Início

Questões de Concursos Arquitetura

Resolva questões de Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q718184 | Arquitetura, Arquitetura, Especialista, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

O escoamento em redes de esgoto sanitário preferencialmente deve ser orientado no sentido dos pontos de maiores para os de menores cotas, a fim de que esse escoamento seja realizado por gravidade.

Para as localidades de baixa declividade, o traçado mais adequado, entre os apresentados, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q715686 | Arquitetura, Arquitetura, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

À luz das recomendações internacionais de preservação, julgue os itens subsequentes. De acordo com a Carta de Veneza, a restauração é uma ação de caráter ordinário e que tem por objetivo a conservação e a revelação dos valores estéticos e históricos do monumento; assim, para que a restauração seja feita de forma harmônica, os elementos colocados em lugar de partes faltantes devem ser integrados ao monumento, de forma a não se destacarem das partes originais.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q717730 | Arquitetura, Arquitetura, Técnico de Desenvolvimento Econômico, Prefeitura de Várzea Grande MT, 2018

O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e dos condutores de águas pluviais. O elemento definido como a aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante e tem a função de captar águas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q718314 | Arquitetura, Arquitetura, Consultor Técnico, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Nível de Desenvolvimento do Modelo ou Level of Development (LOD) é um termo da plataforma BIM (Building Information Modeling) elaborado com vistas à criação de uma estrutura conceitual para nortear de maneira coordenada o processo de desenvolvimento de projeto e a evolução do detalhamento de suas informações. Em relação aos níveis de desenvolvimento, representados em uma escala que varia em cinco graus, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q717739 | Arquitetura, Arquitetura, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Ao publicar sua obra: Pensando o espaço do homem, Milton Santos reforça o que seria uma das suas marcas na busca do método em Geografia – a compreensão do espaço como totalidade. A partir desse pensamento e de sua obra assinale o item que apresenta CORRETAMENTE suas ideias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q716063 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de estrutura de concreto armado e das estruturas de aço e de madeira, julgue os itens seguintes. De acordo com as recomendações do projeto estrutural, existem basicamente dois tipos de perfis metálicos que compõem as estruturas de aço: perfis dobrados a frio, fornecidos padronizados pela indústria; e perfis laminados, moldados na serralheria.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q715690 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, Tribunal de Justiça SC, FGV, 2018

Em uma edificação foi construído um reservatório de 18.000 litros de água. Sabendo-se que as dimensões em planta são de 3 m x 4 m, a altura da lâmina da água, em metros, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q718407 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a sinalização de emergência tem como finalidade reduzir os riscos de acidentes, por meio de alertas, como, por exemplo, sobre ações de combate a incêndio e sobre a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio, julgue os próximos itens, relativos aos projetos de comunicação visual para a sinalização de emergência. A forma geométrica de alerta representada pela figura de um triângulo não pode ser instalada a uma distância superior a 20 m do ponto de observação mais distante, sob pena de comprometimento da visibilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q720593 | Arquitetura, Arquitetura, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RS, FUNDATEC, 2018

De acordo com Limmer (1997), ao tratar de orçamento de obras, os custos administrativos integram os custos diretos empresariais e estão relacionados às atividades de administração das empresas executoras de obras. Assinale a alternativa que NÃO faz parte dos custos administrativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q718634 | Arquitetura, Arquitetura, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

À luz das recomendações internacionais de preservação, julgue os itens subsequentes. Conforme a Carta de Burra, a reconstrução consiste na reversão de um sítio (lugar, área, terreno, paisagem, edifício, grupo de edifícios) a um estado anterior conhecido e distingue-se do restauro pela introdução de material novo na fábrica (que corresponde a todo o material físico do sítio).
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q718744 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, a respeito de sistemas estruturais. Um telhado tradicional com telhas-francesas de barro e estrutura de madeira apresenta uma hierarquia estrutural formada por tesouras (hierarquia 1), terças (hierarquia 2) e ripas (hierarquia 3); somente a vedação, formada pelas telhas-francesas, está excluída dessa classificação.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q719358 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018

Segundo Kowaltowski (2011), João Filgueiras Lima (Lelé), e sua equipe destacam-se na arquitetura brasileira pela adequação dos seus projetos aos usuários e às localidades. Dentre as metodologias projetuais desse grupo, é CORR ETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q720679 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de estrutura de concreto armado e das estruturas de aço e de madeira, julgue os itens seguintes. O problema das estruturas de madeira é a limitação dos vãos devido às medidas das peças decorrentes das dimensões das árvores. A técnica da madeira laminada colada permite vencer vãos de até 100 m, sem apoio intermediário a partir de peças pequenas.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q716765 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018

Para o uso mais racional e de maior aproveitamento dos espaços internos dos depósitos, pode-se afirmar que, anteriormente ao planejamento e decisões quanto à escolha de um determinado sistema de armazenamento, são necessárias considerações do ponto de vista logístico no que diz respeito a mercadorias, ou seja, ao material a ser armazenado e ao escoamento de produtos, fazendo-se necessária uma ligação entre o planejamento do setor administrativo e de organização espacial. A aplicação das diferentes formas de armazenagem dentro dos depósitos depende das seguintes decisões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q716777 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com referência ao projeto de paisagismo no sistema viário e em áreas lindeiras à edificação, julgue os itens subsequentes. Na face oeste do estacionamento, devem ser privilegiadas as árvores com copa menor, enquanto na face leste devem ser preferidas as árvores frondosas.
  1. ✂️
  2. ✂️

77Q718701 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Para a compreensão do comportamento térmico das edificações, é desejável o conhecimento de uma base conceitual sobre os fenômenos de trocas térmicas. Considerando esse tema, pode-se afirmar que as trocas térmicas entre os corpos dependem de uma entre duas condições básicas, que são a existência de corpos que estejam a temperaturas diferentes e a mudança de estado de agregação.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação dos mecanismos de trocas secas com suas respectivas definições, conforme descrito por Frota e Schiffer, no livro Manual de conforto térmico.

COLUNA I

1. Convecção

2. Radiação

3. Condução

COLUNA II

( ) Troca de calor entre dois corpos (ou partes do corpo) que se tocam e que estejam a temperaturas diferentes.

( ) Mecanismo de troca de calor entre dois corpos, que guardam entre si uma distância qualquer, por meio de sua capacidade de emitir e absorver energia térmica. É consequência da natureza eletromagnética da energia, que, ao ser absorvida, provoca efeitos térmicos.

( ) Troca de calor entre dois corpos, sendo um deles sólido e o outro um fluido (líquido ou gás).

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q717914 | Arquitetura, Arquitetura, Especialista, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Lençóis subterrâneos muito profundos geralmente apresentam uma água com boa qualidade. No entanto, é comum apresentarem falta de oxigênio e presença de gás carbônico.

Para esses problemas, o processo de tratamento adequado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q258677 | Informática, Arquitetura, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Em relação as arquiteturas de grid utilizadas por alguns fabricantes de bancos de dados, julgue os itens subsequentes.

I As arquiteturas de grid utilizadas por alguns fabricantes de bancos de dados permitem que sejam agrupados um amplo número de servidores, armazenamento e redes em um recurso computacional flexível sob-demanda para as necessidades computacionais de uma organização.

II Em nível mais alto, a ideia de grid computing é a implementação de um utilitário em que o usuário não se preocupe onde os dados estão ou que computador executa uma requisição.

III Clustering é uma tecnologia utilizada para criar infraestruturas de grid. Os grids podem consistir de vários clusters.

IV Um grid presupõe que todos os servidores nele estão executando o mesmo conjunto de aplicações. As aplicações podem ser agendadas e migradas entre os diferentes servidores do grid.

V A utilização de grid para bancos de dados é possível em função de um banco de dados ter estruturas lógicas e estruturas físicas. Como ambos os tipos de estruturas são separadas, o armazenamento físico dos dados pode ser gerenciada sem afetar o acesso às estruturas de armazenamento lógico.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q720006 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, Tribunal de Justiça SC, FGV, 2018

A intervenção no bem imóvel arquitetônico de valor cultural pode ocorrer de diversas formas. A intervenção que busca adaptar os espaços preexistentes para abrigar atividades diferentes daquelas para as quais foram projetados é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.