Início

Questões de Concursos Arquitetura de Computadores

Resolva questões de Arquitetura de Computadores comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


383Q648643 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul RS, FCC

Em arquitetura de processadores, o Pipeline possibilita que a execução das instruções possa ser realizada mais rapidamente. Entretanto, esse aumento da velocidade de execução pode ocasionar o problema de conflito de acesso simultâneo à memória para buscar as instruções e realizar a escrita/leitura de operandos (dados). Uma das formas de solucionar esse problema é utilizar a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q646386 | Informática, Arquitetura de Computadores, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Com referência às arquiteturas de hardware RISC, Intel e storage, julgue os itens subsequentes.

Atualmente, os processadores Intel contêm um núcleo RISC que executa as instruções mais simples — que normalmente são as mais comuns — em um único ciclo de caminho de dados, enquanto interpreta as instruções mais complexas no modo CISC.

  1. ✂️
  2. ✂️

385Q617463 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de hardware:

I. A fonte ATX tem os mesmos fios de alimentação de 3,3V e power-on existentes nas fontes AT. Por conta deste último, o comando de ligar ou desligar a fonte passou a ser enviado pela placa-mãe e não mais por uma chave liga-desliga conectada diretamente à fonte. Da mesma forma que a fonte AT, a fonte de alimentação ATX usa um plug de 20 pinos, sendo que a grande diferença entre os dois tipos de fonte é a inovação do tipo ATX que permite programar o PC a se desligar sozinho. Devido à compatibilidade entre estes dois tipos de fontes, a instalação de uma fonte ATX em uma placa-mãe AT, ou vice-versa, apenas deixa desabilitada a funcionalidade power-off.

II. As memórias DDR e DDR2 transferem dois dados por pulso de clock. Por conta disso, para obter o clock real, deve-se dividir, por dois, o clock nominal indicado para estas memórias. Por exemplo, a memória DDR2-667 na realidade trabalha a 333 MHz.

III. Nas memórias DDR a terminação resistiva necessária para a memória funcionar está localizada na placa-mãe. Já na DDR2 este circuito está localizado dentro do chip de memória. É por este motivo que não é possível instalar memórias DDR2 em soquetes de memória DDR e vice-versa.

IV. O único componente que pode acessar a memória RAM da máquina é o processador. O recurso DMA impede que outros componentes, exceto adaptadores AGP, também acessem a memória RAM diretamente. Este controle resulta em um aumento do desempenho na transferência de grande quantidade de dados.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q632056 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

Em relação à Arquitetura de Computadores, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:

I. Um computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar e manipular dados, além de fornecer informações, tudo isso de forma automática. 
II. O hardware do computador é tudo aquilo que o compõe fisicamente. Constituí-se em hardware o próprio Sistema Operacional do computador e outros programas do computador. 
III. O computador é uma máquina programável capaz de processar informações com grande rapidez.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q612616 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico Judiciário, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Com base nos mecanismos de conversão de sistemas de numeração, julgue os itens que se seguem.

O número AB5, em base hexadecimal, quando convertido para base octal, equivale ao número 5265.

  1. ✂️
  2. ✂️

388Q649746 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico de Nível Superior, Tribunal de Justiça nbsp MS, PUC PR

O termo ferramenta de desktop remoto é usado para designar aplicativos que oferecem uma interface gráfica para envio de comandos via teclado e mouse e visualização da tela de um computador remoto conectado por meio da rede. Considerando as diferentes soluções disponíveis indique a afirmativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q647302 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Sistemas, Conselho Regional de Medicina DF, Instituto Quadrix, 2018

Com relação à arquitetura e organização de computadores, julgue os itens a seguir. No computador, durante o processo de transferência de dados por meio do barramento, podem ser utilizados os barramentos de endereço, o de dados e o de controle.
  1. ✂️
  2. ✂️

390Q638110 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Suporte de Tecnologia da Informação, CFO DF, Instituto Quadrix

Julgue os itens seguintes quanto aos barramentos de entrada e saída (e/s) e às arquiteturas RISC e CISC. Um barramento pode receber conexões de diversos dispositivos, caracterizando-se como um meio de transmissão compartilhado.
  1. ✂️
  2. ✂️

391Q643004 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Paraná, CESPE CEBRASPE

Com relação a características arquitetônicas dos computadores pessoais, julgue os próximos itens.

A arquitetura x86 é classificada como máquina RISC, enquanto a família Pentium e a arquitetura MIPS são exemplos de máquinas CISC.

  1. ✂️
  2. ✂️

392Q612546 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Acerca dos conceitos da organização interna dos microcomputadores, preencha os espaços em branco nas sentenças abaixo:

I - __________ é a unidade que expressa a velocidade de processamento, utilizada em sistemas de computação gráfica e naqueles com demanda de grande aplicações numéricas.

II - A tecnologia que caracterizou a primeira grande alteração na arquitetura Intel, incluindo novas instruções e aprimorando o processamento de elementos multimídia, chama-se ____________.

 III - A parte da UCP que executa a operação de multiplicação de dois valores e o armazenamento do resultado desta operação em um registrador denomina-se ____________.

Para o preenchimento das lacunas, devem ser usados, na ordem em que ocorrem, os termos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q623377 | Informática, Arquitetura de Computadores, Nível III, Ministério da Previdência Social, CESPE CEBRASPE

A respeito de conceitos de RAID e radius, julgue os itens conseguintes.

RAID é um conjunto de dois ou mais discos rígidos empregado para tornar o sistema mais rápido, por meio da técnica denominada divisão de dados, e, com o uso de espelhamento, tornar o sistema mais seguro.

  1. ✂️
  2. ✂️

394Q634167 | Informática, Arquitetura de Computadores, Administrador de Redes, HRTN RN

Em qual dos tipos de entrada e saída entre o processador e o barramento de E/S a seguir o dispositivo grava diretamente na memória as informações que serão repassadas ao processador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

395Q640081 | Informática, Arquitetura de Computadores, Agente de Defensoria, DPE SP, FCC

A principal função do transdutor em um Módulo de Entrada/ Saída do computador é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q629106 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista Judiciário, TRE AP, FCC

Substituição de página por aproximação LRU (Least Recently Used) é uma solução associada ao conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q611794 | Informática, Arquitetura de Computadores

É correto afirmar sobre o barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) utilizado para interconexão de componentes periféricos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q627983 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista, BACEN, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao VirtualBox, julgue o item abaixo.

Em cada máquina virtual consta um controlador IDE habilitado, que pode anexar até quatro dispositivos de armazenamento virtual. Por padrão, um desses dispositivos é pré-configurado, como a unidade de CD/DVD virtual da máquina, embora essa configuração possa ser alterada.

  1. ✂️
  2. ✂️

399Q614936 | Informática, Arquitetura de Computadores, Técnico de Nível Superior, Companhia Energética de Roraima RR, CESPE CEBRASPE

Computadores podem ser divididos em diversas categorias de acordo com o seu hardware. Em relação aos tipos de processador, eles podem ser divididos em RISC e CISC. Com relação às arquiteturas RISC e CISC, julgue os itens seguintes.

Na arquitetura RISC, uma pilha é utilizada para procedimentos que requerem alteração de valores de um registro.

  1. ✂️
  2. ✂️

400Q636755 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Sistemas, MinC, FGV

O barramento USB versão 1.0 oferece duas velocidades de operação, a primeira para periféricos mais lentos e outra para dispositivos mais rápidos. Essas velocidades são iguais a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.