Questões de Concursos Artes Cênicas e Educação

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301Q1074349 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 19, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

A coordenadora pedagógica Mariana está elaborando o projeto político pedagógico da escola e precisa justificar a importância do teatro como componente curricular obrigatório. Alguns pais questionam a relevância da disciplina, considerando-a menos importante que outras áreas do conhecimento. A coordenadora busca fundamentar seus argumentos nas contribuições específicas do teatro para a formação integral dos estudantes. O teatro contribui para o desenvolvimento do aluno porque _____________ aspectos fundamentais para sua formação integral e cidadã.

Complete corretamente a lacuna e, em seguida, assinale a alternativa correspondente.
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302Q1070777 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

“Teatro-mito – Trata de descobrir o que está por trás dos mitos. Conta-se uma fábula (um mito conhecido), de forma a identificar as relações de produção material e de poder ‘ocultas’ na narração original”.
(Japiassu. Metodologia do ensino de teatro)

A prática do Teatro-mito se realiza no contexto do
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303Q1074398 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Aramari BA, ASSEGE, 2023

A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. No que concerne ao uso da dança como prática pedagógica, podemos inferir:
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304Q1074399 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Aramari BA, ASSEGE, 2023

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Sobre os elementos da dança, julgue os itens abaixo em verdadeiros ou falsos.

( ) A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

( ) Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço.

( ) O espaço refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço coletivo do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.

( ) Dentro do espaço são estudadas as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).

( ) O Tempo corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser apenas moderado ou rápido.

A alternativa que apresenta a sequência correta de baixo para cima é:

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305Q1074401 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Ballet, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2025

Considerando o ensino do balé clássico para crianças e jovens com base no método Vaganova, Nabinger et al. (2024) declaram que, na faixa etária de 6 anos, o objetivo central deve ser a preparação de uma base sólida para o estudo da técnica clássica, considerando sua construção gradual junto à construção da qualidade artística. Entre os conteúdos listados para a faixa etária em questão, estão:
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306Q1074402 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Ballet, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2025

O ensino do balé clássico, com base no método Vaganova, na faixa etária dos 15 anos, de acordo com a sugestão de Nabinger et al. (2024), deve ter como objetivo central lapidar a técnica, estimulando a sensibilidade de cada aluno, sua singularidade e aptidões. Entre os objetivos específicos para a referida faixa etária apontada enquanto último módulo, os autores elencam:
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307Q1074171 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2023

Augusto Boal afirma que o Teatro do Oprimido, em todas as suas formas, busca sempre a transformação da sociedade no sentido da libertação dos oprimidos. “(...) É ação em si mesmo e é a preparação para ações futuras. ‘Não basta interpretar a realidade: é necessário transformá-la’ - disse Marx, com admirável simplicidade. (...)”
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
Na perspectiva do autor, o Teatro deve ser compreendido:
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308Q1074172 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2023

“(...) O poeta cômico Aristófanes pensava que “o comediógrafo não só oferece prazer como também deve ser um professor de moral e um conselheiro político”. Eratóstenes pensava o contrário, afirmando que “a função do poeta é encantar os espíritos de seus ouvintes, nunca instruí-los". Strabo argumentava que “a poesia é a primeira lição que o estado deve ensinar à criança. A poesia é superior a filosofia por que esta se dirige a uma minoria enquanto aquela se dirige às massas”. Platão, pelo contrário, pensava que os poetas deviam ser expulsos de uma república perfeita porque a poesia só tem sentido quando exalta as figuras e os fatos que devem servir de exemplo. O teatro imita as coisas do mundo mas o mundo não é mais que uma simples imitação das ideias. Assim, pois, o teatro vem a ser uma imitação de uma imitação. Aristóteles propõe a independência da poesia (lírica, épica e dramática) em relação à política. (...)”.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
A respeito da proposta de Augusto Boal, em O Teatro do Oprimido, assinale as afirmações a seguir com F (falso) e V (verdadeiro).
( ) demonstra que o teatro aristotélico permanece sendo a única alternativa possível para se fazer teatro.
( ) demonstra que, não obstante suas afirmações, Aristóteles constrói o primeiro sistema poético-político de intimidação do espectador, que é utilizado amplamente até os dias atuais.
( ) demonstra que, quando Aristóteles diz que a arte imita a natureza, devemos entender essa afirmação como “a arte recria o princípio criador das coisas criadas”.
( ) Afirma que, a Natureza tende à perfeição, mas nem sempre a alcança e para corrigir a Natureza naquilo em que haja fracassado é que servem a arte e a ciência .
Assinale a alternativa que apresenta o modo correto de assinalar as afirmações acima.
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309Q1074175 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2023

“Rudolf Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban, nasceu em 15 de dezembro de 1879, em Pressburg, Áustria-Hungria, atual Bratislava, Eslováquia. Bailarino e coreógrafo, Laban é considerado o maior teórico da dança do século XX e é conhecido como o pai da dança-teatro.
Dedicou sua vida ao estudo e sistematização linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação. Suas teorias sobre o movimento e a coreografia estão entre os fundamentos principais da Dança Moderna e fazem parte de todas as abordagens contemporâneas de dança.
Além de seu trabalho criativo e de análise da dança, Laban também se dedicou à realização de propostas de dança para as massas. Desenvolvendo com esta finalidade a arte da dança coral, onde grande número de pessoas se movem juntas segundo uma coreografia de estrutura simples, porém instigante, que permita bailarinos e pessoas leigas dançarem juntas de forma colaborativa.”
Fonte: Site São Paulo Companhia de Dança. https://spcd.com.br/verbete/rudolf-laban/
A respeito das teorias de Laban sobre a dança educativa, podemos afirmar que
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310Q1075199 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Beatriz Cabral propõe o drama como método de ensino em que o professor‐personagem medeia por meio da ação teatral, e não apenas verbalmente. Os alunos interagem dentro de um contexto de ficção.

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311Q1075008 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Martins, Picosque e Guerra (2010), ao se referirem à busca de uma aprendizagem significativa em arte, dizem que “muitas vezes o aprendiz ainda não viveu encontros felizes com a arte, talvez tenha dificuldades em explorar e comunicar idéias de pensamentos/sentimentos e pode ter aprendido apenas a seguir a lição de outros. Silenciado de seu próprio pensar/sentir, repetidor do pensamento de outro, esse aprendiz terá de ser envolvido na rede da linguagem da arte por outros caminhos.” Assinale a alternativa que aponta para o caminho que as autoras se referem.
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312Q1073239 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

“Já em 1978, Ana Mae Barbosa apontava para a divisão entre o trabalho manual e o intelectual instaurada no país desde os primórdios da colonização como uma das causas do status secundário (às vezes inexistente) das artes no currículo escolar brasileiro. As artes, frequentemente associadas ao trabalho manual, foram também associadas à condição de "escravos". Não é de se admirar, portanto, que uma arte como a dança, que trabalha direta e primordialmente com o corpo, tenha sido durante séculos "presa nos porões e escondida nas senzalas": foi banida do convívio de outras disciplinas na escola (...)”

MARQUES, Isabela A. , Dançando na Escola. São Paulo, Cortez Editora, 2003.

Sob a perspectiva da autora, assinale a alternativa CORRETA sobre a Dança na escola:
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313Q1074809 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

Por se compreender que, na investigação proposta pelos exercícios de expressão dramática, o prazer de jogar se aproxima do prazer de aprender a fazer e a ver teatro, estimulando os alunos a organizarem um discurso coerente e criativo, que explore a utilização dos diferentes signos que constituem a linguagem teatral, bem como a empreenderem leituras próprias acerca das cenas criadas pelos seus camaradas, o teatro em instituições educacionais vem sendo trabalhado, preferencialmente, a partir da (o):
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314Q1073803 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Koudela (2015), as qualidades entrelaçadas dos fatores de movimento – tempo, espaço, peso e fluência –, em Rudolf Laban, definem
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315Q1073582 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, Avança SP, 2024

“(...) Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco. Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que ele tem para ensinar. (...)”.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
Nessa perspectiva, segundo a autora, pode-se afirmar corretamente que:
I - Apesar da compreensão de que todos são capazes de atuar, em teatro, o talento ou comportamento talentoso é condição inegociável para a aprendizagem.
II - É muito possível que o que é chamado comportamento talentoso seja simplesmente uma maior capacidade individual para experienciar.
III - É no aumento da capacidade individual para experienciar que a infinita potencialidade de uma personalidade pode ser evocada.
IV - Experienciar é penetrar no ambiente, é envolver-se total e organicamente com ele. Isto significa envolvimento em todos os níveis: intelectual, físico e intuitivo.
Estão corretas as afirmações apenas:
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316Q1073137 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Considerando a pesquisa de Viola Spolin sobre jogos teatrais e a improvisação para o teatro, assinale a alternativa que melhor reflete os princípios fundamentais de seu trabalho:
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317Q1071094 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às metodologias do ensino do teatro, julgue o item.

A inserção da dramaturgia no processo escolar é uma forma de tornar os adolescentes mais críticos, mais espontâneos e mais sociáveis; no entanto, essa atividade deve ser desenvolvida com parcimônia, pois a interpretação de textos teatrais gera angústia e estresse, o que compromete o convívio dos alunos no ambiente escolar.

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318Q1074173 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2023

“(...) Aprendemos através da experiência, e ninguém ensina nada a ninguém. Isto é válido tanto para a criança que se movimenta inicialmente chutando o ar, engatinhando e depois andando, como para o cientista com suas equações. Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que ele tem para ensinar; “Talento” ou “falta de talento” tem muito pouco a ver com isso. Devemos reconsiderar o que significa “talento”. É muito possível que o que é chamado comportamento talentoso seja simplesmente uma maior capacidade individual para experienciar. Deste ponto de vista, é no aumento da capacidade individual para experienciar que a infinita potencialidade de uma personalidade pode ser evocada (...)”.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
A respeito do conceito de experienciar, segundo Viola Spolin, analise as afirmações a seguir:
I - Consiste em analisar criticamente o conhecimento já produzido sobre determinado tema, buscando maneiras de adaptá-lo ao ambiente.
II - Consiste em reproduzir experiências bem sucedidas de terceiros, adaptando o necessário, quando necessário, ao ambiente atual.
III - Dá-se na busca por uma linguagem nova que atenda às necessidades comunicativas do ambiente.
IV - Significa trilhar um caminho de autoconhecimento, ouvindo as “vozes interiores”, a despeito do ambiente.
V - Consiste em penetrar no ambiente, e envolver-se total e organicamente com ele em todos os níveis: intelectual, físico e intuitivo.
Estão corretas as afirmações:
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319Q1075197 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Quando o teatro é utilizado como ferramenta para a aprendizagem de outras disciplinas (tais como história, geografia, português), potencializa‐se a aprendizagem da linguagem teatral e a ação pedagógica se configura como interdisciplinar.

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320Q1073236 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

No ensino do Teatro, os jogos teatrais são um dos principais instrumentos metodológicos. Dentre os muitos estudiosos do tema, a americana Viola Spolin tornou-se referência mundial nesse campo.

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir:

( ) Os jogos teatrais de Spolin se originaram em comunidades de bairros de imigrantes nas grandes cidades americanas, estando ligados a camadas de população desprovidas de teatro, e seguem a tradição de jogos teatrais populares.
( ) A metodologia de Spolin foi pensada originalmente para a formação de atores profissionais e, posteriormente, foi adaptada para uso didático em escolas do ensino básico.
( ) Por meio do jogo teatral e de soluções de problemas, técnicas teatrais, disciplinas e convenções são absorvidas organicamente e sem esforço pelos estudantes.
( ) O Foco é um dos elementos centrais dos jogos teatrais de Spolin, e serve para evitar espontaneísmos, mantendo o jogador concentrado na tarefa a ser cumprida.

A alternativa que representa corretamente o modo de preencher as lacunas acima é
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