Questões de Concursos Aspecto Gerais

Resolva questões de Aspecto Gerais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q631613 | Informática, Aspecto Gerais, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

O dicionário de dados consiste numa lista organizada de todos os elementos de dados que são pertinentes para o sistema. Para descrever de forma precisa e concisa cada componente de dados, utiliza-se um conjunto de símbolos simples.

I. =

II. [ ]

III. ( )

IV. @

V. { }

(  ) enquadram componentes que se repetem 0 ou mais vezes.

(  ) enquadram componentes que são utilizados alternativamente.

(  ) enquadram componentes opcionais.

(  ) é constituído por ou é definido por.

(  ) identifica a chave primária de um depósito.

A seqüência certa de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q622946 | Informática, Aspecto Gerais, Analista, PGE PA, CESPE CEBRASPE

Considerando-se o modelo relacional e a álgebra relacional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q616323 | Informática, Aspecto Gerais, Analista Judiciário, TRT 13a, FCC

O controle físico realizado em uma estrutura para deter ou evitar acesso NÃO autorizado aos recursos pode utilizar, entre outras, a medida de segurança

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q626072 | Informática, Aspecto Gerais, Analista de Sistemas, CEB DF, EXATUS PR

De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 19 DE MAIO DE 2008 - DOU DE 20/05/2008, CAPÍTULO II, DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO. CAPÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Segundo o Art. 2º Para fins desta Instrução Normativa, considera-se as seguintes alternativas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q616647 | Informática, Aspecto Gerais, Auditor Fiscal de Controle Externo, TCE PI, FCC

Um dos principais objetivos de uma solução para gerenciamento de Help Desk é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q624374 | Informática, Aspecto Gerais, Analista, MPE MS, FGV

As alternativas a seguir apresentam modelos primários usados em mobile payment, à exceção de uma. Assinale?a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q635238 | Informática, Aspecto Gerais, Analista, Desenvolve SP, VUNESP

Um Datacenter típico possibilita que diversos serviços sejam disponibilizados. O serviço no qual o cliente contrata o espaço físico dos racks e a infraestrutura de operação (telecomunicação e energia), para instalar os seus servidores, os sistemas computacionais, e efetuar ele próprio o gerenciamento, monitoramento e suporte técnico, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q617083 | Informática, Aspecto Gerais, Analista Judiciário, TRT 13a, FCC

O teste de sistema que visa confrontar os programas com situações anormais, ou seja, executa o sistema de forma que exige recursos em quantidade, freqüência ou volume anormais, é conhecido por teste

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q642950 | Informática, Aspecto Gerais, Analista Judiciário, TRE AM, FCC

Em relação aos sistemas distribuídos, considere

I. O protocolo ou canal de comunicação pode ser dotado de um interpretador para compatibilizar a informação que possa não ser entendida por certas máquinas, estendendo dessa forma, a um maior número de computadores no sistema.

II. O Middleware é composto por um conjunto de processos ou objetos num grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para partilha de recursos a aplicações distribuídas.

III. Peer-to-peer pode ser entendido como uma arquitetura de sistemas distribuídos caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde cada nodo realiza tanto funções de servidor quanto de cliente.

IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores francamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q631708 | Informática, Aspecto Gerais, Analista de Sistema Computacional, TJ MS, FADEMS

Provedores de serviços, como E-mails, Web (IIS e Apache), DNS, dentre outros, que geralmente ficam expostos a Internet ou diretamente públicos ou através de uma DMZ, recebem diariamente vários tipos de ataques, sejam de natureza distribuída como DDOS ou outros como negação de serviço, estouro de pilha (buffer overflow). Em um ambiente pró-ativo de segurança, sistemas de detecção de intrusão são utilizados. Dois modelos são os mais conhecidos e utilizados, o IDS e o IPS. Sobre a tecnologia que é empregada nos softwares IDS é correto afirmar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q620785 | Informática, Aspecto Gerais, Analista Administrativo, ANA, ESAF

São critérios a serem considerados para a classificação da informação:

I. Os requisitos legais associados à informação.

II. O valor da informação.

III. Criticidade da informação para o negócio.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q627541 | Informática, Aspecto Gerais, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

A correta configuração de um servidor de correio eletrônico garante o uso adequado com um mínimo de lixo eletrônico (spam). Com relação a configuração deste tipo de servidor são realizadas as seguintes afirmações:

I. Caso tenha um relay aberto, usuários externos poderão enviar spam através do seu servidor e você poderá ser cadastrado em listas negras.

II. Listas negras DNSBL (Domain Name System Blacklists) auxiliam no combate ao spam, sendo recomendável o seu uso. 

III. SpamAssassin é um programa de computador utilizado como filtro de spam.

Assinale a opção apresentada a seguir que liste TODAS as afirmativas corretas citadas anteriormente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q623994 | Informática, Aspecto Gerais, Tecnologia da Informação, MPOG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, acerca de arquitetura e desenvolvimento em nuvem.

Em nuvens públicas, que são executadas por terceiros, as aplicações de diversos usuários estão misturadas nos sistemas de armazenamento. Se houver necessidade temporária de aumentar a capacidade de armazenamento de determinado usuário, parte do recurso compartilhado poderá ser utilizada, sem a necessidade de aquisição de novos dispositivos de armazenamento pelo usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

194Q634083 | Informática, Aspecto Gerais, Assessor Técnico de Informática, TCE RN, CESPE CEBRASPE

O uso da Internet e da tecnologia da informação facilitou e democratizou o acesso à informação. No desenvolvimento de suas intranets e seus portais corporativos, as empresas passaram a utilizar recursos antes voltados apenas a sítios na Internet. Dessa forma, iniciou-se o desenvolvimento de sítios acessíveis a todos, independentemente de suas características ou limitações. A respeito desse assunto, julgue os itens de 68 a 70.

Uma das recomendações do WCAG 2.0 (Web Content Accessiblitty Guidelines) é a existência de "Alternativas em Texto", a qual é considerada atingida se todo conteúdo não texto que seja apresentado aos usuários tenha necessariamente uma alternativa em texto que sirva aos mesmos propósitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q616752 | Informática, Aspecto Gerais, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas a noções básicas de programação:

 I. O interpretador lê o programa e executa comando após comando, até que encontre um erro, após o qual pára, mostrando a linha onde o erro foi encontrado. É possível ver parte do programa funcionando e mostrando resultados, mesmo sem estar completo.

II. A programação estruturada é uma técnica de programação que permite estabelecer uma correspondência perfeita entre o algoritmo, o diagrama de programação (fluxograma) e a listagem de um programa.

 III. Em programação orientada a objetos, diz-se que uma classe em particular de um dado objeto é uma instância desse objeto.

 IV. O processo de compilação não gera novo código e o próprio programa escrito em linguagem de alto nível é colocado em execução. Durante a execução, o compilador converte cada instrução para linguagem de máquina e a executa.

 Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q616027 | Informática, Aspecto Gerais, Auxiliar Administrativo, TJ PR, TJ PR

Considerando as afirmações a seguir, selecione a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q636536 | Informática, Aspecto Gerais, Analista de Redes e Comunicação de Dados, ARCE CE, FCC

A revista, em relação aos outros meios de comunicação impressos, como o jornal, apresenta uma série de características próprias, tais como:

I. A maioria delas é mais fácil de transportar e não suja as mãos como o jornal.

II. A qualidade de impressão e do papel valoriza a parte iconográfica da publicação.

III. Aquelas de periodicidade semanal limitam-se a resumir as notícias da semana.

IV. Devido ao tratamento dado às notícias sua durabilidade é maior que a do jornal.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q626887 | Informática, Aspecto Gerais, Professor de Computação, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

A Inteligência Computacional busca, através de técnicas inspiradas na Natureza, o desenvolvimento de sistemas inteligentes que imitem aspectos do comportamento humano, tais como: aprendizado, percepção, raciocínio, evolução e adaptação. Dentre as opções abaixo escolha a área da computação que primeiramente trabalha com o processamento simbólico de conhecimento, criando programas que fazem os computadores parecer inteligentes. As soluções dos problemas são heurísticas e respostas satisfatórias são aceitas. É constituída de técnicas próprias para a solução de problemas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q616944 | Informática, Aspecto Gerais, Analista Judiciário, TRT 13a, FCC

Um plano genérico para qualquer projeto de implementação de um sistema deve ser baseado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q611146 | Informática, Aspecto Gerais

O cálculo do fator de ajuste de um sistema é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.