Questões de Concursos Artes Cênicas e Educação

Resolva questões de Artes Cênicas e Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q840498 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Prefeitura de Barão de Cocais MG Professor Map II Artes, Gestão de Concursos, 2020

Conforme os PCN - Arte (1997, p. 86), o professor deve organizar as aulas numa sequência, oferecendo estímulos por meio de jogos preparatórios com o intuito de desenvolver habilidades necessárias para o teatro, como atenção, observação, concentração, e preparar temas que instiguem a criação do aluno em vista de um progresso e domínio da linguagem teatral.
São objetivos que devem ser adotados pelo professor na condução das atividades, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q843230 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Prefeitura de Santo Augusto RS Professor III Arte, FUNDATEC, 2020

Analise as assertivas abaixo sobre a história do ensino de arte no Brasil:

I. O ensino de música nas escolas substituiu o Canto Orfeônico em meados da década de 1960, através da Educação Musical, focando no ensino do sentir, tocar, dançar, além de cantar as músicas.

II. Na primeira metade do século XX, o teatro e a dança não estavam incluídos no currículo escolar como práticas obrigatórias e eram tratados com a finalidade específica de apresentação.

III. A Lei de Diretrizes e Bases de 1971 incluiu a arte no currículo escolar, considerando-a disciplina com conhecimentos específicos e definidos.

IV. A implantação da Educação Artística na década de 1970 abriu um novo capítulo no ensino de arte na escola e foi marcada pela prática da polivalência.

V. Os anos 1980 foram marcados pela discussão da nova Lei de Diretrizes e Bases e pelas práticas pedagógicas baseadas nos estudos da Psicologia Cognitiva, da Psicanálise e da Gestalt.

VI. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, passa a considerar a arte obrigatória na educação básica, definindo-a como componente curricular obrigatório.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1074436 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A pedagogia teatral contemporânea na educação básica fundamenta-se em princípios que transcendem a mera reprodução de modelos tradicionais de apresentação. Considerando os fundamentos da prática teatral escolar, analise as dimensões pedagógicas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)A concepção contemporânea do fazer teatral escolar valoriza tanto a prática quanto a recepção teatral, superando visões reducionistas centradas na apresentação como produto final.

(__)O desenvolvimento de criações cênicas coletivas promove o senso cooperativo através da negociação entre perspectivas individuais e necessidades grupais na construção artística.

(__)A exposição das produções cênicas estudantis constitui estratégia pedagógica que fortalece a autonomia criativa e desenvolve sujeitos autoconfiantes e responsáveis

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1074179 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Educador Social Sexo Feminino com Atuação em Abrigo, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Considere as afirmativas relacionadas ao papel das artes e do esporte no desenvolvimento humano, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(_)A música e a dança contribuem apenas para o desenvolvimento cultural, sem efeitos significativos no bem-estar emocional e físico dos indivíduos.
(_)As artes visuais e o teatro favorecem o desenvolvimento da criatividade e a expressão pessoal, mas não influenciam habilidades de resolução de problemas.
(_)A prática esportiva regular auxilia na prevenção de doenças crônicas e na melhoria da saúde mental, além de promover a socialização.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1075203 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Diretor de Produção, UFSC, UFSC, 2019

Assinale a alternativa correta sobre o universo do teatro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1072170 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

O alcance normal de nossos membros quando se esticam ao máximo para longe de nosso corpo, sem que se altere a posição, determina os limites naturais do espaço pessoal, no seio do qual nos movimentamos. Esse espaço se mantém constante em relação ao corpo, mesmo quando nos movemos para longe da posição original, viajando com o corpo no espaço geral.

(Laban, 1978. Adaptado)

O nome desse espaço pessoal, segundo Laban (1978), é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1074437 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

O ensino de teatro na educação básica articula múltiplas dimensões formativas que contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona competências desenvolvidas pelo teatro com suas manifestações pedagógicas específicas:

Primeira coluna: competências desenvolvidas

1.Autoconhecimento e descoberta de potencialidades

2.Desenvolvimento de habilidades sociais e éticas

3.Articulação interdisciplinar curricular

Segunda coluna: manifestações pedagógicas específicas


(__)Incorporação do teatro por diferentes áreas do currículo escolar, tratando conceitos curriculares através da articulação entre pensamento, ação e temporalidade.

(__)Experimentação de limites pessoais e revelação de talentos que frequentemente passam despercebidos em outras disciplinas escolares.

(__)Cultivo de hábitos organizacionais, responsabilidade com tarefas coletivas e exercício do diálogo, crítica construtiva e participação cidadã.


Assinale a alternativa queapresenta a correta associação entre as colunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1075206 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Diretor de Produção, UFSC, UFSC, 2019

No século XX, a produção artística e cultural rompe os territórios dos gêneros artísticos que passam a dialogarem, sob o viés da multiculturalidade e/ou interdisciplinaridade. As diferentes linguagens da arte interagem. O teatro e a dança absorvem mutuamente as linguagens, bem como incorporam as novas tecnologias. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1072017 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Fundado em 1944, por Abdias Nascimento, o Teatro Experimental do Negro (TEN), tinha como objetivo valorizar o negro e sua cultura através da linguagem teatral. Como proposta pedagógica, suas primeiras ações foram voltadas para uma conscientização racial e, ao invés de uma formação tradicional, a alfabetização se daria por meio de uma iniciação cultural, a partir de leituras de peças teatrais, estudo de outras línguas, aulas de dicção, empostação de voz, declamação e História do Teatro. Vale ressaltar que, nesse primeiro momento, o público-alvo foi composto por operários, empregadas domésticas e pessoas que ainda não tivessem uma profissão definida. A natureza pedagógica do TEN visava:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1073676 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Área Educação Física, IF RN, FUNCERN, 2025

A dança desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da expressão e linguagem. Os princípios teóricos e metodológicos da coreologia, desenvolvida por Rudolf Laban, podem colaborar com experimentações pedagógicas exitosas no ensino médio. De acordo com essa teoria, é correto afirmar que os fatores do movimento são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1070866 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas no documento. Uma última unidade temática explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

Essa unidade temática é designada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1074310 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Viola Spolin desenvolveu um sistema de jogos teatrais que revolucionou o ensino do teatro. Sobre o método Spolin, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1075205 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Diretor de Produção, UFSC, UFSC, 2019

Relacione os teatros ou eventos da coluna 1 com as respectivas cidades listadas na coluna 2. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

COLUNA 1

1. Festival Nacional de Dança
2. Museu de Azambuja
3.Teatro Carlos Gomes
4. Museu do Mar
5. Museu Victor Meirelles

COLUNA 2

( ) Blumenau

( ) Florianópolis

( ) Joinville

( ) São Francisco do Sul

( ) Brusque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1074560 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Ao criar o teatro do oprimido, Augusto Boal articulou uma série de metodologias que tinham como objetivo tornar o espectador (espectaATOR) ativo e transformador da ação dramática. As técnicas teatrais podem ser úteis para desenvolver a criatividade, a autoconfiança e a expressão corporal e facial.
Sobre as técnicas teatrais avalie as seguintes afirmações:

I. O Teatro do invisível é uma técnica teatral que consiste em apresentar uma cena em um local público, sem que o público saiba que se trata de uma encenação.

II. As interações dramáticas são baseadas em fatos reais e mostram conflitos entre personagens oprimidos e opressores.

III. Teatro fórum é o termo utilizado para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático, cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.

IV. O Teatro imagem é uma técnica teatral que busca ensaiar uma transformação da realidade através do uso da imagem corporal.


Assinale APENAS a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1074435 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A didática do ensino de teatro fundamenta-se na compreensão das características essenciais do jogo teatral como dispositivo metodológico. Considerando os princípios pedagógicos que orientam o planejamento flexível das experiências cênicas educativas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O jogo teatral desenvolve a consciência estética e amplia a visão do sujeito sobre o fazer teatral e as circunstâncias sociais, promovendo um olhar dinâmico que rompe com perspectivas míopes e estimula a organização de discursos cênicos apurados através da experimentação criativa.

PORQUE

II.A liberdade de ação, a evasão da vida corrente e a ocupação temporal-espacial específica constituem características primordiais do jogo que devem ser preservadas no processo educativo, evitando objetivos diretivos que retirem sua vitalidade lúdica e potencial de transformação sensível e crítica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1074432 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Educação Infantil e Ensino Fundamental Artes, Prefeitura de Limeira SP, FUNDATEC, 2023

Acerca dos jogos teatrais na sala de aula, de acordo com Spolin (2015), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1074433 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Educação Infantil e Ensino Fundamental Artes, Prefeitura de Limeira SP, FUNDATEC, 2023

Rudolf Laban (1978) é conhecido como o pai da dança-teatro e a ideia de movimento fundamenta suas proposições sobre a expressividade humana. Segundo Laban, qual das alternativas abaixo trata-se de um fator de movimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1070861 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes e Atividades Complementares, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

O jogo é considerado a chave de entrada da linguagem teatral. Através dos jogos teatrais os alunos podem ser alfabetizados nesta linguagem ao mesmo tempo em que aprendem a fazer leituras das formas cênicas que nascem da ação improvisada na contínua interação palco e plateia.


A metodologia Jogos Teatrais, que contribui para fundamentar a intervenção docente ajudando a refletir sobre os significados da aprendizagem teatral em uma ótica lúdica, foi cunhada por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1072015 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O ator-pedagogo francês Jacques Lecoq (1921-1999) junto ao escultor e mascareiro italiano Amleto Sartori (1915-1962) desenvolveram, em suas pesquisas, uma máscara didática. Conhecida como máscara neutra, sua geometria é simétrica, cobre o rosto inteiro, é pintada de uma única cor e apresenta expressão suave. É considerada a máscara do silêncio, pois com ela não é possível utilizar o recurso da voz. Por ser uma máscara que foi desenvolvida como meio pedagógico, ela vem sendo utilizada em aulas do Ensino Fundamental, a fim de compreender melhor a ideia do corpo como veículo de expressão cênica. O contato entre o rosto e a máscara proporciona diferentes sensações, pois possibilita aos aprendizes uma conexão maior com o tempo presente, despertando a percepção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1032848 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

O Teatro instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, do não verbal e da ação física. Os processos de criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa, por intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, caracterizados pela interação entre atuantes e espectadores. O fazer teatral possibilita a intensa troca de experiências entre os estudantes e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção.

Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempointegral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf

Um dos principais benefícios do ensino de teatro na educação no ensino fundamental é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.