Questões de Concursos Arquivos Permanentes

Resolva questões de Arquivos Permanentes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q350980 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

O exercício do direito à informação no Brasil é limitado pelos aspectos legais e pela situação arquivística dos documentos públicos. Com relação a este último fator, a classificação e a descrição desempenham papel fundamental. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Os elementos considerados essenciais para a troca de informação descritiva entre países, segundo a Norma Internacional de Descrição Arquivística, são o código de referência, o título, o produtor, a história administrativa, a dimensão e suporte e o nível de descrição.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q351309 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

O processo de descrição do acervo arquivístico da ANVISA deverá atentar para os procedimentos indicados na Norma Geral de Descrição Arquivística (ISAD-g). Acerca dessa norma, julgue os itens subseqüentes.

As informações acerca do fundo descrito são registradas na área de contextualização.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q349842 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

O processo de descrição do acervo arquivístico da ANVISA deverá atentar para os procedimentos indicados na Norma Geral de Descrição Arquivística (ISAD-g). Acerca dessa norma, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a norma, ocorre o intercâmbio internacional das unidades descritas com a indicação de determinados elementos indispensáveis, incluindo o local de produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q350706 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, BNDES, CESGRANRIO

A descrição arquivística é uma tarefa muito difícil e exige padrões específicos para o seu desenvolvimento. O CONARQ editou a Resolução no 28 que dispõe sobre a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) onde são apresentadas várias orientações para uma eficiente descrição.

Além disso, com o propósito de facilitar a identificação de cada instituição, imprescindível em todos os níveis de descrição arquivística, a NOBRADE adotou uma norma específica para essa finalidade, e que deve ser utilizada pelo arquivista no momento da descrição, que é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q350728 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A função social do arquivista é tornar os documentos de arquivo acessíveis aos usuários, o que faz da organização dos fundos uma das principais tarefas. Acerca do arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.

O processo de arranjo propriamente dito é iniciado a partir do recolhimento dos documentos ao arquivo permanente.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q350276 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Com relação à função dos instrumentos de pesquisa nos arquivos permanentes, é correto afirmar que eles

intermedeiam o acesso do pesquisador ao documento objeto de sua pesquisa.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q251564 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE SP, FCC

Numa instituição de custódia destinada a recolher arquivos de diferentes entidades, a cada um desses conjuntos de documentos dá-se o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q349667 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, BNDES, CESGRANRIO

Na análise tipológica dos documentos de arquivos, não é suficiente, para o arquivista, conhecer a estrutura da espécie documental. É necessário relembrar os princípios fundamentais que regem a organização dos arquivos.

Esses princípios que constituem o marco principal da arquivística são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q350217 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O conceito de fundo é dependente e tributário do princípio da proveniência, aquele só existe quando este for aplicado. Uma importante tarefa é a identificação do fundo. Nesse momento, o arquivista francês Michel Duchein esclarece, de forma muito apropriada, o tamanho e a complexidade dessa empreitada, quando analisa o princípio: “é mais fácil enunciar que definir e mais fácil definir que aplicar”. Acerca dos critérios para definição de um fundo de arquivo, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q351174 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao tratamento de um fundo arquivístico, julgue os itens subseqüentes.

O processo de arranjo propriamente dito inicia-se a partir da transferência, caso não se conserve a classificação que o documento já tinha na primeira idade.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q350990 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Acerca do estabelecimento dos quadros de arranjo adotados nos arquivos e de sua organização interna, julgue os itens abaixo.

Conjuntos de documentos identificados como pertencentes a um fundo fechado serão a ele integrados.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q349724 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista Prova 2, SPU, ESAF

Com relação aos instrumentos de pesquisa, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q350055 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, MinC, FGV

Diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas foram estabelecidas internacionalmente em 1999 pela Norma ISAD (G), que muito vem contribuindo para garantir o acesso aos documentos de arquivo.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. As regras para descrição arquivística estabelecidas na Norma ISAD (G) identificam e definem 50 elementos que podem ser combinados para constituir a descrição de uma entidade arquivística.
II. O princípio de que a descrição arquivística procede do geral para o particular é uma conseqüência prática do princípio do respeito aos fundos.
III. Dentre os elementos abrangidos nas regras gerais para a descrição arquivística são imprescindíveis para o intercâmbio internacional: código de referência, título, produtor, data(s), dimensão da unidade de descrição e nível de descrição.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q156448 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Ministerial Documentação, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue os itens seguintes.

O código da unidade custodiadora, fornecido pelo Conselho Nacional de Arquivos, compõe o código de referência, campo obrigatório para a identificação da unidade de descrição

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q351132 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Técnico, MinC, FGV

A Norma ISAD (G), adotada pelo Comitê de Normas e Descrição de Estocolmo em 1999, estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas e constitui hoje uma ferramenta fundamental para todos os arquivistas. A respeito dessa norma, analise as afirmativas a seguir:

I. Embora não tenha se originado no Brasil, deve servir como base para a criação da norma nacional.
II. A descrição arquivística tem como objetivo identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo, visando a promover o acesso a eles.
III. As regras gerais para a descrição arquivística nela contidas aplicam-se, também, a documentos especiais como mapas, registros sonoros e objetos tridimensionais.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q350422 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, Arquivo Nacional, NCE

A atividade de sintetizar e sistematizar os elementos formais e o conteúdo textual dos documentos recolhidos para uma determinada instituição arquivística, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q350731 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Ao adotar as normas gerais de descrição arquivística, ISAD-g, cabe ao arquivista obedecer a determinados procedimentos. Acerca desses procedimentos, julgue os itens a seguir.

Os esclarecimentos relativos à avaliação adotada no conjunto documental descrito constam do campo área de condições de acesso e uso.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q350698 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao conceito de fundo de arquivo.

I O fundo abarca documentos gerados/recebidos por entidades físicas ou jurídicas necessários à sua criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividades que justifiquem a sua existência.

II Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, constituindo uma unidade distinta, não podendo seus componentes ser separados.

III O fator norteador da constituição do fundo é o órgão produtor, a origem do documento, o que ele representa no momento de sua criação.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.