Início

Questões de Concursos Arquiteturas de Rede

Resolva questões de Arquiteturas de Rede comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q170228 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Auxiliar Técnico de Informática, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Sobre as redes de computadores, são feitas as seguintes afirmativas:

I - um servidor de Proxy pode ser utilizado para conectar a rede interna de uma empresa à Internet;
II - o processo pelo qual um computador escolhe um caminho de rede para enviar pacotes para um destinatário é chamado roteamento;
III - os adpatadores ethernet apresentam um número de 48 bits denominado endereço físico, ou MAC Adress, sendo que o protocolo SPX é utilizado por uma rede com TCP/IP para traduzir endereços IP em endereços físicos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q260159 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Técnico Judiciário Operação de Computador, TRE AM, FCC

O padrão Gigabit Ethernet, que atinge uma taxa de transmissão de 1000 megabits por meio de cabos de fibra óptica e que usa uma tecnologia de transmissão chamada short-wave laser, derivada da mesma tecnologia usada em CD-ROM com feixes de curta distância, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q115527 | Redes de Computadores , Arquiteturas de Rede, Analista de Sistemas, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Os projetos de rede devem considerar que elas são dinâmicas, uma vez que precisam acomodar as mudanças nas tecnologias nas quais são baseadas e as mudanças demandadas pelos programas de aplicação. Com relação a arquiteturas de redes de computadores e sistemas operacionais de rede, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q155312 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AM, FCC

Em relação à inter-redes, considere:

I. O algoritmo de roteamento de dois níveis refere-se a um protocolo de gateway interior e um protocolo de gateway exterior.

II. Via de regra, um pacote típico de inter-rede sai de sua LAN em direção ao roteador multiprotocolo local que, por sua vez, será encaminhado ao roteador multiprotocolo de rede. Se o roteador não puder ser alcançado através do protocolo de rede natural do pacote, o pacote será enviado repetidamente por tunneling, sendo encapsulado no protocolo exigido pela rede intermediária até que o pacote chegue à rede de destino.

III. Quando um pacote muito grande tem de trafegar por uma rede cujo tamanho máximo de pacote é muito pequeno, a solução é permitir que os gateways dividam os pacotes em fragmentos, enviando cada fragmento como um pacote de inter-rede separado.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q260524 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Técnico Judiciário Operação de Computador, TRE SE, FCC

O padrão de rede Ethernet ...I... suporta apenas cabos...II... e utiliza a tecnologia long-wave laser, isto quer dizer que, embora a transmissão seja a mesma, esse padrão atinge distâncias maiores que os outros padrões ...III... . Os cabos de par trançado categoria ...IV...  são certificados para o uso em redes de 10 e 100 megabits, como também para as redes Gigabit Ethernet.

Completa correta e respectivamente as lacunas I, II, III e IV:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q153982 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

Sobre redes backbones colapsadas, considere:

I. Utilizam topologia em estrela com um dispositivo em seu centro que pode ser um comutador.

II. Necessitam menor quantidade de cabos que uma backbone com ponte ou com roteamento, se comparadas nas mesmas características.

III. Necessitam menor quantidade de dispositivos que uma backbone com ponte ou com roteamento, se comparadas nas mesmas características.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q231905 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Programador de Computador, TRE CE, FCC

Sobre as redes de computadores, analise:

I. Uma rede Bluetooth é uma rede ad roc, o que significa que é formada espontaneamente; os dispositivos, algumas vezes chamados de gadgets, se localizam e criam uma rede chamada piconet.

II. O IEEE definiu as especificações para a implementação de redes LAN sem fio (WLAN), sob a recomendação IEEE 802.11 que abrange as camadas física e de enlace.

III. WANs consistem em muitas LANs e conectam muitos computadores a grandes distâncias; a maior das WANs é a Internet. Em geral empregam uma topologia em malha, funcionam a velocidades mais baixas do que as LANs e suas taxas de erro são mais altas porque têm de interagir com várias LANs e WANs, que muitas vezes são heterogêneas.

IV. LAN é uma rede de alcance geográfico limitado projetada para otimizar taxas de transferência de dados entre seus nodos. Interconecta recursos usando caminhos de comunicação de alta velocidade com protocolos de rede otimizados para ambientes de áreas locais.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q258504 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Técnico Judiciário Informática, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação à rede de computadores mundial, suas características e conceitos, julgue os itens que se seguem.

As redes privadas que usam o mesmo tipo de equipamentos finais, roteadores, enlaces e protocolos da Internet são freqüentemente denominadas intranets.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q166725 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAF

Analise as seguintes afi rmações relacionadas a sistemas distribuídos, clusters e redes.

I. Um sistema distribuído pode ser classifi cado como um conjunto de computadores com seu próprio clock e que não possui memória compartilhada, mas que é visto por seus usuários como um recurso único no qual a comunicação se dá através de um barramento por troca de mensagens. Estes sistemas são considerados por meio destas características como fracamente acoplados, isto é, um cluster.
II. Um MMP (Processadores Paralelos Massivos) é um grande sistema de processamento paralelo com arquitetura de memória não compartilhada e descentralizada.
III. A computação em cluster envolve dois ou mais computadores servindo a um sistema como um único recurso. Os computadores que compõem um cluster, denominados nó, devem ser interconectados, de maneira a formarem uma rede, de qualquer topologia.
IV. A rede que compõe um cluster deve ser criada de uma forma que permita a interconexão de um número fi xo de computadores ou nós. A retirada de um nó interrompe o funcionamento do cluster, até que o nó seja substituído. A principal vantagem do cluster é que qualquer sistema operacional pode ser usado como, por exemplo, Windows, Linux, ou BSD simultaneamente no mesmo cluster. Com isso, as particularidades de um sistema operacional serão compartilhadas entre os demais sistemas operacionais participantes do cluster.

Indique a opção que contenha todas as afi rmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q110445 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Analista de Controle Externo Processamentos de Dados, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A figura a seguir apresenta um diagrama de uma rede de computadores, no qual se destacam elementos nomeados de A até M.

Imagem 033.jpg

Ainda considerando a figura apresentada, julgue os próximos itens a respeito dos conceitos de infraestrutura de TI.

I No interior de H, espera-se que esteja presente um dispositivo de armazenamento de acesso direto do tipo SCSI ou FC.

II A vazão de dados entre os elementos F e I deve ser maior que a vazão de dados entre os elementos F e H.

III Na arquitetura apresentada, um serviço DNS estaria mais bem posicionado, por questões de segurança, junto ao host M do que junto ao host L. Em qualquer dessas situações, o host em que se localizaria este serviço deveria permitir a entrada de pacotes UDP na porta 53, a fim de que o serviço DNS possa funcionar com uma configuração padronizada.

IV Na arquitetura apresentada, um servidor Oracle OID estaria mais bem posicionado, por questões de segurança, junto ao dispositivo L do que junto ao dispositivo M. Este servidor, por meio do provimento de um serviço LDAP, implementa serviços de autenticação e single sign-on.

Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q148927 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 3a Região, FCC

Para o Fibre Channel, um padrão de redes desenvolvido especialmente para uso de unidades remotas de armazenamento, existem três topologias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q951825 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

O Método de Inspeção Semiótica consiste em uma abordagem que utiliza os conceitos da semiótica (ciência que estuda os signos e seus significados) para avaliar a forma como os signos (como ícones, textos, imagens e cores) comunicam mensagens e significados para os usuários. O papel dos signos é representar informações que os usuários precisam interpretar ao interagir com uma interface. Para analisar os signos, existem algumas dimensões que auxiliam na identificação de problemas de comunicação. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma das dimensões da semiótica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q887606 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Técnico em Tecnologia da Informação, Câmara de Apuí AM, Instituto Abaréeté, 2024

Assinale a alternativa que corresponda ao nome do protocolo ou procedimento que conecta um endereço de protocolo de internet em constante mudança a um endereço de máquina físico fixo, também conhecido como endereço de controle de acesso à mídia, em uma rede local.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q898120 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Professor de Informática, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Questão 01 As redes locais (LAN) são fundamentais para a interconexão de dispositivos em um ambiente restrito, como uma empresa ou escola. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_)A utilização de endereços IP dinâmicos pode aumentar a complexidade da configuração de uma rede local a ponto de inviabilizar sua utilização.
2.(_)A topologia em estrela conecta todos os dispositivos a um único switch ou hub central.
3.(_)O protocolo TCP/IP é comumente usado para comunicação em redes locais.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q1052947 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Analista de TI, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a arquitetura, estrutura e administração de redes,
julgue os itens a seguir.

O termo domínio é utilizado para descrever uma porção de uma rede em que todos os roteadores possuem bancos de dados topológicos idênticos. O nome domínio é utilizado freqüentemente como sinônimo de AS (autonomous system).
  1. ✂️
  2. ✂️

99Q1052943 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Analista de TI, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a arquitetura, estrutura e administração de redes,
julgue os itens a seguir.

Nas redes ethernet que utilizam o protocolo CSMA/CD, os switches segmentam a rede em vários domínios de colisão, o que reduz o número de dispositivos por segmento de rede que devem competir pelo acesso ao meio. Ao se criar domínios menores de colisão, o desempenho da rede pode ser bastante melhorado sem necessidade de mudanças de endereçamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q1048538 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Analista de Processamento, DATAPREV, FGV, 2024

Em uma empresa de médio porte que possui diversas filiais espalhadas por diferentes cidades, o departamento de TI está desenvolvendo um projeto de infraestrutura de rede. O objetivo é garantir a comunicação eficiente entre as filiais, além de manter uma conexão estável entre os computadores e dispositivos dentro de cada unidade. Durante uma reunião, um dos analistas de sistemas sugere que é necessário entender a diferença entre as redes locais (LANs) e as redes de longa distância (WANs) para que se possa escolher a melhor tecnologia de comunicação para cada cenário.
Considerando o contexto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.