Início

Questões de Concursos Arte Educação

Resolva questões de Arte Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q351968 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A sala de aula é um importante espaço de criação. A partir de propostas pedagógicas bem estruturadas, os alunos se capacitam a criar soluções para problemas diversos. Considerando as atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e o papel do professor nessas atividades, julgue os próximos itens. A criação, em sala de aula, parte de diferentes demandas que podem vir dos alunos, dos professores, da sociedade, da tradição. Sendo assim, não existem limites durante o processo de criação do aluno, tudo contribui.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q352090 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Ao desenvolver atividades de Expressão Verbal, buscando o aprimoramento do relacionamento e o ritmo grupal, através, por exemplo, de recitação coral, o professor mediador estará visando:

I. Relacionar os tipos de movimentos que identificam os personagens.

II. Relacionar os tipos de sons.

III. Relacionar os tipos de objetos, lugares, ambientes.

Que correspondem respectivamente a que elementos expressivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q352332 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Santana AP, NCE

A história da educação escolar em arte no Brasil mostra que no início do século XX o ensino de arte tinha um sentido utilitário de preparação técnica para o trabalho. Valorizava-se a repetição de modelos, que vinham geralmente de fora do país. Do ponto de vista metodológico, os professores encaminhavam os conteúdos por meio de atividades que seriam fixadas pela repetição e tinham por finalidade exercitar a vista, a mão, a inteligência, a memorização, o gosto e o senso moral. Esse tipo de ensino estava interessado principalmente no produto do trabalho escolar e a relação professoraluno era bastante autoritária. Estamos falando aqui da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q352197 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

A inclusão da Educação Artística na estrutura curricular do ensino fundamental e do ensino médio permitiu a abordagem das quatro linguagens artísticas em sala de aula: artes plásticas, teatro, dança e música. Isso teve como conseqüência o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q351656 | Artes, Arte Educação

“Uma perspectiva que considera a arte de um ponto de vista holístico enquanto fenômeno humano ligado à criação de realidades estéticas subjetivas ou virtuais, se bem que existem diferentes linguagens processuais, operativas ou de execução e expressivas próprias dentro do fenômeno artístico, elas são potencialmente intermodais. Tal significa que todo o ser humano tem em si a capacidade de criar, expressar-se e comunicar recorrendo a qualquer uma das possibilidades” (CARVALHO,2010). Sobre a citação acima, podemos dizer que ela define:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q351869 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a avaliação no ensino de Arte, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q352244 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Santana AP, NCE

Segundo os pressupostos da Metodologia Triangular para o ensino da arte, difundida e orientada no Brasil principalmente por Ana Mae Barbosa, para que o aluno domine o conhecimento em arte, é necessário integrar três facetas fundamentais desse conhecimento. O tripé sugerido por essa metodologia fica completo quando além de proporcionar o contato com os fatos acerca da história da arte e a análise de obras, o professor também concentra esforços:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q351889 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93.

Por tratar-se de conteúdo de grande subjetividade, a arte, como disciplina na educação escolar, pode contribuir para o conhecimento e o desenvolvimento da consciência humana nos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q351647 | Artes, Arte Educação

Segundo Carvalho (2001), existe quatro modelos de arte terapia. Em relação ao modelo arte terapia temática, assinale a assertiva correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q352098 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A democratização dos conhecimentos artísticos e estéticos apresenta-se como um campo privilegiado para os Temas Transversais, propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre os Temas Transversais é correto afirmar que:

I- as manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares.

II- em contato com as produções artísticas, os estudantes podem exercitar suas capacidades cognitiva, sensitiva, afetiva e imaginativa organizadas em torno das aprendizagens artística e estética.

III- a área de Arte não contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas manifestações culturais.

IV- nos Temas Transversais, os temas contemplados são apenas o meio ambiente, e a orientação sexual e saúde, cabendo ao professor articular os mesmos com as questões emergentes.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q351988 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando o ensino de Arte na educação básica, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q352115 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

A concepção de ensino segundo a qual ensinar arte é desenvolver a livre expressão e a criatividade foi muito marcante. Nota-se que essa concepção ainda hoje é adotada quando se constata que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q351934 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

No que diz respeito ao ensino das artes visuais, ainda hoje se discute no Brasil se "o que importa para a criança é o processo ou o produto". Os objetivos, os métodos e os conteúdos do ensino das artes visuais podem estar ligados à função da arte na sociedade e à função da arte na escola. Duas categorias de justificativas para o ensino de arte têm determinado a função educacional das artes visuais o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q351633 | Artes, Arte Educação

Acerca da música na arte terapia e de seu efeito no metabolismo, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q352218 | Artes, Arte Educação

Sobre o trabalho com argila no setting terapêutico, marque a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q351614 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Sandra Richter, a sociedade tecnológica de consumo está cada vez mais voltada para as crianças, mergulhando-as o mais possível em um mundo virtual de sonhos. Essas crianças estão mais contemplativas de um mundo adulto dominado por processos técnicos de racionalização, tais como a televisão, os jogos eletrônicos etc. Acerca desse tema e da imaginação criadora das crianças nas artes, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q351886 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A improvisação é considerada uma forma de expressão dramática praticada pelos atores da commedia dell’arte, na Itália. Entre as técnicas dramáticas criadas ao longo da trajetória do teatro, a improvisação é considerada um estímulo para desenvolver a espontaneidade da criança e do adolescente. Acerca do ensino dessa técnica dramática a crianças e adolescentes, julgue os próximos itens. A improvisação espontânea é aquela na qual é dado aos alunos apenas um ponto de partida, como, por exemplo, um local, um horário ou um tema.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q351799 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

"Estudos Críticos é um termo coletivo que abrange um grande número de objetivos e métodos. Tradicionalmente, por vezes, esses objetivos aparecem como apreciação da arte, transmitindo o princípio pelo qual a criança deve se familiarizar com os grandes temas da pintura e da escultura – devoção religiosa, paisagem, figura, retratismo, natureza morta, e assim por diante – como aspectos vitais de sua herança cultural. Esse ponto de vista tem uma longa tradição originada na Inglaterra, por volta do século XVII, quando era considerado essencial para todas as pessoas cultas conhecer o nascimento da civilização na Grécia antiga e o seu renascimento nas cidades da Itália medieval". (DAVID THISTLEWOOD in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Assinale o item que não corrobora os ideais acerca dos Estudos Críticos no núcleo acadêmico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q352119 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93.

A arte permite que se trabalhe a sensibilidade, a imaginação e a cognição de forma integrada.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q351450 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A pedagogia "Tecnicista", criada em países industrializados em meados do século XX e chegada ao Brasil na década de 1960 e 1970, se caracteriza pelo fato de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.