Questões de Concursos Artes Cênicas e Educação

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201Q1074215 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Vila Pavão ES, IDCAP, 2023

Na dança, a percepção de espaço desempenha um papel crucial na criação de movimentos fluidos e expressivos. Qual dos seguintes princípios é frequentemente aplicado na dança para criar uma sensação de profundidade e tridimensionalidade no palco?

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202Q1071660 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas e Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

No teatro contemporâneo, é essencial que se discuta a pedagogia do espectador compreendendo-se que esta reflete na formação de espectadores, reflete na ampliação de repertório e possibilita discussões dialógicas que ampliam o processo de ensino e aprendizagem. Quanto à posição de um espectador autônomo, é correto afirmar:

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203Q1075002 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Schafer(2001) nos diz que “o território básico dos estudos da paisagem sonora estará situado a meio caminho entre a ciência, a sociedade e as artes.” Assim, ele enumera três possibilidades de aprendizagem nestas esferas: “Com a acústica e a psico-acústica aprenderemos a respeito das propriedades físicas do som e do modo pelo qual este é interpretado pelo cérebro humano. Com a sociedade aprenderemos como o homem se comporta com os sons e de que maneira estes afetam e modificam o seu comportamento.” Assinale a alternativa que completa estes itens anteriores.
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204Q1071931 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Nível Fundamental Arte MAPB, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Em relação às Artes Cênicas, no que se refere ao conceito de "jogo teatral" como prática pedagógica, qual das alternativas apresenta uma definição correta?
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205Q1074497 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, ginástica pélvica, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Analise o excerto a seguir:

Na metodologia de ensino da dança do ventre, é crucial considerar a __________ do aluno, que inclui compreensão corporal, expressividade emocional e conexão cultural, para promover uma experiência de aprendizagem holística e significativa.

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
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206Q1074507 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Dança Dança Folclórica, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Em um renomado workshop de dança contemporânea realizado no Pina Bausch Theatre em Wuppertal, Alemanha, os instrutores introduziram um complexo solo que integra elementos do "contact improvisation", uma técnica que enfatiza o diálogo físico entre os dançarinos e o ambiente. Essa peça particular desafia os participantes a explorar o "Laban Movement Analysis" para categorizar e compreender seus movimentos durante a performance. A sequência incorpora um controle deliberado do peso corporal, mudanças dinâmicas no uso do espaço e um foco intenso na fluidez dos movimentos. Considerando os "Esfactors" no Sistema Laban de Análise do Movimento, qual elemento é mais destacado nessa coreografia específica?
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207Q1071698 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 002, Prefeitura de Uberlândia MG, MS CONCURSOS, 2022

Texto associado.

O texto estende-se às próximas duas questões.

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A performance que combina dança, canto, textos e diálogos, onde os personagens expressam sentimentos e conflitos humanos, é uma linguagem agregada ao conceito de contemporâneo, pois insere nas apresentações diversas linguagens. As performances devem possuir um propósito interligado a todos os elementos cênicos. O coreográfo é responsável por imprimir sua identidade e convicções no que se pretende apresentar. Esse estilo de dança enfatiza a teatralidade, a presença e a dramaturgia física. O bailarino precisa estar consciente dos significados temáticos e sentidos envolvidos na execução da dança e suas motivações.O corpo deverá contar uma história com os movimentos.

A coreógrafa responsável pela criação da modalidade, que revolucionou a dança contemporânea, inovando com o estilo citado no texto, fundou em 1973, a Companhia Wuppertal Tanztheater, na Cidade de Wuppertal, na Alemanha. O enunciado refere-se à:

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208Q1074519 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2023

O movimento corporal remete às variedades de posições que o corpo faz com referência a um ponto. Assim, ao falar de dança, trata-se de movimentos básicos exercidos, chamados de rotações e translações. Portanto, a dança possui três elementos fundamentais que são:
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209Q1073240 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

Ainda sobre a Dança no contexto escolar, analise as afirmações a seguir:

I - Ao contrário do que nos dita o senso comum, as aulas de dança podem ser verdadeiras prisões(...). De fora para dentro, regras posturais baseadas na anatomia padrão, seqüências de exercícios preparadas para todas as turmas do mesmo modo, repertórios rígidos e impostos (por exemplo, as festinhas de fimde-ano) podem estar nos desconectando de nossa próprias experiências e impondo tanto ideais de corpo (em forma e postura) quanto de comportamento em sociedade.
II - Ao contrário de outras áreas do conhecimento, “dançar se aprende dançando.” Nas aulas de dança, em vez de conversar sobre os conteúdos, estes devem ser transmitidos sempre por meio da prática dançada, absorvidos diretamente pelo corpo do aprendiz.
III - A formação de professores que atuam na área de dança é sem dúvida um dos pontos mais críticos no que diz respeito ao ensino desta arte em nosso sistema escolar.
IV - Uma das possibilidades mais ricas para o trabalho com a Dança na escola são as festas comemorativas e de fim de ano, pois podem congregar um trabalho interdisciplinar, além de estimular o prazer de dançar.

Estão corretas apenas as afirmativas
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210Q1074520 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2023

A linguagem específica do Teatro, a movimentação dos atores em cena, planejada no ensaio, em função do texto da peça teatral: entradas, saídas, posturas, é reconhecida como marcação O teatro como espaço para vivências, experiências e experimentações acerca do jogo cênico na escola como elementos de motivação para o ensino e a aprendizagem de língua e literatura pelo viés da dramaturgia. Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”.
Esses elementos operativos são:
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211Q1071451 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor de Arte, Prefeitura de Lagoa de Itaenga PE, Instituto Darwin, 2023

São cinco categorias do Arsenal do Teatro do oprimido que inclui, EXCETO:
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212Q1073755 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O objetivo central do Teatro do Oprimido, segundo Koudela (2015), é
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213Q1071452 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor de Arte, Prefeitura de Lagoa de Itaenga PE, Instituto Darwin, 2023

Quanto à Dramatização (dramatización) é INCORRETO afirmar:
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214Q1073759 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Koudela (2015), o movimento Escola Nova estudou as manifestações próprias do desenvolvimento da criança como fonte para a ação e intervenção do professor. Nesse sentido, segundo a autora, no âmbito da pedagogia do teatro, o movimento destacado
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215Q1070696 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Guararapes SP, VUNESP, 2018

Inicialmente dedicado à pesquisa cênica com o objetivo de renovacão da linguagem teatral, J. L. Moreno questionava a tradição ocidental das convenções teatrais e terminou por descobrir o valor terapêutico do teatro na cura de distúrbios do comportamento.
A descrição, de Japiassú (2001), define o
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217Q1074808 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral. É possível destacar momentos, períodos e fatos no contexto da história do teatro e/ou no contexto do aluno, sobre os quais será realizada pesquisa em sala de aula, enriquecendo a prática de análise e reflexão sobre o jogo teatral com o texto dramático. Esse processo de criação de cenas dos alunos pode ser aberto para a escola e complementado com____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
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218Q1073785 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Koudela (2015), no que diz respeito à pedagogia relacionada ao Teatro, a Escola Nova é representada pelas correntes metodológicas anglo-saxônicas que operaram como oposição à hegemonia dos métodos diretivos de ensino de teatro praticados no ambiente escolar.
Um exemplo dessa corrente é
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219Q1072011 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2024

Considerando o conceito de "teatro do oprimido" de Augusto Boal, qual é o papel do espectador no processo educacional e social que esse tipo de teatro busca promover?
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220Q1070741 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Santa Bárbara MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2018

“A criança pode dar uma contribuição honesta e verdadeira ao teatro se lhe for permitida a liberdade pessoal para experenciar. Sua responsabilidade para com a comunicação teatral desenvolve relacionamentos, cria novas realidades e ensina a improvisar cenas válidas teatralmente, como fazem os adultos” (SPOLIN, 2003, p. 250).

Relacione a coluna II com a coluna I, associando os termos aos seus respectivos conceitos.


COLUNA I

1. Desempenho

2. Diálogo

3. Caracterização

4. Espontaneidade


COLUNA II

( ) Verbalização que cresce organicamente a partir da vida da cena.

( ) Um momento livre para autoexpressão.

( ) Momento de entrega, que cria harmonia; não deve ser confundido com exibicionismo.

( ) Maneirismos físicos, tons de voz, ritmos, etc.

Assinale a sequência correta.

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