Início

Questões de Concursos Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais

Resolva questões de Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1015056 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

Capovilla e Raphael (2001) explicam que a Língua Brasileira de Sinais é uma língua visoespacial com princípios formacionais únicos, assim como outras línguas ela é formada por diferentes níveis linguísticos como fonológico, morfológico, sintático e semântico. Um dos aspectos fonológicos da Língua Brasileira de Sinais é que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1017455 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Um instrutor de LIBRAS está ensinando sobre categorias gramaticais. Ele quer explicar a diferença entre verbos e adjetivos na LIBRAS. Qual dos seguintes exemplos ele deveria usar para ilustrar um verbo em LIBRAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q1014397 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa apresentam diferenças fundamentais em sua estrutura linguística e em sua forma de expressão.

Assinale a alternativa correta sobre essas diferenças.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1014948 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagens de Sinais, IFMT, IFMT, 2019

Quadros (2019) menciona os tipos de verbos com concordância. Aqueles cujas marcas de concordância são apresentadas por meio de movimento direcional aplicado ao verbo (locativo, número, pessoa). São exemplos dessas categorias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1014726 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Intelectual, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Em Libras, o nível quirológico corresponde às unidades mínimas, representadas por cinco parâmetros, descritos a seguir, afora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1015245 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

As palavras ou sinais em LIBRAS também podem ser formados pelo processo de composição.
A forma composta para glosa dos sinais de IGREJA – MENINA – ZEBRA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1015551 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

Antonímia ocorre quando duas ou mais palavras apresentam alguma oposição de significado entre si a exemplo de bom e ruim. Segundo Oliveira (2008), de acordo com a oposição realizada, a antonímia pode ser classificada em quatro tipos que inclui, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1014023 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Libras pode derivar nomes de verbos por meio de mudanças no tipo de movimento. O movimento dos nomes repete, enquanto o movimento dos verbos é encurtado.

-

Assinale a alternativa em que os sinais apresentam verbo e nome diferenciados apenas pelo movimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1014565 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Dentre as tecnologias assistivas utilizadas na educação de surdos, qual delas possibilita a **tradução automática** de falas para a Libras em tempo real?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q1014320 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Alguns sinais em Libras iniciam sua produção com a letra do alfabeto manual equivalente à letra inicial da sua própria palavra respectiva em português.
Assinale a alternativa, que ao ser sinalizada, trata-se de um exemplo nestes termos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1015611 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Interprete de Libras, Prefeitura de Passos MG, Instituto Access, 2023

Os principais sinais em Libras são caracterizados por parâmetros, que estão exemplificados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q1013825 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Considerando que uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente, a alternativa em que os sinais para os dois vocábulos do par apresentam essa característica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q1015117 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Entre os processos de criação de novos sinais na LIBRAS inclui-se a composição, processo no qual se juntam duas bases preexistentes para se criar um novo sinal, chamado de sinal composto. Assinale a opção em que todos os sinais apresentados são compostos na LIBRAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1014864 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019

De acordo com a Linguística, língua é __________ e linguagem é ___________.

Assinale a alternativa que completa corretamente a proposição acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q1014357 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Analise as afirmativas sobre verbos em Libras, e verifique se é verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Verbos simples não apresentam marcas de concordância de número e pessoa.

( ) Verbos simples não apresentam marcações aspectuais e locativas.

( ) Verbos com concordância apresentam marcações de número, pessoa e locativo.

( ) Verbos com concordância apresentam marcas por meio do movimento direcional aplicado ao verbo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1015392 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

Sobre o Empréstimos linguísticos na Libras, de acordo com Ferreira Brito (1995), é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q1013859 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

As expressões faciais fazem parte da comunicação humana. Por meio delas, podemos demonstrar sentimentos, emoções e intenções para o outro que estamos interagindo. No caso das línguas de sinais, as expressões faciais têm uma participação fundamental e devem ser bem compreendidas em um diálogo estabelecido entre surdo e ouvinte. Assim, referente aos tópicos de Linguística Aplicada à Língua de Sinais, pode-se afirmar que as expressões faciais gramaticas, a nível morfológico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1013612 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Analise o texto a seguir.
Morfologia
“As línguas de sinais, assim como as línguas orais, possuem um sistema de formação de palavras. Morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou sinais, assim como das regras que determinam a formação das palavras. A palavra morfema deriva do grego morphé, que significa forma.”
QUADROS e KARNOPP, 2004, p. 86
Em relação à morfologia nos estudos das línguas de sinais, analise as afirmativas a seguir.
I. A morfologia nos estudos das línguas de sinais ampara-se nas definições encontradas nos estudos das línguas orais, embora o foco de análise dos fenômenos tenha-se ampliado em vários aspectos.
II. Os morfemas podem ser livres quando ocorrem isolados, e presos quando não podem ocorrer isolados, mas, exclusivamente ligados a outro(s) morfema(s).
III. A sintaxe se ocupa da descrição e da análise dos significantes de cada língua, ou seja, da porção que cada língua formatou a partir da dêixis ou gestual.
IV. A fonética tem como objeto o estudo da significação construída a partir do momento em que a língua é posta em uso, ou seja, em uma determinada situação de fala.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.