Início Questões de Concursos Arte Educação Resolva questões de Arte Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Arte Educação Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 101Q351968 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEA sala de aula é um importante espaço de criação. A partir de propostas pedagógicas bem estruturadas, os alunos se capacitam a criar soluções para problemas diversos. Considerando as atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e o papel do professor nessas atividades, julgue os próximos itens. A criação, em sala de aula, parte de diferentes demandas que podem vir dos alunos, dos professores, da sociedade, da tradição. Sendo assim, não existem limites durante o processo de criação do aluno, tudo contribui. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 102Q352090 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPEAo desenvolver atividades de Expressão Verbal, buscando o aprimoramento do relacionamento e o ritmo grupal, através, por exemplo, de recitação coral, o professor mediador estará visando: I. Relacionar os tipos de movimentos que identificam os personagens. II. Relacionar os tipos de sons. III. Relacionar os tipos de objetos, lugares, ambientes. Que correspondem respectivamente a que elementos expressivos: ✂️ a) Gestos, sonoplastia e plástica. ✂️ b) Jogo dramático, marcação e improvisação espontânea. ✂️ c) Imitação, interpretação e figurino. ✂️ d) Espaço cênico, descontração e cenário. ✂️ e) Concentração, conflito dramático, fábula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 103Q352332 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Santana AP, NCEA história da educação escolar em arte no Brasil mostra que no início do século XX o ensino de arte tinha um sentido utilitário de preparação técnica para o trabalho. Valorizava-se a repetição de modelos, que vinham geralmente de fora do país. Do ponto de vista metodológico, os professores encaminhavam os conteúdos por meio de atividades que seriam fixadas pela repetição e tinham por finalidade exercitar a vista, a mão, a inteligência, a memorização, o gosto e o senso moral. Esse tipo de ensino estava interessado principalmente no produto do trabalho escolar e a relação professoraluno era bastante autoritária. Estamos falando aqui da: ✂️ a) Metodologia Triangular para o ensino da arte; ✂️ b) Pedagogia Tradicional para o ensino da arte; ✂️ c) Pedagogia Nova para o ensino da arte; ✂️ d) Pedagogia Libertadora para o ensino da arte; ✂️ e) Metodologia Libertadora para o ensino da arte. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 104Q352197 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESPA inclusão da Educação Artística na estrutura curricular do ensino fundamental e do ensino médio permitiu a abordagem das quatro linguagens artísticas em sala de aula: artes plásticas, teatro, dança e música. Isso teve como conseqüência o (a) ✂️ a) realização de qualquer atividade nas aulas de Educação Artística. ✂️ b) impressão de se estar trabalhando em todas as áreas, como se houvesse polivalência, pelo fato de se lidar com várias técnicas ligadas às linguagens artísticas. ✂️ c) fato de os professores passarem a desenvolver atividades isoladas, valorizando o fazer expressivo, por meio de temas ou de técnicas artísticas. ✂️ d) restrição do trabalho do professor ao ensino de técnicas com base em conteúdos teóricos acerca da linguagem a ser considerada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 105Q351656 | Artes, Arte Educação“Uma perspectiva que considera a arte de um ponto de vista holístico enquanto fenômeno humano ligado à criação de realidades estéticas subjetivas ou virtuais, se bem que existem diferentes linguagens processuais, operativas ou de execução e expressivas próprias dentro do fenômeno artístico, elas são potencialmente intermodais. Tal significa que todo o ser humano tem em si a capacidade de criar, expressar-se e comunicar recorrendo a qualquer uma das possibilidades” (CARVALHO,2010). Sobre a citação acima, podemos dizer que ela define: ✂️ a) Arte integrada. ✂️ b) Arte terapia temática. ✂️ c) Arte psicoterapia. ✂️ d) Arte terapia vivencial. ✂️ e) Terapia expressiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 106Q351869 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Sobre a avaliação no ensino de Arte, é correto afirmar que: ✂️ a) A avaliação não é necessária, porque a disciplina Educação Artística não exige que se dê nota ao aluno. ✂️ b) Ao professor compete reconhecer o caráter do aprendizado do aluno no que diz respeito às suas elaborações artísticas e estéticas sobre o mundo, observando todo o processo, desde o início do trabalho pedagógico, e avaliando-o. ✂️ c) O ato avaliativo deve considerar apenas os resultados, ou seja, a produção final do aluno, pois não é possível quantificar, ou melhor, dar notas para o processo. ✂️ d) O conhecimento teórico não deve ser considerado na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina Educação Artística. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 107Q352244 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Santana AP, NCESegundo os pressupostos da Metodologia Triangular para o ensino da arte, difundida e orientada no Brasil principalmente por Ana Mae Barbosa, para que o aluno domine o conhecimento em arte, é necessário integrar três facetas fundamentais desse conhecimento. O tripé sugerido por essa metodologia fica completo quando além de proporcionar o contato com os fatos acerca da história da arte e a análise de obras, o professor também concentra esforços: ✂️ a) em ensinar ao aluno as técnicas da pintura; ✂️ b) em preparar avaliações escritas acerca de todo o conteúdo trabalhado; ✂️ c) no fazer artístico dos alunos; ✂️ d) no contato dos alunos com o maior número possível de reproduções; ✂️ e) no conhecimento das datas mais importantes dessa história. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 108Q351889 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPETendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93. Por tratar-se de conteúdo de grande subjetividade, a arte, como disciplina na educação escolar, pode contribuir para o conhecimento e o desenvolvimento da consciência humana nos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 109Q351647 | Artes, Arte EducaçãoSegundo Carvalho (2001), existe quatro modelos de arte terapia. Em relação ao modelo arte terapia temática, assinale a assertiva correta: ✂️ a) É indicado particularmente para trabalhos com pacientes psicóticos. ✂️ b) Corresponde a uma abordagem não diretiva. ✂️ c) É uma abordagem semidiretiva ou diretiva, sendo o foco as expressões de afetos específicos a serem trabalhados. ✂️ d) Facilitadora do insight. ✂️ e) Nesse modelo adota-se uma perspectiva intersubjetiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 110Q352098 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. A democratização dos conhecimentos artísticos e estéticos apresenta-se como um campo privilegiado para os Temas Transversais, propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre os Temas Transversais é correto afirmar que: I- as manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. II- em contato com as produções artísticas, os estudantes podem exercitar suas capacidades cognitiva, sensitiva, afetiva e imaginativa organizadas em torno das aprendizagens artística e estética. III- a área de Arte não contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas manifestações culturais. IV- nos Temas Transversais, os temas contemplados são apenas o meio ambiente, e a orientação sexual e saúde, cabendo ao professor articular os mesmos com as questões emergentes. O correto está somente em: ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e IV. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 111Q351988 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Considerando o ensino de Arte na educação básica, é correto afirmar: ✂️ a) As abordagens teórico-metodológicas orientam sobre o que seja ensinar e aprender Arte, porém poucas são aquelas que se preocupam com as elaborações estéticas e artísticas dos alunos. ✂️ b) O desenvolvimento estético é uma parte do conhecimento Arte, contudo não está relacionado com a cultura. ✂️ c) O estético em Arte diz respeito apenas à percepção sensível do objeto artístico. ✂️ d) A produção artística depende apenas de inspiração, pois o artista já nasce com o dom, por isso o professor não deve interferir na produção do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 112Q352115 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESPA concepção de ensino segundo a qual ensinar arte é desenvolver a livre expressão e a criatividade foi muito marcante. Nota-se que essa concepção ainda hoje é adotada quando se constata que ✂️ a) o professor supervaloriza o produto estético ✂️ b) a finalidade das aulas é exercitar o gosto do aluno. ✂️ c) o objetivo do ensino é desenvolver habilidades motoras no aluno. ✂️ d) as atividades são realizadas sem qualquer intervenção do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 113Q351934 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESPNo que diz respeito ao ensino das artes visuais, ainda hoje se discute no Brasil se "o que importa para a criança é o processo ou o produto". Os objetivos, os métodos e os conteúdos do ensino das artes visuais podem estar ligados à função da arte na sociedade e à função da arte na escola. Duas categorias de justificativas para o ensino de arte têm determinado a função educacional das artes visuais o ✂️ a) classicismo e o naturalismo. ✂️ b) tecnicismo e o etnocentrismo. ✂️ c) contextualismo e o essencialismo. ✂️ d) contextualismo e o etnocentrismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 114Q351633 | Artes, Arte EducaçãoAcerca da música na arte terapia e de seu efeito no metabolismo, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Aumenta o metabolismo. ✂️ b) Aumenta ou diminui a energia muscular. ✂️ c) Afeta a percepção de outros estímulos. ✂️ d) Altera a pressão sanguínea, respiração e a pulsação. ✂️ e) Não é qualquer música que pode se associar ao trabalho no setting terapêutico. Esta deve ser escolhida com bastante cautela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 115Q352218 | Artes, Arte EducaçãoSobre o trabalho com argila no setting terapêutico, marque a alternativa incorreta: ✂️ a) É o processo de fluidez entre o material e o manipulador. ✂️ b) Oferece experiência, tanto tátil quanto anestésica. ✂️ c) Aflora os investimentos libidinais. ✂️ d) A argila por si só é curativa. ✂️ e) A argila promove o manifestar ativo dos processos internos mais primários. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 116Q351614 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Sandra Richter, a sociedade tecnológica de consumo está cada vez mais voltada para as crianças, mergulhando-as o mais possível em um mundo virtual de sonhos. Essas crianças estão mais contemplativas de um mundo adulto dominado por processos técnicos de racionalização, tais como a televisão, os jogos eletrônicos etc. Acerca desse tema e da imaginação criadora das crianças nas artes, assinale a opção correta. ✂️ a) O desenvolvimento intuitivo da criança ocorre à maneira de um jogo em que o real e o imaginário funcionam separadamente. ✂️ b) Ao imaginar ou ao criar suas primeiras ficções, a criança prepara-se para dialogar, constrói um pensamento lógicoverbal preciso constituído em sua cultura. ✂️ c) O mito tecnológico, representado pelos heróis e personagens comerciais, exerce pouca influência na formação das imagens cada vez mais complexas e singulares, pela criança. ✂️ d) Para a criança as imagens e as palavras não são simples símbolos no sentido comum, provocam, sem limitação conceitual, todo o imaginário, como uma pedra que, ao ser lançada à água, desenha círculos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 117Q351886 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA improvisação é considerada uma forma de expressão dramática praticada pelos atores da commedia dell’arte, na Itália. Entre as técnicas dramáticas criadas ao longo da trajetória do teatro, a improvisação é considerada um estímulo para desenvolver a espontaneidade da criança e do adolescente. Acerca do ensino dessa técnica dramática a crianças e adolescentes, julgue os próximos itens. A improvisação espontânea é aquela na qual é dado aos alunos apenas um ponto de partida, como, por exemplo, um local, um horário ou um tema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 118Q351799 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE"Estudos Críticos é um termo coletivo que abrange um grande número de objetivos e métodos. Tradicionalmente, por vezes, esses objetivos aparecem como apreciação da arte, transmitindo o princípio pelo qual a criança deve se familiarizar com os grandes temas da pintura e da escultura – devoção religiosa, paisagem, figura, retratismo, natureza morta, e assim por diante – como aspectos vitais de sua herança cultural. Esse ponto de vista tem uma longa tradição originada na Inglaterra, por volta do século XVII, quando era considerado essencial para todas as pessoas cultas conhecer o nascimento da civilização na Grécia antiga e o seu renascimento nas cidades da Itália medieval". (DAVID THISTLEWOOD in: BARBOSA, ANA MAE, 1997). Assinale o item que não corrobora os ideais acerca dos Estudos Críticos no núcleo acadêmico. ✂️ a) Alguns professores acreditam que seu objetivo é garantir uma observação o mais minuciosa possível para as obras-de-arte, que, de outra maneira, seriam olhadas de relance. ✂️ b) Existem, porém, professores que só admitem sua importância, se o objetivo final for levar a uma prática artística, e, para esses, seu valor consiste nos procedimentos e técnicas que revelam. ✂️ c) Outros docentes argumentam que seu objetivo é conseguir um entendimento do mundo abrangente, propiciando uma melhor e mais profunda compreensão deste, vendo-o como os artistas vêem. ✂️ d) Há os que sustentam que essa abordagem é insignificante para trazer os estudantes a compreensão do potencial socioeconômico da arte. ✂️ e) Existem docentes que afirmam ser esse o meio de evidenciar a história convencional – nações, guerras, dinastias, revoluções – fatos que deixaram traços nas obras-de-arte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 119Q352119 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPETendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93. A arte permite que se trabalhe a sensibilidade, a imaginação e a cognição de forma integrada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 120Q351450 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIOA pedagogia "Tecnicista", criada em países industrializados em meados do século XX e chegada ao Brasil na década de 1960 e 1970, se caracteriza pelo fato de: ✂️ a) o professor e o aluno ganharem o mais alto status no ambiente escolar por constituírem a base do processo ensino-aprendizagem nas escolas de arte ✂️ b) o professor e os responsáveis dos alunos terem posição de destaque, já que a educação tecnicista valoriza o ambiente familiar como base do processo educativo ✂️ c) os responsáveis pelos alunos e a direção da escola terem posição secundária, uma vez que o mais importante é o aluno e os quadros administrativos da escola ✂️ d) o professor e o aluno assumirem uma posição secundária, pois o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso ✂️ e) a tecnologia assumir papel fundamental ao lado do aluno e do professor, cujos interesses e necessidades passam a fundamentar toda a estratégia de ensino Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
101Q351968 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEA sala de aula é um importante espaço de criação. A partir de propostas pedagógicas bem estruturadas, os alunos se capacitam a criar soluções para problemas diversos. Considerando as atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e o papel do professor nessas atividades, julgue os próximos itens. A criação, em sala de aula, parte de diferentes demandas que podem vir dos alunos, dos professores, da sociedade, da tradição. Sendo assim, não existem limites durante o processo de criação do aluno, tudo contribui. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
102Q352090 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPEAo desenvolver atividades de Expressão Verbal, buscando o aprimoramento do relacionamento e o ritmo grupal, através, por exemplo, de recitação coral, o professor mediador estará visando: I. Relacionar os tipos de movimentos que identificam os personagens. II. Relacionar os tipos de sons. III. Relacionar os tipos de objetos, lugares, ambientes. Que correspondem respectivamente a que elementos expressivos: ✂️ a) Gestos, sonoplastia e plástica. ✂️ b) Jogo dramático, marcação e improvisação espontânea. ✂️ c) Imitação, interpretação e figurino. ✂️ d) Espaço cênico, descontração e cenário. ✂️ e) Concentração, conflito dramático, fábula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
103Q352332 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Santana AP, NCEA história da educação escolar em arte no Brasil mostra que no início do século XX o ensino de arte tinha um sentido utilitário de preparação técnica para o trabalho. Valorizava-se a repetição de modelos, que vinham geralmente de fora do país. Do ponto de vista metodológico, os professores encaminhavam os conteúdos por meio de atividades que seriam fixadas pela repetição e tinham por finalidade exercitar a vista, a mão, a inteligência, a memorização, o gosto e o senso moral. Esse tipo de ensino estava interessado principalmente no produto do trabalho escolar e a relação professoraluno era bastante autoritária. Estamos falando aqui da: ✂️ a) Metodologia Triangular para o ensino da arte; ✂️ b) Pedagogia Tradicional para o ensino da arte; ✂️ c) Pedagogia Nova para o ensino da arte; ✂️ d) Pedagogia Libertadora para o ensino da arte; ✂️ e) Metodologia Libertadora para o ensino da arte. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
104Q352197 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESPA inclusão da Educação Artística na estrutura curricular do ensino fundamental e do ensino médio permitiu a abordagem das quatro linguagens artísticas em sala de aula: artes plásticas, teatro, dança e música. Isso teve como conseqüência o (a) ✂️ a) realização de qualquer atividade nas aulas de Educação Artística. ✂️ b) impressão de se estar trabalhando em todas as áreas, como se houvesse polivalência, pelo fato de se lidar com várias técnicas ligadas às linguagens artísticas. ✂️ c) fato de os professores passarem a desenvolver atividades isoladas, valorizando o fazer expressivo, por meio de temas ou de técnicas artísticas. ✂️ d) restrição do trabalho do professor ao ensino de técnicas com base em conteúdos teóricos acerca da linguagem a ser considerada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
105Q351656 | Artes, Arte Educação“Uma perspectiva que considera a arte de um ponto de vista holístico enquanto fenômeno humano ligado à criação de realidades estéticas subjetivas ou virtuais, se bem que existem diferentes linguagens processuais, operativas ou de execução e expressivas próprias dentro do fenômeno artístico, elas são potencialmente intermodais. Tal significa que todo o ser humano tem em si a capacidade de criar, expressar-se e comunicar recorrendo a qualquer uma das possibilidades” (CARVALHO,2010). Sobre a citação acima, podemos dizer que ela define: ✂️ a) Arte integrada. ✂️ b) Arte terapia temática. ✂️ c) Arte psicoterapia. ✂️ d) Arte terapia vivencial. ✂️ e) Terapia expressiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
106Q351869 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Sobre a avaliação no ensino de Arte, é correto afirmar que: ✂️ a) A avaliação não é necessária, porque a disciplina Educação Artística não exige que se dê nota ao aluno. ✂️ b) Ao professor compete reconhecer o caráter do aprendizado do aluno no que diz respeito às suas elaborações artísticas e estéticas sobre o mundo, observando todo o processo, desde o início do trabalho pedagógico, e avaliando-o. ✂️ c) O ato avaliativo deve considerar apenas os resultados, ou seja, a produção final do aluno, pois não é possível quantificar, ou melhor, dar notas para o processo. ✂️ d) O conhecimento teórico não deve ser considerado na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina Educação Artística. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
107Q352244 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Santana AP, NCESegundo os pressupostos da Metodologia Triangular para o ensino da arte, difundida e orientada no Brasil principalmente por Ana Mae Barbosa, para que o aluno domine o conhecimento em arte, é necessário integrar três facetas fundamentais desse conhecimento. O tripé sugerido por essa metodologia fica completo quando além de proporcionar o contato com os fatos acerca da história da arte e a análise de obras, o professor também concentra esforços: ✂️ a) em ensinar ao aluno as técnicas da pintura; ✂️ b) em preparar avaliações escritas acerca de todo o conteúdo trabalhado; ✂️ c) no fazer artístico dos alunos; ✂️ d) no contato dos alunos com o maior número possível de reproduções; ✂️ e) no conhecimento das datas mais importantes dessa história. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
108Q351889 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPETendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93. Por tratar-se de conteúdo de grande subjetividade, a arte, como disciplina na educação escolar, pode contribuir para o conhecimento e o desenvolvimento da consciência humana nos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
109Q351647 | Artes, Arte EducaçãoSegundo Carvalho (2001), existe quatro modelos de arte terapia. Em relação ao modelo arte terapia temática, assinale a assertiva correta: ✂️ a) É indicado particularmente para trabalhos com pacientes psicóticos. ✂️ b) Corresponde a uma abordagem não diretiva. ✂️ c) É uma abordagem semidiretiva ou diretiva, sendo o foco as expressões de afetos específicos a serem trabalhados. ✂️ d) Facilitadora do insight. ✂️ e) Nesse modelo adota-se uma perspectiva intersubjetiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
110Q352098 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. A democratização dos conhecimentos artísticos e estéticos apresenta-se como um campo privilegiado para os Temas Transversais, propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre os Temas Transversais é correto afirmar que: I- as manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. II- em contato com as produções artísticas, os estudantes podem exercitar suas capacidades cognitiva, sensitiva, afetiva e imaginativa organizadas em torno das aprendizagens artística e estética. III- a área de Arte não contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas manifestações culturais. IV- nos Temas Transversais, os temas contemplados são apenas o meio ambiente, e a orientação sexual e saúde, cabendo ao professor articular os mesmos com as questões emergentes. O correto está somente em: ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e IV. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
111Q351988 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Considerando o ensino de Arte na educação básica, é correto afirmar: ✂️ a) As abordagens teórico-metodológicas orientam sobre o que seja ensinar e aprender Arte, porém poucas são aquelas que se preocupam com as elaborações estéticas e artísticas dos alunos. ✂️ b) O desenvolvimento estético é uma parte do conhecimento Arte, contudo não está relacionado com a cultura. ✂️ c) O estético em Arte diz respeito apenas à percepção sensível do objeto artístico. ✂️ d) A produção artística depende apenas de inspiração, pois o artista já nasce com o dom, por isso o professor não deve interferir na produção do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
112Q352115 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESPA concepção de ensino segundo a qual ensinar arte é desenvolver a livre expressão e a criatividade foi muito marcante. Nota-se que essa concepção ainda hoje é adotada quando se constata que ✂️ a) o professor supervaloriza o produto estético ✂️ b) a finalidade das aulas é exercitar o gosto do aluno. ✂️ c) o objetivo do ensino é desenvolver habilidades motoras no aluno. ✂️ d) as atividades são realizadas sem qualquer intervenção do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
113Q351934 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESPNo que diz respeito ao ensino das artes visuais, ainda hoje se discute no Brasil se "o que importa para a criança é o processo ou o produto". Os objetivos, os métodos e os conteúdos do ensino das artes visuais podem estar ligados à função da arte na sociedade e à função da arte na escola. Duas categorias de justificativas para o ensino de arte têm determinado a função educacional das artes visuais o ✂️ a) classicismo e o naturalismo. ✂️ b) tecnicismo e o etnocentrismo. ✂️ c) contextualismo e o essencialismo. ✂️ d) contextualismo e o etnocentrismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
114Q351633 | Artes, Arte EducaçãoAcerca da música na arte terapia e de seu efeito no metabolismo, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Aumenta o metabolismo. ✂️ b) Aumenta ou diminui a energia muscular. ✂️ c) Afeta a percepção de outros estímulos. ✂️ d) Altera a pressão sanguínea, respiração e a pulsação. ✂️ e) Não é qualquer música que pode se associar ao trabalho no setting terapêutico. Esta deve ser escolhida com bastante cautela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
115Q352218 | Artes, Arte EducaçãoSobre o trabalho com argila no setting terapêutico, marque a alternativa incorreta: ✂️ a) É o processo de fluidez entre o material e o manipulador. ✂️ b) Oferece experiência, tanto tátil quanto anestésica. ✂️ c) Aflora os investimentos libidinais. ✂️ d) A argila por si só é curativa. ✂️ e) A argila promove o manifestar ativo dos processos internos mais primários. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
116Q351614 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Sandra Richter, a sociedade tecnológica de consumo está cada vez mais voltada para as crianças, mergulhando-as o mais possível em um mundo virtual de sonhos. Essas crianças estão mais contemplativas de um mundo adulto dominado por processos técnicos de racionalização, tais como a televisão, os jogos eletrônicos etc. Acerca desse tema e da imaginação criadora das crianças nas artes, assinale a opção correta. ✂️ a) O desenvolvimento intuitivo da criança ocorre à maneira de um jogo em que o real e o imaginário funcionam separadamente. ✂️ b) Ao imaginar ou ao criar suas primeiras ficções, a criança prepara-se para dialogar, constrói um pensamento lógicoverbal preciso constituído em sua cultura. ✂️ c) O mito tecnológico, representado pelos heróis e personagens comerciais, exerce pouca influência na formação das imagens cada vez mais complexas e singulares, pela criança. ✂️ d) Para a criança as imagens e as palavras não são simples símbolos no sentido comum, provocam, sem limitação conceitual, todo o imaginário, como uma pedra que, ao ser lançada à água, desenha círculos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
117Q351886 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA improvisação é considerada uma forma de expressão dramática praticada pelos atores da commedia dell’arte, na Itália. Entre as técnicas dramáticas criadas ao longo da trajetória do teatro, a improvisação é considerada um estímulo para desenvolver a espontaneidade da criança e do adolescente. Acerca do ensino dessa técnica dramática a crianças e adolescentes, julgue os próximos itens. A improvisação espontânea é aquela na qual é dado aos alunos apenas um ponto de partida, como, por exemplo, um local, um horário ou um tema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
118Q351799 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE"Estudos Críticos é um termo coletivo que abrange um grande número de objetivos e métodos. Tradicionalmente, por vezes, esses objetivos aparecem como apreciação da arte, transmitindo o princípio pelo qual a criança deve se familiarizar com os grandes temas da pintura e da escultura – devoção religiosa, paisagem, figura, retratismo, natureza morta, e assim por diante – como aspectos vitais de sua herança cultural. Esse ponto de vista tem uma longa tradição originada na Inglaterra, por volta do século XVII, quando era considerado essencial para todas as pessoas cultas conhecer o nascimento da civilização na Grécia antiga e o seu renascimento nas cidades da Itália medieval". (DAVID THISTLEWOOD in: BARBOSA, ANA MAE, 1997). Assinale o item que não corrobora os ideais acerca dos Estudos Críticos no núcleo acadêmico. ✂️ a) Alguns professores acreditam que seu objetivo é garantir uma observação o mais minuciosa possível para as obras-de-arte, que, de outra maneira, seriam olhadas de relance. ✂️ b) Existem, porém, professores que só admitem sua importância, se o objetivo final for levar a uma prática artística, e, para esses, seu valor consiste nos procedimentos e técnicas que revelam. ✂️ c) Outros docentes argumentam que seu objetivo é conseguir um entendimento do mundo abrangente, propiciando uma melhor e mais profunda compreensão deste, vendo-o como os artistas vêem. ✂️ d) Há os que sustentam que essa abordagem é insignificante para trazer os estudantes a compreensão do potencial socioeconômico da arte. ✂️ e) Existem docentes que afirmam ser esse o meio de evidenciar a história convencional – nações, guerras, dinastias, revoluções – fatos que deixaram traços nas obras-de-arte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
119Q352119 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPETendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93. A arte permite que se trabalhe a sensibilidade, a imaginação e a cognição de forma integrada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
120Q351450 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIOA pedagogia "Tecnicista", criada em países industrializados em meados do século XX e chegada ao Brasil na década de 1960 e 1970, se caracteriza pelo fato de: ✂️ a) o professor e o aluno ganharem o mais alto status no ambiente escolar por constituírem a base do processo ensino-aprendizagem nas escolas de arte ✂️ b) o professor e os responsáveis dos alunos terem posição de destaque, já que a educação tecnicista valoriza o ambiente familiar como base do processo educativo ✂️ c) os responsáveis pelos alunos e a direção da escola terem posição secundária, uma vez que o mais importante é o aluno e os quadros administrativos da escola ✂️ d) o professor e o aluno assumirem uma posição secundária, pois o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso ✂️ e) a tecnologia assumir papel fundamental ao lado do aluno e do professor, cujos interesses e necessidades passam a fundamentar toda a estratégia de ensino Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro