Início

Questões de Concursos Arte Educação

Resolva questões de Arte Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q351492 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

Para ler e interpretar a obra de arte, é preciso perceber sua distribuição espacial – a chamada "composição artística" –, ou seja, a maneira como o autor utiliza os elementos da sintaxe visual, distribuindo-os no espaço bidimensional. A composição artística pode ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q352323 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

O fazer artístico, a análise de obras artísticas e a história da arte são os três componentes da proposta triangular, que se inter-relacionam. Sobre esses componentes, pode-se afirmar que o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q351555 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Como todas as atividades de expressão desenvolvidas com crianças, a atividade plástica inicia-se a partir de criações que utilizam técnicas de grande complexidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q351603 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A improvisação é considerada uma forma de expressão dramática praticada pelos atores da commedia dell’arte, na Itália. Entre as técnicas dramáticas criadas ao longo da trajetória do teatro, a improvisação é considerada um estímulo para desenvolver a espontaneidade da criança e do adolescente. Acerca do ensino dessa técnica dramática a crianças e adolescentes, julgue os próximos itens. Nas improvisações iniciais, as cenas devem ser longas, com roteiros bem detalhados, para se avaliar a atuação do aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q351744 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A renomada "Escolinha de Arte" foi uma experiência pedagógica no campo das artes, que apresentou as seguintes características históricas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q352018 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.

O ensino das artes para crianças e adolescentes tem como objetivo principal a formação de futuros profissionais nessa área, sejam eles artistas plásticos, atores ou músicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q352263 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

"Estudos críticos realizados sem análise da presença estética, seus processos formativos, suas causas espirituais, sociais, econômicas e políticas seus efeitos culturais e sem uma metodologia de ensino podem levar aos seguintes erros". (DAVID THISTLEWOOD in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Leia as proposições abaixo e assinale com "V" (verdadeiro) os itens que correspondem aos Estudos Críticos e "F" (falso) para os que se contrapõem a esse princípio.

( ) Há o perigo da simplificação da equação entre olhar uma obra-de-arte, mesmo que detalhadamente, e apreciá- la.

( ) Uma obra-de-arte bem analisada considera, apenas, os aspectos como combinações de forma, cor, textura e massa.

( ) Deve-se, além de investigar os aspectos formais da obra-de-arte, buscar sua relação com os motivos religiosos, históricos, sociais, políticos, econômicos e outros que a originaram.

A correlação CORRETA é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q351911 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

A circunscrição das artes no ensino fundamental, destaca quatro linguagens. Entre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta essas quatro linguagens.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q352385 | Artes, Arte Educação, Professor de 5a ao 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.

O ensino das artes para crianças e adolescentes tem como objetivo principal a formação de futuros profissionais nessa área, sejam eles artistas plásticos, atores ou músicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q352071 | Artes, Arte Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

As atividades de expressão desenvolvidas em sala de aula são interdisciplinares, relacionando elementos dramáticos, musicais e plásticos. No que se refere à realização de uma atividade de expressão, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q351535 | Artes, Arte Educação, Professor de 5a ao 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.

O trabalho individual, dentro de sala de aula, tem melhores resultados que o realizado coletivamente, nas atividades de expressão.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q351500 | Artes, Arte Educação

O ensino da Arte na escola faz todo o sentido, pois a escola é um espaço ímpar de construção cultural. A educação escolar constitui-se por duas matrizes culturais: cultura escolar (currículo, programas oficiais) e cultura da escola (currículo oculto, constituído nas relações), e, conforme Strazzacappa (2008, p. 77), ?A arte é uma produção cultural?. Portanto, como disciplina escolar, tem sua composição plenamente integrada ao âmbito da escola. De acordo com o exposto, marque a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q352097 | Artes, Arte Educação

Os critérios adotados para a seleção de conteúdo, tendo em conta os três eixos como articuladores do processo de ensino e aprendizagem, acredita-se que, para a seleção e a ordenação dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo, é preciso considerar os seguintes critérios a seguir. Conteúdos compatíveis com as possibilidades de aprendizagem do aluno são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q352335 | Artes, Arte Educação, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere às abordagens pedagógicas das artes na educação, julgue os próximos itens.

Como importante meio de comunicação e expressão que articula aspectos plásticos, audiovisuais, musicais e lingüísticos em sua especificidade estética, o teatro passou a ser reconhecido como forma de conhecimento capaz de mobilizar o educando, coordenando as suas dimensões sensório-motora, simbólica, afetiva e cognitiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q352205 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Santana AP, NCE

A Metodologia Triangular encontra um paralelo, na educação musical, na proposta de Keith Swanwick conhecida como modelo T.E.C.L.A. Seu modelo propõe que os conteúdos sejam trabalhados de forma vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de forma integral. Nenhum dos cinco aspectos indicados pela sigla devem ser priorizados ou desprezados. Essa sigla refere-se à técnica, à execução, à literatura, à apreciação e:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q352319 | Artes, Arte Educação, Técnico Educação Artística, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

A educação artística apura a sensibilidade humana, desenvolve novas possibilidades de expressão e comunicação e estimula a criatividade por meio da análise e do estudo da cultura e das obras de valor. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q352105 | Artes, Arte Educação, Professor de 5a ao 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Nova Enciclopédia Barsa (São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, 2000. Vol. 10), música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para reproduzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica comum a quase todas as culturas. Considerando essa definição, julgue os itens a seguir, acerca do universo formador da música.

Do ponto de vista da percepção auditiva, os elementos constitutivos do som são: altura, timbre e duração.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q352294 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. O professor pode aprender as técnicas plásticas necessárias para auxiliar a criança no desenvolvimento de um trabalho ao mesmo tempo em que ensina essas técnicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q351531 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

"As atividades de expressão são jogos dramáticos, musicais ou plásticos, que dão ao aluno um meio de exteriorizar, pelo movimento e pela voz, seus sentimentos mais profundos e suas observações pessoais. O objetivo básico das atividades é ampliar e orientar as possibilidades de expressão do aluno". (REVEBEL, OLGA 1989). Assinale com "V" verdadeiro os itens que correspondem ao princípio metodológico ressaltado pela autora e "F" falso para o que se contrapõe a esse princípio.

( ) As atividades de expressão liberam a personalidade pela espontaneidade e formam-na pela cultura.

( ) As atividades artísticas permitem que o aluno se auto-expresse, explorando todas as formas de comunicação humana.

( ) O meio natural de estudo, para a criança e o adolescente, é a sala de aula, e somente a disciplina na sala da aula constrói as potencialidades intelectuais e físicas.

A correlação CORRETA é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q351827 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

O ensino da arte deve propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico permitindo ao aluno a ampliação da sua sensibilidade, percepção, reflexão e a imaginação, aprender arte envolve, exceto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.