Início

Questões de Concursos Arquitetura de redes

Resolva questões de Arquitetura de redes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q629309 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Tecnologia da Informação, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Um projeto de redes local Fast Ethernet, baseado na NBR 14565, está sendo executado (implantado) em um prédio com 10 andares. Ao lançar o Cabeamento Horizontal, um técnico detecta que um determinado lance de cabo de par trançado UTP, categoria 5e, mediu exatos 120 metros, desde o terminal na área de trabalho (host) até o comutador que o alimenta (ativo de rede). Neste cenário, são feitas as seguintes afirmações:

I. Uma vez que o cabeamento é categoria 5e, mesmo se o cabo estiver fisicamente na vertical, a transmissão ocorrerá com normalidade e a rede poderá ser certificada.

 II. Será impossível transmitir sinais de dados no referido lance de cabo, uma vez que o seu comprimento excedeu em 20% o limite máximo permitido para o trecho especificado.

III. Somente será possível transmitir sinais no trecho se o cabeamento for mudado para o tipo STP e estiver fisicamente disposto na horizontal.

IV. Somente será possível transmitir sinais no cabeamento se a rede passar a funcionar a uma taxa de transmissão de 1000Mbps.

Indique a opção que contenha todas as afirmações plenamente CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

622Q624215 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Tecnologia da Informação, IFB BA, FUNRIO

Uma mudança importante introduzida pelo protocolo IPv6, em relação ao IPv4, é a capacidade de endereçamento expandida. O IPv6 aumenta o tamanho do endereço IP de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q642418 | Informática, Arquitetura de redes, Técnico Judiciário, TRT 4a, FCC

São, respectivamente, um protocolo da camada de transporte do modelo de referência TCP/IP e uma característica do Frame Relay:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q613018 | Informática, Arquitetura de redes

Considerando as camadas Host do modelo OSI, a camada que realiza a codificação, tradução e compressão de dados é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q634800 | Informática, Arquitetura de redes, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MDS, CESPE CEBRASPE

Com relação às tecnologias de comunicação de dados, seus protocolos, arquiteturas e serviços, julgue os itens a seguir.

O protocolo RTP (real-time transport protocol) é um exemplo de protocolo da camada de aplicação do modelo TCP/IP.

  1. ✂️
  2. ✂️

626Q624056 | Informática, Arquitetura de redes, Técnico Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

O padrão IEEE 802.11g especifica uma série de parâmetros necessários para o funcionamento de uma interface de rede sem fio, entre eles, a taxa de transmissão e a frequência de operação. Além disso, suporta o uso de criptografia segundo um padrão específico. Assinale a opção que apresenta a taxa de transmissão, frequência de operação e protocolo de criptografia suportados pelo padrão IEEE 802.11g.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

627Q613316 | Informática, Arquitetura de redes, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 10a Região, CESPE CEBRASPE

A respeito de conceitos de endereçamento e de roteamento dentro da arquitetura de redes TCP/IP, julgue os itens a seguir.

No protocolo de roteamento OSPF, as mensagens DATABASE DESCRIPTION fornecem os números de seqüência de todas as entradas de estado de enlace mantidas pelo transmissor no momento. Comparando seus próprios valores com os do transmissor, o receptor pode determinar quem tem os valores mais recentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

628Q635086 | Informática, Arquitetura de redes, Analista Técnico, SEBRAE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos à administração de roteadores.

Apesar de não ser comum, em determinados roteadores (Cisco, 3Com, entre outros), é possível configurar mais de um endereço IP em uma mesma interface de rede.

  1. ✂️
  2. ✂️

629Q631014 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Trânsito, Departamento de Trânsito do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Acerca de redes de computadores, julgue os itens de 111 a 115.

Em relação à arquitetura open systems interconnection (OSI), a camada física trata da transmissão de bits brutos por um enlace de comunicações e a camada de enlace de dados coleta um fluxo de bits para um agregado maior, chamado frame. Cabe à camada de rede fornecer os endereços para os dados e escolher o melhor caminho entre o transmissor e o receptor.

  1. ✂️
  2. ✂️

630Q615662 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Sistemas, Companhia Espírito Santense de Saneamento ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação ao protocolo TCP.

Para cada conexão, o TCP usa quatro temporizadores: o de retransmissão, enquanto espera um ACK do outro lado da conexão; o de persistência, que mantém o fluxo das informações de janelamento quando o outro lado da conexão fecha a janela de recepção; o de keepalive, que detecta quando o outro lado caiu ou reiniciou; e o 2MSL, que garante a liberação de recursos no estado CLOSE_WAIT.

  1. ✂️
  2. ✂️

631Q611058 | Informática, Arquitetura de redes

O POP3 (Post Office Protocol) é um protocolo __________empregado para obter mensagens contidas numa caixa postal __________. Este protocolo foi definido na RFC 1225, dispondo de comandos para operações de ___________ e _________, além de comandos para _______ e _______ mensagens. O POP3 é semelhante ao protocolo _________, ou seja, consiste de texto ASCII.

Indique a opção que completa, respectivamente e de forma correta, as lacunas acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q616439 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Sistemas, MinC, FGV

No que diz respeito à Internet, existem dois protocolos da arquitetura TCP/IP que atuam diretamente no serviço de correio eletrônico. O primeiro é responsável por fazer uma varredura no servidor de e-mail enviando um cópia das mensagens para as máquinas dos usuários, e o segundo, encarregado de transmitir e-mails dos usuários dos seus microcomputadores para a grande rede. Esses protocolos são conhecidos, respectivamente, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q628005 | Informática, Arquitetura de redes, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

No contexto do IPsec, a Security Association – SA é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q616747 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Sistemas, BNDES, NCE

No modelo OSI da ISO, a subcamada LLC pertence à camada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q610384 | Informática, Arquitetura de redes, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 10a Região, CESPE CEBRASPE

A respeito de conceitos de endereçamento e de roteamento dentro da arquitetura de redes TCP/IP, julgue os itens a seguir.

Quando uma sub-rede é incluída em uma rede, as tabelas de roteamento são alteradas acrescentando-se entradas do formato {rede, sub-rede, 0} e {rede, sub-rede, host}. A sub-rede reduz o espaço de tabela do roteador, criando hierarquias da forma {rede, host remotos}, além dos hosts locais.

  1. ✂️
  2. ✂️

638Q611154 | Informática, Arquitetura de redes

O Ethernet é um padrão de rede local cujo meio físico utilizado pode ser cabo coaxial, par trançado ou fibra ótica, diferenciado dos demais padrões pelas seguintes características:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q624219 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Sistemas, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Com relação aos protocolos de aplicação da arquitetura TCP/IP, julgue os itens que se seguem.

O SNMP (simple network management protocol) provê um framework de gerência em redes TCP/IP no qual agentes e gerentes se comunicam utilizando as portas 161 e 162, para a comunicação síncrona e assíncrona, respectivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

640Q633699 | Informática, Arquitetura de redes, Agente Técnico, MPE AM, CESPE CEBRASPE

Com relação às proxies e aos filtros de acesso, julgue os itens a seguir.

A filtragem com informação de estado leva em consideração o estado das conexões para aceitar ou não pacotes, o que reduz o esforço computacional da inspeção em si e aumenta a granularidade da filtragem.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.