Questões de Concursos Antropologia Forense

Resolva questões de Antropologia Forense comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

22Q1052068 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Analista de Identificação Civil, DETRAN RJ, EXATUS

A antropologia Física surge vinculada aos estudos fisio-biológicos do século XVIII e XIX, visando compreender o processo de evolução pelo qual se originaram os humanos modernos, com ênfase nos aspectos biológicos e físicos referentes a este processo. Sua metodologia se centraliza na comparação fóssil-residual além do estudo comparativo de diferentes "tipos humanos". Podemos dizer da antropologia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1030991 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Médico Legista, PC MG, FGV, 2025

Sobre a identificação judiciária, que pode ser feita por meio da papiloscopia segundo a classificação proposta por Vucetich, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1061989 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 21 Antropologia Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando que a antropologia forense consiste na aplicação dos conhecimentos da antropologia física e(ou) biológica à esfera legal, especialmente no exame de remanescentes humanos esqueletizados, termicamente alterados ou em estágios variados de decomposição, julgue o item a seguir.

A antropologia forense atua prioritariamente na estimativa de perfil biológico (sexo, idade, estatura e ancestralidade), sendo vedada a sua utilização em estimativas de intervalo post mortem ou no auxílio da investigação da causa da morte, em razão do conflito de competências profissionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q1062007 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 21 Antropologia Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da estimativa da afinidade populacional, julgue o item que se segue.

A ferramenta Ances Trees, criada nos Estados Unidos da América, realiza estudos da ancestralidade com base em medidas cranianas norte-americanas, não podendo, portanto, ser utilizada no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q999544 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 2, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

A estimativa da idade à morte, tanto de homens como de mulheres adultos, com base na morfologia da sínfise púbica, consiste na técnica de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1030602 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Delegado de Polícia Substituto, PC MG, FGV, 2025

A autoridade policial foi chamada para comparecer a um local de encontro de cadáver. Chegando ao local, deparou-se com um cadáver parcialmente esqueletizado, já sendo evidentes alguns acidentes ósseos.
Com base em seus conhecimentos em Antropologia Forense, relacione os elementos listados a seguir às respectivas características.

1. Quarto arco costal 2. Processo mastoide do crânio 3. Arcada dentária 4. Fêmur e ossos do pé 5. Unhas e cabelos

( ) Identificação comparativa. ( ) Estimativa de estatura. ( ) Estudo toxicológico. ( ) Estimativa de idade. ( ) Determinação do sexo.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1061998 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 21 Antropologia Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, acerca da classificação dos ossos e de sua utilização na elaboração do perfil biológico e a identificação de fatores individualizantes.

A classificação anatômica dos ossos influencia diretamente a escolha dos métodos antropológicos utilizados para a estimativa de idade, sexo ou estatura.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q1062003 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 21 Antropologia Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos elementos dentais e da diferenciação das espécies, julgue o item subsequente.


Considere que, em determinado exame microscópico, dois fragmentos ósseos tenham apresentado características distintas: o primeiro apresentava numerosos canais de Havers, de forma circular e inclinados em relação ao eixo longitudinal; e o segundo apresentava os canais de Havers elípticos, em menor número e paralelos ao eixo longitudinal. Nesse caso, é correto afirmar que o segundo fragmento ósseo pertenceu a indivíduo da espécie humana.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q1062011 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 21 Antropologia Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, considerando a importância da busca do perfil biológico, especialmente em casos de cadáveres não identificados.

Para se estimar a idade de indivíduos adultos nos casos em que apenas o crânio tenha sido recuperado, recomenda-se o método de Nawrocki revisado por Zambrano, técnica baseada na análise de três regiões das suturas sagital, frontal e temporoparietal; apesar de as suturas cranianas não serem as estruturas mais confiáveis, sua utilização se justifica quando nenhum outro meio é aplicável.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q1062012 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 21 Antropologia Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, considerando a importância da busca do perfil biológico, especialmente em casos de cadáveres não identificados.

Para a obtenção da idade por meio da técnica óssea dos dois passos (two steps procedure), aplica-se inicialmente o método de Suchey & Brooks; em seguida, obtido o resultado das fases 4, 5 ou 6, aplica-se a técnica de Lamendin; por fim, recomenda-se a análise da união epifisária da clavícula e da crista ilíaca.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q1062009 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 21 Antropologia Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, considerando a importância da busca do perfil biológico, especialmente em casos de cadáveres não identificados.

Na busca da estatura por meio do método anatômico de Raxter, aplica-se uma fórmula predefinida, que se restringe à medida da altura do crânio, do somatório da altura das vértebras, da altura do sacro, do comprimento fisiológico do fêmur e do comprimento total da tíbia.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q1062010 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 21 Antropologia Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, considerando a importância da busca do perfil biológico, especialmente em casos de cadáveres não identificados.

O método de Suchey & Brooks é o mais comumente utilizado na sínfise púbica, uma das áreas com melhor relação entre idade cronológica e idade biológica; nesse caso, faz-se necessário o conhecimento prévio do sexo, sendo a ocorrência de um hiato na borda ventral superior característica típica da fase 3 do método.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.