Questões de Concurso Antropologia Forense

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q217487 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Papiloscopista da Polícia Federal, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

No incêndio e desabamento de um prédio, algumas vítimas tiveram seus corpos fragmentados e carbonizados. Considerando-se os recursos utilizados pela odontologia legal para a identificação de indivíduos, é correto afirmar:

12 Q842813 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o próximo item, acerca da aplicação pericial.

Caso um membro superior humano seja encontrado com sinais iniciais de putrefação, para a identificação, bastará o resultado positivo de um dos seguintes métodos, a serem aplicados sequencialmente: papiloscópico, antropológico e genético.

13 Q180063 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Delegado de Polícia, PC SE, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de identificação médico-legal, de aspectos médico-legais das toxicomanias e lesões por ação elétrica, de modificadores da capacidade civil e de imputabilidade penal, julgue o item que se segue.

O procedimento de identificação de uma pessoa baseia-se na comparação entre a experiência da sensação proporcionada no passado com a mesma experiência renovada no presente pela pessoa a ser identificada.

14 Q842516 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

    Um avião com 128 pessoas a bordo caiu em Sergipe. A aeronave, um Fokker 100, seguia do Aeroporto Internacional de Aracaju, localizado em Santa Maria - SE, com destino a São Paulo e caiu 45 segundos depois de decolar, em uma área desabitada e aberta a 2 km da pista e a cerca de 600 metros do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho. Ao todo, 128 pessoas que estavam no avião, entre passageiros e tripulantes, morreram na tragédia.

    De acordo com as informações de um representante da Coordenadoria Geral de Perícias (COGERP), “em um local de desastre, a forma como você recupera um corpo pode tanto acelerar o processo de identificação nas fases posteriores, como o contrário, pode até mesmo inviabilizar a identificação da vítima. A identificação dos corpos será feita a partir de exame para reconhecimento, primeiramente com a papiloscopia na identificação de pessoas, e depois com exame de DNA. Até agora cinco vítimas foram identificadas pelas roupas e pelos documentos encontrados no corpo. Alguns corpos estão reconhecidos, mas não identificados. A diferença é que o reconhecimento não é científico, mas físico, e a identificação é feita a partir de exames”.

     Ainda não se sabe o que provocou a queda do avião.

Com relação à situação apresentada no texto precedente, julgue o item a seguir.

O método empregado para a identificação das cinco vítimas citadas pelo representante da COGERP foi o método primário.

15 Q215433 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Um corpo de um subadulto de 8 anos foi encontrado na beira de um rio, totalmente esqueletizado e sem pertences. Com base em metodologia científica, qual método deveria ser utilizado para estimar o sexo dos remanescentes ósseos?

16 Q218613 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Papiloscopista da Polícia Federal, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Impressões digitais (cristas epidérmicas) têm sido usadas como um meio de identificação há mais de 2000 anos. Elas também foram extensivamente estudadas cientificamente por antropólogos e biólogos. No entanto, apesar de todo o conhecimento empírico e experimental, nenhuma explicação amplamente aceita para o desenvolvimento das cristas epidérmicas nos dedos, palmas das mãos e plantas dos pés ainda emergiu. [...].
(Kücken M, Newell AC. J Theor Biol. Fingerprintformation. 2005)
O momento em que se dá a completa formação das impressões digitais é

17 Q844788 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o próximo item, acerca da aplicação pericial.

Situação hipotética: No bolso da vestimenta de um cadáver não identificado e parcialmente carbonizado, foram encontrados documentos e sete chaves — uma delas era de um veículo e as demais eram chaves de portas residenciais. Assertiva: Esses objetos são suficientes para que a identificação do cadáver seja confirmada, desde que as chaves abram as fechaduras.

18 Q843770 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o próximo item, acerca da aplicação pericial.

A identificação de uma pessoa com deficiência mental grave que não saiba informar sua identidade pode ser obtida pela odontologia legal, desde que presentes registros odontológicos prévios.

19 Q999544 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 2, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

A estimativa da idade à morte, tanto de homens como de mulheres adultos, com base na morfologia da sínfise púbica, consiste na técnica de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.