Questões de Concursos Artes Cênicas e Educação

Resolva questões de Artes Cênicas e Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q1074218 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Fazenda Rio Grande PR, Instituto UniFil, 2023

Acerca dos jogos teatrais nas aulas de arte, partindo do pensamento de Olga Reverbel, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q1071916 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2022

Com o apoio do interventor, Villa-Lobos conseguiu pela primeira vez uma multidão para cantar e ouvir um programa que incluía a protofonia. A imprensa colaborou com o evento, divulgando locais e horários de ensaios de acordo com as diferentes vozes. Professores de música e regentes de coro corresponderam ao chamado para ensaiar o povo em diferentes teatros à noite. Uma firma cedeu dez pianos para ensaios, e a polícia colaborou com a organização do evento enviando dois mil militares. No dia 24 de maio de 1931, no Clube de Futebol São Bento, Villa-Lobos regeu um coro com o número estimado de quinze mil vozes. O impacto e o sucesso da apresentação certamente foram decisivos para que o compositor abandonasse seus planos de voltara Paris e se concentrasse em uma nova trajetória, que o levou a ocupar o posto de maior educador e disseminador da música de todos os tempos no Brasil. Uma das peças executadas por Villa-Lobos foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1071661 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas e Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

O principal objetivo das aulas de teatro é a produção de textos visuais, sonoros e gestuais. A partir dessa afirmação, podemos compreender que a avaliação, esse processo importante no percurso do ensino teatral, deve partir de como os aprendizes se apropriam das linguagens. Para isso, é importante que a avaliação aconteça:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1070693 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Barretos SP, VUNESP, 2018

No jogo dramático entre sujeitos, portanto, todos são “fazedores” da situação imaginária, todos são “atores”. No jogo teatral, o grupo de sujeitos que joga pode se dividir em equipes que se alternam nas funções de “jogadores” e de “observadores”, isto é, os sujeitos jogam deliberadamente para outros que os observam.

(Japiassu)

O trecho indica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1074536 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2025

Em turma heterogênea do ensino médio, o objetivo é abordar mobilidade humana e identidades. O professor quer integrar texto documental (relatos de migrantes), composição corporal e uso expandido do espaço (plateia e palco) para construir cenas curtas. Qual encaminhamento didático articula os elementos da linguagem teatral e favorece a criação coletiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q1070697 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Guararapes SP, VUNESP, 2018

“Consiste em atuar representando papéis em lugares públicos, sem que haja conhecimento prévio das pessoas que lá se encontram de que se trata de uma atuação teatral. É a proposição mais radical e polêmica de Boal, contestada por muitos estudiosos do teatro – que não a consideram válida por entenderem que ela prescinde do acordo indispensável entre espectador e público que funda e justifica o ato teatral. Polêmica à parte, essa modalidade se revelou muito eficaz na conscientização, mobilização e agitação pública.” (Japiassú, 2001)
Essa modalidade, proposta por Augusto Boal, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1074537 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2025

Em dança, a análise do movimento articula componentes do esforço para planejar sequências expressivas. Associe os itens da Coluna 1 aos pares de qualidades da Coluna 2, compondo o quadro de variação expressiva para a criação cênica.



Coluna 1 — Componentes

I. Peso.

II. Tempo.

III. Espaço.

IV. Fluência.



Coluna 2 — Qualidades

(__) Leve−pesado.

(__) Sustentado−súbito.

(__) Direto−indireto.

(__) Contido−livre.

A sequência CORRETA da coluna 2 é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q1070964 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes e Atividades Complementares, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

A própria arte e a relação que estabelecemos com ela é referência para avaliarmos os processos em arte. Alguns instrumentos de avaliação processuais ajudam os alunos a tomar consciência de seus percursos em arte, colocando-os como protagonistas de suas aprendizagens. ............................................ ativam a sensibilidade, possibilitando aprendizagem, se tomarmos como objeto de estudo respectivamente as reações do público com a produção e a exposição do aluno ao público. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1071988 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Produtor Cultural, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A didática do diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro Augusto Boal, que consiste numa série de fundamentos teóricos e técnicos desenvolvidos com o objetivo de romper com a passividade social, sensibilizar o público sobre as formas de dominação, incentivar a reflexão e o debate sobre questões do cotidiano e converter o espectador em um agente ativo, é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q1071992 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

O ensino do teatro na educação básica envolve o desenvolvimento de competências cênicas que permitem aos estudantes explorar aspectos criativos, expressivos e colaborativos. Para isso, é fundamental conhecer os elementos formais da linguagem cênica e as diferentes abordagens metodológicas utilizadas no ensino do teatro.

Indique a alternativa CORRETA a respeito dos elementos formais da linguagem cênica e das abordagens para o ensino do teatro na educação básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q1073787 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Marques (2018), no Brasil, as teorias de Laban começaram a ser estudadas a partir da década de 1940, que influenciou os rumos do ensino de dança para crianças/adolescentes.
Tal situação se dá a partir da vinda para o Brasil de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1074813 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

O texto pode ser trabalhado para que seja um material maleável, para que com ele se possa brincar, modificar, experimentar formas e significados diferentes. Nesse contexto, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q1071488 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Monitor de Dança, Prefeitura de Santa Helena de Goiás GO, IV UFG, 2023

Todo estilo de dança constitui uma tradição específica que caracteriza movimentos, técnicas, coreografias e artistas. À qual tradição de dança pertence as correntes estéticas “de corte”, “barroco”, “de ação”, “romântico”, “clássico” e “neoclássico”?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q1071489 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Monitor de Dança, Prefeitura de Santa Helena de Goiás GO, IV UFG, 2023

Toda forma de dança possui suas técnicas específicas que dão formato estético ao corpo em movimento. Top Rock, Footwork, Freeze e Power Move são movimentos que estruturam as técnicas de qual estilo de dança?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q1071764 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

A acrobacia tem ocupado um importante espaço na formação dos circenses, exigindo um prolongado e dedicado treinamento. Pressupõe-se que, quando os artistas dominam os fundamentos acrobáticos, ampliam-se suas possibilidades de atuação no âmbito circense. Sobre o tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1071769 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Embora não seja um tema recente, foi principalmente a partir das últimas duas décadas que o ensino do circo alcançou maior destaque como conteúdo programático de instituições educacionais (projetos sociais; escolas regulares; ONGs, universidades, etc.). Nesse sentido, o ensino das artes circenses para além das escolas profissionalizantes de circo pode:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1072033 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2024

"A Dança na escola não é a arte do espetáculo, é educação através da arte [...]" (FERRARI,2003).
O professor de Educação Física, com o intuito de trabalhar a dança no contexto escolar, deve fazer uma abordagem que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q1071792 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Com relação às características do Jogo Teatral e do Jogo Dramático, analise as afirmativas a seguir:
I. Peter Slade e Jean-Pierre Ryngaert são autores ligados à prática do jogo dramático. II. A noção de regra é muito importante no jogo teatral. III. No jogo teatral, a cena provém da tentativa de solucionar um problema de atuação, sintetizado pelo que Viola Spolin chamou de Foco.
Assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1074354 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Águas Frias SC, UNO Chapecó, 2025

A professora Ana observou que seus alunos do 6º ano demonstram timidez e dificuldade de expressão nas atividades teatrais tradicionais. Ela decidiu incorporar jogos teatrais em suas aulas, percebendo que essa abordagem desperta maior interesse e participação dos estudantes. Agora ela busca compreender melhor a relação entre jogo e teatro no processo educativo.

Complete corretamente as lacunas:

Os jogos teatrais funcionam como __________ que desenvolvem habilidades cênicas de forma lúdica, promovendo a __________ dos participantes e facilitando a __________ das convenções teatrais de maneira natural e prazerosa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.