Questões de Concursos As Comunicações Oficiais

Resolva questões de As Comunicações Oficiais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q875662 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

Sobre as formas de tratamento, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q982196 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Recepcionista, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

A elaboração de documentos oficiais como relatórios, memorandos, ofícios e expedientes deve seguir normas claras que garantem a formalidade, clareza e objetividade, essenciais para o funcionamento da administração pública. Analise as afirmações a seguir sobre a redação desses documentos no setor público. Registre V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__) A elaboração de ofícios e memorandos deve ser feita em uma linguagem altamente formal, sem o uso de abreviações e gírias, independentemente do destinatário.
(__) Em um relatório oficial, o servidor deve apresentar informações de forma detalhada, utilizando uma linguagem técnica e concisa, sempre priorizando a clareza e a objetividade.
(__) Em documentos oficiais, é permitido o uso de linguagem subjetiva e opinativa, desde que contribua para a argumentação do conteúdo.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1055237 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Conforme o Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião, o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q996234 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Acerca do fecho nas correspondências oficiais, deve-se empregar a seguinte forma de cortesia para autoridades de hierarquia superior à do emissor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q958395 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Escrivão de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue.

No endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades superiores, devem-se empregar os seguintes pronomes de tratamento: “A Vossa Excelência o Senhor” ou “A Vossa Excelência a Senhora”.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q1000429 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Um dos fechos indicados para documentos oficiais é o vocábulo “Respeitosamente”. Esta forma deve ser empregada apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1039972 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Conhecimentos Básicos para o Cargo 17, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
COMUNICADO GDG N.º 2, DE 30 DE JANEIRO DE 2015

O DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, em cumprimento ao que determina o art. 1.º da Resolução CNJ n.º 22, de 5 de junho de 2010, divulga a frota de veículos do Tribunal, conforme a planilha anexa.

José Joaquim Xavier
No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiais e com fundamento noManual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item, relativos ao fragmento de comunicação oficial hipotética anteriormente apresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.

O vocativo adequado, na elaboração de expediente oficial dirigido ao emitente da comunicação em apreço, seria “Digníssimo Senhor", seguido do nome do cargo correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.