Início

Questões de Concursos Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas

Resolva questões de Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q740757 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

Em uma economia, podem-se classificar os bens em públicos, privados, comuns e monopólios naturais, conforme os princípios da rivalidade e exclusão. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Uma rodovia congestionada e com pedágio é exemplo de bem privado rival e excluível.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q739668 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, SEAP PR, COPS UEL

As formas mais tradicionais de políticas públicas para conter o nível de emissões de poluentes ao meio ambiente são: regulamentação direta, denominada permissões negociadas, e estabelecimento de uma taxa sobre a emissão de poluentes chamada taxa pigouviana. O que são permissões negociadas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q741783 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, CESGRANRIO

Uma empresa, atuando num mercado competitivo, poluindo a atmosfera ao produzir e nada pagando pelo dano ambiental causado,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q740511 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, MTE, CESPE CEBRASPE

O estudo da economia do setor público é importante para a compreensão do papel do governo nas modernas economias de mercado. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O financiamento público da pesquisa científica e das ações de saúde pública, voltados para o controle de epidemias, como as que envolvem a dengue e a cólera, justificam-se pelo fato de essas atividades constituírem bens públicos puros.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q738729 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

Considerando os conceitos de economia do setor público, julgue os próximos itens.

A proteção à fauna brasileira pelo IBAMA justifica-se pelo fato de que muitas espécies de animais, particularmente aquelas ameaçadas de extinção, constituem bens públicos puros.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q744271 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por isso, constitui fundamento sólido para análise dos grandes agregados econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Sempre que a renda dos consumidores aumenta, todos os produtores vendem mais, aumentando, portanto, sua receita.
  1. ✂️
  2. ✂️

107Q744571 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Do século XX para cá, a produção industrial mundial cresceu significativamente, a população mundial dobrou e a renda per capita cresceu entre 15 e 20 vezes, ou seja, houve desenvolvimento econômico e social. A partir destas averiguações, julgue os itens a seguir.

O princípio de cobrança do ICMS propicia uma melhor redistribuição de renda entre os estados da federação brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q743099 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, BNDES, VUNESP

Um imposto sobre transações será considerado "em cascata" ou cumulativo quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q743999 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

Quais dos tipos de garantias abaixo NÃO se aplicam as debêntures:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q747759 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Estabelecer um preço mínimo para um produto agrícola foi uma política muito comum, utilizada por diversos países no passado, e que ainda hoje é usada seletivamente para incentivar alguns produtos agrícolas. Apesar da pressão dos agricultores para a continuidade dessa política, ela caiu em desuso. Com base na teoria neoclássica e na história da política agrícola dos principais países, julgue os itens subseqüentes.

A política de preço mínimo eficiente não deve usar medidas governamentais que retirem o excesso de oferta dos produtos.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q744535 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Acerca das formas de regulação da atividade econômica pelas agências reguladoras, julgue os itens que se seguem.

A regulação por preço exige um aparato regulatório menor em relação a outras formas de regulação, além de conferir incentivo de redução de custos às empresas.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q742717 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SAEB BA, FCC

Diz-se que um imposto sobre a renda é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q738917 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a presença de bens públicos, externalidades, informações assimétricas e mercados imperfeitos justificam a intervenção do Estado na economia, julgue os itens que se seguem.

O subsídio pigouviano é um eficiente instrumento de internalização de externalidades negativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q738550 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por isso, constitui fundamento sólido para análise dos grandes agregados econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. A maximização de lucros de determinada empresa implica que o custo marginal iguala-se à receita marginal.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q747043 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Consultor do Executivo, SEFAZ ES, CESPE CEBRASPE

A microeconomia constitui uma importante ferramenta para analisar o comportamento dos agentes econômicos individuais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 71 a 100.

Para coibir o estacionamento em lugares proibidos, a fixação de multas relativamente baixas associadas a maior fiscalização é particularmente apropriada quando os motoristas são substancialmente avessos aos riscos.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q742244 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Com relação às práticas anticompetitivas de mercado e às políticas de defesa da concorrência, julgue os itens subsequentes.

Um exemplo de restrição vertical à concorrência é a fixação de preços de revenda.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q741487 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à economia do setor público, julgue os itens subsequentes.

As necessidades de financiamento do setor público correspondem ao montante de recursos que o setor público não financeiro deve captar junto ao setor financeiro interno e(ou) externo, além de suas receitas fiscais, para custear os seus dispêndios.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q738894 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Um bem público pode ser caracterizado como:

1. bem cujo custo marginal de produção é crescente para um consumidor adicional.

2. bem cujo custo marginal de produção é zero para um consumidor adicional.

3. bens que as pessoas podem ser impedidas de consumir, de modo que vem a ser difícil ou impossível cobrar por sua utilização.

 4. bens que as pessoas não podem ser impedidas de consumir, de modo que vem a ser difícil ou impossível cobrar por sua utilização.

Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q744644 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, Suframa AM, FUNRIO

A respeito dos bens públicos é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q739061 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Com relação a externalidades, julgue as afirmações abaixo e assinale a opção correta.

I. Tanto externalidades negativas como positivas geram ineficiência devido ao fato dos agentes privados não internalizarem nas suas decisões de produção todos os custos associados à mesma.

II. Se os indivíduos tiverem preferências quase-lineares, toda solução eficiente terá a mesma quantidade de externalidade. Assim, a quantidade de externalidade não dependeria, nesse caso, da distribuição dos direitos de propriedade.

III. A tragédia do uso comum diz respeito à tendência de subutilização de um recurso comum, levando a uma situação ineficiente no sentido de Pareto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.