Questões de Concursos: Antiguidade Ocidental Gregos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Antiguidade Ocidental Gregos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q935908 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP

A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias.

CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Ática, 1985.

Nas cidades-estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:

12 Q948813 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc

“Fingerprinting”, segundo o texto, é a maneira pela qual

13 Q947070 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Língua Inglesa a Distância, UEG, UEG

Uma pilha de Daniel é um dispositivo capaz de transformar energia química em energia elétrica, e como exemplo tem-se uma formada por eletrodos de ferro (Fe3+ +3e- ⇌ Fe(s) E0redução = -0,036 V) e estanho (Sn2+ +2e- ⇌ Sn(s) E0redução= -0,136 V). Nesse caso, constata-se que

14 Q946597 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

No Brasil, desde a Constituição de 1988, o sufrágio universal foi instituído para a escolha de vereadores, prefeitos, senadores, deputados estaduais e federais, além de governadores e presidentes da República. Sufrágio universal significa que todo o cidadão dentro das normas legais tem direito ao voto. Tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante por meio do voto.
<https://tinyurl.com/ycwd2vjm> Acesso em: 29.05.2019. Adaptado.
De acordo com o texto, na democracia brasileira atual, o direito ao voto se estende a todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos.
Já na democracia ateniense, na Antiguidade, o direito ao voto era restrito a

15 Q947096 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Direito, UEG, UEG

O processo de “queimação estomacal” pode ser aliviado com a ingestão de leite de magnésia. O suco gástrico estomacal possui pH em torno de 2. A adição do composto de magnésia irá levar o suco estomacal a um

16 Q678665 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Inglês, UEG, UEG

Leia o texto a seguir.

Tomai o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai aquela terra à raça perversa e submetei-a a vós mesmos. Essa terra em que, como diz a Escritura: “jorra leite e mel” foi dada por Deus aos filhos de Israel. Jerusalém é o umbigo do mundo, a terra mais que todas frutífera, como um novo paraíso dos deleites.
Papa Urbano II. In: HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. São Paulo: Zahar, 1979. p. 28.
O texto citado é um trecho do discurso do papa Urbano II no Concílio de Clemont, em 1095, no qual o pontífice defende a necessidade de os europeus partirem em uma Cruzada rumo ao oriente. Essa expedição militar ficou conhecida como

17 Q944329 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Fase, UECE, UECE CEV, 2022

A História da Grécia se divide em vários períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Sobre esses períodos, é correto afirmar que

18 Q945642 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS

Leia as declarações a respeito do incêndio que destruiu o Museu Nacional em setembro de 2018.

O material que estava ali servia de base para pesquisas do nosso povo e de muitos outros povos nativos do Brasil. Era uma forma de ter reconhecida nossa cultura e afirmar nossa existência. Sem eles, é como se fôssemos extintos novamente. [...] É mais uma destruição para a nossa cultura.

Temos a destruição das nossas línguas, dos nossos costumes, das nossas terras e até mesmo dos nossos indivíduos. Então, esse incêndio no Museu Nacional parece parte da mesma agressão. É o que a gente sente (Daniel Tutushamum Puri, historiador e mestre em Educação pela USP).

Isso é a morte da memória dos povos originários, uma negligência com o nosso patrimônio. A memória de todas as línguas da América Latina estava aqui, tínhamos registros sonoros e escritos de povos que já não existem. Estamos vendo a cultura indígena sendo apagada. Uma perda irreparável (Urutau Guajajara, mestre em Linguística e Língua Indígena pela UFRJ).

ZARUR, Camila. É como se fôssemos extintos novamente. Revista Piauí, Disponível em:<https://piaui.folha.uol.com.br/e-como-se-fossemos-extintos-novamente/# . Acesso em: 10 set. 2018.

Com relação à importância do Museu Nacional para a história e memória indígenas no Brasil, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) A destruição das coleções que representavam diversas formas culturais de grupos indígenas significou a primeira forma de extinção desses grupos que habitavam o território americano desde antes da chegada de europeus.

( ) O Museu abrigava o acervo do Centro de Documentação de Línguas Indígenas (CELIN), onde se encontravam referências linguísticas, cantos e materiais sonoros de diversos grupos indígenas, muitos deles caracterizados pelo predomínio da cultura oral em relação à escrita.

( ) A preservação da documentação, dos objetos e dos diversos registros fotográficos ali existentes era voltada exclusivamente para a visitação pública, como forma de mostrar o caráter pacífico e harmonioso das relações entre indígenas e não indígenas desde o século XVI.

( ) O resguardo do patrimônio material e da memória dos povos originários da América, feito pela instituição, servia como forma de reconhecimento da relevância social das culturas indígenas e como afirmação de grupos que foram sendo marginalizados ao longo da história brasileira.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

19 Q947186 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Língua Inglesa em Rede, UEG, UEG

A fluorexetina é um fármaco largamente utilizado para distúrbios de ansiedade e depressão. O processo de cristalização desse fármaco impacta diretamente na biodisponibilidade no organismo humano. No processo de cristalização do oxalato de fluorexetina, estima-se uma variação da energia livre de Gibbs e da entalpia, a 25°C de aproximadamente -180 kJ.mol-1 e -259 kJ.mol-1 , respectivamente. Com base nesses parâmetros termodinâmicos, verifica-se que esse processo de cristalização é, a 25º C,

20 Q909073 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

O controle do Mar Mediterrâneo foi disputado pelas rivalidades travadas entre Roma e Cartago (antiga colônia Fenícia) através das Guerras Púnicas. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:

I. O conflito teve início com a investida de Cartago sobre a cidade de Roma. Embora os cartagineses tivessem conseguido promover um longo cerco à cidade, devido às rivalidades internas, os esforços com que Aníbal contava para tomar a cidade falharam.

II. Ao final da Primeira Guerra Púnica, Roma tomou posse da Sicília, da Córsega e da Sardenha, além de obrigar Cartago a pagar pesada indenização de guerra.

III. A Segunda Guerra Púnica foi marcada pela incursão de Roma sobre o território de Messina, na Ilha da Sicília, ponto estratégico para o avanço romano, mas que havia sido recuperado pelos cartagineses, reassumindo o controle do comércio marítimo da região.

IV. As ofensivas no Norte da África deram a vitória à Roma; Cartago foi incendiada, teve de entregar seus navios de guerra e assumir o compromisso de não declarar guerra a qualquer aliado romano.

Quais estão corretas?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.