Questões de Concursos Artes Cênicas e Educação

Resolva questões de Artes Cênicas e Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q1071927 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor com Licenciatura Plena em Artes, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

No ensaio "A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica", Walter Benjamin explora o impacto das tecnologias de reprodução (fotografia e cinema) sobre a arte e propõe o conceito de "aura". De acordo com Benjamin, qual das seguintes afirmações melhor representa a transformação do conceito de "aura" na era da reprodutibilidade técnica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q1071685 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Técnico em Equipamento de Sonorização e Iluminação, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2022

O documento de um teatro ou espaço cênico que possui a descrição com as quantidades da disponibilidade dos equipamentos que poderão ser utilizados é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q1070925 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2018

O ofício da dramaturgia enquanto parte dos elementos formais do teatro, é correto afirmar que sua função corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q1075047 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.

Entendido como produção simbólica, o trabalho do ator é, em qualquer contexto temporal e geográfico, uma criação ficcional mediada pelo corpo humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

245Q1073263 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Educação Física, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

Ao abordar o tema da dança, é possível considerar diferentes categorias, que podem ser agrupadas com base nas expressões culturais de povos específicos, nas tradições e costumes de distintos grupos ou regiões dentro de uma nação, ou ainda na adaptação de danças das aldeias para os salões da nobreza.
Adaptado de RANGEL, I.C.A.; DARIDO, S.C. Educação Física no Ensino Superior - Educação Física na Escola: Implicações para a Prática Pedagógica, 2ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2006.

Faça a associação correta entre os tipos de dança e seus exemplos correspondentes:

1. Dança étnica
2. Dança folclórica
3. Dança teatral ou artística

a. Ballet clássico
b. Quadrilha
c. Rancheira
d. Valsa
e. Rumba
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q1074807 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites. Pode-se relacionar a base desse processo de investigação própria do teatro com____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

248Q1074855 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

A respeito das especificidades da linguagem teatral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q1074858 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Um especialista socioeducativo em artes cênicas planejou uma oficina de iniciação à linguagem teatral para adolescentes em risco de sua comunidade, considerando a introdução paulatina dos elementos básicos para a compreensão e para a utilização da linguagem teatral, entre outros aspectos.

Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1070766 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Francisco Morato SP, VUNESP, 2019

Augusto Boal, dramaturgo, diretor teatral e politico, criou durante a década de 1960, à frente do Teatro de Arena em São Paulo, uma pedagogia teatral denominada Teatro do Oprimido. Segundo Japiassú (2001), essa poética teatral tinha como referência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q1074350 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 19, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

A professora Sandra participa de uma formação sobre metodologias ativas e precisa replanejar suas aulas de teatro para o ensino fundamental. Ela busca incorporar tendências pedagógicas contemporâneas que coloquem o estudante como protagonista de seu aprendizado. A escola incentiva práticas inovadoras que promovam maior engajamento e autonomia dos alunos.

Assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q1073583 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, Avança SP, 2024

“(...) Quando o artista cria a realidade no palco, sabe onde está, percebe e abre-se para receber o mundo fenomenal. (...)”.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
Nessa perspectiva, segundo a autora, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q1073586 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

“(...) Aprendemos através da experiência, e ninguém ensina nada a ninguém. Isto é válido tanto para a criança que se movimenta inicialmente chutando o ar, engatinhando e depois andando, como para o cientista com suas equações. Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que ele tem para ensinar (...)”.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979. Nessa perspectiva, segundo a autora:

I - Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco.

II - Ainda que o ambiente permita o aprendizado, para atuar e improvisar no palco é necessária certa vocação, ou talento, como preferem alguns.

III - É muito possível que o que é chamado comportamento talentoso seja simplesmente uma maior capacidade individual para experienciar. Deste ponto de vista, é no aumento da capacidade individual para experienciar que a infinita potencialidade de uma personalidade pode ser evocada.

IV - Apenas indivíduos talentosos podem atuar e improvisar. O talento é condição fundamental e inegociável pois sem ele o artista estará incompleto, podendo atuar, mas não improvisar.

Estão corretas apenas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q1074866 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

O teatro tem sido considerado, pelas práticas pedagógicas que apontam para o desenvolvimento social, meio eficiente para a abordagem de diversos problemas contemporâneos. No fazer teatral, os seres humanos integram-se de modo cognitivo, afetivo e físico. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q1074867 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Quanto aos processos de sensorialização e de fisicalização no exercício da improvisação teatral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q1071033 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 013, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2021

O Teatro na Educação é uma área nova no Brasil. Nesse sentido, são desafios para uma maior difusão do Teatro na Educação no Brasil, EXCETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q1072076 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Ainda sobre o sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin, assinale a alternativa que descreve os três pontos fundamentais para que um jogo teatral funcione satisfatoriamente em um grupo de aprendizes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q1075196 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.
A ampliação de repertórios estéticos é um dos objetivos do ensino de teatro no ensino médio. Assim, conhecer e(ou) experimentar, por meio de leituras dramáticas e(ou) jogos e cenas, a dramaturgia de autores brasileiros, como Martins Pena, Artur de Azevedo, Nelson Rodrigues, Molière, Vianinha, Oswald de Andrade, Plínio Marcos, Ariano Suassuna etc., é um caminho que pode ser profícuo para essa conquista cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️

259Q1075198 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Na estética do oprimido, proposta por Augusto Boal, a palavra, a imagem e o som são considerados como instrumentos de poder e opressão. Assim, considera que é dever do cidadão‐artista usar esses canais de opressão para destruir os dogmas da arte e da cultura, mostrando que todos os seres humanos são artistas de todas as artes.

  1. ✂️
  2. ✂️

260Q1070875 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2018

O teatro, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a perceber traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.