Questões de Concursos Artes Cênicas e Educação

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221Q1074853 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Uma das abordagens teórico-metodológicas presente no ensino das Artes Cênicas na contemporaneidade foi proposta pela estadunidense Viola Spolin, que se utiliza da estrutura do jogo com regras como base para o treinamento de teatro. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
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222Q1075109 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, 1 ao 3 ano do Ensino Médio, SED SC, ACAFE, 2017

Quando lemos um romance, um poema, um conto, estamos diante de um texto literário. Quando estes textos conseguem provocar emoção de ordem estética somente com a palavra escrita, estamos diante da:
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223Q1074859 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Além de todos os agentes teatrais diretamente envolvidos na elaboração de um produto cênico, sejam eles técnicos, atores, diretores, iluminadores, cenógrafos ou músicos, o acontecimento teatral depende imensamente da plateia, para quem o teatro se destina. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
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224Q1070768 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Francisco Morato SP, VUNESP, 2019

Japiassú (2001) aponta para o seguinte fato: o “teatro na educação que, ainda nos dias de hoje, é pensado exclusivamente como um meio eficaz para alcançar conteúdos disciplinares extrateatrais ou objetivos pedagógicos muito amplos como, por exemplo, o desenvolvimento da ‘criatividade’”. Segundo o autor, uma vertente dessa concepção instrumental é o método dramático definido por
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225Q1073584 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, Avança SP, 2024

“(...) Ao pensarmos em uma educação crítica na área de dança, que nos permita ver/sentir/perceber "claro, amplo e profundo" (Rios, 1985), não podemos deixar de cuidadosamente analisar suas múltiplas relações com a sociedade em que vivemos. Ao contrário de uma visão histórica ingênua de que a dança não passa de "uns passinhos a mais ou a menos nas vidas das pessoas", hoje não podemos mais ignorar o papel social, cultural e político do corpo em nossa sociedade e, portanto, da dança. (...)”.
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
Nessa perspectiva, segundo a autora:
I - Através de nossos corpos aprendemos subliminar e inconscientemente (caso não tenhamos aprendido a ter uma postura crítica diante da vida) quem somos, o que querem de nós, por que estamos neste mundo e como devemos nos comportar diante de suas demandas.
II - Conceitos e regras sobre gênero, raça, etnia, classe social etc. estão/são incorporados durante nosso processo de ensino-aprendizado sem que muitas vezes nos demos conta daquilo que estamos construindo ou até mesmo (re)produzindo.
III - Nossos corpos são "projetos comunitários" quanto à forma, peso, postura, saúde etc. e raramente somos incentivados a arriscar, a tentar o novo, a variar nossos movimentos ou até mesmo a descobrir nossas próprias vozes neles contidas
IV - A dança pode contribuir na desconstrução do corpo utópico ou corpo dócil, conceito elaborado por Michel Foucault, que consiste na ideia de adequar o corpo ao ambiente para melhor atender as demandas e convenções sociais.
Estão corretas apenas as afirmações
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226Q1071026 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

A fala pode ser considerada como primeiro texto. É nos jogos simbólicos da primeira infância que nasce o texto. Esse fio condutor pode ser retomado pelos jogos teatrais, nas aulas de Teatro, nas quais o exercício espontâneo com a fala promove processos de cooperação que brotam, geralmente, do trabalho focado no(s) plano(s)
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227Q1070772 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cerquilho SP, VUNESP, 2019

O teatro épico de Brecht busca o não envolvimento afetivo do espectador com o fenômeno teatral, distanciando-o pelo efeito de estranhamento da realidade cenicamente apresentada.

(Japiassú, 2001)

Para Japiassú, a nova estética cênica perseguida por B. Brecht rejeitava, por parte do espectador,
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228Q1072052 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Flavio Desgranges (2003) discute a experiência do espectador no teatro como prática pedagógica e defende uma abordagem que amplie a capacidade interpretativa dos estudantes. Sobre os conceitos apresentados no livro, marque a alternativa que melhor reflete a proposta do autor.
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229Q1073589 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

“(...) Ao pensarmos em uma educação crítica na área de dança, que nos permita ver/sentir/perceber "claro, amplo e profundo" (Rios, 1985), não podemos deixar de cuidadosamente analisar suas múltiplas relações com a sociedade em que vivemos. Ao contrário de uma visão histórica ingênua de que a dança não passa de "uns passinhos a mais ou a menos nas vidas das pessoas", hoje não podemos mais ignorar o papel social, cultural e político do corpo em nossa sociedade e, portanto, da dança (...)”.

Nessa perspectiva, segundo a autora, é INCORRETO afirmar que:

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230Q1071030 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

Na preparação dos alunos para a experiência artística, a socialização do espectador iniciante, aliada ao conhecimento técnico do Teatro e também a propostas de criação artística, são alguns dos procedimentos presentes em projetos de formação para a linguagem teatral. Tais procedimentos têm como objetivos incentivar o(a)
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231Q1072072 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Oficineiro, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

Em uma oficina de teatro voltada a adolescentes, a coordenação escolar solicita que o oficineiro contribua para a superação de problemas disciplinares de alguns alunos. Qual pode ser a resposta do oficineiro diante desse desafio?
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232Q1073617 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Dança, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

No que diz respeito à composição coreográfica, analise as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a alternativa CORRETA:

I - A coreologia pode ser definida como a escrita da dança, que pode ser em pentagrama ou em símbolos.

II - A montagem de uma coreografia exige um domínio dos elementos estéticos já codificados, como o espaço, o tempo, o peso e a fluência, em relação ao corpo em movimento.

III - A coreografia só pode ser criada como uma temática isolada, para ser apresentada de forma independente.

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233Q1070811 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Dentro da história do teatro existem grandes nomes que se preocuparam com a essência do fazer teatral. Entre esses nomes, pode-se falar principalmente de Constantin Siergueieivitch Alexeiev, mais conhecido como Constantin Stanislavski. O diretor russo, fundador do Teatro de Arte de Moscou, se preocupou com o fazer teatral, principalmente sobre o trabalho do ator. A partir de diálogos entre o diretor/professor Tortsov e seus alunos, Stanislavski delineia os princípios da atuação. Assinale a alternativa que contenha um dos ensinamentos do autor, tratados em seu livro A preparação do ator.
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234Q1074397 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Aramari BA, ASSEGE, 2023

Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras. Com base nos estudos sobre teatro e jogos, coloque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os jogos teatrais são uma das principais metodologias usadas no ensino de teatro, com base na improvisação.

( ) A estrutura dramática dos jogos teatrais é baseada em 3 elementos: Onde (onde se passa a cena?); Quem (quem são as personagens que participam da cena?); e O Quê (o que esses personagens fazem neste lugar).

( ) Viola Spolin, sistematizou a metodologia dos jogos teatrais e considera como pontos essenciais de todos os jogos teatrais o Foco, a Instrução e a Avaliação, ou seja, são os principais procedimentos dos jogos teatrais, pois estimula as vivências e os diálogos.

( ) A instrução é um mecanismo utilizado pelo orientador para auxiliar os jogadores a se manterem no foco, ou seja, não precisam parar de jogar para escutarem as instruções, pois ao mesmo tempo em que jogam, escutam as instruções e as executam.

( ) A prática do jogo teatral permite superar desafios, uma vez que, podemos brincar com a imaginação, como no exemplo a seguir onde os jogadores utilizam da criatividade para dar novo sentido ou função para objetos cotidianos.

Da análise das assertivas temos:

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235Q1072111 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Segundo Koudela (2001), o objetivo explícito de Viola Spolin em Improvisação para o Teatro é a transmissão de um sistema de atuação que pode ser desenvolvido

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236Q1075194 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Os estudos sobre recepção e mediação teatral têm se expandido nas últimas décadas no Brasil, contribuindo para ações culturais, artísticas e(ou) pedagógicas realizadas por agentes culturais, artistas e professores que possuem no cerne de sua preocupação o teatro como educação. Com base nesses estudos, julgue o seguinte item.
A pedagogia do espectador defende que a leitura cênica é inventiva e ocorre na tensão entre o modo de produção proposto pelo autor e aquele a que o espectador está habituado (seus horizontes de expectativas).
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237Q1070876 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2018

A máscara teatral na Grécia antiga era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Eram feitas de modo que toda a face do ator ficasse coberta, exceto os olhos e a boca. Tinha diversas funções em cena, como por exemplo, conferir ao ator traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse:
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238Q1074463 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor de Danças Coreográficas, Prefeitura de Tunápolis SC, AMEOSC, 2023

Durante uma aula de dança, você percebe que um dos alunos está usando um par de tênis com sola suja de lama. Além disso, você nota que ele não lavou as mãos antes de iniciar a atividade. Você, como instrutor de dança, compreende a importância das noções básicas de higiene para manter um ambiente saudável e seguro. Considerando a situação, qual das seguintes abordagens é a mais apropriada para garantir a higiene durante a aula?
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239Q1070880 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019

Os jogos teatrais são importantes para:
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240Q1074219 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Fazenda Rio Grande PR, Instituto UniFil, 2023

Sobre as direções e planos dos gestos, de acordo com Laban, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O plano médio de um gesto ocorre na altura do quadril.
( ) Os braços erguidos acima dos ombros, verticalmente, são movimentos e/ou gestos no plano alto.
( ) As direções e os planos dos gestos dos braços e pernas não são relativos à articulação do corpo na qual ocorre o movimento.
( ) A mudança de um plano para outro não pode ocorrer durante uma única ação do corpo ou de suas partes.
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