Questões de Concursos Artes Cênicas e Educação

Resolva questões de Artes Cênicas e Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q1075198 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Na estética do oprimido, proposta por Augusto Boal, a palavra, a imagem e o som são considerados como instrumentos de poder e opressão. Assim, considera que é dever do cidadão‐artista usar esses canais de opressão para destruir os dogmas da arte e da cultura, mostrando que todos os seres humanos são artistas de todas as artes.

  1. ✂️
  2. ✂️

262Q1070875 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2018

O teatro, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a perceber traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q1071390 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

Em Improvisação para o teatro (São Paulo: Perspectiva, 1979), Viola Spolin propõe uma reflexão a respeito da “Transposição do processo de aprendizagem para a vida diária” e observa que:
“(...) Por causa da natureza dos problemas de atuação, é imperativo preparar todo o equipamento sensorial, livrar-se de todos os preconceitos, interpretações e suposições, para que se possa estabelecer um contato puro e direto com o meio criado e com os objetos e pessoas dentro dele. Quando isto é aprendido dentro do mundo do teatro, produz simultaneamente o reconhecimento e contato puro e direto com o mundo exterior. (...)”.
Na perspectiva de Viola Spolin:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q1071659 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas e Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Nas práticas contemporâneas do teatro, encontramos processos de produção que se caracterizam por grupos e companhias teatrais que versam a sua criação artística em modelos mais participativos. Dentre essas práticas, destacamos a criação coletiva e o processo colaborativo. A criação coletiva e o processo colaborativo têm as suas semelhanças, ambos utilizam uma investigação criativa e coletiva no processo, mas podemos afirmar que o que difere um do outro é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q1075005 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Fonterrada (2008) ao se referir a Emile-Jaques Dalcroze, nos apresenta duas preocupações que acompanharam este educador musical. A primeira diz respeito à “educação musical e a necessidade de sistematização das condutas, em que música, a escuta e o movimento corporal estivessem estreitamente ligados e interdependentes”. Sobre essa base, Dalcroze erigiu seu sistema de educação musical, conhecido como “Rythmique” em língua francesa. Assinale a alternativa que, conforme a autora, diz respeito a segunda preocupação de Emile-Jaaues Dalcroze.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q1075006 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Ao tratar sobre os pressupostos do método do educador belga Edgar Willems, Fonterrada (2008) nos fala que “em sua proposta, Willems dedica-se a dois aspectos: o teórico, que engloba os elementos fundamentais da audição e da natureza humanas, e a correlação entre som e natureza humana, e o prático, em que organiza o material didático necessário à aplicação de suas idéias à educação musical.” Assinale a alternativa que contempla dois pressupostos do método deste educador, segundo a autora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q1075007 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Sobre Zoltán Kodály, Fonterrada (2008) diz que o objetivo do método desse educador húngaro é “ensinar o espírito do canto a todas as pessoas, além da alfabetização musical para todos, trazendo a música para o cotidiano, nos lares e nas atividades de lazer, de modo a formar público para a música de concerto.” Assinale a alternativa que contém algumas das formas usadas na musicalização com este método.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q1075009 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Conforme Ferraz e Fusari (1999), “as atividades lúdicas são (...) indispensáveis à criança para a apreensão dos conhecimentos artísticos e estéticos, pois possibilitam o exercício e o desenvolvimento de alguns importantes aspectos nesta fase”. Assinale a alternativa que contempla estes aspectos, conforme a visão das autoras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q1073801 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Child Drama foi publicado em 1954, fruto de observações realizadas durante décadas com crianças de várias idades em situação de brincadeira; é a referência central do dramatic play ou jogo dramático. Seu pensamento é conhecido no Brasil através da tradução de uma obra posterior, An Introduction to Child Drama, intitulada O Jogo Dramático Infantil, amplamente divulgada no Brasil. Em sua concepção, a arte teatral fundamenta-se na convenção e artificialidade, não sendo, portanto, indicada a contribuir para a educação de crianças e jovens.

(Koudela, 2015. Adaptado)

O excerto indica a abordagem pedagógica para o teatro de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q1074852 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Durante a adolescência, todo indivíduo passa por significativas mudanças na forma como percebe a si mesmo e o seu corpo. O fazer teatral pode colaborar, de modo produtivo, com esse processo de ressignificação e de reorganização psíquica e social do adolescente. Considerando esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q1070764 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Para Marques (2012), Rudolf Laban, na Inglaterra, e Margaret H’Doublet, nos Estados Unidos, foram, no início do século XX, as influências mais significativas na criação e difusão dos discursos e práticas da dança criativa em âmbito internacional que até os dias de hoje tratam de unificar o ensino de dança para crianças. Para a autora, ambos estão profundamente enraizados na filosofia da dança moderna do início do século, que acredita que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q1070767 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Francisco Morato SP, VUNESP, 2019

Para Japiassú (2001), entre a pedagogia político-estética teatral da teoria da peça didática de B. Brecht e a abordagem psicodramática terapêutica do teatro de J.L. Moreno, é possível encontrar, pelo menos um ponto de interseção, que, segundo o autor,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q1073587 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

“(...) Experiência é penetrar no ambiente, é envolver-se total e organicamente com ele. Isto significa envolvimento em todos os níveis: intelectual, físico e intuitivo. Dos três, o intuitivo, que é o mais vital para a situação de aprendizagem, é negligenciado (...)”.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979. Nessa perspectiva, segundo a autora:

I - Quando a resposta a uma experiência se realiza no nível do intuitivo, quando a pessoa trabalha além de um plano intelectual constrito, ela está realmente aberta para aprender.

II - Através da espontaneidade somos re-formamos em nós mesmos. A espontaneidade cria uma explosão que por um momento nos liberta de quadros de referência estáticos, da memória sufocada por velhos fatos e informações, de teorias não digeridas e técnicas que são na realidade descobertas de outros.

III - A espontaneidade é um momento de liberdade pessoal quando estamos frente a frente com a realidade e a vemos, a exploramos e agimos em conformidade com ela. Nessa realidade, as nossas mínimas partes funcionam como um todo orgânico. É o momento de descoberta, de experiência, de expressão criativa.

IV - O intuitivo não pode responder no imediato - no aqui e agora. Ele gera suas dúvidas no momento de espontaneidade, no momento quando estamos livres para atuar e inter-relacionar, envolvendo-nos com o mundo à nossa volta que está em constante transformação.

Estão corretas apenas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q1073588 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

“(...) Ainda preponderam nos discursos e comentários de muitos de nossos professores(as) a idéia de que a dança na escola é "bom para relaxar", "para soltar as emoções", "expressar-se espontaneamente" e não são poucos os diretores(as) que querem atividades de dança na escola para "conter a agressividade" ou "acalmar" os alunos(as). Do mesmo modo, ainda são constantes os trabalhos com dança que servem somente ao propósito de "trabalhar a coordenação motora" e "ter experiências concretas" nas outras áreas do conhecimento (...)”.

MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez Editora, 2003. Nessa perspectiva, segundo a autora, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações a seguir.

( ) A dança não nos atende nem pode atender na hipótese do objetivo ser “expressar-se espontaneamente”, tão pouco outras disciplinas satisfazem a esta necessidades de maneira mais efetiva.

( ) A escola pode, sim, dar parâmetros para sistematização e apropriação crítica, consciente e transformadora dos conteúdos específicos da dança e, portanto, da sociedade.

( ) A escola teria, assim, o papel não de reproduzir, mas de instrumentalizar e de construir conhecimento em/através da dança com seus alunos(as), pois ela é forma de conhecimento, elemento essencial para a educação do ser social.

( ) Não há equívoco na ideia de que trabalhar com o corpo artisticamente significa abrir os porões do inconsciente sem a menor possibilidade de controle/domínio da consciência, como se a arte fosse somente um "grito da alma".

Assinale a alternativa que preenche os parênteses corretamente, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q1075124 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, SEDUC PA, CONSULPLAN, 2018

Em relação à linguagem do teatro, analise as afirmativas a seguir.
I. Por natureza, o teatro agrega diversas linguagens, como dança, música, artes visuais, arquitetura, circo, entre outras. Sua composição é complexa, repleta de nuances estéticas e ideológicas. II. A linguagem artística teatral se concretiza mediante a composição de alguns elementos, que são imprescindíveis para a realização de um espetáculo teatral. III. A cenografia do espetáculo teatral pode oferecer dicas sobre onde e quando a peça acontece; o tempo e o espaço cênico são materializados por meio da cenografia. IV. A iluminação é um dos elementos expressivos da linguagem teatral que possui diferentes funções. A iluminação cria e transforma a atmosfera cênica.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q1072053 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Viola Spolin (2008) aborda os jogos teatrais como instrumentos pedagógicos que ampliam as possibilidades de expressão e aprendizado. Sobre os fundamentos apresentados na obra, assinale a alternativa que reflete a sua proposta metodológica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q1073614 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Dança, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Para o dançarino, o alongamento é parte da rotina. Os exercícios específicos de alongamento proporcionam uma sensação de maior controle muscular, flexibilidade e amplitude de movimentos, aspectos essenciais na dança. Com relação aos tipos de alongamento, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q1070814 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, IFB, IFB

Dança como expressão teatral acontece geralmente no local que pode ser chamado de “edifício-teatro”, com uma separação entre a obra cênica e espectadores. Por outro lado, muitas apresentações de dança são feitas em espaços alternativos como praças, galerias, aeroportos, galpões, ou locais bem intimistas como uma casa, onde todos os participantes estão praticamente juntos. Como pode ser chamado o modelo de apresentação nesses espaços alternativos, ou não convencionais?
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.