Início

Questões de Concursos Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento

Resolva questões de Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q844778 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

Com relação ao desenvolvimento motor, na fase de escola elementar, as crianças são geralmente felizes, estáveis e ávidas por assumirem responsabilidades e sabem lidar com novas situações. Nessa fase da infância, meninos e meninas têm padrões de crescimento parecidos, com os membros aumentando mais que o tronco na infância. Sobre as características do desenvolvimento físico motor de 6 a 10 anos, avalie as proposições e indique (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) As meninas estão geralmente um ano na frente dos meninos quanto ao desenvolvimento fisiológico. ( ) O tempo de reação é lento, causando dificuldades com a coordenação viso-motora. ( ) A maioria das habilidades motoras fundamentais ainda não estão bem definidas. ( ) As habilidades para jogar com êxito ainda não estão bem desenvolvidas. ( ) Esse período marca a transição das habilidades motoras fundamentais para a específicas.
A sequência CORRETA de avaliação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q845678 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

São consideradas capacidades físicas determinadas por processos energéticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q843990 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020

Sobre o Músculo Poplíteo, analise os excertos:


I. Origem: origina-se no côndilo lateral do fêmur.

II. Inserção: insere-se na porção proximal da tíbia.

III. Inervação: inervado pelo nervo tibial.

IV. Função: sua função é de flexionar e rodar a perna medialmente.


Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q838779 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

Articulações são a reunião de dois ou mais ossos, que permite realizar movimentos, sustentar ou proteger os órgãos, ou que, são uniões funcionais entre os diferentes tipos de ossos do esqueleto. São algumas funções das articulações, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q842690 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A caixa torácica desempenha um papel importante na mecânica respiratória e na proteção dos órgãos internos torácicos. A parte superior da caixa torácica apresenta uma abertura, delimitada lateralmente pelo primeiro par de costelas, posteriormente pelo osso esterno e anteriormente pelas margens superiores da primeira vértebra torácica. A parte inferior da caixa torácica é delimitada lateralmente pelos 11º e 12º pares de costelas, pelas cartilagens costais unidas dos pares da sétima até a décima costela, anteriormente pelo processo xifoide e posteriormente pela décima segunda vértebra torácica.

II. As costelas são ossos alongados e arqueados, em doze pares. Posteriormente, elas se articulam com as vértebras torácicas e, anteriormente, com o osso esterno (apenas as costelas verdadeiras se articulam com este osso) ou com as cartilagens das costelas suprajacentes (os três pares de costelas falsas). Existem dois pares livres que apenas se articulam posteriormente com as vértebras.

III. As vértebras são peças ósseas irregulares que unidas formam a coluna vertebral. Em anatomia convencionou-se que a referência das vértebras é feita por abreviação, por exemplo, colocando-se uma abreviação para designar a região da coluna (C para cervical, T para tegumentar, L para lombar, S para sacral e Co para coccígea) e o número da vértebra em algarismos romanos. As vértebras são em número de 23 e estão distribuídas nas regiões da coluna.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q845382 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A mandíbula é o único osso móvel da face e encontra-se articulado com os ossos temporais através de seus côndilos formando a articulação têmporo-mandibular, conhecida como ATM. A mandíbula apresenta-se em “forma de ferradura” onde estão formadas as falanges ligamentares inferiores, e possui dois ramos, que representam uma continuação do corpo em uma angulação denominada ângulo da mandíbula.

II. Os músculos são estruturas anatômicas de formas e comprimentos variáveis, formadas por miócitos e que se inserem aos ossos através de tendões. Eles são caracterizados pela contração (capacidade de diminuir o comprimento) e relaxamento, ações que movimentam partes do corpo, inclusive os órgãos internos. Os músculos representam uma grande parte do peso corporal total e são capazes de transformar energia química em energia mecânica.

III. Os músculos estriados esqueléticos têm a fáscia muscular, que é uma lâmina de tecido epitelial que reveste externamente cada músculo. Sua espessura varia de músculo para músculo, dependendo da sua função. A fáscia muscular envolve as fibras musculares mantendo-as juntas, permitindo o fácil deslizamento dos músculos entre si durante a contração muscular.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1031442 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação ao funcionamento do sistema cardiovascular, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Uma de suas funções é a de transportar oxigênio e nutrientes para os tecidos e remover metabólitos.
( ) O lado direito do coração bombeia sangue para a circulação sistêmica e o lado esquerdo para a circulação pulmonar.
( ) A fase de contração cardíaca é chamada de sístole e o período de relaxamento de diástole.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1042454 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere os itens a seguir:

1. Agilidade

2. Velocidade

3. Flexibilidade

4. Potência

5. Tempo de reação

Os componentes presentes na aptidão física para a performance estão presentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1035022 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

A Biotipologia estuda o biótipo que é construído a partir da herança e expressa pelas vertentes morfológica, funcional e temperamental. Em função dos biótipos corporais há diferentes tipos somatotipológicos, entre eles o endomorfismo.

Assinale a opção que indica as características do endomorfismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1083147 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educação Física, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

O início do exercício físico desencadeia uma série de respostas fisiológicas no organismo, incluindo alterações no sistema cardiovascular. Um segundo após o início da contração muscular, ocorre uma resposta que visa atender às demandas energéticas dos músculos. Qual das opções abaixo descreve corretamente uma dessas respostas imediatas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1022857 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

Os exercícios cardiorrespiratórios têm como objetivo fortalecer o sistema cardiovascular, os pulmões e os músculos por meio de atividades físicas que trabalham a resistência e movimentam o corpo inteiro. Para isso, existem diferentes modalidades de treinamento cardiorrespiratório capazes de melhorar essa condição.

Sobre o efeito fisiológico crônico do treinamento cardiorrespiratório, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1042636 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Anatomia é a ciência que estuda as estruturas do corpo e as correlações entre elas. A disciplina é parte do curso de Educação Física e a aplicação desse conhecimento é imprescindível para a prática profissional.
TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 14ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. Adaptado.

Os tendões e ligamentos são formados por tecido _______. Os _______ ligam os músculos aos ossos, enquanto os _______ são responsáveis pela manutenção da estabilidade de _______, fixando os ossos uns aos outros. O movimento executado terá sua amplitude determinada pela _______.

As palavras que completam corretamente as lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1042424 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As habilidades motoras especializadas demandam – principalmente – a consolidação anterior das
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1037098 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O processo do desenvolvimento motor revela-se, principalmente, por mudanças no comportamento dos movimentos ao longo do tempo. Todos nós, bebês, crianças, adolescentes e adultos, estamos envolvidos, durante toda a vida, no processo de aprender como devemos nos movimentar com controle e competência em resposta às mudanças que enfrentamos dia a dia em nosso ambiente em constante mutação.

GALLAHUE, D.L; OZMUN, J.C; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor. Bebês, crianças, adolescentes e adultos. p. 67. 7. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

Sabe-se que o desenvolvimento motor ocorre em fases e estágios. Relacione corretamente os estágios às fases correspondentes, segundo Gallahue, Ozmun e Goodway.

1. Fase do movimento reflexo.
2. Fase do movimento rudimentar.
3. Fase do movimento fundamental.
4. Fase do movimento especializado.

A. Estágio de transição.
B. Estágio de proficiência.
C. Estágio de decodificação de informações.
D. Estágio de pré-controle.

A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1043416 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Buscando incentivar a prática de corrida entre seus alunos, uma professora de Educação Física rotineiramente promove sessões de treino de corrida em uma pista existente na área da sua escola. Observando que em sua região, no horário das aulas, o tempo geralmente se encontra quente e úmido, ela entende que tais condições ambientais impactam o planejamento de suas aulas.
Acerca da realização de exercício em condições climáticas semelhantes, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1073273 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educador Físico, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

A ventilação pulmonar é um componente essencial na fisiologia cardiorrespiratória durante o exercício. Qual das alternativas descreve corretamente o mecanismo pelo qual o aumento da ventilação melhora a entrega de oxigênio aos tecidos durante exercícios intensos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1042639 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Força muscular pode ser definida como a capacidade de produzir tensão muscular contra uma resistência, podendo ser para um ângulo articular ou movimento específico. Dessa forma, pode-se dizer que no ato de segurar um objeto em determinado ângulo e permanecer parado há força muscular, assim como quando se movimenta o objeto, ao invés de mantê-lo em isometria. E o peso do objeto determina a quantidade de movimentos a serem realizados antes de se entrar em fadiga, o que evidencia que é possível manipular variáveis de modo a gerar ajustes fisiológicos de acordo com as necessidades dos indivíduos (mais força ou mais resistência muscular).
CHARRO, M.A.; JOÃO, G.A.; FIGUEIRA JR., A.J. Musculação: estruturação do treinamento e controle de carga. São Paulo: CREF4/SP, 2018. Selo literário 20 anos da regulamentação da Educação Física. 2021.

Há um crescente interesse pela musculação por parte de adolescentes e adultos jovens e, portanto, o conteúdo será mais atrativo aos alunos na medida em que se aproximar de seus interesses, realidades e necessidades.
MENEGON, D. et al. Musculação na educação física escolar: uma experiência no ensino médio noturno. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.38(2), p. 171-178. 2016.

Um professor de educação física pretende ensinar aos alunos, dentro do tema Musculação, os conceitos de ações musculares concêntricas, excêntricas e isométricas. Assim, o foco para ilustrar as ações acima foram, respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1073265 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educador Físico, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

As contrações musculares podem ser classificadas em isométricas, isotônicas concêntricas e isotônicas excêntricas. Na contração isotônica excêntrica, o músculo gera força enquanto se alonga, como ocorre na fase descendente de um agachamento. Essa forma de contração é particularmente importante na absorção de impacto e no controle do movimento. Considerando as características das contrações musculares, analise as afirmações abaixo e assinale a única incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.