Questões de Concursos Artes Cênicas e Educação

Resolva questões de Artes Cênicas e Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q1070692 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Barretos SP, VUNESP, 2018

O play way ou método dramático, segundo Japiassu, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q1071977 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Educação Artística, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

O Teatro é uma poderosa ferramenta educativa, e o Jogo Teatral um dos principais instrumentos da Pedagogia Teatral na atualidade. A metodologia dos Jogos Teatrais se aprofundou e ganhou notoriedade a partir das experiências e formulações de Viola Spolin, considerada um dos principais nomes do Teatro-Educação no mundo.

A respeito de Viola Spolin, analise as afirmações a seguir:

I - Para Viola, todas as pessoas podem atuar e, através da experiência, aprender a ter valor cênico no palco.

II - Viola Spolin acreditava que o Teatro poderia servir como ferramenta educativa para todas as pessoas, mas apenas aquelas dotadas de talento especial poderiam se tornar atrizes e atores profissionais.

III - Os Jogos Teatrais de Spolin nada mais eram do que adaptações de jogos tradicionais da infância, e por isso sempre foram bem aceitos em todos os contextos.

IV - A metodologia dos Jogos Teatrais possibilita o contato lúdico com fundamentos da arte teatral como por exemplo o Foco, a instauração de um Onde cênico ou a criação de um personagem.

Estão corretas apenas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q1071469 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

Em conformidade com o Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC - GO Ampliado), subcapítulo Arte, assinale a alternativa que habilidades a serem desenvolvidas pelo teatro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q1070703 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Matutino, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2019

Conforme as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau – volume II, analise as afirmativas abaixo e identifique as que competem e se relacionam com os objetivos de aprendizagem para todos os anos do ensino fundamental da linguagem corporal:


I- Conhecer o corpo e suas potencialidades expressivas; tomar conhecimento da história do teatro e da dança.

II- Criar e produzir movimentos artísticos corporais, explorando liberdade de criação, espontaneidade.

III- Conhecer a linguagem corporal no seu cotidiano, sua cidade, região, estado e país; propiciar reflexões sobre as funções sociais do teatro e da dança.

IV- Ampliar o repertório gestual, corporal e cultural; vivenciar a arte teatral.


Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q1070968 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2021

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS. 1.(__)A experiência do teatro na escola coopera para que o estudante amplie sua capacidade de diálogo, tolerância e convivência com o diferente. 2.(__)A cenografia no teatro é o setor responsável pela seleção das indumentárias e adornos a serem usados pelos personagens. 3.(__)A prova no modelo quantitativo é a melhor forma de avaliar atividades que envolvam o teatro.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q1073800 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Koudela (2015), a utilização do teatro como meio educativo, no Brasil, coube aos jesuítas. No entanto, a primeira iniciativa formal de incentivo da linguagem se deu na fundação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q1071766 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Com a constituição das escolas de circo fora da lona, a partir do final da década de 1970, outros debates sobre o fazer circense entraram em cena. A alternativa que melhor reproduz o processo histórico do surgimento das escolas de circo e os novos modos de formação profissional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q1073561 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Jazz, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Sobre as técnicas de Educação Somática utilizadas como metodologias, sobretudo, para o ensino das danças contemporâneas, analise os itens e indique quais deles se relacionam com a dimensão das abordagens somáticas.

I- São técnicas que visam os estudos de movimento, a partir da cópia e repetição sistemática dos exercícios ensinados pelo/a professor(a) para um melhor aprimoramento da consciência corporal.
II- Utilizam-se as seguintes estratégias pedagógicas: a sensibilização da pele, o aprendizado pela vivência e a flexibilidade da percepção.
III- São um meio de inclusão das diversidades corporais, comportamentais e de aptidão física.
IV- São exemplos de Técnica de Educação Somática: Técnica Alexander, Feldenkrais, Ideokinesis, Michel Fokine Fundamentals, Body-Mind-Centering e Thérèse Bertherat.
V- Os diferentes métodos de Educação Somática utilizam estratégias pedagógicas que visam levar o/a aluno(a) tomar consciência da relação entre os sintomas que ele apresenta e a totalidade de seu corpo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q1071786 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Leia o fragmento de texto a seguir:
A primeira questão que eu gostaria de trazer é uma pergunta: qual é a natureza do conhecimento que apenas a arte teatral pode proporcionar? Há algum tipo de conhecimento específico, alguma natureza de saber particular que só o fazer teatral nos proporciona? Se não pararmos para realmente pensar nesta pergunta, correremos grandes riscos de dissolver o ensino de teatro em uma informação genérica, apenas valorizando com jargões batidos a tão propalada interdisciplinaridade, no estilo “é preciso juntar tudo com tudo”, “a escola tem que ver o grande”, “tem que pensar uma articulação problemática de conteúdo de maneira a resolver problemas”. Se nós não pararmos para pensar nessa interrogação, trabalharemos sempre de formasuperficial, genérica e fragilizada. Poderemos, inclusive, sem querer, indiretamente contribuir para um fato muito sério, contra o qual batalhamos há trinta anos, que é o teatro estar a reboque de outras áreas do conhecimento ou servir para ilustrar ou sensibilizar pessoas em relação à área X ou Y, ou assegurar a correlação de problemas Z. Portanto, o que há de absolutamente intransferível na arte teatral que nenhuma outra arte, nenhuma outra área do conhecimento, pode trazer à tona? Quando me encanto lendo um romance, eu me transporto para outras situações, vivo outras vidas. Torno-me capaz, por exemplo, de experimentar o que é ter 18 anos na China, em 1950. Minha consciência se alarga, minha visão de mundo se amplia. No entanto, ao ler um romance, tudo isso acontece – eu sou capaz de pensar, de viver, digamos “por tabela”, as expectativas dessa jovem chinesa – no plano do meu intelecto. O grande poder do teatro, por sua vez, está no fato de que é só dentro dele que eu tenho condição de, corporalmente, assumir um mundo fictício. É só no teatro que eu tenho a possibilidade de emprestar o meu corpo para tornar presente, diante de outros, um ser ausente.
Fonte: PUPO, Maria Lúcia. Teatro e Educação Formal (adaptado).
Considerando o enunciado, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1072051 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Ricardo Ottoni Vaz Jupiassu (2001) propõe uma metodologia de ensino de teatro que integra aspectos técnicos, sociais e expressivos. Sobre os conceitos estruturantes dessa metodologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q1070778 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

Segundo Japiassu (Metodologia do ensino de teatro), o modernismo no ensino do teatro se caracteriza por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q1072062 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

(__) O teatro se concentra no desenvolvimento de habilidades de análise quantitativa, como a capacidade de interpretar dados, cooperando para o desenvolvimento integral dos alunos.

(__) Em práticas teatrais, especialmente em peças que abordam temas sociais ou morais, os alunos são incentivados a refletir criticamente sobre questões éticas e sociais.

(__) O teatro não apenas ajuda os alunos a expressarem emoções, mas também a entenderem e gerenciarem sentimentos complexos em situações diversas.

A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q1072063 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Considerando as características do teatro pós-dramático, assinale a alternativa que melhor representa uma abordagem coerente com essa estética teatral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q1073626 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso SC, JLZ, 2024

Acerca do ensino do teatro no contexto atual. Assim como a arte sempre dialoga com o momento histórico em que é produzida, o seu ensino também deve estar em sincronia com o contexto histórico da atualidade. Assinale a afirmação verdadeira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q1073628 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

De acordo com Isabel Marques, das alternativas a seguir, qual explicaria o fato de a dança ser alijada da escola no Brasil?
Nota: alijada (afastada/ trabalhada em menor profundidade).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q1074431 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Teatro, Prefeitura de Limeira SP, FUNDATEC, 2023

Assinale a alternativa que corresponde ao conteúdo de Teatro nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q1070885 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2019

Na educação, o teatro apresenta-se como excelente ferramenta, já que atua como um recurso importante para a formação comportamental. Por meio de jogos teatrais e do trabalho no palco é possível acionar, sem muito esforço, as sete inteligências presentes na Teoria das inteligências múltiplas e desenvolver as habilidades a elas relacionadas. Sobre o papel do teatro no processo educacional, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q1070886 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2019

No Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte. A Base Nacional Comum Curricular propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Sobre tais dimensões, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q1070887 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2019

No ensino do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Arte, o Professor que desenvolver a habilidade de “reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro” com os alunos do 6º ao 9º ano deverá fazê-lo através da seguinte unidade temática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q1074215 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Vila Pavão ES, IDCAP, 2023

Na dança, a percepção de espaço desempenha um papel crucial na criação de movimentos fluidos e expressivos. Qual dos seguintes princípios é frequentemente aplicado na dança para criar uma sensação de profundidade e tridimensionalidade no palco?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.