Início

Questões de Concursos Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas

Resolva questões de Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q744827 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Assinale a alternativa incorreta a respeito da função alocativa do governo na oferta de bens públicos (puros) e bens semipúblicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q738344 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Segundo o modelo básico de concorrência, os custos e benefícios de produzir e vender um bem recaem integralmente sobre o produtor/vendedor, enquanto os custos e benefícios para obter o bem correspondem todos ao comprador. Quando ocorrem benefícios e(ou) custos adicionais, não capturados pelas transações de mercado, tem-se uma externalidade. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

A poluição ambiental é entendida, por alguns economistas, como uma externalidade negativa, na qual o custo social marginal iguala-se ao custo privado marginal do agente poluidor.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q738379 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Na presença de externalidades negativas, a alocação de equilíbrio gerada por mercados competitivos é ineficiente no sentido de Pareto. Esta alocação é ineficiente por que o custo social da atividade geradora de externalidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q747854 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, MPE PA, NCE

A análise da viabilidade de um projeto é interpretada pela ótica do empresário que é o investidor, dos bancos e agências de financiamentos que fomentam e do governo, nas várias esferas de atuação. Com base nesse argumento é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q741475 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, COSANPA PA, FADESP, 2017

Com relação ao conceito de externalidade, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q743524 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, STN, ESAF

Sob determinadas condições, os mercados privados não asseguram uma alocação efi ciente de recursos. Em particular, na presença de externalidades e de bens públicos, os preços de mercado não refletem, de forma adequada, o problema da escolha em condições de escassez que permeia a questão econômica, abrindo espaço para a intervenção do governo na economia, de forma a restaurar as condições de efi ciência no sentido de Pareto. Nesse contexto, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q746831 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Analista, MPU, ESAF

Com base no conceito de bem público, é incorreto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q745874 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Analista de Desenvolvimento, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um fundamento sólido à analise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

A concessão de subsídios governamentais para a restauração de áreas tombadas pelo patrimônio histórico exemplifica a ação direta do governo para aumentar o nível de eficiência da economia, já que essa atividade gera externalidades positivas para o conjunto da sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q744852 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

A análise microeconômica analisa a questão da escolha em situação de escassez. A esse respeito, julgue os seguintes itens.

A elevação da base de cálculo da cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de 32% para 40%, instituída pela Medida Provisória n.º 232, para os prestadores de serviço que declaram por meio do lucro presumido, não altera a produção desses agentes em razão de se tratar de expansão de um custo fixo.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q743581 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Com relação às necessidades públicas e ao papel do Estado na economia, julgue os itens seguintes.

As chamadas necessidades meritórias, ao adquirirem o status de públicas, resultam na assunção da responsabilidade de prestação ou fornecimento do serviço pelo Estado mediante a preferência manifestada pelos usuários/beneficiários e a determinação da correspondente relação custo-benefício.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q747917 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Com relação às práticas anticompetitivas de mercado e às políticas de defesa da concorrência, julgue os itens subsequentes.

Nos atos de concentração horizontais, o foco da preocupação das autoridades antitruste é a possibilidade de eliminação, total ou parcial, da rivalidade entre os agentes envolvidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q748473 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Controlador de Recursos Municipais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A ação do Estado é crucial para garantir a produção eficiente e eqüitativa de bens públicos, bem como de bens privados ofertados pelo setor público. Baseando-se nos princípios básicos da economia do setor público e das finanças públicas, julgue os itens subseqüentes.

A existência de bens públicos puros - não-excludentes e não-rivais - justifica a intervenção do Estado na economia, visto que esses bens não são eficientemente providos pelo setor privado.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q744446 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Analista de Plajenamento, INPI, CESPE CEBRASPE

A teoria clássica atribui ao Estado apenas o papel de fornecedor de bens públicos ou bens comuns, cujos sistemas de preços de mercado não geram resultados eficientes. No que se refere a esses bens, julgue os itens a seguir.

O sistema monetário nacional pode ser considerado exemplo de bem público.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q738412 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por isso, constitui fundamento sólido para análise dos grandes agregados econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Considere que um consumidor entra em uma loja de sapatos, gosta de um modelo e não o compra em razão do preço, que considera elevado. Nesse caso, para esse consumidor, a taxa marginal de substituição entre sapatos e os demais bens é superior ao preço relativo desses produtos.
  1. ✂️
  2. ✂️

76Q741054 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Pesquisador, INPI, CESPE CEBRASPE

Os avanços da privatização, em setores antes dominados pelo Estado, levaram ao surgimento de esquemas regulatórios para garantir a provisão adequada dos serviços de utilidade pública e garantir os direitos dos consumidores. A respeito do processo regulatório, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q744081 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Estabelecer um preço mínimo para um produto agrícola foi uma política muito comum, utilizada por diversos países no passado, e que ainda hoje é usada seletivamente para incentivar alguns produtos agrícolas. Apesar da pressão dos agricultores para a continuidade dessa política, ela caiu em desuso. Com base na teoria neoclássica e na história da política agrícola dos principais países, julgue os itens subseqüentes.

A política de preço mínimo foi menos utilizada devido ao alto custo para o governo em relação a políticas alternativas, como dar uma renda equivalente em dinheiro diretamente aos produtores exigindo que plantassem mais.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q743514 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos básicos associados à regulação dos mercados, julgue os itens a seguir.

Práticas restritivas utilizadas para limitar a concorrência incluem acordos sobre limites de produção, repartição de mercados ou fontes de abastecimento e ligação de contratos (cláusulas de tie-in).

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q740992 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, ELETROBRÁS, NCE

A partir dos anos oitenta, a crise financeira que atingiu boa parte dos estados nacionais levou à necessidade de uma redefinição de seu antigo papel de estado-empresário na área de infra-estrutura, e sua substituição pelo papel de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.