Questões de Concursos Artes Cênicas e Educação

Resolva questões de Artes Cênicas e Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q1074462 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Demerval Lobão PI, JVL Concursos, 2025

Analise as proposições a seguir, considerando a BNCC no ensino de Teatro e Dança.



I. A prática teatral, quando restrita a ensaios para apresentações comemorativas, pode configurar contato estético limitado, pois promove visibilidade escolar, mas tende a reduzir o espaço para mediações críticas mais aprofundadas do professor.


II. A dança, trabalhada a partir de repertórios diversos, populares, urbanos e clássicos, permite ao estudante reconhecer identidades múltiplas e refletir sobre corporeidade, sociedade e cultura.


III. A mediação pedagógica deve articular a leitura crítica de obras cênicas e coreográficas com produções autorais, ampliando repertório cultural e garantindo fruição estética significativa.


IV. A improvisação em teatro e dança não deveria ser priorizada no espaço escolar, já que a ausência de roteiro definido compromete a disciplina em sala e não contribui para interpretações significativas de mundo.



Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q1074211 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Bom Jardim PE, FACET Concursos, 2025

O teatro, concebido por autores como Augusto Boal, Viola Spolin e Bertolt Brecht, ultrapassa o campo estético e adentra o político, o formativo e o social. No contexto escolar, essa linguagem ganha potência quando articulada à reflexão crítica, à criação coletiva e à transformação do sensível. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa que expressa uma visão limitadora da função do teatro na educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1074212 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Bom Jardim PE, FACET Concursos, 2025

Na didática contemporânea da dança, influenciada por Rudolf Laban, Angel Vianna e Klauss Vianna, o movimento é compreendido como linguagem expressiva e investigativa, atravessada por dimensões subjetivas, culturais e corporais. A dança, assim, configura-se como experiência de criação, escuta do corpo e mediação simbólica. Assinale a alternativa que apresenta uma prática incoerente com essa abordagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1071401 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Disciplina Artes, SME do Recife PE, CESPE CEBRASPE, 2023

No que se refere ao teatro no Brasil, julgue o item a seguir.

Considerado o texto teatral que inaugurou o teatro romântico brasileiro, Antônio José ou O Poeta da Inquisição, de Gonçalves de Magalhães, apresenta traços conservadores do teatro clássico.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q1071662 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas e Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Estudar dos diversos elementos da composição teatral é de grande importância para a formação artística e estética do estudante, uma vez que o Teatro é uma atividade complexa que trabalha com a construção de signos que se dão por meio das imagens, das palavras, dos sons, dos gestos e dos silêncios. Nesse sentido, o estudo de cenografia, sonoplastia, figurino e adereços é importante para o ensino aprendizado do teatro. No que diz respeito ao estudo da cenografia na escola, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1075000 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Fonterrada (2008), ao abordar a música no período romântico, nos diz que “o fato de o período romântico considerar a música capaz de expressar conteúdos externos a ela não é uma idéia nova”. Assinale a alternativa que contempla para esta autora a real contribuição do romantismo na música.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q1075003 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

A educadora musical Nicole Jeandot (1993) relata que: “certa vez, numa classe de crianças de 2 a 4 anos, ao se colocarem à disposição delas pedaços de papel de vários tipos, uma menina de 2 anos, depois de manipulá-los, foi se sentar numa canto da sala levando uma cartolina, que ela revirava entre os dedos. A cadência regular produzia uma sucessão de sons repetidos, alternados por curtos momentos de silêncio. Eu a observei por algum tempo, e em seguida aproximei dela um tambor e duas baquetas. Qual não foi a minha surpresa ao ouvir a mesma cadência dos sons no tambor, produzida ainda com alternância de braços, o que é raro nessa idade! De fato, ela estava prestando atenção no som que realizava.” Assinale a alternativa que condiz com a visão da autora sobre alguns aspectos do processo a ser trabalhado com a criança na construção das linguagens musicais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q1075004 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Sobre os aspectos do trabalho com a criança, na música, que envolvem a motivação, Jeandot (1993) diz que ela “está relacionada com o prazer obtido na atividade e pode ser despertada pelo jogo. O jogo estimula a criança a escutar e discriminar o som dos instrumentos e os motivos sonoros que se repetem.” A autora cita três tipos de jogos que corresponderiam a três fases do desenvolvimento infantil. Assinale a alternativa que corresponde a um desses tipos de jogos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q1071684 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Técnico em Equipamento de Sonorização e Iluminação, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2022

Em iluminação cênica, o refletor bastante potente que é utilizado para projeções de luz bem focalizadas em atores e cenário e que geralmente é manuseado manualmente sobre um tripé de apoio e normalmente possui sistema de cores e potência internos, é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1070918 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, durante a primeira fase do Modernismo (1922-1930), os artistas buscaram a renovação estética inspirada nas vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo). II. Preparar atividades pedagógicas de leitura e apreciação artística, promover visitas a espaços teatrais e demais centros de cultura ou outros espaços como: praças, lonas culturais, circo, outros, são algumas atividades que podem ser realizadas por um professor de Artes no Ensino Fundamental.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q1070919 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir:
I. Ao desenvolver atividades relacionadas às artes cênicas, o professor de Artes deve propor atividades do fazer teatral que se utilize de referências de espaço, de tempo e de identidades diversas, que sejam pertinentes à faixa etária trabalhada. II. O professor de Artes, ao desenvolver atividades relacionadas às artes cênicas, deve propor atividades de exploração do espaço estabelecendo relações entre o real e o imaginário.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q1071948 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Daniel, professor de educação física, iniciou um projeto com seus alunos sobre danças urbanas. Durante as aulas, ele buscou explorar as características, estilos e influências culturais que compõem essa modalidade, promovendo, assim, reflexões sobre a expressão corporal. Sobre as danças urbanas, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q1071949 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Considere que a professora de educação física utilizou jogos dramáticos para desenvolver a expressão corporal e a criatividade dos alunos. Durante as atividades, os alunos exploraram diferentes papéis e narrativas. Sobre os jogos dramáticos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q1071447 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

A arte é imprescindível para a formação humana; sua função é indispensável na vida das pessoas e na sociedade e, consequentemente na escola. É um meio pelo qual se expressam, representam e comunicam sorvendo do mundo por meio da criatividade, experimentação e singularidade. Não obstante, nem sempre foi assim, sua trajetória histórica no ensino brasileiro está imbuída de idiossincrasias. A trajetória do ensino da arte delineia no século XIX com o início da Academia de Belas Artes, em 1816, no Rio de Janeiro. Sua origem ancorou-se no projeto da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, aprovado pelo Decreto de 12 de agosto de 1816, que concedeu pensões a diversos artistas franceses que vieram morar no Brasil. Com influência do século passado, é possível afirmar que o ensino da arte no início do século XX legitima uma pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q1071453 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor de Arte, Prefeitura de Lagoa de Itaenga PE, Instituto Darwin, 2023

Caracterizam o conceito tradicional do teatro na educação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1071202 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

Viola Spolin, autora americana, desenvolveu uma metodologia, cuja aprendizagem visa à representação teatral corporal consciente. Desse modo, estruturou uma série de jogos de regras que visam à organizar a atividade teatral em grupo. O jogo de regras estimula a imaginação criadora – jogo simbólico – combinado a uma prática construtora da forma estética. A sentença refere-se ao conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1070692 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Barretos SP, VUNESP, 2018

O play way ou método dramático, segundo Japiassu, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1071977 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Educação Artística, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

O Teatro é uma poderosa ferramenta educativa, e o Jogo Teatral um dos principais instrumentos da Pedagogia Teatral na atualidade. A metodologia dos Jogos Teatrais se aprofundou e ganhou notoriedade a partir das experiências e formulações de Viola Spolin, considerada um dos principais nomes do Teatro-Educação no mundo.

A respeito de Viola Spolin, analise as afirmações a seguir:

I - Para Viola, todas as pessoas podem atuar e, através da experiência, aprender a ter valor cênico no palco.

II - Viola Spolin acreditava que o Teatro poderia servir como ferramenta educativa para todas as pessoas, mas apenas aquelas dotadas de talento especial poderiam se tornar atrizes e atores profissionais.

III - Os Jogos Teatrais de Spolin nada mais eram do que adaptações de jogos tradicionais da infância, e por isso sempre foram bem aceitos em todos os contextos.

IV - A metodologia dos Jogos Teatrais possibilita o contato lúdico com fundamentos da arte teatral como por exemplo o Foco, a instauração de um Onde cênico ou a criação de um personagem.

Estão corretas apenas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1071469 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

Em conformidade com o Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC - GO Ampliado), subcapítulo Arte, assinale a alternativa que habilidades a serem desenvolvidas pelo teatro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1070702 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2019

Na realização de uma obra teatral são mobilizados diferentes elementos para sua execução. Nesse sentido, o chamado espaço cênico se refere à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.