“(...) Aprendemos através da experiência, e ninguém ensina nada a ninguém. Isto é válido tanto para a
criança que se movimenta inicialmente chutando o ar, engatinhando e depois andando, como para o
cientista com suas equações. Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o indivíduo
permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que ele tem para ensinar (...)”.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
Nessa perspectiva, segundo a autora:
I - Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As
pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco.
II - Ainda que o ambiente permita o aprendizado, para atuar e improvisar no palco é necessária certa
vocação, ou talento, como preferem alguns.
III - É muito possível que o que é chamado comportamento talentoso seja simplesmente uma maior
capacidade individual para experienciar. Deste ponto de vista, é no aumento da capacidade individual
para experienciar que a infinita potencialidade de uma personalidade pode ser evocada.
IV - Apenas indivíduos talentosos podem atuar e improvisar. O talento é condição fundamental e
inegociável pois sem ele o artista estará incompleto, podendo atuar, mas não improvisar.
Estão corretas apenas as afirmações:
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