Questões de Concursos Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais

Resolva questões de Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q1015794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

As expressões faciais e corporais em Libras são elementos redundantes e ornamentais, sem exercer influência substancial na estrutura sintática ou semântica dos sinais, sendo meramente acessórios que não alteram o significado ou a gramática da comunicação em língua de sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️

202Q1015548 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

Das informações importantes para sinalizar as horas do relógio é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q1014791 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação ao uso de adjetivos, segundo Felipe (2007), 53. Observe a imagem a seguir: “em português, quando uma pessoa se refere a um objeto como sendo arredondado, quadrado, listrado, está também descrevendo. Mas, na Libras, esse processo é mais ‘transparente’, porque o formato ou a textura são traçados no espaço ou no corpo do emissor, em uma tri dimensionalidade permitida pela modalidade da língua”.

Na Libras, em relação à colocação dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1018892 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

A modalidade de realização de uma língua, ou “a sua natureza linguística” (gestual-visual-espacial, oral-auditiva, etc.), não interfere na constituição do sistema próprio dessa língua bem como não interfere nas relações que são estabelecidas dentro dele. Sobre a iconicidade e arbitrariedade nas línguas de sinais é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q1013528 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2022

Em termos linguísticos há uma característica que foi observada na Libras que se refere aos classificadores.
Assinale a alternativa que traz a definição de classificador gramatical.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q1015839 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item que se segue.

O Corpus de Libras é o que inclui o inventário da LIBRAS, constituindo um instrumento de identificação, reconhecimento, valorização e promoção da Lingua Brasileira de Sinais no contexto da Linguística.
  1. ✂️
  2. ✂️

208Q1014321 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa cujo léxico sublinhado, quando sinalizado na sentença em Libras, tem como ponto de articulação (PA) na palma da mão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q1013555 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa, SEADAP, FGV, 2022

O pronome demonstrativo e o advérbio de lugar, em Libras, usam a mesma configuração de mão, mas o ponto de articulação e a orientação do olhar, são diferentes. Relacione as transcrições em Libras a seguir com as suas respectivas definições.

1. EST@/AQUI

2. ESS@/AÍ

3. AQUELE/LÁ

( ) É o lugar da terceira pessoa, mas diferentemente do pronome pessoal, direcionando um olhar ao apontamento.

( ) É um apontar para um lugar perto, em frente ao emissor, acompanhado de um olhar para este ponto.

( ) É um apontar para um lugar perto e em frente do receptor, acrescido de um olhar direcionado não para o receptor, mas para o ponto apontado perto da segunda pessoa do discurso.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q1014080 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

O trabalho com a língua sinalizada se desenvolve quando os alunos vão se familiarizando com as estruturas das línguas de sinais, percebendo as funções do seu uso, nas mais variadas situações, e desta forma, vão apreendendo os conteúdos da linguagem utilizada por seus interlocutores. Os textos sinalizados ocorrem nos mais variados gêneros discursivos.
Relacione as diferentes formas de interação a seguir e os seus variados exemplos de gêneros discursivos, no contexto da produção de textos sinalizados, pelo professor de Libras. 1. Interlocutores 2. Intenção comunicativa 3. Contexto de interação verbal 4. Linguagem
( ) Conversa, palestra, culto religioso, discurso político, entrevista para emprego, aula, etc. ( ) Para quê (informar, solicitar, reclamar, criticar, elogiar, narrar, relatar, descrever, expor ideias, explicar, etc.) ( ) Quem são (familiares, amigos, autoridades, celebridades, etc.) ( ) Adequada ao grau de formalidade exigido, podendo ser informal ou formal.
A relação correta, na ordem apresentada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q1015363 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

O currículo de Língua Brasileira de Sinais apresenta proposições que têm como objetivo o desenvolvimento da linguagem a partir da aquisição da Libras e para isso foi estruturado em quatro eixos.
Um desses eixos inclui os objetivos que trabalham a contação de histórias e o desenvolvimento de narrativas e de habilidades pragmáticas específicas para uma língua visoespacial, promovendo uma interação com diferentes interlocutores.
Assinale a opção que indica um desses eixos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q1015878 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Alguns sinais em Libras iniciam sua produção com a letra do alfabeto manual equivalente com à letra inicial da própria palavra em português.

Assinale a alternativa que indica corretamente um exemplo nestes termos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q1014102 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Nos termos da Lei nº 10.436/02, entende-se como Língua Brasileira de Sinais − Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q1015392 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

Sobre o Empréstimos linguísticos na Libras, de acordo com Ferreira Brito (1995), é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q1013858 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

No Dicionário de Língua de Sinais Brasileira, de Fernando César Capovilla e Walkiria Duarte Raphael (2001), pode-se encontrar as seguintes configurações:

1. Mãos verticais, palmas para frente, dedos de cada mão unidos pelas pontas, lado a lado, diante do peito. Movê-las para frente, distendendo e separando os dedos, duas vezes.

2. Mão direita vertical, dedos unidos, palma para a esquerda, inclinada para dentro, pontas dos dedos tocando o lado direito da testa. Mover a mão para frente e para a direita, fechando-a em A.

As configurações acima, se referem as seguintes expressões, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q1013868 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

É a propriedade que um signo, não necessariamente uma palavra pois pode ser também um afixo, tem de possuir mais de um significado relacionados entre si.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q1015668 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Jeito surdo de ser, de perceber, de sentir, de vivenciar, de comunicar, de transformar o mundo, de modo a torná-lo habitável.

-

PERLIN, Gladis. O Lugar da Cultura Surda. In: THOMA, Adriana da Silva;

LOPES, Maura Corcini (org.). A Invenção da Surdez: cultura, alteridade,

identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul.

EDUNISC, 2004, com adaptações.

-

Assinale a alternativa que indica exemplos de artefatos materiais utilizados por surdos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.