Início

Questões de Concursos Arte Educação

Resolva questões de Arte Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q352049 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC PA, FADESP

Na segunda metade do século XX, o ensino de arte, inspirado nas concepções artísticas em voga, valorizava o desenho geométrico. Nessa época,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q351532 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Tendo em vista que para a criança como para qualquer ser humano, a percepção é feita de forma seletiva, é correto afirmar:

I- A criança atém-se a determinadas características dos objetos e, se quisermos ampliar esse conhecimento, precisamos ordenar as atividades.

II- À medida que trabalhamos para desenvolver a percepção ajudamos a "ver melhor, ouvir melhor, fazer discriminações sutis e ver as conexões entre as coisas".

III- A criança não se atém a determinadas características do objeto conforme explica a teoria da Gestalt.

IV- A criança está intimamente ligada a sua representação individual.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q351587 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A sala de aula é um importante espaço de criação. A partir de propostas pedagógicas bem estruturadas, os alunos se capacitam a criar soluções para problemas diversos. Considerando as atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e o papel do professor nessas atividades, julgue os próximos itens. A interferência do professor na produção do aluno deve ter o objetivo de incentivar práticas de investigação, e estimular temas que auxiliem a reflexão acerca do objeto que está sendo desenvolvido na atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

84Q351876 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

As atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. A música, que naturalmente integra a dança, deve ser imposta pelo professor, proporcionando aos alunos a oportunidade de ouvir os mais diversos tipos de ritmo.
  1. ✂️
  2. ✂️

85Q352246 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de Arte foi identificado pela visão humanista e cientificista, que demarcou as tendências pedagógicas das escolas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q351775 | Artes, Arte Educação

Ciornai (1994) diz que os ajustamentos que o sujeito precisa fazer para experimentar o mundo são sempre criativos, porque se referem a uma assimilação constante entre o novo e o já conhecido. Diante do exposto, podemos afirmar que os itens abaixo são objetivos da arte terapia, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q351817 | Artes, Arte Educação

O século XXI demanda, das sociedades contemporâneas, competências específicas para que estas possam acompanhar a constante evolução ocorrida nos mais diversos setores: tecnológico, educacional e artístico, entre outros, o que exige dos indivíduos, como atores sociais, a necessidade do desenvolvimento de habilidades, e, dentre elas, as artísticas. Assim, o teatro na escola deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q351734 | Artes, Arte Educação, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere às abordagens pedagógicas das artes na educação, julgue os próximos itens.

As justificativas para o ensino das artes na educação escolar, inicialmente de caráter contextualista ou instrumental, passaram a destacar, pouco a pouco, a contribuição singular das linguagens artísticas para o desenvolvimento cultural e o crescimento pessoal do ser humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q351921 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As técnicas musicais e plásticas nada têm a ver com o desenvolvimento das atividades de expressão em artes cênicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q351680 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Em alguns casos, no ensino das artes visuais, os resultados positivos e negativos são muitas vezes conseqüências da utilização pelo aluno de mecanismos de defesa contra o que o professor lhe pretende impor. Com relação a esse assunto e ao ensino das artes visuais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q352292 | Artes, Arte Educação, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a importância das manifestações artísticas para a formação da identidade nacional, julgue os itens a seguir.

A educação artística apura a sensibilidade humana, desenvolve novas possibilidades de expressão e comunicação, forma o gosto estético e propicia à juventude oportunidade de apreciar a evolução da humanidade por meio do estudo dos monumentos artísticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q352039 | Artes, Arte Educação

Educação estética significa falar sobre construção da subjetividade, em construção da ordem social por prática hegemônica. A estética é parte integrante do real, da lógica, da construção do desenvolvimento das práticas exercidas pelos sujeitos, sendo que subjetividade e estética se coligam em sua totalidade, comungam no campo ideológico, dispensam a neutralidade, assumem sua produção e ou reprodução cultural e social. Em relação à educação artística e à educação estética, é INCORRETO afirmar que o(a)(as)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q352141 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

As atividades e técnicas de expressão são estímulos para o desenvolvimento da criatividade do aluno. Com relação à criatividade e a imaginação no teatro, julgue os itens a seguir. Entre as atividades de iniciação à expressão verbal, o teatro de bonecos, de fantoches de luvas ou de marionetes é o melhor recurso para o desenvolvimento da linguagem verbal. Quando a criança se mantém oculta por uma cortina, sente-se à vontade para falar.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q351679 | Artes, Arte Educação, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93.

A música, a dança, o teatro, a escultura, a pintura, o desenho, a performance e a videoarte são linguagens artísticas e podem ser trabalhadas de forma inter-relacionadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q352225 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens. A arte como patrimônio cultural da humanidade deve ser um elemento vivificador da escola, o que significa assegurar a existência de condições para que a linguagem artística seja uma realidade que perpasse todos os tempos e espaços da práxis pedagógica e seja reconhecida como uma linguagem a que todos deveriam ter acesso por direito.
  1. ✂️
  2. ✂️

96Q351508 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Contextualizar a abordagem triangular é estabelecer relações entre a obra de arte, a história da arte e a sociedade da época em que a obra foi produzida. Neste sentido, a contextualização no processo de ensino-aprendizagem é a porta aberta para a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q351700 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Proposta Triangular é construtivista, interacionista, dialogal, multiculturalista e pós-moderna, por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula. A respeito da leitura da obra de arte julgue, as seguintes afirmativas:

I- Ler uma obra seria, então, perceber, compreender, interpretar a trama de cores, texturas, volumes, formas, linhas que constituem uma imagem.

II- Uma leitura torna-se significativa quando estabelecemos relações entre o objeto de leitura e nossas experiências de leitor.

III- Ler não é apreender as significações de um objeto. IV- No ensino da arte, a leitura tem sido concebida como algo mais prático.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q351581 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A sala de aula é um importante espaço de criação. A partir de propostas pedagógicas bem estruturadas, os alunos se capacitam a criar soluções para problemas diversos. Considerando as atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e o papel do professor nessas atividades, julgue os próximos itens. Quando o aluno cria a partir das propostas do professor, deve interpretar aquilo que é pedido e corresponder a certa expectativa do professor. A avaliação do professor deve ser feita a partir de seu gosto pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️

99Q351898 | Artes, Arte Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes do documento “A Educação Infantil: um outro olhar”, da Secretaria de Educação do município de Vitória, e a promoção da educação infantil por meio da múltiplas linguagens, julgue os próximos itens. A arte não é um privilégio da escola, mas ela precisa ser ressignificada como expressão, como linguagem e, não, como uma manifestação da repetição, da cópia e de modelos muitas vezes impostos pela racionalidade adulta.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q351980 | Artes, Arte Educação

No que tange à prática educativa em arte, no Brasil, da década de 1980 para o momento presente, algumas propostas se desenharam.

Analise o texto a seguir. A __________ do ensino da arte postula que a construção do conhecimento em arte acontece quando há o cruzamento entre experimentação, codificação, informação do fazer, apreciar e contextualizar arte. Na ___________, a educação é pautada na construção da sensibilidade, em consonância com a multiplicidade humana, que se abre para a habilidade de ler arte, significá-la e expor-se pela arte, construindo na criança/aluno a competência de colocar sua visão pessoal numa manifestação cênica ou num desenho, assim é uma educação sensível, desnaturalização do olhar e sensibilidade da escuta em arte. Já a ____________ no ensino da arte prima por favorecer práticas de problematização, quebra de paradigmas regulares, intempestividade, resistência à homogeneização e capacidade de lidar com as irregularidades e heterogeneidade da vida e da arte, oportunizando paixão do experimentar em profundidade, bem como conjunção de práticas pedagógicas e práticas estéticas. A ____________ no ensino da Arte que constrói o conhecimento em rede sem hierarquização, numa articulação ciência e sensibilidade.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.