Início

Questões de Concursos Arte Educação

Resolva questões de Arte Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q352216 | Artes, Arte Educação

Sobre a expressão corporal em arte terapia, assinale a alternativa que não corresponde ao toque biodinâmico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q351667 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

As imagens, em Artes Visuais, como produção de cultural e histórica, podem inferir nas seguintes contribuições para o processo de aprendizagem. Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q352366 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Santana AP, NCE

Augusto Rodrigues, artista pernambucano que liderou a criação da Escolinha de Arte do Brasil, em 1948, no Rio de Janeiro, estruturou sua proposta nos moldes e princípios da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q352077 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

Os elementos constitutivos da obra de arte que nos permitem compreendê-la foram definidos por Ostrower como "os conceitos mundializados sobre mensagem visual". Esses elementos são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q352279 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Ana Mae, numa reflexão sobre a questão da multiculturalidade da arte e do museu, refere-se aos reclames dos dirigentes de museus contra os cânones culturais hegemônicos a eles impostos pelos conselhos e pelos patrocinadores. A principal queixa é a de que os museus refletem, apenas, a cultura de uma classe social, da classe dominante, a cultura do código alto, recusando-se a examinar a produção estética numa perspectiva multiculturalista, que transcenda os limites sociais. As exposições preferidas dos patrocinadores, corporações e governos, são de uma arte que supostamente está acima da contextualização político-social, que buscam refletir a sua glória pela associação com obras-de-arte descontextualizadas, porque são mais fáceis de inserir num sistema de significado mais amplo. Considerando a afirmação acima, assinale "V" para verdadeiro e "F" para falso.

( ) Os museus estabelecem uma hierarquia oficial, valorizando a obra-de-arte que pode ser de grande qualidade, biodegradável, sem resíduos sociais, sem ressonâncias psicológicas, sem contato com a massa e de compreensão restrita à classe que a produz.

( ) Quanto mais ignorante esteticamente o público, mais fácil a recontextualização de acordo com os desígnios do patrocinador. Este tipo de flexibilidade é uma das máscaras da cultura global.

( ) A maioria dos museus apenas reforça o circuito comercial. Estão tendo seu troco. Reforçam tanto, que agora não podem competir com os altos preços do mercado que ajudaram a disparar e deixam de comprar as obras que seriam importantes para sua coleção, perdendo para grandes investidores.

A correlação CORRETA é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q351816 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

"A questão central do ensino de Arte no Brasil diz respeito a um enorme descompasso entre a produção teórica, que tem um trajeto de constante perguntas e formulações, e o acesso dos professores a essa produção, que é dificultado pela fragilidade de sua formação, pela pequena quantidade de livros editados sobre o assunto, sem falar nas inúmeras visões preconcebidas que reduzem a atividade artística na escola a verniz de superfície, que visa às comemorações de datas cívicas e enfeitar o cotidiano escolar."

(PCN-Arte, 1997)

Considerando a citação acima, assinale "V" para verdadeiro e "F" para falso.

[ ] Em muitas escolas ainda se utiliza, por exemplo, o desenho mimeografado com formas estereotipadas para crianças colorirem.

[ ] Há escolas que apresentam "musiquinhas" indicando ações para a rotina escolar (hora do lanche, hora da saída).

[ ] Em outras escolas, trabalha-se apenas com a auto-expressão.

[ ] Há professores que são ávidos por ensinar história da arte e levar os alunos a museus, teatros e apresentações musicais e de dança.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q351855 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Lev Vygotsky (1896-1934) considera que existem duas modalidades de impulsos na conduta humana: o impulso reprodutor e o impulso criador ou combinador; o primeiro está relacionado à memória e o segundo, à criatividade. Assinale a opção correta acerca da atividade criadora no ensino das artes cênicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q351654 | Artes, Arte Educação

Técnica que estimula a criatividade, a reconstrução, a atenção, a construção, a percepção, a transformação, o concreto e a mudança. Por intermédio dela, busca-se as possibilidades de transformação e de reaproveitamento. Este relato refere-se ao (à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q351777 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. É fundamental, para a aprendizagem de atividades plásticas, o binômio espontaneidade/técnica, associado a um diálogo constante entre o aluno e o professor.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q351627 | Artes, Arte Educação

Sobre a aplicação da arte terapia, marque a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q351894 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93.

Os elementos e temas de cultura popular devem ser explorados, estritamente, na produção do artesanato.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q352338 | Artes, Arte Educação

A avaliação é a realização de um conjunto de ações direcionadas ao recolhimento de uma série de dados sobre uma pessoa, fato, situação ou fenômeno, com o fim de emitir um juízo sobre a mesma (HERNÁNDEZ, 2000). Sobre os critérios de avaliação da aprendizagem em arte, propostos pelos PCNs, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q352198 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

As atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. Para despertar o entusiasmo e a vontade de agir do aluno, o professor deve colocá-lo em contato com fatos e situações variados, como, por exemplo, a participação em festas populares.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q352382 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Freeman e Sanger, quando o leitor está apreciando uma imagem, se defronta com um quebra-cabeça: a imagem estabelece relações entre alguns elementos que formam uma rede de relações de intencionalidades. Com relação aos elementos que formam essa rede, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q351987 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Analice Pillar faz distinção entre a "leitura" de uma obra de arte e sua eventual "releitura". Para essa autora, a releitura é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q352190 | Artes, Arte Educação

Não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula. A escola também deve ter propostas de orientação para jovens que ampliem seu repertório estético e os ajudem a se posicionar criticamente sobre questões da vida artística e social do cidadão. Assim, nas aulas de artes visuais, espera-se que os alunos sejam capazes de

I. expressar, representar ideias, emoções, sensações por meio da articulação poética pessoal, desenvolvendo trabalhos individuais e grupais.

II. construir, expressar e comunicar-se em artes plásticas e visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão.

III. compreender, analisar e observar as relações entre as artes visuais, sem a necessidade de dialogar e compreender outras modalidades artísticas.

IV. identificar unicamente a diversidade da linguagem visual que se encontra em uma realidade estática, porém tentar perceber e analisá-la criticamente.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q352161 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

Segundo Ostrower, criar é, basicamente, formar dar uma forma a) fenômenos que foram relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. Assim, o artista tem a possibilidade de reescrever o mundo em uma ótica pessoal. Nos anos 70 e 80, quando a arte paraense extrapolou as fronteiras regionais e apareceu até em Bienais, um artista paraense fez uma releitura das tramas da arte marajoara em suas obras. Esse artista foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q351477 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

As atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Durante atividade de expressão em sala de aula, o professor sugeriu que os alunos contassem, sem fazer uso da palavra, uma situação vivida no cotidiano.

Nessa situação, a atividade desenvolvida pelo professor é um exercício de iniciação: a mímica.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q352159 | Artes, Arte Educação, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere às abordagens pedagógicas das artes na educação, julgue os próximos itens.

Para a concepção pedagógica essencialista, o objetivo do ensino das artes não é a formação de artistas, mas o domínio, a fluência e a compreensão estética dessas complexas formas humanas de expressão que movimentam processos afetivos, cognitivos e psicomotores.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q351576 | Artes, Arte Educação

No transcorrer do ensino fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, diante da sua produção de arte e no contato com o patrimônio artístico. Neste sentido, o ensino de Arte deverá organizar-se de modo que, ao longo do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de

I. identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no seu entorno.

II. compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude apenas de busca coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

III. experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte, de modo que os utilize nos trabalhos pessoais, identifique-os e interprete-os na apreciação e contextualize-os culturalmente.

IV. identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.