Questões de Concursos Arquivos Permanentes

Resolva questões de Arquivos Permanentes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q350050 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das funções arquivísticas adotadas para o gerenciamento dos documentos de caráter permanente, julgue os itens subseqüentes.

A descrição dos documentos assemelha-se à atividade de catalogação, sobretudo a adotada em bibliotecas.

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q350298 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação às atividades de descrição arquivística.

A General International Standard Archival Description — ISAD(G) — é uma norma internacional que propõe padronizar os instrumentos de pesquisa a partir de descrição multinível, em que o mesmo esquema básico possa ser usado para descrever tanto peças individuais como conjuntos inteiros ou divisões desses conjuntos, de maneira independente, sem subordinação entre os diferentes níveis, e partindo-se das informações contidas nos documentos para as informações mais gerais, com base na demanda dos consulentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q350242 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.

Nível de descrição é a profundidade de análise do conteúdo e o grau de detalhamento na descrição de uma unidade de arquivamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q350657 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

A respeito dos arquivos permanentes, julgue os itens a seguir.

Os alunos de ensino médio e fundamental inserem-se nas categorias de usuários freqüentes dos arquivos permanentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q350019 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Em relação aos serviços de difusão prestados pelos arquivos, como unidades de informação, julgue os itens que se seguem.

Os serviços voltados para a prática da assistência educativa nos arquivos públicos ainda são pouco adotados no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q349811 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Só devem ingressar no arquivo permanente os documentos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q350182 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Com relação às propostas mais recentes para o desenvolvimento das atividades de descrição, julgue os itens subseqüentes.

A versão atual da International Standard Archival Description (General) — ISAD (G) —, promulgada pelo Conselho Internacional de Arquivos, é parâmetro obrigatório de descrição, pois deve substituir todas as normativas nacionais dos países-membros do CIA. Dessa forma, os instrumentos de pesquisa tradicionais já não são válidos e devem ser substituídos em um curto prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q350039 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista em CampT Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo de descrição de documentos e à Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística (ISAD(G)) proposta pelo Conselho Internacional de Arquivos, julgue os itens subseqüentes.

No campo destinado à identificação do idioma, pode-se mencionar o uso de abreviaturas incomuns registradas na unidade de descrição.

  1. ✂️
  2. ✂️

209Q349816 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação aos serviços de difusão em arquivos, julgue os itens que se seguem.

Na visita de escolares aos arquivos, os locais não abertos aos consulentes também poderão ser visitados, inclusive o processamento técnico.

  1. ✂️
  2. ✂️

210Q349968 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista, MPU, FCC

Um guia de arquivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q349748 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Acerca da política de descrição documental, julgue os próximos itens.

O arranjo interno adotado na organização do fundo será indicado na área de acesso e uso, segundo a Norma Isad (G).

  1. ✂️
  2. ✂️

212Q350852 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Assistente de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos procedimentos que devem ser adotados em relação ao acesso aos documentos de arquivo e à sua preservação, julgue os itens a seguir.

O valor primário dos documentos de arquivo refere-se à razão de ser do documento, isto é, aos objetivos para os quais ele foi criado.

  1. ✂️
  2. ✂️

213Q351203 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista de Gestão, INPI, CESPE CEBRASPE

Acerca de descrição e avaliação arquivística, julgue os itens a seguir.

Entre os 28 elementos de descrição de documentos disponíveis na Norma Brasileira de Descrição (NOBRADE), são obrigatórios o código de referência, o título, a(s) data(s), o nível de descrição, a dimensão, o suporte, o(s) nome(s) do(s) produtor(es) e as condições de acesso.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q351246 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Acerca da política de descrição documental, julgue os próximos itens.

Os objetivos da atividade de descrição incluem a identificação, a classificação, a avaliação e o arquivamento dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

215Q349525 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos conceitos básicos de biblioteconomia, arquivologia e museologia, julgue os itens seguintes.

Os arquivos de terceira idade ou permanentes têm sob sua guarda documentos freqüentemente consultados e de uso exclusivo da fonte geradora, cumprindo ainda as finalidades que motivaram a sua criação.

  1. ✂️
  2. ✂️

216Q350057 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O arquivo, além de suas funções relacionadas ao recolhimento, custódia, preservação e organização de fundos documentais, pode oferecer serviços de assistência educativa. Assinale a opção que não corresponde a ações educativas que podem ser realizadas pelo arquivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q350606 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação às ações culturais e educativas desenvolvidas em instituições arquivísticas públicas.

O arquivo público pode realizar atividades culturais, tais como palestras, debates, lançamentos de obras, exposições de documentos, comentários sobre conjuntos de documentos no próprio arquivo ou em meios de comunicação de massa e visitas escolares (alunos de ensino fundamental e médio).

  1. ✂️
  2. ✂️

219Q350699 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista, MPU, FCC

À passagem dos documentos para o arquivo permanente é atribuído o nome técnico de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q350870 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Alguns estudos dedicados à função cultural dos arquivos têm como modelo a ação cultural dos museus. Uma simples análise das funções essenciais de um museu e de um arquivo evidencia diferenças importantes que inviabilizam ou tornam difícil a utilização do modelo citado. Considerando a participação dos arquivos na concepção e execução de atividades culturais das instituições, julgue os itens a seguir.

I. O arquivo deve buscar o equilíbrio entre as atividades do tipo cultural e a função de suporte na gestão administrativa da instituição.

II. A realização de atividades culturais no arquivo deve subordinar-se à política nacional de arquivos.

III. A integração das atividades do arquivo na política cultural projeta-o para uma dimensão além daquela dos pesquisadores.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.