Na aprendizagem motora, os órgãos proprioceptores são fundamentais na realização do movimento e aprendizagem da ação motora dentro do contexto da participação neural, respeitando os limites impostos pelo organismo. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Órgãos tendinosos de Golgi estão situados na cápsula e nos ligamentos. ✂️ b) Receptores articulares detectam alterações na tensão muscular. ✂️ c) Fusos musculares detectam alterações no comprimento do músculo. ✂️ d) A propriocepção não está ligada à localização no espaço. ✂️ e) A propriocepção é uma via só no sentido eferente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q835680 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021Na posição antropométrica, alguns pontos servem como referência para a mensuração das medidas antropométricas, sendo um deles o estiloidal assinale a alternativa correspondente ao mesmo : ✂️ a) Ponto médio, na superfície anterior do punho, da linha horizontal ao nível das epífises estiloides. ✂️ b) Ponto anatômico encontrado na extremidade inferior do esterno. ✂️ c) Localiza-se no ponto mais distal da apófise estilóide do rádio. ✂️ d) Ponto mais anterior dos dedos do pé. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q840571 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020No tocante ao desenvolvimento motor, mais precisamente sobre os tipos de motricidade, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I - Motricidade global. II - Motricidade fina. III - Motricidade esférica. ✂️ a) Apenas o item I é verdadeiro. ✂️ b) Apenas o item II é verdadeiro. ✂️ c) Apenas o item III é verdadeiro. ✂️ d) Apenas os itens I e II são verdadeiros. ✂️ e) Nenhum dos itens é verdadeiro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q845981 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Das capacidades físicas fundamentais, considere a alternativa que descreve a flexibilidade: ✂️ a) É a capacidade da musculatura de se contrair rapidamente. Depende da capacidade de reação, do tamanho do músculo, da viscosidade das fibras musculares e da frequência de impulsos nervosos (coordenação neuromuscular). ✂️ b) A capacidade de exercer tensão contra uma resistência. ✂️ c) Capacidade de utilizar completamente a extensão do movimento em uma articulação. ✂️ d) A capacidade de executar um movimento durante um longo tempo, sem perda aparente e da efetividade do movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q841991 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020Como se sabe, uma criança, em seu desenvolver, possui três eixos importantes que interferem direta ou indiretamente sobre ela: o ambiente, a tarefa e a própria criança. No que se refere ao desenvolvimento motor, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I - É a contínua alteração no comportamento motor ao longo do ciclo da vida. II - Trata-se de uma subárea de estudo da Aprendizagem Motora. III - Trata-se de uma subárea de estudo do Comportamento Motor. ✂️ a) Apenas o item I é verdadeiro. ✂️ b) Apenas o item II é verdadeiro. ✂️ c) Apenas o item III é verdadeiro. ✂️ d) Apenas os itens I e III são verdadeiros. ✂️ e) Todos os itens são verdadeiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q846407 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020O movimento de dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos é denominado: ✂️ a) Pronação. ✂️ b) Dorsiflexão ✂️ c) Plantiflexão. ✂️ d) Dorsiextensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q845168 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020As células da neuroglia cumprem a função de sustentar, proteger, isolar e nutrir os neurônios. Dos diversos tipos de células da neuroglia, as maiores células, e que estão associados à sustentação e à nutrição dos neurônios, são denominadas de: ✂️ a) Micróglias. ✂️ b) Astrócitos. ✂️ c) Neurolemócitos. ✂️ d) Oligodendrócitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q840314 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Considere a alternativa que descreve, corretamente, a função do Músculo Sartório: ✂️ a) Rotacionar lateralmente e aduzir a coxa. ✂️ b) Flexionar a perna e estender a coxa. ✂️ c) Flexionar a coxa e a perna, rodar lateralmente a coxa. ✂️ d) Tracionar a fáscia lata, auxiliar na flexão, abdução e rotação medial da coxa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q841396 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020A forma como as pessoas adquirem habilidades motoras, como elas desenvolvem e usam tais habilidades em várias situações são compreendidas através da aprendizagem motora. A habilidade consiste na capacidade de executar uma tarefa com a máxima certeza e o mínimo dispêndio de energia e/ou tempo. A tentativa do indivíduo de solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência denomina-se: ✂️ a) Acomodação. ✂️ b) Equilibração. ✂️ c) Assimilação. ✂️ d) Isoequilíbrio. ✂️ e) Reversão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q835641 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021O processo do desenvolvimento motor dos movimentos é dividido por fases sendo uma delas os movimentos fundamentais onde as crianças estão envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos desenvolvendo habilidades. Sobre o contexto acima assinale a alternativa que corresponde habilidades de estabilidade: ✂️ a) Engloba a manutenção do controle corporal em movimentos que exigem e equilíbrio corporal, uma vez que existe uma ação agindo no centro de gravidade da criança. ✂️ b) Engloba atividades de caminhar, correr, pular, escorregar e saltar obstáculos, onde permitem ao indivíduo se deslocar e movimentar-se no ambiente em que está inserido. ✂️ c) Engloba o relacionamento da criança com objetos, sendo caracterizada pela força que é aplicada neste objeto, tanto para recepção quanto para lançamentos. ✂️ d) Engloba os movimentos de arremessar, chutar, bater e rolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q846777 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020É correto afirmar que o Músculo Fibular Longo origina-se: ✂️ a) Em dois terços proximais da face lateral da fíbula. ✂️ b) Em dois terços distais da fíbula. ✂️ c) Na face lateral do 5° metatarsal. ✂️ d) Na face ventral do 1º metatarsal e do cuneiforme medial. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q831685 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Jacinto Machado SC Educador Físico, PS Concursos, 2021Devemos nos preocupar em colaborar com o desenvolvimento de três habilidades motoras fundamentais: Locomoção, Estabilidade e Manipulação. Relacione as colunas: Coluna 1 1. Locomoção 2. Estabilidade 3. Manipulação Coluna 2 ( ) Engloba a progressão dos atos de alcançar, segurar e soltar objetos. ( ) É a batalha travada diariamente contra a força da gravidade. ( ) Quando a criança explora os potenciais motores de seu corpo, movendo-se em relação aos espaços onde se encontra. ( ) Essa habilidade dá maior controle sob a musculatura e permite que o indivíduo fique de pé. Assinale a sequência CORRETA: ✂️ a) 3, 2, 1, 2 ✂️ b) 3, 1, 2, 2 ✂️ c) 1, 2, 3, 2 ✂️ d) 2, 1, 2, 3 ✂️ e) 3, 2, 2, 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q843819 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, CPCON, 2020Todo aprendizado de habilidades motoras envolve uma sequência hierárquica. A progressão sequencial no desenvolvimento e no refinamento de habilidades motoras pode ser classificada em três níveis gerais para Gallahue. Desta forma, em se tratando do nível intermediário, é CORRETO afirmar que ✂️ a) oferece sugestões e dicas de estratégia. ✂️ b) enfatiza o processo e não o desempenho. ✂️ c) permite que o aluno a submeta a teste. ✂️ d) fornece numerosas oportunidades para prática. ✂️ e) fornece informações específicas da habilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q842881 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020No tocante ao desenvolvimento motor, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I - Representa um aspecto do processo desenvolvimentista total. II - Está ligado ao campo cognitivo, mas não afetivo. III - Passou a ser valorizado a partir da abordagem eupidiana. ✂️ a) Apenas o item I é verdadeiro. ✂️ b) Apenas o item II é verdadeiro. ✂️ c) Apenas o item III é verdadeiro. ✂️ d) Apenas os itens I e III são verdadeiros. ✂️ e) Todos os itens são verdadeiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro