Início

Questões de Concursos Antiguidade Ocidental Gregos

Resolva questões de Antiguidade Ocidental Gregos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q944329 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

A História da Grécia se divide em vários períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Sobre esses períodos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q679776 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Prova 09, UEMG, UEMG, 2019

Em Atenas, na Grécia Antiga, durante os regimes políticos aristocráticos, a cidadania referia-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q949881 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Atenas foi o berço da democracia no mundo antigo. Assim como precursores da Filosofia, os gregos trouxeram à política um elemento de novidade entre os antigos – possibilitou aos cidadãos participarem das decisões políticas. Sobre a democracia de Atenas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q942805 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro Semestre, SÃO CAMILO, VUNESP, 2019

Sob o ponto de vista militar, houve duas atividades: a abertura do exército aos “bárbaros” e a instalação de povos germanos no território romano. Uma outra política mostrou-se mais perigosa para a integridade do Império: a instalação de povos inteiros, organizados e não assimilados em território romano. Por meio de um contrato com Roma, os povos “bárbaros” ocupavam as terras romanas e, em troca, forneciam ao governo imperial um certo número de soldados.
(Maria Sonsoles Guerras. Os povos bárbaros, 1987. Adaptado.)
Apesar de “perigosa”, essa política do Império Romano apresentou, como vantagem,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q945642 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia as declarações a respeito do incêndio que destruiu o Museu Nacional em setembro de 2018.

O material que estava ali servia de base para pesquisas do nosso povo e de muitos outros povos nativos do Brasil. Era uma forma de ter reconhecida nossa cultura e afirmar nossa existência. Sem eles, é como se fôssemos extintos novamente. [...] É mais uma destruição para a nossa cultura.

Temos a destruição das nossas línguas, dos nossos costumes, das nossas terras e até mesmo dos nossos indivíduos. Então, esse incêndio no Museu Nacional parece parte da mesma agressão. É o que a gente sente (Daniel Tutushamum Puri, historiador e mestre em Educação pela USP).

Isso é a morte da memória dos povos originários, uma negligência com o nosso patrimônio. A memória de todas as línguas da América Latina estava aqui, tínhamos registros sonoros e escritos de povos que já não existem. Estamos vendo a cultura indígena sendo apagada. Uma perda irreparável (Urutau Guajajara, mestre em Linguística e Língua Indígena pela UFRJ).

ZARUR, Camila. É como se fôssemos extintos novamente. Revista Piauí, Disponível em:<https://piaui.folha.uol.com.br/e-como-se-fossemos-extintos-novamente/# . Acesso em: 10 set. 2018.

Com relação à importância do Museu Nacional para a história e memória indígenas no Brasil, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) A destruição das coleções que representavam diversas formas culturais de grupos indígenas significou a primeira forma de extinção desses grupos que habitavam o território americano desde antes da chegada de europeus.

( ) O Museu abrigava o acervo do Centro de Documentação de Línguas Indígenas (CELIN), onde se encontravam referências linguísticas, cantos e materiais sonoros de diversos grupos indígenas, muitos deles caracterizados pelo predomínio da cultura oral em relação à escrita.

( ) A preservação da documentação, dos objetos e dos diversos registros fotográficos ali existentes era voltada exclusivamente para a visitação pública, como forma de mostrar o caráter pacífico e harmonioso das relações entre indígenas e não indígenas desde o século XVI.

( ) O resguardo do patrimônio material e da memória dos povos originários da América, feito pela instituição, servia como forma de reconhecimento da relevância social das culturas indígenas e como afirmação de grupos que foram sendo marginalizados ao longo da história brasileira.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q946463 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

A contribuição dos árabes para o mundo moderno ocidental entre os séculos VII e XI é significativa, especialmente porque alguns valores culturais da Antiguidade clássica foram difundidos por meio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q948813 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

“Fingerprinting”, segundo o texto, é a maneira pela qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q939644 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Administração, UEA, VUNESP, 2019

Com a instalação de uma nova classe dominante, originada dos bárbaros ou, com mais frequência, da fusão entre populações romanas antigas e populações bárbaras estabelecidas no território do antigo Império Romano, aparece uma forma de poder cujas origens são germânicas e que se denomina a banalidade, o direito de banalidade. É um direito de comando bastante geral, que inclui direitos de justiça, mas, sobretudo, direitos econômicos.
(Jacques Le Goff. Por amor às cidades, 1998.)
O direito de banalidade derivava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q939147 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, PPL, ENEM, INEP

Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso.
Esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q949192 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS, 2017

O processo de colonização e emigração de populações gregas das cidades-estados para as colônias no Mediterrâneo estabeleceu novas relações políticosociais e ocasionou grandes transformações econômicas, tais como o desenvolvimento da construção naval e o crescimento da produção de manufaturas e do comércio marítimo. Em decorrência dessas mudanças na sociedade grega, os armadores, os comerciantes e os artesãos ganharam importância social.

O processo de colonização e de formação de novas cidades-estados gregas ocorreu no período

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q688371 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

No processo de desenvolvimento histórico, as sociedades se organizaram de modo diferenciado, sendo correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q947385 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

A partir do século III, o Império Romano viveu uma crise econômica prolongada: as pessoas não encontravam trabalho nas cidades e tinham dificuldades de sobreviver devido à inflação. Além disso, ocorreu também um aumento da insegurança nas cidades, devido à pressão e aos ataques dos germanos.

Sobre a Crise do Império Romano e a formação da Europa Medieval, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q911202 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Cartago ficava no litoral mediterrâneo, perto da atual Túnis, defendida por um sólido circuito de muros com perímetro de 35 quilômetros (os muros que Roma construiu após a invasão dos gauleses tinham menos que a metade disso). Apenas quando Cipião Emiliano isolou a cidade do mar, cortando o acesso a suprimentos, foi que, depois de dois anos de cerco, os romanos conseguiram fazer o inimigo se render e então tomaram a cidade de assalto
Fonte: BEARD, Mary. SPQR: uma história da Roma antiga. São Paulo: Planeta, 2023, p. 205.
A partir da conquista de Cartago, Roma expande o seu domínio, contrapondo sua cultura e poderio militar no Mediterrâneo. A conquista final de Cartago ocorreu durante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q906852 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A ascensão do Império Ateniense e sua subsequente dominação marítima sobre as cidades-estado gregas reflete várias heranças da antiguidade clássica. Qual das seguintes afirmações sobre o Império Ateniense e a Liga de Delos está INCORRETA?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q947012 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Leia o texto a seguir. A tradição continua a ser o único fundamento para imaginarmos que houve a Guerra de Tróia, e os motivos de uma expedição ultramarina tão complicada ainda precisam ser explicados.

FINLEY, M. Aspectos da Antiguidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 37.

De acordo com a tradição mítica, o episódio responsável por fazer eclodir a Guerra de Tróia foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q947337 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Geografia e História 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o Mali:


()abundante documentação escrita sobre o Império Mali.


( )poucos vestígios arqueológicos da civilização Mali.


( )Os relatos do viajante Ibn Battuta registram o Império Mali.


( )Os griots são fontes orais e ajudam a conhecer melhor a história Mali.


A sequência correta,de cima para baixo,é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q950248 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Vestibular, UNIVESP, VUNESP, 2018

No trecho do quarto parágrafo unless the last two practices result in forced labour – o termo em destaque indica ideia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q948886 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2017

Leia as afirmações abaixo sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q951239 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

De acordo com o segundo parágrafo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q908490 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

[...] Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito nem qualidade
Têm medo apenas
Não têm sonhos, só têm presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas morenas.
[...]

BUARQUE, Chico. Mulheres de Atenas. In: Meus caros amigos, 1976. Disponível em: https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45150/. Acesso em: 31 jan. 2024

Os versos da canção de Chico Buarque remetem para a compreensão da posição social da mulher na sociedade ateniense. Na Grécia Antiga, essa situação estava condicionada à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.