Questões de Concursos Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais

Resolva questões de Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q1014861 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019

Na Libras, a sinalização do plural, muitas vezes, é a marcada pela repetição do próprio sinal.

Assinale a alternativa em que os dois substantivos apresentados são exemplos de marcação do plural por repetição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q1014358 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

O campo da sintaxe analisa a ordem básica das sentenças nas línguas. Com base nesta afirmativa, assinale verdadeiro (V) ou falso (F)

( ) A ordem básica sintática na Língua Portuguesa e na Libras é a mesma: Sujeito, Verbo e Objeto (SVO).
( ) A ordem básica sintática na Língua Portuguesa é SVO (Sujeito, Verbo e Objeto) e na Libras é SOV (Sujeito, Objeto e Verbo).
( ) Em Libras, ao serem acrescentadas marcações morfossintáticas adicionais, pode acontecer a movimentação na estrutura da sentença que gera a ordem SOV (Sujeito, Objeto e Verbo).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q1015128 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cerquilho SP, MetroCapital Soluções, 2020

Acerca da língua oral e da língua de sinais, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q1014884 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

De acordo com Brito (1995), há vários tipos de empréstimos linguísticos em Libras aos quais os usuários da língua recorrem. São eles: empréstimo lexical, empréstimo por inicialização, empréstimo de sinais de outras línguas de sinais, empréstimo de domínio semântico e empréstimo de ordem fonética. Sobre o empréstimo linguístico por inicialização é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q1014380 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao contexto em que a modalidade tátil da Libras é geralmente utilizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q1013622 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Os sinais icônicos de Libras são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q1015158 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Magistério, Prefeitura de Barra Velha SC, Instituto Excelência, 2018

[1] Assim como a gramática convencional é entendida como conjunto de regras necessárias que o indivíduo deva seguir na estruturação de textos, tais como: Morfologia, sintaxe, coesão e coerência, acrescentando nesse repertório à fonologia, a semântica e a pragmática. [2] A gramática de LIBRAS, também, possui regras para estruturação de textos, similares e contrastiva com a gramática da Língua Portuguesa, relacionadas à morfologia, coesão, coerência e semântica. Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q1015931 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Conforme os níveis linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras -, relacione a COLUNA B pela COLUNA A.

COLUNA A

I. Aspectos Fonológicos.

II. Aspectos Morfológicos.

III. Aspectos Sintáticos.

IV. Aspectos Semânticos e Pragmáticos.

COLUNA B

(__) Na língua de sinais essa complexidade dos morfemas é resultado de processos não concatenados, porque à raiz são adicionados movimentos e contornos no espaço de sinalização.

(__) Deve considerar o espaço de execução do sinal devido as relações sintáticas fazerem uso do sistema pronominal e nominal para este fim. Das frases em Libras não são apenas as mãos, mas a expressão facial e a postura do corpo são elementos gramaticais que afetam o entendimento do enunciado.

(__) Tem como objetivo identificar as unidades mínimas do sistema linguístico. O quirema é a unidade mínima da língua de sinais.

(__) É o estudo do significado linguístico e o estudo do significado construído pelo uso linguístico.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q1013886 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
A linguagem corporal e a expressão facial são de suma importância na comunicação em LIBRAS, pois é o recurso que o sinalizador utiliza, por meio do corpo e da face, para dar entonação ao seu discurso.
GOMES, L. & BENASSI, C., 2015. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2948>. Acesso em: 29 ago. 2023.

Os sinais manuais são frequentemente acompanhados por expressões faciais e movimentos do corpo que podem ser consideradas gramaticais. Tais expressões são chamadas de marcações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q1017470 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

As línguas de sinais são línguas __________ e possuem tanto elementos __________ (sinais que remetem visualmente ao referente) quanto __________ (sinais cuja forma não tem relação direta com o significado).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q1014913 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e intérprete de linguagem de Sinais, IFPR, FAU, 2019

A respeito da estrutura sintática da Libras, sua interferência na produção da escrita de alunos surdos e as recomendações da legislação em relação à avaliação desses educandos, informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta:


( ) A sinalização em Libras obedece sempre à mesma ordem da Língua Portuguesa, ou seja, SUJEITO-VERBO-OBJETO (SVO), por isso, os surdos sentem-se seguros e apresentam domínio para escrever textos em Língua Portuguesa.

( ) A Libras possui estrutura sintática própria e independente da Língua Portuguesa, portanto, é comum que os surdos escrevam textos seguindo a ordem sintática da língua de sinais, considerada a Língua natural ou Língua 1 (L1) desse sujeito.

( ) Na sinalização em Libras, dependendo do contexto, a ordem de SUJEITO-VERBO-OBJETO (SVO) pode variar.

( ) Ao sinalizar uma frase, os conectivos, tais como conjunções, preposições e alguns tipos de verbos não são utilizados. Isso também irá repercutir na escrita do surdo.

( ) O fato de as frases em Libras serem construídas diferentemente da ordem sintática da Língua Portuguesa podem interferir na construção da escrita dos surdos.

( ) No que se refere à avaliação de alunos surdos, o Decreto nº 5.626/2005 recomenda adotar mecanismos de avaliação coerentes com aprendizado de segunda língua, na correção das provas escritas, valorizando o aspecto semântico e reconhecendo a singularidade linguística manifestada no aspecto formal da Língua Portuguesa.

( ) O Decreto nº 5626/2005 recomenda que os textos escritos dos alunos surdos sejam avaliados por meio dos mesmos critérios utilizados aos alunos ouvintes.


A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q1014660 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Com relação à construção dos sinais e sua mobilidade específica, a autora Neiva de Aquino Albres (em Lacerda e Santos, Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014) afirma que, na língua de sinais, existe um conceito que parte da propriedade dos sinais de tomar, como base para a sua criação, as características físicas do referente, parte deste com o todo ou mesmo a relação cultural que as pessoas têm com esse referente. Como exemplo desse conceito, tem-se, na Libras, o sinal de árvore, que tem o tronco, a copa e a base como motivação.

Com base na autora, esse conceito é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1014406 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os sinais podem ser classificados como simples e composto. Em Libras, um sinal composto é formado pela junção de dois ou mais sinais para representar uma única ideia. São exemplos de sinais compostos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q1013641 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

O sinal de “guarda-chuva” em Libras é feito com a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q1015690 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor de Libras, Câmara de Campo Grande MS, SELECON, 2022

Na Língua Brasileira de Sinais, o léxico, que é o sinal, é formado por unidades mínimas icônicas. Estas unidades mínimas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q1016203 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Leia o trecho a seguir:

"A Libras apresenta peculiaridades gramaticais que a distinguem das línguas orais, incluindo o uso do espaço tridimensional para organizar informações linguísticas. Elementos como a simultaneidade, o uso de classificadores e as expressões faciais são fundamentais para a construção de sentido. A variação linguística, por sua vez, reflete a diversidade sociocultural das comunidades surdas, evidenciada nos dialetos regionais e na influência da escolarização e da convivência com ouvintes."

Com base no texto e nas análises de Quadros e Perlin (Educação de Surdos), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q1014668 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Na Libras, segundo Tanya Felipe (Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007), a configuração de mão é uma marca de concordância de gênero com pessoa, animal, coisa ou veículo, e existem verbos que possuem concordância de gênero porque concordam com o sujeito ou o objeto da frase; por exemplo, o verbo “cair”, dependendo do sujeito da frase, terá uma configuração para concordar com a pessoa, a coisa, o animal ou o veículo.

Tais verbos que possuem concordância de gênero são chamados de verbos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q1014925 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

As expressões não manuais na Libras são fundamentais para a produção de enunciados em Libras, pois atuam em todos os níveis linguísticos.
Podemos utilizar como exemplo da atuação da Libras em expressões gramaticais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q1013392 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019

Conforme Quadros (2004), a morfologia tradicional tem basicamente duas áreas de investigação. A esse respeito, assinale a alternativa em que constem essas duas áreas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.