Questões de Concursos Anatomia na Fisioterapia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q842907 | Fisioterapia, Anatomia na Fisioterapia, Prefeitura de São Francisco MG Fisioterapeuta, COTEC, 2020

Diferentes patologias podem comprometer a medula espinhal (ME) e, em razão da sua localização, estrutura anatômica, tratos e vias envolvidas, as manifestações clínicas são bastante variadas. Assim, podemos dizer que, numa lesão medular que compromete o neurônio motor inferior, a manifestação clínica apresentada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22 Q843237 | Fisioterapia, Anatomia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Gravatá PE, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A posição vertical do corpo contra a força da gravidade é mantida pela contração de determinados grupos musculares que estabilizam a posição das articulações do tronco e do membro inferior. Os músculos que desempenham essas funções designam-se por músculos antigravíticos e são constituídos pelos músculos extensores da coluna (fundamentalmente os mais profundos) e os extensores das principais articulações do membro inferior (coxofemoral, joelho e tornozelo). A contração dos músculos antigravíticos, apesar de pouco intensa, é permanente quando o homem está na posição bípede, sendo majoritariamente controlada a um nível subconsciente.

II. O fisioterapeuta, na oncologia, deve evitar a adoção de métodos cientificamente comprovados para a melhoria da qualidade de vida dos seus pacientes.

III. Os impulsos das fibras córtico-espinais modulam os níveis de recrutamento e a frequência de descarga das unidades motoras e determinam o início e fim dos movimentos, bem como a sua velocidade e a força empregada. A força independe do número de células córtico-espinais estimuladas ou da sua frequência de descarga, embora a duração da contração seja determinada pela duração da atividade dessas células.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24 Q859078 | Fisioterapia, Anatomia na Fisioterapia, Prefeitura de Passira PE Fisioterapeuta, CONTEMAX, 2020

É correto afirmar que o Músculo Ancôneo origina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25 Q859258 | Fisioterapia, Anatomia na Fisioterapia, Prefeitura de Cuitegi PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

Considerando as estruturas ósseas do corpo humano, marque com (V) as sentenças verdadeiras e com (F) as sentenças falsas.
( ) Ossos cilíndricos são aqueles com equivalência igual nas três dimensões. ( ) Ossos curtos são aqueles de comprimento e largura equivalentes. ( ) Ossos irregulares são aqueles com comprimento maior que a espessura. ( ) Ossos chatos são aqueles considerados de geometria complexa. ( ) Ossos corticais possuem lâminas de tecido ósseo formando uma rede irregular, existindo espaços entre si.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28 Q843748 | Fisioterapia, Anatomia na Fisioterapia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Uma mulher de 45 anos de idade foi encaminhada à fisioterapia para fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (MAP). Apresenta incontinência urinária de esforço e tem sensação de períneo caído. Sua história clínica conta com três partos vaginais e uma histerectomia total por um câncer de colo de útero há três anos. Paciente fisicamente ativa, ela quer retomar as atividades físicas de musculação e pilates. À avaliação, notam-se fraqueza significativa da MAP, resistência muscular diminuída, falta de consciência corporal para contração da MAP e postura em retroversão pélvica com retificação da lordose lombar e abdome protruso.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O diafragma pélvico, formado pelo músculo isquiococcígeo, dá suporte às vísceras pélvicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

29 Q1021297 | Fisioterapia, Anatomia Na Fisioterapia, Fisioterapeuta, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas a seguir. O tônus muscular é o estado de relativa tensão em que se encontra permanentemente o músculo normal em repouso, podemos afirmar que:
I. A resistência ao tônus se deve exclusivamente às lesões do neurônio motor superior.
II. A resistência ao tônus se deve a fatores como inércia, rigidez mecânico-elástica intrínseca do músculo e tecidos conjuntivos e a contração reflexa.
III. Pacientes com hiporreflexia e hipotonia tem paralisias flácidas e atrofia muscular discreta.
IV. No exame físico para avaliar o aumento do tônus é necessário aumentar a velocidade de movimentação.
V. Na hipotonia, não há resistência à movimentação dos segmentos do corpo, e a movimentação brusca pode levar à estiramentos e subluxações.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30 Q1021632 | Fisioterapia, Anatomia Na Fisioterapia, Fisioterapeuta, EBSERH, IBFC, 2023

A articulação glenoumeral é uma articulação diartrodial sinovial que faz parte do complexo do ombro. Analise as afirmativas abaixo relacionadas à articulação glenoumeral.

I. É formada pela fossa glenoide da escápula e pela cabeça do úmero.
II. Por volta de 75% das fibras da cabeça longa do bíceps braquial originam-se no lábio glenoidal.
III. Mais de 15 músculos se inserem na escápula, sendo que nove destes estão relacionados com movimentos da articulação glenoumeral.
IV. Quando o braço é elevado enquanto está externamente rodado, o tendão supraespinal passa sob o acrômio.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.