Início

Questões de Concursos Arte Educação

Resolva questões de Arte Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q351969 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A avaliação escolar, em Arte, numa perspectiva crítica enfatiza que:

I- Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais, informatizados).

II- Os alunos não devem participar da avaliação do processo de cada colega.

III- A avaliação em arte constitui uma situação de aprendizagem em que o aluno pode verificar o que aprendeu, re-trabalhar os conteúdos, assim como o professor pode avaliar como ensinou e o que seus alunos aprenderam .

IV- A avaliação pode se basear, apenas e tão somente, no gosto pessoal do professor, mas deve estar fundamentada em certos critérios definidos e definíveis e os conceitos emitidos pelo professor devem ser, meramente, quantitativos.

O correto está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q352342 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo.

I- A arte na escola já foi considerada matéria, disciplina, atividade, mas sempre mantida à margem das áreas curriculares tidas como mais "nobres".

II- Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte foi incluída, no currículo escolar, com o título de Educação Artística, considerada "atividade educativa", mas não como disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

III- A introdução da Educação Artística, no currículo escolar, não foi um avanço, principalmente, pelo aspecto de sustentação legal.

IV- Pode-se dizer que, nos anos 80, do ponto de vista da arte, em seu ensino e aprendizagem, foram mantidas as decisões curriculares oriundas do ideário do início e meados do século XX. O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q351709 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

As atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. O objetivo da atividade de expressão deve ser proposto pelo professor mediante o uso de termos técnicos, para que os alunos se familiarizem com a linguagem teatral.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q351548 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual das alternativas abaixo expressa corretamente o que é planejamento de ensino?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q351829 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Em relação ao ensino em arte que respeite os modos de aprendizagem do aluno, informe acerca da produção histórica e social da arte e integre processos lúdicos e prazerosos com conteúdos de arte, assinalando a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q352208 | Artes, Arte Educação

A área de arte, dada a própria natureza de seu objeto de conhecimento, apresenta-se como um campo privilegiado para o tratamento dos temas transversais propostos nos PCNs. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Os temas transversais em conjunto com as outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de arte, podem problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados.

II. Para trabalhar os temas transversais na área de arte, não se pode levar em consideração as especificidades da área, procurando nos conteúdos, aspectos e características de universalidade para sua aplicação.

III. Os temas transversais: ética, meio ambiente, orientação sexual e cidadania; tecnologia informacional; pluralidade cultural, além de outros temas locais definidos na organização escolar, podem ser incorporados na aplicação do ensino das artes na escola.

IV. É preciso trabalhar a elaboração e apreensão de noções, princípios e valores pelos alunos sobre as práticas de arte e questões emergentes do processo sociocultural.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q351852 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

O trabalho com as linguagens plásticas exige a organização, por parte do professor, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q351970 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Toda criança tem a necessidade de movimentar-se, de forma intensa, com ações no seu dia-a-dia. Pular, correr, subir, descer e girar são atividades dinâmicas que fazem parte de uma experimentação do corpo para obter o domínio e, principalmente, a construção da sua autonomia. A escola tem a função de fazer a criança compreender sua capacidade de movimento e como seu corpo funciona, para poder usá-lo de forma inteligente, responsável, autônoma e sensível. De acordo com os PCN, a ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q352180 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Em uma atividade plástica global coletiva, o professor pode orientar os alunos de forma a integrar as diferentes criações individuais com o objetivo de obter um resultado único.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q352032 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

"A preocupação com a educação em arte tem mobilizado pesquisadores, professores, estetas e artistas, os quais vêm procurando fundamentar e intervir nessas práticas educativas. No Brasil, desde o final dos anos 80, têm-se divulgado inúmeros trabalhos desta ordem, tanto aqueles elaborados aqui quanto os de outros países. São propostas que refletem atuações em arte".

(C. de T. Ferraz e de Rezende e Fuzari, 1993)

Leia e assinale a alternativa INCORRETA em relação ao texto acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q351912 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A improvisação é considerada uma forma de expressão dramática praticada pelos atores da commedia dell’arte, na Itália. Entre as técnicas dramáticas criadas ao longo da trajetória do teatro, a improvisação é considerada um estímulo para desenvolver a espontaneidade da criança e do adolescente. Acerca do ensino dessa técnica dramática a crianças e adolescentes, julgue os próximos itens. Nas improvisações espontâneas iniciais, os alunos devem usar somente linguagem gestual e procurar desenvolver seus recursos corporais.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q351584 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

Durante aproximadamente quatro séculos, o ensino de arte no Brasil baseou-se na concepção da arte como técnica. Uma prova de que ainda hoje, nas práticas escolares, adota-se essa concepção é o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q352377 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No ensino fundamental, a Arte passa a vigorar como área de conhecimento e trabalho com as várias linguagens e visa à formação artística e estética dos alunos. A área de Arte, assim constituída, refere-se às linguagens artísticas assim consideradas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q352203 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

"Apenas um ensino criador, que favoreça a integração entre a aprendizagem racional e estética dos alunos, poderá contribuir para o exercício conjunto complementar da razão e sonho, no qual conhecer é também maravilhar-se, divertir- se, brincar com o desconhecido, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar duro, esforçar-se com descobertas. Com o objetivo de relacionar a arte com a formação dos alunos do ensino fundamental, serão apresentadas algumas características do fenômeno artístico."

(PCN-Arte, 1997)

Com relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, é INCORRETA a alternativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q351985 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93.

Por meio da arte, a criança reafirma seus valores culturais e de identidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q352096 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Analise os itens abaixo em relação às contribuições da arte na formação do ser humano e assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q352333 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A pedagogia da "Escola Nova" se situa na história da educação artística brasileira como uma linha pedagógica que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q352384 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os estágios de compreensão estética propostos por Abigail Housen aparecem ordenados corretamente na opção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q352173 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

"O ensino de arte em museus constitui um componente essencial para a arte-educação: a descoberta de que a arte é conhecimento. A arte pode assumir diversos significados em suas várias dimensões, mas como conhecimento proporciona meios para a compreensão do pensamento e das expressões de uma cultura". (ROBERT WILLIAM OTT in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Assinale o item em desacordo com relação ao ensino de arte nos museus, segundo Robert William Ott.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q352352 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É considerado um dos critérios para a seleção dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança na educação fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte, a valorização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.